-MINISTRO DA EDUCAÇÃO CONFIRMA ENEM PARA OS DIAS 21 E 28 DE NOVEMBRO
-SANTA CATARINA AVALIA EVENTOS-TESTE PARA COVID A PARTIR DE JULHO
-MUNICÍPIO AVANÇA TRATATIVAS SOBRE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE DEJETOS HUMANOS
-DÉFICIT DE MIL MILÍMETROS EM 2020 COMPROMETE LAVOURAS E ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-IPORÃ DO OESTE PROSSEGUE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA NESTA QUARTA
-PREVISTA PARA A TARDE DE HOJE, INAUGURAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS DE MONDAÍ É CANCELADA
-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO COM TRATOR
-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO E MUNIÇÕES
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol.A temperatura pode chegar a 23graus. A mínima das últimas horas foi de 11graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 17centavos. O euro está valendo seis reais e 32centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seiscentavos.
Quase 500 mil pessoas morreram em 10 anos de guerra na Síria. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo Observatório Sírio para os Direitos Humanos. O balanço atualizado inclui mais 105 mil 015 óbitos confirmados recentemente pela ONG. Cerca de 42 mil são civis que perderam a vida torturados nas prisões do regime. A grande maioria das mortes que a organização conseguiu confirmar aconteceu entre o fim de 2012 e o fim de 2015. A ONG disse ainda que os ataques do regime sírio e de suas milícias são responsáveis pela maioria das mortes.
A Rússia afirmou nesta segunda-feira que quer abordar, na primeira reunião em 16 de junho entre VLADIMIR PUTIN e JOE BIDEN, assuntos como os direitos humanos e o julgamento dos promotores do ataque ao Capitólio, em seis de janeiro. Segundo o chefe das Relações Exteriores russo, SERGUEI LAVROV, governo russo está disposto a discutir "os problemas que existem nos Estados Unidos". As relações entre Rússia e Estados Unidos estão em seu nível mais baixo, devido aos grandes desacordos sobre os mais transcendentes assuntos internacionais, expulsões cruzadas de diplomatas, acusações de interferência eleitoral, espionagem e inclusive ciberataques atribuídos a Moscou.
A Federação Internacional da Cruz Vermelha prevê uma nova temporada de recordes de tormentas nos Estados Unidos e na América Latina, que pode causar devastação e grandes perdas em uma região já castigada pela pandemia da covid-19. Apenas no Oceano Atlântico pode-se registrar até 20 tormentas das quais cinco podem se transformar em perigosos furacões maiores. Em 2020, mais de 200 pessoas morreram na América Central pelos furacões Eta e Iota, que deixaram, ainda, bilionárias perdas econômicas em infraestrutura e em produção alimentar.
A Procuradoria Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal um pedido de abertura de inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES. A relatora do caso será a ministra CÁRMEN LÚCIA. O pedido foi feito com base em notícia-crime apresentada contra o ministro pelo delegado ALEXANDRE SARAIVA, da Polícia Federal do Amazonas, por suspeita de que SALLES teria tentado atrapalhar a investigação sobre a maior apreensão de madeira da história e defender o interesse de madeireiros ilegais. Segundo a assessoria de RICARDO SALLES, será uma boa oportunidade para esclarecer todos os fatos. No pedido, o Ministério Público informou que quer apurar se o ministro do Meio Ambiente cometeu crimes como advocacia administrativa, obstar ou dificultar a fiscalização ambiental, impedir ou embaraçar a investigação de infração penal que envolva organização criminosa.
Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil tem 18 imunizantes contra a Covid-19 em desenvolvimento atualmente - todos em fase inicial. Em São Paulo, a Butanvac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, está em fabricação e aguarda autorização da Anvisa para iniciar aplicação experimental em voluntários. Outra vacina que também está em estágio mais avançado é Versamune, que é desenvolvida pela USP de Ribeirão Preto, em parceria com a Farmacore. A empresa e o laboratório devem entregar os documentos à Anvisa para começar os primeiros testes em humanos ainda esta semana. Os pesquisadores alertam que, para alcançar uma autorização e produção em massa, é preciso apostar em novas fontes de financiamento.
O ministro da Educação, MILTON RIBEIRO, disse no Twitter que a edição 2021 do Enem, impressa e digital, será realizada nos dias 21 e 28 de novembro. A inscrição para a prova, segundo o ministro, ocorrerá entre 30 de junho e 14 de julho. Ele afirmou que os editais com as principais informações sobre a prova serão publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana. O Enem digital, que teve a primeira aplicação na edição de 2020, com 96 mil inscritos, ainda não teve a definição de quantas vagas serão oferecidas para esta modalidade neste ano.
A prefeitura de Chapecó anunciou na segunda-feira que vai retomar barreira sanitárias no aeroporto da cidade e também na rodoviária. As ações para fiscalizar passageiros no aeroporto Serafim Enoss Bertaso começam nesta terça-feira. O objetivo é tentar impedir a entrada de pessoas contaminadas pelo coronavírus e também a chegada da variante indiana, que já tem casos confirmados no Brasil. Os passageiros que desembarcarem na cidade terão que passar por aferição de temperatura. Quem estiver com a temperatura acima do normal será convidado a realizar um atendimento com a unidade móvel, que tem uma equipe médica para consulta e também para testagem.
Avança no Governo do Estado a proposta de realizar eventos-teste em Santa Catarina. A expectativa é dar início à programação em julho, com três modalidades possíveis: congresso, evento cultural, feira e jantar. O processo para viabilizar os eventos-teste é promovido em uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, a Santur e o setor de eventos. Os primeiros testes deverão ocorrer em Florianópolis e São Bento do Sul. Há possibilidade de permitir a entrada somente para pessoas vacinadas ou com teste de Covid-19 negativo. Outra hipótese é estabelecer o uso de uma máscara específica para avaliar o efeito em grandes aglomerações. A validação dos protocolos sanitários e os eventuais ajustes terão o acompanhamento de outras instituições, como o Ministério Público.
Santa Catarina tem um "novo" decreto com medidas de combate à pandemia. Na prática são as mesmas regras, que passam a valer por mais 15 dias a partir desta terça-feira. A decisão foi tomada depois da reunião da noite de segunda-feira entre o governador CARLOS MOISÉS, o secretário da Saúde ANDRÉ MOTTA e os secretários da Casa Civil, Administração, Fazenda e o procurador-geral do Estado. Portanto, segue a estratégia do governo de Santa Catarina adotada há meses com ações de estruturação na Saúde, apostando na fiscalização e na conscientização das pessoas, e evitando mais impactos para os setores. Na próximas duas semanas, o Estado vai reavaliar o cenário.
-MUNICÍPIO AVANÇA TRATATIVAS SOBRE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE DEJETOS HUMANOS
-DÉFICIT DE MIL MILÍMETROS EM 2020 COMPROMETE LAVOURAS E ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-IPORÃ DO OESTE PROSSEGUE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA NESTA QUARTA
-MUNICÍPIO ADOTA MEDIDAS PARA DESTINAÇÃO CORRETA AO LIXO RECICLÁVEL
-PREVISTA PARA A TARDE DE HOJE, INAUGURAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS DE MONDAÍ É CANCELADA
Município investe na compra de novos instrumentos musicais. Atividades culturais são mantidas com medidas de prevenção. 38 integrantes fazem parte da Orquestra Clave de Sol de São João do Oeste. Eles são oriundos das oficinas mantidas pelo município e que integram várias atividades culturais. O trabalho ocorre com respeito às restrições de maneira limitada de pessoas nos ensaios e sem apresentações. Segundo o maestro da Orquestra Clave de Sol de São João do Oeste, HENRIQUE DREBEL, a procura é muito grande em virtude das atividades culturais terem um histórico de incentivo no município e fazerem parte da cultura germânica. O maestro elogia o empenho do Departamento de Cultura na compra de equipamentos entregues nos últimos dias.
O alto valor de instrumentos fica inacessível para vários integrantes e com a aquisição por parte da prefeitura facilita o acesso de novos alunos. DREBEL destaca a compra de violinos, instrumentos de sopro e equipamentos de amplificação de som. A Orquestra conta com integrantes de oito a 17 anos, até concluírem ensino médio, pois na sequência eles seguem a vida acadêmica e atividades profissionais. HENRIQUE DREBEL aponta como fundamental agregar valores nas atividades culturais. Salienta que o objetivo principal é contribuir nos valores de cidadão, na ética, disciplina e moral. Observa ainda que é uma forma de complementar com as disciplinas curriculares.
Em reunião realizada com diversos setores na última semana, o município de Descanso avançou nas tratativas para que a estação de tratamento de dejetos humanos, na comunidade de Campinas, inicie operação. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, PAULO LAUXEN, desde o início do ano o assunto é debatido, seja de forma remota ou presencial. Ainda no mês de abril o prefeito SADI BONAMIGO esteve em Florianópolis com a presidente da CASAN, para retomar a discussão sobre a estação. Já nas últimas semanas o prefeito em exercício de Descanso, NEI BRUGNEROTTO, esteve em Chapecó, para tratar com o presidente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), empresa que construiu a unidade na Linha Campinas, para que a estação de tratamento comece a operar.
Segundo LAUXEN, a empresa ainda vai fazer ajustes solicitados por órgãos ambientais e pela própria CASAN, antes do início da operação. A expectativa é de que até o fim de junho ou início de julho comecem os testes definitivos para então providenciar o funcionamento dessa estação de tratamento, que vai beneficiar oito municípios da região. PAULO LAUXEN frisa que a estação tem sistema novo, por isso a operação precisa ser bem analisada, para não apresentar problemas. O secretário avalia que existe quantidade de lodo necessária para a estação funcionar permanentemente, oriundo de sete municípios, além da área pública de SMO. Enfatiza que Descanso ainda pretende ampliar o número de municípios que possam ser atendidos pela unidade. A estação de tratamento terá um trabalho de recolha e destinação correta, por isso será cobrado um valor às famílias que serão beneficiadas. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, um estudo será feito pelos economistas da ARIS, com apoio da CASAN, para que a taxa a ser cobrada não seja muito alta.
O extensionista rural da Epagri de SJO, JORGE SCHROEDER, destaca que apesar da estiagem que se prolonga nos últimos anos, as poucas chuvas que ocorreram recentemente favoreceram o cultivo das pastagens de inverno, que estão em pleno crescimento. A maior dificuldade foi registrada na semeadura, quando levaram mais tempo para se desenvolver. Já nas lavouras de milho, a seca, aliada ao ataque da cigarrinha, resultou em perdas no plantio. A maior parte do milho da safrinha, segundo SCHROEDER, já foi colhida. Ainda conforme o extensionista da Epagri, as duas últimas safras foram frustrantes para a maioria dos agricultores, com grandes perdas, e o volume de silagem armazenada tem caído bastante. As vertentes estão com baixa vazão, o que obriga produtores a puxar água do rio e a prefeitura está transportando grande volume para a estação de tratamento.
JORGE SCHROEDER constata que no ano passado houve quase mil milímetros a menos do que o normal. Isso impacta até hoje. Por outro lado, o engenheiro agrônomo observa que os produtores têm investido em cisternas, com apoio de juros nos programas de água, acessíveis há mais de dez anos.De acordo com SCHROEDER, as atividades no campo sempre demandam aperfeiçoamento e ampliação de estruturas, seja em chiqueiros, aviários ou no confinamento do gado leiteiro. Ressalta a necessidade de tomar atitudes para armazenar mais água e desempenhar os trabalhos, por isso a importância de investir em cisternas. O extensionista da Epagri de SJO complementa que a estiagem mostra o quanto é vulnerável o abastecimento nas propriedades. A grande maioria dos agricultores, segundo SCHROEDER, apresenta déficit na reserva de água.
Iporã do Oeste realiza na manhã desta quarta-feira mais uma campanha de vacinação contra influenza. Segundo a responsável da Sala de Vacinas, KARIN BLATT, a aplicação será das 8h às 11h, no Centro Público de Convivência. Gestantes, puérperas, idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde e professores serão os contemplados com a vacina. Eles devem levar cartão de vacina. No caso das pessoas que já receberam dose contra Covid-19, devem apresentar o cartão, para os profissionais da Saúde verificarem se está certo o intervalo dos dias entre os dois tipos de vacina. KARIN salienta que a campanha contra influenza segue no dia nove de junho, quando inicia a vacinação do grupo das comorbidades.
A prefeitura de São João do Oeste adota medidas para contribuir na destinação correta ao lixo reciclável e também atender exigências da legislação. População vai precisar contribuir para empresar levar alguns materiais. A Campanha de Recolha de Lixo Reciclável que inicia hoje terá algumas particularidades. A entrega dos materiais ocorre no pavilhão do Setor de Urbanismo, no período de primeiro a 30 de junho. Segundo o secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH, serão recolhidos vidros limpos, porém não podem ser de medicamentos e defensivos agrícolas, apenas garrafas e outros vidros limpos. Baterias de celular também estão incluídas nesta recolha. O secretário chama atenção que serão aceitas lâmpadas florescente e pilhas, porém com a cobrança de uma taxa. Pilhas terão custo de três reais e 75 centavos por quilo. Lâmpadas, 90 centavos por unidade.
ROGÉRIO RECH lembra que a prefeitura tem a função apenas no trabalho de concentração dos materiais, sendo que a recolha ocorre por parte de uma empresa terceirizada para dar destino adequado, seguindo a legislação. Para levar lâmpadas e pilhas a empresa exige pagamento. RECH relata que está ocorrendo um aumento considerável no volume de material reciclável na cidade e interior. Entre os motivos está a maior produção e também conscientização para a destinação correta. O secretário lamenta que ainda são constatados crimes ambientais com descarte irregular de lixo. No fim de semana foi constatado descarte de lixo em área de preservação permanente, um crime ambiental que será apurado a responsabilidade pelo lixo descartado de maneira irregular.
Secretário defende maior participação do comércio na recolha de pilhas e lâmpadas. ROGÉRIO RECH afirma que a devolução de pilhas deve seguir a logística reversa em que os estabelecimentos comerciais precisam ter um local de depósito para receber os materiais que venderam e posteriormente devolver ao fabricante. O secretário da Agricultura de São João do oeste lembra que é mantido um ponto de recolha permanente de lixo eletrônico. A entrega deve ser feita no viveiro municipal. RECH destaca que o lixo eletrônico recebe a destinação correta em acordo que a prefeitura mantém com empresa terceirizada.
Município comemora 32 anos de emancipação político-administrativa. A população de Iporã do Oeste, tem vocação agrícola acentuada, dedicando-se à suinocultura, bovinocultura de leite e à avicultura em larga escala, e produção de grãos. Os primeiros colonos, descendentes alemães e italianos, chegaram à antiga Vila Pinhal por volta de 1928. Esses colonizadores, muitos deles estrangeiros e outros vindos do Rio Grande do Sul, batizaram de Pinhal a comunidade que se formava, em consequência da abundância de pinheiros existentes na região naquela época. Foi exatamente a grande disponibilidade de madeira de lei que motivou a migração. Entre os acontecimentos históricos, o de maior expressão foi a passagem da Coluna Prestes, em 1925, perseguida pelas tropas legalistas do governo. Em novembro de 1953, Pinhal ficou sendo distrito de Mondaí, recebendo a denominação de Iporã, que na tradução do dialeto guarani significa água boa. Somente em 1988 foi aprovada a emancipação político-administrativa do município, instalado oficialmente em 1º de junho de 1989. Portanto hoje celebra o aniversário de 32 anos de emancipação.
Descanso promoveu neste fim de semana um mutirão de castrações, por meio do Projeto Castramóvel, da sócia-proprietária MARINA DANTE. Segundo a integrante da equipe que coordena o projeto em Descanso, CARINE KIATKOSKI, a campanha foi um sucesso, com participação expressiva da população. Além das realizadas pelo projeto, houve ainda 20 castrações doadas por uma madrinha anônima. CARINE salienta que hoje as pessoas sabem da importância de fazer a castração dos animais. Ressalta que um casal de animais castrados deixa de reproduzir 80 mil descendentes em dez anos. Conforme CARINE, os animais abandonados e maltratados geralmente vêm de ninhadas que poderiam ter sido evitadas com a castração.
CARINE KIATKOSKI salienta que hoje mais de 50 cidades catarinenses fazem parte das rotas do projeto. São quatro mutirões de castração por ano em SC, incluindo o Extremo Oeste. A coordenadora do Projeto Castramóvel em Descanso reitera que houve mudança na legislação de 2017, por meio da lei 13 mil 426, que obriga a todos os municípios brasileiros realizar campanhas de castração. CARINE ressalta que a castração social significa saúde pública, pois ajuda a controlar zoonoses e evita maior sofrimento dos animais. O projeto conta com 14 profissionais, dos quais seis castram ao mesmo tempo e outros auxiliam. Existe ainda pessoa específica que faz a esterilização do material e ajuda na organização para atender os animais com responsabilidade e profissionalismo.
A solenidade de inauguração do Corpo de Bombeiros de Mondaí, instalado na praça junto ao porto da barca, estava prevista para às três e meia da tarde de hoje, porém foi adiada. O motivo é que o prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT, atestou positivo para Covid-19, e também em função do agravamento da pandemia. Nova data de inauguração ainda será definida. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, OLDAIR SCHMITZ, que também vai coordenar a extensão em Mondaí, a princípio o quartel instalado no município vai atender apenas atividades de emergência, a serem acionadas pelo fone 193. A guarnição de Mondaí vai contar com quatro bombeiros que serão contratados pelas prefeituras. Três deles são de Mondaí e um de Riqueza, além dos bombeiros comunitários que vão auxiliar. Entre dois a cinco bombeiros vão atender por dia, dependendo dos horários e da disponibilidade dos bombeiros comunitários.
A parte administrativa do quartel de Mondaí será de responsabilidade de Iporã do Oeste, com o próprio comandante SCHMITZ, enquanto a parte técnica fica por conta da unidade local. OLDAIR SCHMITZ enaltece que a prefeitura de Mondaí se disponibilizou a fazer a parte da infraestrutura, ao construir um quartel novo. A localização, próxima ao porto da cidade, favorece atendimentos mais rápidos, já que a maioria das ocorrências é registrada no centro. Parte da frota de veículos utilizados em Iporã do Oeste será realocada para Mondaí, como um caminhão e um carro 4x4, para conduzir os barcos que vão operar no Rio Uruguai, que passa por Mondaí. Já a ambulância ASU será nova e foi adquirida com recursos do Corpo de Bombeiros, no valor de 181 mil reais.
Conforme SCHMITZ, o posto em Mondaí era um sonho antigo da comunidade local e também do Corpo de Bombeiros. Algumas ocorrências, partindo de Iporã do Oeste, demoravam meia hora para serem atendidas, motivo pelo qual os bombeiros treinaram a equipe de saúde de Mondaí, para que pudessem prestar os primeiros socorros, até a chegada da viatura do município vizinho. Agora o atendimento será agilizado. OLDAIR SCHMITZ salienta que os convênios com os municípios vão continuar da mesma forma como estão hoje. Os bombeiros fazem vistorias de projetos e cobram taxas para isso, válidas em todo estado. Segundo o comandante, estas taxas permitem que a corporação possa comprar equipamentos e materiais para utilizar nas atividades. SCHMITZ destaca o interesse da administração de Mondaí, fundamental na instalação do Corpo de Bombeiros. Lembra que foi algo prometido há muito tempo, mas antes nunca houve iniciativa por parte do município. O comandante enaltece que o assunto foi trabalhado com seriedade com a administração atual, o que finalmente possibilita a operação do quartel em Mondaí.
-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO COM TRATOR
-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM POR POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO E MUNIÇÕES
Motociclista sofre ferimentos em colisão com trator. A piloto de uma moto Honda CG 125, de 21 anos, teve suspeitas de fratura ao colidir com um trator na SC-163, em Linha Campinas, Descanso. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência por volta das 18h de ontem. A motociclista colidiu na parte traseira do trator. Ela foi estava consciente, sentada ao lado da via pública e foi socorrida por populares e familiares. Apresentava suspeitas de fratura no rosto, punho direito e corte na coxa direita. Relatava dificuldade respiratória e dores nas costas. Após avaliação, limpeza dos ferimentos e imobilização com colar cervical e em maca, foi conduzida ao Hospital Regional de SMO.
Polícia Civil prende homem por posse irregular de arma de fogo e munições. Foi no início da tarde de ontem, em São Miguel do Oeste. Os policiais prenderam em flagrante um homem que mantinha um revólver e munições em sua residência, sem o devido registro. Foi pedida autorização judicial para ingresso na residência do investigado. A polícia encontrou um revólver calibre 38, além de onze munições escondidas no interior da residência. O homem foi preso em flagrante delito pela prática do crime de posse irregular de arma de fogo e munições de uso permitido, sendo que o revólver e as munições, foram apreendidos e encaminhados para perícia.