-TAXA DE DESEMPREGO FICA EM 8,5% ENTRE FEVEREIRO E ABRIL
-INDÚSTRIA DE SC CRESCE MAIS DE DOIS POR CENTO NO 1º TRIMESTRE DE 2023
-IPORÃ DO OESTE COMEMORA 34 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA
-LIONS CLUBE IPORÃ REALIZA MAIS UMA ETAPA DO PROJETO 10 MIL ÁRVORES NATIVAS
-DIRETOR DA ESCOLA SÃO LOURENÇO DEFENDE CONTINUIDADE DO NOVO ENSINO MÉDIO
-SÃO JOÃO DO OESTE REGISTRA QUEDA NA OCORRÊNCIA DE CRIMES AMBIENTAIS
-MULHER FICA FERIDA EM COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO
-CARRO FURTADO EM CAIBI SE ENVOLVE EM ACIDENTE NA SC-283
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e nove centavos. O euro está valendo cinco reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
A Casa Branca anunciou nesta quarta-feira o mais recente de uma série de pacotes de ajuda à Ucrânia, que inclui até 300 milhões de dólares em sistemas de defesa aérea, munições e outros equipamentos de defesa. O pacote de assistência de segurança representa a trigésima nona retirada de equipamentos dos estoques do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, disse o Pentágono. O pacote inclui baterias de defesa aérea Patriot, sistemas antiaéreos Stinger, munição de tanque e uma lista de outros equipamentos.
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, JENS STOLTENBERG, afirmou que todos os aliados da entidade concordam que a Ucrânia se tornará membro da aliança. A informação foi divulgada nesta quinta-feira. STOLTENBERG afirmou que os países-membros da Otan estão ajudando a Ucrânia a entrar na OTAN e que está confiante que haverá um consenso sobre um caminho para o país. Além disso, o secretário-geral disse que há uma necessidade de criar um quadro que forneça garantias para a segurança da Ucrânia.
Mesmo dividida, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos conseguiu aprovar na quarta-feira o projeto de lei para suspender o teto da dívida do país, de 31 trilhões e 400 bilhões de dólares. A aprovação é um respiro para o presidente JOE BIDEN, que agora deve ter tempo para pagar as contas de seu governo e, assim, evitar um dos maiores calotes da história recente dos Estados Unidos, com potencial de criar uma bola de neve que desestabilizaria economia do país e mercados financeiros do mundo inteiro. A medida segue agora para o Senado, que, segundo a imprensa norte-americana, também deve aprová-la e devolvê-la a Biden antes do prazo final, na segunda-feira.
O Supremo Tribunal Federal pautou para esta quinta-feira a retomada do julgamento sobre descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. A análise já começou, mas foi interrompida em 2015. Deste então, a Corte não voltou a avaliar o tema. No julgamento sobre os entorpecentes, será discutida a constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, de 2006, que estabelece que é crime adquirir, guardar ou transportar drogas para consumo pessoal. No caso concreto, o STF avalia um recurso contra uma decisão da Justiça do estado de São Paulo que condenou um homem pelo porte de três gramas de maconha para uso pessoal. Já há três votos para não considerar mais crime o porte de maconha para consumo próprio e o ministro ALEXANDRE DE MORAES será o próximo a votar.
O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira condenar o ex-senador e ex-presidente da República FERNANDO COLLOR DE MELLO pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro à pena de oito anos e dez meses de prisão no regime inicialmente fechado. O caso é um desdobramento da Operação Lava Jato e envolve o ex-senador e dois empresários acusados de envolvimento com o esquema. Na denúncia do Ministério Público apresentada em 2015, Collor foi acusado de receber 29 milhões e 900 mil reais em propina por negócios da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras na venda de combustíveis. Todos foram condenados a pagar 20 milhões de indenização por danos morais coletivos. COLLO também fica impedido de exercer cargo ou função pública. Os bens, direitos e valores fruto da lavagem de dinheiro deverão ser devolvidos à União.
A taxa de desemprego no Brasil foi de oito e meio por cento no trimestre móvel terminado abril, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. Essa é a menor taxa para um trimestre encerrado em abril desde 2015, quando ficou em oito vírgula um por cento. Entre fevereiro e abril do ano passado, a taxa foi de 10 e meio por cento, o que representa uma queda de dois pontos percentuais no desemprego no mesmo período de 2023. Já em relação ao trimestre imediatamente anterior, entre novembro de 2022 e janeiro deste ano, a taxa ficou praticamente estável, informou o IBGE. Naquele período, o desemprego foi de oito virgula quatro.
O Tribunal de Contas recomendou ao governo de Santa Catarina que elabore imediatamente um Plano de Ação para dar continuidade ao pagamento das transferências especiais, o chamado Plano Mil acordadas no governo de CARLOS MOISÉS e suspensas na gestão JORGINHO MELLO. De acordo com o TCE, o governo deve elaborar dois planos de ação. No primeiro, são 536 transferências especiais já iniciadas a serem ajustadas a um novo regramento, num total de um bilhão e 44 milhões de reais, que tem a Secretaria de Estado da Infraestrutura como unidade gestora. O segundo plano deve ser elaborado juntamente com os municípios para a redução dos efeitos da suspensão das transferências especiais que não tiveram repasses iniciados, num total de 794 convênios.
A produção industrial de Santa Catarina cresceu dois vírgula dois por cento no primeiro trimestre de 2023 em relação ao quarto trimestre do ano passado. O resultado está associado à recuperação, parcial ou total, de vários setores, segundo a avaliação do Observatório Fiesc. O setor de confecção, um dos principais do Estado, cresceu 16 por cento no período analisado. Além disso, a confecção têxtil é o segundo que mais gera empregos formais entre os mercados da indústria, atrás apenas da fabricação de alimentos. Entre janeiro e março de 2023, as microindústrias de confecção geraram três mil 398 novos empregos formais no Estado, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. A produção industrial também foi incentivada pelo crescimento na atividade econômica dos setores de equipamentos elétricos, com nove vírgula três por cento e de produtos químicos, que registrou três virgula quatro de aumento.
O preço da gasolina em Santa Catarina vai aumentar, em média, 27 centavos por litro a partir desta quinta-feira, quando começa a valer a mudança no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. O tributo estadual passará a ter alíquota fixa de um real e 22 centavos por litro em todo o país. A nova lei federal determinou que as operações de venda dos combustíveis devem ter o recolhimento de ICMS por meio do regime monofásico, e não mais pelo regime de Substituição tributária. Esse regime já está em vigor desde primeiro de maio para o diesel, biodiesel e gás natural, e começou a valer nesta quinta-feira para a gasolina e etanol anidro combustível. Até esta quarta-feira, cada estado brasileiro cobrava uma alíquota do imposto. No caso de Santa Catarina, o valor era de 17 por cento.
O partido Republicanos está focado nas eleições do ano que vem e nas eleições de 2026. A garantia é do presidente estadual da sigla e ex-governador, CARLOS MOISÉS. Ele foi entrevistado nesta semana pela Rede Peperi e lembrou da trajetória frente ao governo catarinense e dos principais pontos enfrentados, a exemplo da pandemia da Covid-19, a revisão de contratos, a transformação da gestão pública, entre outros feitos. Para ele, essas ações acabam lhe credenciando para implantar ações semelhantes nos municípios de Santa Catarina. Segundo CARLOS MOISÉS, o grande objetivo do partido é fortalecer as bases para as eleições municipais de 2024 e também a estadual e federal de 2026. Ele citou que para isso, está desempenhando um trabalho de trazer pessoas conhecidas para o partido, mas também aquelas que nunca tiveram contato direto com nenhum partido, promovendo dessa forma, oportunidades para todos os segmentos e setores.
CARLOS MOISÉS destacou que apesar de ousada, a ideia é eleger no ano que vem pelo menos 100 vereadores em todo o estado catarinense, sendo na sua visão, algo possível com a união de lideranças em todas as regiões. MOISÉS pontuou que a sigla é de centro-direita e visa o diálogo e as construções com os mais diversos partidos, promovendo dessa forma o fortalecimento em Santa Catarina e também na região. Ele comentou que a intenção é reunir as executivas em cada região do estado para discutir os rumos do partido. Questionado sobre a possibilidade de voltar a concorrer para o governo do estado em 2026, ele disse que é muito cedo para tomar qualquer decisão, haja visto que não há nenhum projeto definido e também por existir outras possibilidades além do governo catarinense, como por exemplo, cargos de deputado estadual, federal e até de senador da república.
Comitê da Bacia Hidrográfica da região possui nova diretoria. Na semana passada foi realizada a Assembleia Geral Ordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes Catarinenses do Rio Peperi-guaçu. Foi eleito ao cargo de Presidente, o agrônomo de Itapiranga, ANDERSON RHODEN, representante da UCEFF. Para vice-presidente foi eleito DOUGLAS PATEL, do CREA-de Santa Catarina. Já a função de Secretário-Executivo ficará novamente com CLÍSTENES GUADAGNIN, da EPAGRI. Das 30 organizações-membro do Comitê, 19 marcaram presença na Assembleia. A expectativa é que o termo de posse dos membros da nova diretoria seja assinado nesta sexta-feira.
O Presidente comentou sobre a representatividade do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e do Rio Peperi-guaçu. Segundo ANDERSON RHODEN, a entidade tem como principais objetivos: promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado da bacia. Destaca ainda a necessidade de observar os aspectos de quantidade e qualidade da água em projetos de curto, médio e longo prazo. A Bacia, que abrange o Comitê Antas e Afluentes do Peperi-Guaçu, é integrada por 35 municípios da região Oeste de Santa Catarina. Segundo RHODEN, as ações são baseadas no Plano de Recursos Hídricos que foi elaborado a partir de um amplo estudo realizado a partir de 2016 até 2019. É considerado um grande documento para gestão dos recursos hídricos.
Estrutura atual do comitê é insuficiente para atender a demanda sobre recursos hídricos na região. ANDERSON RHODEN lembra que atua neste debate há 17 anos, sendo que os envolvidos na atividade não possuem salário e desenvolvem suas atividades por interesse em fazer algo de bom pela região. O Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica lembra ainda que a entidade não tem sede de mantém contato virtual, também não possui carro para deslocamento a eventos. ANDERSON RHODEN cita que a abrangência vai de Itapiranga a Dionísio Cerqueira, Campo Erê e Palmitos. É preciso contar com a boa vontade das pessoas que fazem parte do Comitê. Ele reconhece que a situação não é melhor, porém é possível realizar trabalho visando parcerias com o poder público e ações que visam melhores condições no futuro.
São João do Oeste registra queda em crimes ambientais. Trabalho feito ao longo dos anos tem resultado positivo em medidas de prevenção. Conforme o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH, o município possui histórico de trabalho de conscientização sobre questões ambientais. A Secretaria também procura repassar orientações para as famílias do meio rural sobre licenciamento e a necessidade de cumprir datas e outras condicionantes da legislação vigente. RECH salienta que o objetivo é orientar e contribuir para que as pessoas não tenham problemas com infrações. Ele alerta para a importância de procedimento antes da realização de obras para evitar autuações.
O município de São João do Oeste também prepara novas orientações, inclusive com a realização de seminário regional com foco em esclarecimento sobre licenciamento ambiental. Para o Secretário ROGÉRIO RECH são eventos que contribuem para medidas corretas em licenciamentos ambientais. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste, considera que já ocorreu um avanço significativo no controle de dejetos suínos e com isso a redução de problemas ambientais. ROGÉRIO RECH chama atenção para a importância de uso de novas tecnologias para o tratamento de dejetos. Menciona ainda que o município está fazendo sua parte com incentivos para projetos de biodigestores. A prefeitura apoia com até 50 mil reais por propriedade, sendo que o valor pode atingir meio milhão de reais de incentivo em projetos coletivos para reutilização de dejetos.
O município de Iporã do Oeste comemora 34 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira. A população de Iporã do Oeste tem forte vocação agrícola, dedicando-se à suinocultura, bovinocultura de leite, avicultura em larga escala e grande produção de grãos. Os primeiros colonos, descendentes de alemães e italianos, chegaram à antiga Vila Pinhal por volta de 1928. Esses colonizadores, muitos deles estrangeiros e outros vindos do Rio Grande do Sul, batizaram de Pinhal a comunidade que se formava, por conta da abundância de pinheiros existentes na região naquela época. A grande disponibilidade de madeira de lei motivou a migração. Entre os acontecimentos históricos, o de maior expressão foi a passagem da Coluna Prestes, em 1925, perseguida pelas tropas legalistas do governo.
Em novembro de 1953, Pinhal se tornou distrito de Mondaí, recebendo a denominação de Iporã, que na tradução do dialeto Guarani significa “água boa”. A emancipação político-administrativa do município foi aprovada somente em 1988, com instalação oficial em 1º de junho de 1989. O prefeito, ADÉLIO MARX, destacou em entrevista ao RPN 1ª edição de ontem, que o município registrou crescimento populacional em todos os censos demográficos realizados pelo IBGE. No último levantamento feito em 2022, Iporã do Oeste alcançou a marca de nove mil 333 habitantes, dos quais quase 50 por cento ainda residem no interior. O prefeito também apontou a realização de investimentos contínuos em várias áreas, com destaque para a Educação, Saúde, Agricultura, Indústria e Comércio.
O movimento econômico geral de Iporã do Oeste em 2022 foi de 865 milhões de reais, o quarto maior entre os 19 municípios da Ameosc. O prefeito, ADÉLIO MARX, destacou em entrevista para a Rede Peperi na manhã de ontem que desse montante, 724 milhões são oriundos da agricultura, que é carro chefe local. Ele enalteceu os investimentos e atenção constante da administração para fomentar o setor através dos programas de incentivo, manutenção das estradas e acessos das propriedades em boas condições, além da certificação das propriedades livres de brucelose e tuberculose. O prefeito disse que a indústria e o comércio também recebem incentivos e citou como exemplo o Projeto “Empresa Mais” em tramitação na Câmara, que prevê o custeio dos juros de empréstimos e financiamentos feitos pelas empresas nos bancos credenciados para capital de giro ou investimentos..
As festividades alusivas aos 34 anos de Iporã do Oeste iniciaram às 06h da manhã de hoje, com o tradicional desfile da Fanfarra Panteras nas ruas centrais da cidade. Logo depois, às 07h30, foi dado início a primeira Cavalgada da Demarcação, organizada pelo Clube do Cavalo Alma Campeira, que terá duração de quatro dias e percorrerá todos os limites entre Iporã do Oeste e os municípios vizinhos. Em cada ponto de divisa será plantada uma muda de araucária, a árvore símbolo do município. O prefeito municipal e conhecido tradicionalista, ADÉLIO MARX, participou da cavalgada durante a manhã de hoje. Já a partir das 13h30, terá momento cultural no ginásio poliesportivo. A partir das 15h15 terá ato cívico com corte e distribuição de bolo, seguindo com animação da Banda Municipal. No dia 10 de junho, a tradicional corrida rústica fechará a programação dos 34 anos do município.
O Lions Clube de Iporã do Oeste está dando continuidade ao “Projeto 10 mil Árvores”. A campanha prevê o plantio dessa quantidade de mudas nativas até 2029, quando o Clube de Serviço completará dez anos de fundação. O presidente, DIEGO JANTSCH, ressalta que o Projeto foi lançado no ano passado, totalizando duas mil 250 árvores plantadas na etapa inicial. Ele destaca que o Projeto contempla uma das cinco causas globais do Lions Clube Internacional, que é o Meio Ambiente. No mês de maio foi dado início a mais uma etapa do Projeto, com distribuição de 565 mudas.
Ainda neste ano, o viveiro do Grupo Creluz, que é parceiro da campanha, deve entregar mais uma remessa para plantio no município. O presidente do Lions Clube de Iporã do Oeste, DIEGO JANTSCH, ressalta que as mudas disponíveis para reserva são de ingá banana, angico vermelho, cedro, pitanga, araçá, bergamota e laranja comum. Ele observa que neste ano a variedade de mudas disponíveis é menor por causa da falta de sementes para plantio e a predominância de períodos com pouca chuva. As reservas de mudas podem ser feitas pelo número: 3634-2084, que também possui WhatsApp.
O diretor da Escola de Educação Básica São Loureço de Iporã do Oeste considera que a revogação do Novo Ensino Médio precisa ser discutida melhor. WAGNER FERRARI destaca que o tema é polêmico, pois trata sobre mudanças em uma metodologia de ensino implantada há quatro anos em pelo menos 120 escolas piloto da rede estadual de Santa Catarina. Ele ressalta que a metodologia trouxe a possibilidade de reorganização da grade curricular a partir da realidade de cada escola. Conforme FERRARI, não houve grandes dificuldades para adaptação, visto que a Escola de São Lourenço já trabalhava com o antigo Ensino Médio Inovador. O diretor explica que o Novo Ensino Médio é dividido em duas partes, sendo uma para formação geral com as disciplinas tradicionais e outra com itinerários formativos, através de disciplinas eletivas escolhidas pela escola junto com os alunos, o que proporciona conhecimentos ampliados em determinadas áreas.
WAGNER FERRARI ressalta que o Novo Ensino Médio favoreceu a implantação do curso técnico de zootecnia na Escola São Lourenço, com diploma válido em todo o território nacional. O diretor salienta que as conquistas alcançadas pela Escola nos últimos anos se devem ao Novo Ensino Médio, pois o formato possibilita a diversificação do itinerário formativo, atendendo a realidade e os anseios da comunidade escolar. O diretor pontua que a nova modalidade passou a ser obrigatória neste ano, o que causou dificuldades para as escolas que não fizeram um processo de transição. Segundo ele, isso levou aos pedidos de revogação, que precisam ser melhor avaliados.
O Corpo de Bombeiros de Anchieta atendeu por volta das 20h15 desta quinta-feira, um incêndio em residência na Linha São Roque, interior do município. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao chegar no local foi constatado que o incêndio já havia consumido cerca de 70 por cento da estrutura da casa. Foram utilizados 10 mil litros de água no combate às chamas e rescaldo. Após os trabalhos e resgate de alguns móveis da cozinha, o local foi isolado para o trabalho da perícia.
Guarnições do Corpo de Bombeiros de Anchieta e Palma Sola atenderam um acidente entre um Sentra e um caminhão caçamba. A colisão foi registrada ontem na rodovia SC 305, na Linha Santa Rita, próximo ao trevo de acesso à Palma Sola. Ao chegar no local, as guarnições constataram que houve colisão da parte frontal do Sentra com a parte traseira do caminhão, ambos com placas Mercosul. Os Bombeiros foram informados que populares haviam conduzido duas crianças que estavam no carro para o Hospital de Anchieta. Uma mulher estava dentro do automóvel se queixando de dores nas pernas, na coluna e cabeça. Após o atendimento, ela também foi levada para o Hospital. A Policia Rodoviária Estadual esteve presente no local e irá investigar a dinâmica do acidente.
Um homem, de 39 anos, colidiu o veículo que conduzia ao tentar fugir da polícia na noite de terça-feira, em Chapecó. Conforme informações da Polícia Militar, o carro Chevrolet Celta havia sido furtado em Caibi. No momento em que a guarnição descobriu que o carro estava deslocando para Chapecó, foi iniciado o acompanhamento com sinais sonoros e luminosos. Ao se aproximar do acesso ao novo contorno viário, pela SC-283, o motorista acabou perdendo o controle, subiu no canteiro, colidiu em uma placa de sinalização e depois contra um barranco. Ele tentou fugir, mas foi abordado pela guarnição. O homem ficou sob custódia policial até receber atendimento médico. O Celta foi encaminhado ao pátio de apreensões.