ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 01 06 2021

-MINISTRO DA EDUCAÇÃO CONFIRMA ENEM PARA OS DIAS 21 E 28 DE NOVEMBRO

-SANTA CATARINA AVALIA EVENTOS-TESTE PARA COVID A PARTIR DE JULHO

-TREVISAN COBRA CONVÊNIO COM O DNIT PARA INSTALAR SEMAFÓROS NA WILLY BARTH

-PREFEITOS PEDEM AJUDA DO GOVERNO DO ESTADO PARA IMPLANTAR USINA DE ASFALTO

-VEREADOR REBATE CRÍTICAS A REJEIÇÃO DO CERTIFICADO DE EMPRESA AMIGA DA CRIANÇA

-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM EM FLAGRANTE POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

-MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM COLISÃO CONTRA TRATOR AGRICOLA NA SC 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Quase 500 mil pessoas morreram em 10 anos de guerra na Síria. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo Observatório Sírio para os Direitos Humanos. O balanço atualizado inclui mais 105 mil 015 óbitos confirmados recentemente pela ONG. Cerca de 42 mil são civis que perderam a vida torturados nas prisões do regime. A grande maioria das mortes que a organização conseguiu confirmar aconteceu entre o fim de 2012 e o fim de 2015. A ONG disse ainda que os ataques do regime sírio e de suas milícias são responsáveis pela maioria das mortes.

A Rússia afirmou nesta segunda-feira que quer abordar, na primeira reunião em 16 de junho entre VLADIMIR PUTIN e JOE BIDEN, assuntos como os direitos humanos e o julgamento dos promotores do ataque ao Capitólio, em seis de janeiro. Segundo o chefe das Relações Exteriores russo, SERGUEI LAVROV, governo russo está disposto a discutir "os problemas que existem nos Estados Unidos". As relações entre Rússia e Estados Unidos estão em seu nível mais baixo, devido aos grandes desacordos sobre os mais transcendentes assuntos internacionais, expulsões cruzadas de diplomatas, acusações de interferência eleitoral, espionagem e inclusive ciberataques atribuídos a Moscou.

A Federação Internacional da Cruz Vermelha prevê uma nova temporada de recordes de tormentas nos Estados Unidos e na América Latina, que pode causar devastação e grandes perdas em uma região já castigada pela pandemia da covid-19. Apenas no Oceano Atlântico pode-se registrar até 20 tormentas das quais cinco podem se transformar em perigosos furacões maiores. Em 2020, mais de 200 pessoas morreram na América Central pelos furacões Eta e Iota, que deixaram, ainda, bilionárias perdas econômicas em infraestrutura e em produção alimentar.

A Procuradoria Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal um pedido de abertura de inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES. A relatora do caso será a ministra CÁRMEN LÚCIA. O pedido foi feito com base em notícia-crime apresentada contra o ministro pelo delegado ALEXANDRE SARAIVA, da Polícia Federal do Amazonas, por suspeita de que SALLES teria tentado atrapalhar a investigação sobre a maior apreensão de madeira da história e defender o interesse de madeireiros ilegais. Segundo a assessoria de RICARDO SALLES, será uma boa oportunidade para esclarecer todos os fatos. No pedido, o Ministério Público informou que quer apurar se o ministro do Meio Ambiente cometeu crimes como advocacia administrativa, obstar ou dificultar a fiscalização ambiental, impedir ou embaraçar a investigação de infração penal que envolva organização criminosa.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil tem 18 imunizantes contra a Covid-19 em desenvolvimento atualmente - todos em fase inicial. Em São Paulo, a Butanvac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, está em fabricação e aguarda autorização da Anvisa para iniciar aplicação experimental em voluntários. Outra vacina que também está em estágio mais avançado é Versamune, que é desenvolvida pela USP de Ribeirão Preto, em parceria com a Farmacore. A empresa e o laboratório devem entregar os documentos à Anvisa para começar os primeiros testes em humanos ainda esta semana. Os pesquisadores alertam que, para alcançar uma autorização e produção em massa, é preciso apostar em novas fontes de financiamento.

O ministro da Educação, MILTON RIBEIRO, disse no Twitter que a edição 2021 do Enem, impressa e digital, será realizada nos dias 21 e 28 de novembro. A inscrição para a prova, segundo o ministro, ocorrerá entre 30 de junho e 14 de julho. Ele afirmou que os editais com as principais informações sobre a prova serão publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana. O Enem digital, que teve a primeira aplicação na edição de 2020, com 96 mil inscritos, ainda não teve a definição de quantas vagas serão oferecidas para esta modalidade neste ano.

A prefeitura de Chapecó anunciou na segunda-feira que vai retomar barreira sanitárias no aeroporto da cidade e também na rodoviária. As ações para fiscalizar passageiros no aeroporto Serafim Enoss Bertaso começam nesta terça-feira. O objetivo é tentar impedir a entrada de pessoas contaminadas pelo coronavírus e também a chegada da variante indiana, que já tem casos confirmados no Brasil. Os passageiros que desembarcarem na cidade terão que passar por aferição de temperatura. Quem estiver com a temperatura acima do normal será convidado a realizar um atendimento com a unidade móvel, que tem uma equipe médica para consulta e também para testagem.

Avança no Governo do Estado a proposta de realizar eventos-teste em Santa Catarina. A expectativa é dar início à programação em julho, com três modalidades possíveis: congresso, evento cultural, feira e jantar. O processo para viabilizar os eventos-teste é promovido em uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, a Santur e o setor de eventos. Os primeiros testes deverão ocorrer em Florianópolis e São Bento do Sul. Há possibilidade de permitir a entrada somente para pessoas vacinadas ou com teste de Covid-19 negativo. Outra hipótese é estabelecer o uso de uma máscara específica para avaliar o efeito em grandes aglomerações. A validação dos protocolos sanitários e os eventuais ajustes terão o acompanhamento de outras instituições, como o Ministério Público.

Santa Catarina tem um "novo" decreto com medidas de combate à pandemia. Na prática são as mesmas regras, que passam a valer por mais 15 dias a partir desta terça-feira. A decisão foi tomada depois da reunião da noite de segunda-feira entre o governador CARLOS MOISÉS, o secretário da Saúde ANDRÉ MOTTA e os secretários da Casa Civil, Administração, Fazenda e o procurador-geral do Estado. Portanto, segue a estratégia do governo de Santa Catarina adotada há meses com ações de estruturação na Saúde, apostando na fiscalização e na conscientização das pessoas, e evitando mais impactos para os setores. Na próximas duas semanas, o Estado vai reavaliar o cenário.

Representantes da vice-presidência da Federação da Indústria de Santa Catarina e do Sesi Senai de São Miguel do Oeste concluíram, nesta semana, a entrega de donativos a direção do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Durante os meses de abril e maio, alunos da turma do terceirão do Sesi Senai, ligados também ao projeto “EU Voluntário”, atuaram na campanha para arrecadação de itens de higiene e limpeza. Ao todo, foram realizadas três entregas, com dezenas de produtos repassados. Além do Sesi Senai, outra entidades como a CDL, Clubes de Serviço e voluntários promoveram campanhas para ajudar o Hospital Regional que teve um aumento da demanda e dos custos por conta da pandemia do coronavírus.

A Administração Municipal de Belmonte iniciou, na noite de sexta-feira, as tratativas para a organização da feira municipal de 2022. O prefeito, JAIR GIUMBELLI, acompanhado da equipe de Governo, se reuniu com os empresários locais para dar os primeiros encaminhamentos do evento, que já está prevista para março do próximo ano. O encontro foi na Câmara de Vereadores. Durante o encontro, vários pontos foram abordados, como a forma de participação do Poder Público e do Setor Privado, a composição da CCO, a busca de recursos e incentivo à participação de todos os setores. Também foram definidos os detalhes e regras para a escolha das Soberanas da feira.

A Ação Social da Terceira Igreja do Evangelho Quadrangular realiza nesta semana o Bazar Solidário com o objetivo de ajudar as famílias carentes do município. A ação vai acontecer na garagem da Igreja que fica situada em frente da JBS, antiga Ceval, a partir de amanhã. Até sexta-feira serão distribuídas roupas, calçados e cobertores. De acordo com a pastora ALESSANDRA COUTO, as doações foram arrecadadas durante todo o ano para serem repassadas às famílias carentes do município. Ela ainda fez um apelo a quem quiser doar alimentos, pois outra ação social da igreja é a distribuição de alimentos a famílias carentes ou que perderam a renda devido a pandemia de Covid-19.

Começou hoje a campanha de vendas da CDL para o Dia dos Namorados. De acordo com a presidente da entidade, GLEICE KOPP, o objetivo é sortear prêmios para atrair os consumidores e movimentar as lojas. A campanha “Todo presente é uma declaração” terá três prêmios. Para participar, o casal deve fazer uma foto em um painel que será instalado no calçadão e postar a foto em qualquer rede social. O sorteio será no dia 14 de junho. Os prêmios são dois passeios para casais, um pela Rota dos Encantos e outro na Trilha da Pitaia e um vale compras no valor de 300 reais.

Um ouvinte da Peperi questionou a venda de um imóvel do governo do estado nas proximidades da Casan. Ele relatou que a empresa deveria ter usado esse imóvel para fazer a perfuração de um poço e acessar o Aquífero Guarani. O ouvinte disse que dessa forma não haveria a necessidade de fazer o poço em um local tão distante, como a Linha Gramadinho, evitando gastos com a rede para trazer a água até a estação de tratamento. O gerente da Casan, EDNILSON MELLO disse que as pessoas precisam ter conhecimento antes de falar qualquer coisa. O gerente explicou que o local para perfuração do poço profundo foi definido a partir de um estudo com base na análise de vários aspectos, como o geólogo por exemplo.

A Casan deve perfurar mais dois poços de água na cidade. A informação é do gerente da empresa, EDNILSON MELLO. Ele citou que os dois locais foram indicados pelo geólogo da empresa. Um será nas proximidades da escola no bairro Agostini e o outro será na saída para Linha Santa Catarina. Ele disse que os dois novos poços vão incrementar o abastecimento da cidade e servir como reserva técnica. A ideia é acionar os poços quando a oferta de água diminuir. MELLO comentou que a todas as decisões são tomadas com base em estudos técnicos. Ele ressaltou que a captação de água no poço profundo do aquífero Guarani da Linha Gramadinho está ocorrendo normalmente com boa vasão para abastecer a cidade.

O número de casos ativos de Covid-19 subiu para 211 nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste. Ontem, mais 61 pessoas tiveram o diagnóstico positivo para a doença. Outras 25 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, quatro mil 961 pessoas foram confirmadas com a doença no município e quatro mil 695 já se recuperaram. Com isso, 211 moradores ainda estão com o vírus ativo. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso permanece com todos os 25 leitos de UTI Covid ocupados. Na enfermaria, são sete casos confirmados e apenas um leito disponível.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste continua nesta terça-feira com a aplicação da segunda dose da vacina contra covid para as pessoas que receberam a primeira dose nos dias primeiro, dois e três de março. Em sua maior parte, são idosos de 80 a 89 anos. Ontem, a segunda dose foi aplicada em quem se vacinou nos dias dois e três de março. Quem recebeu a primeira dose em primeiro de março será atendido daqui a pouco, entre uma e três e meia da tarde. Para receber a segunda dose, é necessário apresentar um documento de identificação e a Carteira de Vacinação, onde consta a comprovação da aplicação da primeira dose.

O Município de São Miguel do Oeste já recebeu 19 mil 237 doses de vacina contra a covid-19 até a última sexta-feira. Os números foram atualizados nesta segunda pela secretaria de saúde. Ao todo, foram aplicadas 16 mil 215 doses. Foram oito mil 492 doses da CoronavacButantan e 10 mil 745 da OxfordAstrazeneca. 11 mil 738 pessoas receberam pelo uma dose do imunizante, o que representa uma cobertura de 28 vírgula sete por cento dos moradores. Quatro mil 447 pessoas já receberam as duas doses. Dessa forma, 10 vírgula nove por cento da população está com o esquema vacinal completo de proteção contra a Covid.

A secretaria de Educação está investindo cerca de três milhões de reais em obras de reforma e ampliações de escolas da rede municipal de ensino. O maior dos três projetos em execução é no educandário do bairro Estrela, onde estão sendo investidos um milhão e 400 mil reais somente nesta primeira fase. Em seguida, será licitada a segunda parte, orçada em cerca de três milhões e meio de reais. De acordo com a secretária de Educação, SISSE VELOZO, a unidade já é uma das maiores do município, atendendo a cerca de 500 estudantes, do pré-escolar ao nono ano. Com a ampliação, além do aumento das vagas nestes períodos, também passarão a ser oferecidas vagas de creche na escola.

A nova estrutura da escola municipal do bairro Estrela será composta de quatro pavimentos. A nova ala vai abrigar estacionamento, área administrativa, sala de professores, coordenação, cozinha, lavanderia, biblioteca, nove salas de aula, laboratório de informática, áreas de recreação coberta e descoberta e ambientes de apoio. Além da escola do Estrela, a secretaria de Educação vai investir 911 mil reais em ampliações e acessibilidade na escola do bairro Jardim Peperi. As obras já estão em fase de finalização. Na escola do bairro Agostini, as obras de ampliação também estão quase concluídas. O investimento na unidade é de 763 mil reais. Na semana passada, as obras foram vistoriadas pelo prefeito WILSON TREVISAN e pelo vice, EDENILSON ZANARDI.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, participou de uma reunião com o superintendente do DNIT, RONALDO CARIONI BARBOSA nesta segunda-feira em Florianópolis. A pauta foi a busca de um convênio que possibilite melhorias na segurança da Avenida Willy Barth com a instalação de semáforos e controladores de velocidade. De acordo com TREVISAN, o município se dispõe até mesmo a colocar os equipamentos desde que tenha segurança jurídica para isso. Ele explicou que a prefeitura pretende investir cerca de 300 mil reais na aquisição dos semáforos, mas só fará a compra e instalação dos aparelhos se houver a celebração de um convênio com o Dnit, já que a Willy Barth, apesar de estar localizada no perímetro urbano do município, é de domínio federal.

O prefeito WILSON TREVISAN afirmou que a prefeitura está solicitando um convenio com o Dnit para poder reinstalar os semáforos na Willy Barth. Até agora, o órgão do governo federal não deu nenhuma resposta aos pedidos. Nesta segunda, o prefeito se reuniu com o superintendente do DNIT em Santa Catarina, RONALDO CARIONI BARBOSA e o município continua sem resposta. Durante o encontro, TREVISAN ressaltou que desde a retirada dos semáforos e demais controladores de velocidade foi registrado um aumento no número de acidentes na Willy Barth. Só na última semana foram três acidentes exatamente nos cruzamentos que contavam com semáforos até o final do ano passado.

Uma comitiva de prefeitos da Ameosc participou de uma audiência na manhã de hoje com o governador CARLOS MOISES. O encontro foi realizado em Florianópolis com representantes de 15 municípios da associação. Durante o encontro, foram solicitados recursos ao Estado para conclusão do projeto da usina de asfalto. O governo federal repassou quatro milhões e meio de reais para a compra dos equipamentos, mas como o recursos chegaram com atraso, os valores orçados ficaram desatualizados. Por isso, haverá a necessidade de cerca de um milhão de reais adicionais para implantar a usina. Hoje, os prefeitos pediram que o governo do estado repasse recursos para completar o orçamento da estrutura.

Os municípios que compõem a Ameosc também irão contribuir com um repasse adicional para cobrir os custos de instalação da usina de asfalto. O rateio entre as prefeituras ficou acertado em assembleia geral dos prefeitos. A projeção dos municípios é que a usina promova uma redução de cerca de 50 por cento no custo de fabricação da massa asfáltica para as prefeituras da região. A estrutura será montada no bairro São Gotardo no espaço conhecido como Pedreira. Depois que a prefeitura de São Miguel do Oeste concluir o processo legal de compra e instalação dos equipamentos, a usina será repassada ao Conder, Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios da Ameosc.

O líder do governo na câmara de vereadores, PAULO DRUMM, se manifestou nesta segunda-feira sobre a rejeição do projeto que instituía o “Certificado Empresa Amiga da Juventude” de São Miguel do Oeste. A proposta, de autoria da vereadora, foi rejeita em primeira votação por sete votos a seis. CRIS lamentou que o projeto tenha sido rejeitado e que se os votos contrários foram apenas uma demonstração de poder, fruto da maioria que o governo tem no legislativo, o caso é ainda mais preocupante. CRIS afirmou que se a rejeição foi por esse motivo, trata-se de uma manifestação da velha politicagem onde os interesses pessoais e o jogo do poder pelo poder está acima das pessoas e dos interesses da comunidade. DRUMM rebateu a vereadora e disse que o projeto foi rejeitado porque ele tinha um cunho meramente de promoção pessoal.

O vereador PAULO DRUMM também afirmou que o projeto do Certificado Empresa Amiga da Juventude não traz nenhuma novidade e contém questões que já estão regulamentadas em outras leis. Ele disse que não está sendo criado nenhum mecanismo novo que possa gerar empregos e mais oportunidades de trabalho para os jovens. Segundo DRUMM, o projeto também criaria um custo adicional para a produção e entrega dos certificados. Para ele, esse custo seria bancado com recursos públicos. Ele reforçou que o projeto tem apenas o objetivo de promoção pessoal e por isso a base governista votou contra. DRUMM disse que a vereadora votou contra projetos importantes do governo, tem se colocado sistematicamente contra a administração e isso sim são práticas da velha política.

A DPCAMI de São Miguel do Oeste prendeu em flagrante, nesta segunda-feira, um homem por posse ilegal de arma de fogo. A Polícia Civil iniciou a investigação e confirmou que o suspeito mantinha arma de fogo e munições em casa. Nesta segunda-feira, a polícia cumpriu um mandado judicial de busca e apreensão e encontrou um revólver calibre 38, além de onze munições escondidas no interior da residência. Em razão do fato, o investigado foi preso em flagrante delito pela prática do crime de posse irregular de arma de fogo e munições de uso permitido. A arma e as munições foram apreendidos e encaminhados para perícia.

Um acidente entre uma moto e um trator agrícola deixou uma pessoa ferida no final da tarde de ontem na SC 163. A colisão aconteceu por volta das seis horas na Linha Campinas, interior de Descanso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma motocicleta CG 125 colidiu na traseira de um trator. A condutora da moto, uma mulher de 21 anos, sofreu fraturas no osso da face e no punho direito. Ela ainda teve escoriações ferimentos nas pernas. A mulher recebeu os primeiros socorros no local e foi levada para atendimento no Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.