ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 01/07/2020

-MINISTRO DA EDUCAÇÃO DEIXA O CARGO ANTES MESMO DA POSSE OFICIAL
-CICLONE ATINGE 55 CIDADES E DEIXA UM MILHÃO E MEIO DE UNIDADES SEM ENERGIA
-AUXÍLIOS DO GOVERNO GARANTEM MOVIMENTAÇÃO NO COMÉRCIO LOCAL
-TERRENO DO CRAS CONTARÁ COM PLAYGROUND E QUADRA ESPORTIVA
-TEMPORAL CAUSA VÁRIOS ESTRAGOS EM EMPRESAS E RESIDÊNCIAS
-DÉCIMO SEGUNDO CASO DE COVID-19 É CONFIRMADO EM SJCEDRO
-POLÍCIA RODOVIÁRIA RECEBE DOAÇÃO DE ARMAMENTOS
-VEREADORES APROVAM VENDA DE TERRENO DA ANTIGA FEIRA LIVRE
-PM REALIZA MAIS UMA APREENSÃO DE BEBIDAS IRREGULARES
-CAMINHONEIRO DA REGIÃO MORRE EM ACIDENTE EM MG

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura pode chegar a 11 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo seis reais e três centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Os países da União Europeia aprovaram nesta terça-feira a reabertura das fronteiras a partir de primeiro de julho aos turistas de 15 países. Moradores do Brasil, Estados Unidos, Turquia e Rússia, por enquanto, têm o acesso proibido. Antes dessa mudança, só estavam autorizadas as viagens essenciais. A lista dos autorizados será revisada a cada duas semanas. De acordo com as autoridades, foram usados critérios de saúde. Os países de residência dos turistas, e não a sua nacionalidade, será o fator chave para determinar se eles poderão entrar ou não na União Europeia.

A potencial vacina contra Covid-19 da Bharat Biotech foi aprovada nesta terça-feira para ser testada em humanos, tornando-a a primeira candidata indiana a receber o aval da agência reguladora local em um momento em que aumentam os casos da doença respiratória causada pelo novo coronavírus no país de um bilhão e 300 mil habitantes. A Controladoria-Geral de Medicamentos da Índia aprovou o pedido da companhia para realizar as Fases 1 e 2 de testes clínicos da Covaxin. Os testes clínicos em humanos com a vacina devem começar em todo o país em julho.

O chefe da diplomacia europeia, JOSEP BORRELL, "condenou" nesta terça-feira a expulsão da embaixadora da União Europeia na Venezuela decretada pelo presidente do país, NICOLÁS MADURO, e ameaçou com a adoção de medidas de "reciprocidade". Ele disse que a União Europeia rejeita e condena a decisão da Venezuela. A posição foi anunciada um dia depois de MADURO anunciar o prazo de 72 horas para a saída do país da embaixadora ISABEL BRILHANTE PEDROSA. A expulsão da embaixadora foi a resposta do governo venezuelano às novas sanções europeias contra 11 venezuelanos por ações contra a oposição liderada por JUAN GUAIDÓ.

O Governo Federal confirmou nesta terça-feira o pagamento do auxílio emergencial por mais dois meses. O presidente JAIR BOLSONARO assinou o decreto de prorrogação do benefício em cerimônia no Palácio Planalto, que contou com a participação dos presidentes da Câmara e do Senado, RODRIGO MAIA e DAVI ALCOLUMBRE, além de ministros. O valor permanece em 600 reais, mas serão escalonados em três pagamentos no período de dois meses, no que o ministro da Economia, PAULO GUEDES, chamou de “pouso inteligente”. BOLSONARO disse ontem que esse é o maior projeto social do mundo.

O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto com medidas relacionadas à disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas "fake news'. Num primeiro momento, os senadores votaram o texto-base, aprovado por 44 votos a 32 com duas abstenções. Depois, passaram à análise de dois destaques, isto é, propostas que visavam alterar o conteúdo do projeto. Os dois foram rejeitados. Com a conclusão dessa etapa, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados. Defensores do texto dizem que o objetivo do projeto é combater a distribuição artificial de conteúdo falso. Senadores contrários ao texto, contudo, demonstram preocupação com a possibilidade de o projeto violar a privacidade e atingir a liberdade de expressão nas redes sociais.

O governo publicou na edição desta quarta-feira do "Diário Oficial da União" o ato que tornou sem efeito a nomeação do professor CARLOS ALBERTO DECOTELLI para ministro da Educação. DECOTELLI permaneceu no cargo por cinco dias e não chegou sequer a tomar posse. Ele pediu demissão nesta terça-feira. Depois que instituições de ensino contestaram títulos que DECOTELLI incluiu em seu currículo, a permanência do ministro se tornou insustentável. Na segunda-feira, ele foi chamado ao Palácio do Planalto para dar explicações ao presidente JAIR BOLSONARO. Nesta terça, voltou ao Planalto para entregar ao presidente a carta de demissão.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terminou nesta terça-feira e Santa Catarina não alcançou a meta de imunização. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, cerca de 685 mil pessoas dos grupos prioritários não tinham ido aos postos de saúde para se vacinar. O Estado catarinense pretendia aplicar dois milhões e 600 mil doses da vacina, mas até segunda-feira foram um milhão 988 mil doses. A campanha começou em maio, já durante a pandemia, e chegou a ser prorrogada, com acréscimo de 25 dias, mas 74 por cento do público-alvo se vacinou, enquanto que a meta era 90 por cento no estado catarinense. Em 2019, 70 pessoas morreram em decorrência da gripe no estado.

O governo de Santa Catarina publicou uma portaria na segunda-feira que autoriza a realização de atividades presenciais do ensino superior e da pós-graduação em instituições públicas e privadas. O documento condiciona o retorno à matriz de risco de cada região do estado e prevê regras que incluem a obrigatoriedade do uso de máscaras e medição da temperatura corporal de alunos e trabalhadores. As regras começam a valer no dia seis de julho. Estabelecimentos localizados em regiões classificadas como em "risco gravíssimo" devem manter as aulas suspensas, segundo o documento. Apenas os estabelecimentos localizados em regiões com "risco moderado" podem manter as aulas presenciais conforme a capacidade operativa do estabelecimento.

A formação de um fenômeno conhecido como "ciclone bomba" e a passagem de tempestades provocaram estragos em Santa Catarina nesta terça-feira. Houve destelhamento de imóveis, queda de árvores e pelo menos cinco mortes, segundo o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. As rajadas de vento passaram dos 120 quilômetros por hora. Segundo a Celesc, mais de um milhão e meio de unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica. Em Chapecó, no Oeste, uma idosa morreu após ser atingida por uma árvore. Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, um homem perdeu a vida depois de ser atingido pela fiação elétrica de um poste depois da queda de uma árvore. Em Tijucas, também na Grande Florianópolis, em uma estrutura que caiu. Em Ilhota, um homem, de 59 anos, morreu, após o vento derrubar um muro sobre ele. A quinta morte ocorreu em Itaiópolis.

Auxílio emergencial e saque do FGTS estão injetando recursos no comércio local. A opinião é da gerente no ramo de mercados em SJCedro, JULCINÉIA VARNIER. Ela afirma que com estes recursosos últimos meses as famílias conseguiram manter as compras de alimentos, produtos de higiene e de limpeza. A gerente afirma que os preços dos produtos também não tiveram aumento. Os mercados costumam ter um “modelo” de cesta já disponível. Apenas o leite registra algumas oscilações de poucos centavos. Os hortifrúti estão com preços estáveis e não existe falta de produtos já que o clima manteve as produções de frutas, legumes e das verduras. A compra é de produtores locais que abastecem o mercado com frequência. Ela afirma que como muitas pessoas estão em casa devido a suspensão das aulas e home ofice também gerou aumento no consumo nos últimos três meses. JULCINÉIA percebe que os clientes estão mais seletivos, fazendo pesquisas e mudando de marcas famosas, para outras simples, só que com a mesma qualidade.

Administração de Princesa vai construir parquinho infantil e quadra esportiva de areia em anexo ao Cras. A informação é do prefeito EDILSON VOLKWEIS. Ele destaca que serão investidos 49 mil 750 reais. O montando é proveniente do Fundo Nacional de Assistência Social e contra partida do município. A obra será executada com recursos remanescentes do convênio de construção da nova sede do Cras. O prefeito comenta que a obra contemplará uma quadra de areia para prática esportiva, com área de 457 metros quadrados, com acesso em paver. Em frente a quadra esportiva, já está destinado um espaço para futura instalação de um playground cujo os equipamentos serão licitados em breve.Para VOLKWEIS, o espaço irá agregar nas ações desenvolvidas pelo CRAS, além de ficar aberto para a comunidade usufruir momentos especiais em família.A empresa vencedora da licitação terá dois meses para a execução da obra. Os trabalhos terão início nós próximos dias.

Forte temporal destelha casas em Descanso. Os fortes ventos que ocorreram na manhã desta terça-feira novamente causaram prejuízos no município. Conforme o coordenador da Defesa Civil Municipal, ÉLCIO JEZIUR, os fortes ventos destelharam oito imóveis no município. Cinco casas foram atingidas no Distrito de Itajubá, uma na Linha Taquá, uma na saída para Linha Pratinha, que já havia sido danificada no temporal do dia 10 de junho, e uma estufa foi danificada na Linha Campinas. Houve também queda de árvores e um pinheiro caiu entre duas residências, mas sem atingir as edificações. Moradores também relataram danos em apartamentos, devido ao excesso de chuvas que causou infiltrações. Foram entregues lonas as famílias com necessidade. O levantamento ainda está sendo realizado. Caso mais pessoas tenham sido atingidas, devem procurar a Defesa Civil Municipal.

Temporal causa vários estragos em empresas e residências de Mondaí. Segundo o prefeito, VALDIR RUBERT, vários locais foram atingidos pelas fortes chuvas no final da manhã desta terça-feira, e os maiores danos foram registrados nos bairros Ipanema e Capivara. O prefeito cita que houve o destelhamento de casas, mas sem feridos. As indústrias de Móveis Henn e Deiss também tiveram danos consideráveis em suas estruturas. No prédio do cartório, que também foi danificado, uma parece de concreto caiu em cima de um carro, causando danos elevados no veículo, de propriedade de um funcionário do local. O forte vento ainda causou danos em postes de iluminação pública e provocou a queda de árvores. A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros realizaram a distribuição de lonas. Conforme o prefeito, o levantamento sobre os estragos será finalizado à tarde. Quem teve algum prejuízo deve comunicar a prefeitura, pelo número 3647 3100.

Galpão tem metade do telhado arrancado pelos fortes ventos em propriedade de Iporã do Oeste. O fato ocorreu na propriedade da família Simon, na linha Alto Tigre, as margens da SC 386. O galpão, que se servia de abrigo para o gado leiteiro, teve cerca de metade do telhado arrancado pelos fortes ventos no final da manhã desta terça-feira. Segundo os proprietários, a estrutura havia sido concluída há poucos dias, e não possuía seguro. Além do telhado, os agricultores também tiveram prejuízos com a perda da maravalha, usada para o descanso dos animais. Também na linha Alto Tigre árvores caíram sobre o galpão de outra propriedade, e outras árvores foram arrancadas pelo vento obstruindo o acesso ao local. No município também foram registrados danos em um poste de energia elétrica e queda de árvore na região do trevo, além de árvores que caíram em outras localidades do interior.

Chuva e vento causam danos elevados em Santa Helena. Conforme o prefeito, LUIZ GLUITZ, um levantamento prévio feito no município aponta vários danos causados pelo temporal no final da manhã desta terça-feira. Na cidade foram registrados destelhamentos na escola, na garagem da prefeitura, em casas, tanto na cidade como no interior. A cobertura de uma oficina mecânica foi arrancada pelo forte vento. Uma árvore que caiu próximo a um bar atingiu e causou danos em uma moto.

Temporal gera transtornos com comunicação e atendimentos na unidade de saúde. A secretária do setor em SJCedro, IDENE PAULI explica que por volta das 9 horas da manhã de ontem ocorreu um problema em um poste nas proximidades da unidade central que gerou vários problemas com a linha telefônica, computadores, sistema, lâmpadas e com gabinetes odontológicos. Nas unidades do bairro São Cristóvão, de Mariflor e Padre Réus também ficaram sem contato telefônico devido ao sistema usado ser o mesmo. Uma equipe esteve na tarde de ontem fazendo os reparos e orçando os custos. IDENE comenta as consultas médicas foram retomadas à tarde e dos dentistas acabaram suspensas.

Décimo segundo caso de Covid-19 é confirmado em SJCedro. Sete pessoas já se recuperaram. Trata-se de uma paciente com idade entre 40 e 50 anos, residente do interior do município. Ela é familiar de um dos casos já positivados.A paciente testou positivo, nesta terça-feira por meio de teste rápido, realizado conforme Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde, Superintendência de Vigilância em Saúde e Sistema Único de Saúde. IDENE destaca que a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, já realizou todos os procedimentos cabíveis. A paciente e seus contatos domiciliares estão em isolamento domiciliar e os demais contatos estão sendo monitorados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. A Secretária lembra a todos para terem os cuidados necessários e assim impedir a disseminação da doença.

Paróquia de Palma Sola retoma missas com presença do público a partir de sábado. A decisão está baseada no decreto emitido pelo bispo da Diocese de Chapecó, dom ODELIR MAGRI e que prevê a retomada parcial das atividades na Igreja Católica a partir do dia 4 de julho. De acordo com o padre ARMANDO MAGALHÃES, a paróquia está acertando os detalhes para promover esse retorno de forma gradual prezando pelo cumprimento das normas de higiene, distanciamento e outras formas de proteção. Também volta à celebração dos sacramentos do batismo, confissão, unção dos enfermos e matrimônio. Seguem suspensas: a comunhão nas missas, as celebrações presididas pelos ministros popularmente chamadas de “Culto” com a presença de fiéis, aulas de catequese, primeira comunhão e crismas. Além dessas, outras ações evangelizadoras como encontros e escolas de formação, grupos de reflexão, grupos de orações, procissões, romarias e retiros. As missas serão retomadas com 30 por cento do público.

Detentos da Unidade Prisional seguem produzindo produtos de madeira. O gestor da cadeia pública de SJCedro, SILVIO GUTZ esclarece que o trabalho feito no convênio está suspenso, mas, eles tem mantido as oficinais para que os presos tenham uma ocupação e ao mesmo tempo aprendam uma profissão para quando cumprirem a pena. Ele explica que parte dos materiais como madeira e outros itens de artesanato são doados. Os produtos, por sua vez, são dados de presente aos familiares dos detentos ou revendidos. O valor pode ser depositado para UPA em favor do preso. Quando ocorrem produções em grande volume existe doação, a exemplo do que foi feito no começo do ano para Apae através de jogos de tabuleiro. Há várias opções conforme também as encomendas. SILVIOesclarece que são atividades diferentes aos presos do regime aberto, daqueles do fechado. Ele explica que o foco não está na venda para comunidade que depende de encomendas, organização de materiais e de prazos.

Polícia Rodoviária estadual recebe novos materiais e armamento doados pela Receita Federal. A companhia de Iporã do Oeste recebeu diversos itens de informática, comunicação, drones e armas de airsoft. Os materiais serão compartilhados entre os diversos postos da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina. Conforme o comandante, capitão DEIBER HAEFLIGER, os materiais vem para reforçar as ações de prevenção e repressão realizados pela polícia nas rodovias estaduais, entre elas acidentes e a repressão do contrabando, descaminho e tráfico de drogas e armas, característicos da região de fronteira. O capitão explica que as Airsoft são uma modalidade recente de armamento e que vem sendo implantada nos treinamentos por conta do seu alto grau e nível e realismo. HAEFLIGER acrescenta que o policial exposto a um treinamento com estas armas passa por um nível muito próximo ao encontrado em um embate real, o aprimorando para as atividades de enfrentamento ao crime. O treinamento é de baixo custo.

Produtor faz o escoamento de 35 toneladas de mandioca através de intermediação da prefeitura. Conforme a agende de desenvolvimento de Palma Sola, TAMARA SCATOLA, a Sala do Empreendedor, auxiliou um produtor da Linha Progresso que procurou ajuda para vender a produção cuja havia feito o plantio, a colheita, mas, ainda não tinha conseguido comprador. Ele buscou ajuda para conseguir vender. A agente revela que buscou contato com diversas fecularias do Paraná e do litoral de Santa Catarina, mas, os valores oferecidos não eram atrativos, com base no custo da produção e da mão de obra, já que a família conta com ajuda na colheita dos 18 mil pés. Entre os contatos, TAMARA encontrou a Biorgânica de Realeza e convidou os representantes para conhecer o local, buscando a parceria, já que a empresa é destaque na compra de produtos orgânicos como feijão, milho, soja, chia, e trigo. Ela afirma que a sala do empreendedor costuma atender as pequenas empresas, mas, também está fortalecendo os negócios agrícolas.

Empresa que comprou produção da agricultura de Palma Sola terá outras parcerias. A agente de desenvolvimento TAMARA SCATOLA afirma que a administração se interessou em conversar com os representantes para um possível lançamento de semente orgânica para ser germinada nos solos férteis do município. A agenda contou com a equipe da agricultura e da Epagri. O produtor que vendeu as mandiocas também deve manter o escoamento para a empresa e, após um processo de transição, receber a certificação de propriedade orgânica. TAMARA observa que este segmento é importante, já que o município possui aproximadamente 450 famílias na agricultura familiar que poderá ter este novo nicho de mercado. Serão feitos encontros para apresentar a proposta. Ela percebe que o mercado para os produtos orgânicos está se expandindo. O preço também é superior, se comparado ao mercado convencional, pois demanda de uma série de normas a serem cumpridas até receber o selo.

Crea registra queda de aproximadamente 40 por cento nos pedidos para novas obras. O coordenador regional, DOUGLAS PATEL afirma que o percentual a menos se refere na comparação dos pedidos de ARTs entre março, abril e maio. Lembra que a pandemia influenciou nos números. Ele esclareceu que o documento de anotação técnica de responsabilidade se refere a novas obras de construção civil e também de serviços feitos através dos engenheiros agrônomos. O coordenador lembra que essa queda vai refletir em outros setores ligados a construção civil, a exemplo das lojas que vendem materiais e também prestadores de serviço como pedreiros, pintores, marceneiros e vários outros. Ele cita ainda os prejuízos para as prefeituras com este giro menor na economia.

Guarujá do Sul entrega ordem de serviço para obras de pavimentação. As obras de asfaltamento serão executadas pela empresa Pavimax e contemplarão as ruas Antônio Duarte da Rosa e Antônio Dillmann, totalizando mais de 11 mil metros quadrados de pavimentação. Os investimentos estão sendo viabilizados por meio de duas emendas do Deputado PEDRO UCZAI. Para executar a melhoria na rua Antônio Duarte da Rosa o município conta com o valor de 330 mil da emenda necessitando de um valor de 50 mil de contrapartida. Já na execução da obra Antônio Dillmann, o valor da emenda do parlamentar foi de 250 mil reais, com um aporte de mais 130 mil da municipalidade. Conforme o prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, ao todo, serão investidos, aproximadamente 760 mil reais na execução das obras nas duas ruas. De acordo com ele, o município temia não receber os valores antes do prazo eleitoral, o que geraria uma série de atrasos. Ele esclareceu que a escolha dessas ruas se deu em função das péssimas condições do calçamento.

Vereadores cobram manutenção constante da SC-161. O vereador em Anchieta, IVO SCHAEFFER lembra que todas as lideranças tem feito o mesmo pedido para deputados e para o governo estadual que é responsável pela manutenção da rodovia. O trecho entre Anchieta e Romelândia tem 20 quilômetros e foi inaugurado em junho de 2016. O vereador afirma que desde então cresceu muito o movimento, principalmente de caminhões e carretas que usam o local para escoamento da produção. Lembra que são veículos de carga com muito peso que estão gerando problemas no asfalto que tem buracos e demais imperfeições. O local também registra muitos acidentes em uma curva. IVO revela que depois das manifestações e pedidos feitos o Deinfra realizou um tapa-buracos há cerca de dez dias. Ele destaca que apesar a melhoria, o reparo não ficou satisfatório. A sugestão dos vereadores, já levada para o MP, é que a empresa que executou a obra seja responsabilizada pelos problemas frequentes. Lembra que são apenas quatro anos e já foram várias operações que geram gastos públicos, além de demora.

Manutenção do salário dos agentes públicos é aprovada por oito votos a um em Guaraciaba. Conforme o vereador, PEDRO TREVISOL, o projeto prevê a regulamentação do subsídio pago aos vereadores, presidente da câmara, prefeito, vice e secretários para 2021 até 2024. Ele informa que em Guaraciaba a decisão da maioria absoluta foi manter o mesmo valor, já que na legislatura passada também não houve qualquer reajuste ou aumento real. O vereador revela que o único voto contrário foi do colega IRINEU ARNT que havia proposto uma emenda aos projetos visando uma redução de cerca de 40 por cento dos valores. TREVISOL lembra que IRINEU teve os direitos políticos cassados pela justiça e não pode concorrer por oito anos. Ele acredita que esse seja o motivo da sugestão que não teve aceitação dos demais. Os oito vereadores aprovaram os projetos para manter os vencimentos de 3.915 reais para vereadores, 5.870 ao presidente da câmara, 13.740 reais o prefeito e cerca de seis mil para o vice-prefeito e secretários.

Vereadores aprovam venda de terreno da antiga feira livre de Guaraciaba. PEDRO TREVISOL afirma que a câmara analisou um projeto que também gerou debates nos últimos dias, visando autorizar o executivo a leiloar uma área pública no centro da cidade. Ele lembra que o objetivo da administração é arrecadar recursos para construção de uma unidade de saúde. O posto central fica em um imóvel alugado. O vereador comenta que a feira livre dos agricultores não funciona mais no local há quase dez anos e por isso a câmara se manifestou favorável em dar uma destinação ao lote. Segundo ele, o projeto da unidade de saúde é importante porque vai gerar economia com aluguel e oferecer um local adequado para consultas e atendimentos. PEDRO também justificou que os produtores não terão prejuízos, já que a prefeitura trabalha no projeto da rua coberta. A intenção é que o espaço junto à praça também seja usado para venda dos produtos agrícolas. Ele citou que o terreno onde ocorre a Facig, próximo ao CTG, também está à disposição dos feirantes.

Droga apreendida pela PM provoca prejuízo de 70 mil reais ao tráfico. Na semana passada o Batalhão de Polícia Militar de Fronteira flagrou tráfico de drogas e associação para o tráfico no Bairro São Luiz, em uma área de mata em São Miguel do Oeste. Em ações durante a Operação Hórus a Polícia Militar flagrou tráfico de drogas em uma área de mata. Foram abordados cinco homens, os quais tinham entre 15 e 20 anos e em busca pessoal alguns possuíam dinheiro e em buscas no local foi encontrado um pote com 10 buchas de cocaína pronta pra venda. Com emprego do Cão de faro, do Canil Setorial foram encontradas 81 buchas de maconha, em outro ponto o cão localizou 8 buchas de Cocaína e 798 comprimidos de ecstasy enterrados em sacos plásticos a uma profundidade de 10 centímetros.

Batalhão de fronteira apreende veículo com vinhos na Operação Hórus. Mais uma carga de vinhos oriundos da Argentina e sem o devido desembaraço aduaneiro apreendido na manhã de ontem. Policiais realizavam patrulhamento e abordagens na cidade de Barracão quando abordaram um Jetta. Durante revista no interior do veículo foi localizado oito caixas de vinho de origem Argentina, totalizando 48 garrafas. O veículo e a mercadoria foram levados para confecção do boletim de ocorrência e posteriormente entregues na Receita Federal para os procedimentos. Os ocupantes do veículo foram identificados e liberados podendo serem acionados pelo Ministério Público pelo crime de contrabando.

Ocorrências de temporal mobilizam bombeiros. O Corpo de bombeiros de Guaraciaba atendeu a pelo menos 12 chamados no plantão de 24 horas desta terça-feira, a maioria, decorrente do forte temporal que atingiu toda a região.Foram três árvores caídas e quatro edificações destelhadas, sendo distribuídos aproximadamente 140 metros quadrados de lona. Os atendimentos ocorreram nas Linha Indiozinho, Linha Palú , Guataparema, Guatapará Baixo e ainda na cidade, no Bairro Santa Terezinha Foram empenhadas três viaturas, dois Bombeiros militares, três civis profissionais e dois Bombeiros Comunitários das 10 as 18 horas totalizando 10 bombeiros nos atendimentos. O número de atingidos pelo vendaval é maior, pois muitas pessoas não acionaram o corpo de bombeiros e efetuaram a desobstrução de vias e reparos em edificações por conta própria. Em SJCedro a corporação atendeu dois destelhamentos no Bairro Promorar em São José do Cedro. A ocorrências foram em uma residência e uma Indústria de Madeira.

Caminhoneiro de região morre em acidente em Minas Gerais. Um grave acidente com um caminhão carregado de cimento que vinha do Pará vitimou um motorista de Guarujá do Sul. GERMANO KRONBAUER NEITZKE, de 42 anos, conhecido como “Branco”, dirigia uma carreta carregada de cimento, quando, em uma curva na BR-265 em Minas gerais, perdeu o controle da direção e tombou. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram chamados, mas, o motorista morreu na hora. As causas do acidente estão sendo investigadas. Conforme familiares de SJCedro, GERMANO trabalhou por vários anos em uma empresa de móveis e atualmente fazia fretes. Seu corpo está sendo transladado para Guarujá do sul, com chegada prevista para amanhã e seu corpo será velado na Capela da Igreja Católica de Guarujá do Sul. Familiares de São Paulo que vinham para prestar homenagem também sofreram um acidente no Paraná e estão hospitalizados.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.