Quase 500 mil pessoas morreram em 10 anos de guerra na Síria. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo Observatório Sírio para os Direitos Humanos. O balanço atualizado inclui mais 105 mil 015 óbitos confirmados recentemente pela ONG. Cerca de 42 mil são civis que perderam a vida torturados nas prisões do regime. A grande maioria das mortes que a organização conseguiu confirmar aconteceu entre o fim de 2012 e o fim de 2015. A ONG disse ainda que os ataques do regime sírio e de suas milícias são responsáveis pela maioria das mortes.
A Rússia afirmou nesta segunda-feira que quer abordar, na primeira reunião em 16 de junho entre VLADIMIR PUTIN e JOE BIDEN, assuntos como os direitos humanos e o julgamento dos promotores do ataque ao Capitólio, em seis de janeiro. Segundo o chefe das Relações Exteriores russo, SERGUEI LAVROV, governo russo está disposto a discutir "os problemas que existem nos Estados Unidos". As relações entre Rússia e Estados Unidos estão em seu nível mais baixo, devido aos grandes desacordos sobre os mais transcendentes assuntos internacionais, expulsões cruzadas de diplomatas, acusações de interferência eleitoral, espionagem e inclusive ciberataques atribuídos a Moscou.
A Federação Internacional da Cruz Vermelha prevê uma nova temporada de recordes de tormentas nos Estados Unidos e na América Latina, que pode causar devastação e grandes perdas em uma região já castigada pela pandemia da covid-19. Apenas no Oceano Atlântico pode-se registrar até 20 tormentas das quais cinco podem se transformar em perigosos furacões maiores. Em 2020, mais de 200 pessoas morreram na América Central pelos furacões Eta e Iota, que deixaram, ainda, bilionárias perdas econômicas em infraestrutura e em produção alimentar.
A Procuradoria Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal um pedido de abertura de inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES. A relatora do caso será a ministra CÁRMEN LÚCIA. O pedido foi feito com base em notícia-crime apresentada contra o ministro pelo delegado ALEXANDRE SARAIVA, da Polícia Federal do Amazonas, por suspeita de que SALLES teria tentado atrapalhar a investigação sobre a maior apreensão de madeira da história e defender o interesse de madeireiros ilegais. Segundo a assessoria de RICARDO SALLES, será uma boa oportunidade para esclarecer todos os fatos. No pedido, o Ministério Público informou que quer apurar se o ministro do Meio Ambiente cometeu crimes como advocacia administrativa, obstar ou dificultar a fiscalização ambiental, impedir ou embaraçar a investigação de infração penal que envolva organização criminosa.
Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil tem 18 imunizantes contra a Covid-19 em desenvolvimento atualmente - todos em fase inicial. Em São Paulo, a Butanvac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, está em fabricação e aguarda autorização da Anvisa para iniciar aplicação experimental em voluntários. Outra vacina que também está em estágio mais avançado é Versamune, que é desenvolvida pela USP de Ribeirão Preto, em parceria com a Farmacore. A empresa e o laboratório devem entregar os documentos à Anvisa para começar os primeiros testes em humanos ainda esta semana. Os pesquisadores alertam que, para alcançar uma autorização e produção em massa, é preciso apostar em novas fontes de financiamento.
O ministro da Educação, MILTON RIBEIRO, disse no Twitter que a edição 2021 do Enem, impressa e digital, será realizada nos dias 21 e 28 de novembro. A inscrição para a prova, segundo o ministro, ocorrerá entre 30 de junho e 14 de julho. Ele afirmou que os editais com as principais informações sobre a prova serão publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana. O Enem digital, que teve a primeira aplicação na edição de 2020, com 96 mil inscritos, ainda não teve a definição de quantas vagas serão oferecidas para esta modalidade neste ano.
A prefeitura de Chapecó anunciou na segunda-feira que vai retomar barreira sanitárias no aeroporto da cidade e também na rodoviária. As ações para fiscalizar passageiros no aeroporto Serafim Enoss Bertaso começam nesta terça-feira. O objetivo é tentar impedir a entrada de pessoas contaminadas pelo coronavírus e também a chegada da variante indiana, que já tem casos confirmados no Brasil. Os passageiros que desembarcarem na cidade terão que passar por aferição de temperatura. Quem estiver com a temperatura acima do normal será convidado a realizar um atendimento com a unidade móvel, que tem uma equipe médica para consulta e também para testagem.
Avança no Governo do Estado a proposta de realizar eventos-teste em Santa Catarina. A expectativa é dar início à programação em julho, com três modalidades possíveis: congresso, evento cultural, feira e jantar. O processo para viabilizar os eventos-teste é promovido em uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, a Santur e o setor de eventos. Os primeiros testes deverão ocorrer em Florianópolis e São Bento do Sul. Há possibilidade de permitir a entrada somente para pessoas vacinadas ou com teste de Covid-19 negativo. Outra hipótese é estabelecer o uso de uma máscara específica para avaliar o efeito em grandes aglomerações. A validação dos protocolos sanitários e os eventuais ajustes terão o acompanhamento de outras instituições, como o Ministério Público.
Santa Catarina tem um "novo" decreto com medidas de combate à pandemia. Na prática são as mesmas regras, que passam a valer por mais 15 dias a partir desta terça-feira. A decisão foi tomada depois da reunião da noite de segunda-feira entre o governador CARLOS MOISÉS, o secretário da Saúde ANDRÉ MOTTA e os secretários da Casa Civil, Administração, Fazenda e o procurador-geral do Estado. Portanto, segue a estratégia do governo de Santa Catarina adotada há meses com ações de estruturação na Saúde, apostando na fiscalização e na conscientização das pessoas, e evitando mais impactos para os setores. Na próximas duas semanas, o Estado vai reavaliar o cenário.
Prefeitura avança no projeto Minha Casa Mais Feliz. O secretário VILSON CECHETTI, da Assistência Social de Campo Erê, explica que o trabalho que está sendo realizado na Vila Feliz, não se trata apenas de investir na estrutura das residências, mas, de um modo geral, melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro. Semana passada o secretário se reuniu com as 33 famílias que serão atendidas, para explicar o projeto, desde os investimentos da prefeitura até o compromisso de cada cidadão. Todo material será adquirido no comércio local e conforme CECHETTI, as famílias estão se comprometendo em ajudar a cuidar do bairro. O secretário acredita que a ideia poderá ser incluída futuramente no programa de governo.
Secretário de Estado vai inaugurar o CREAS em Campo Erê. O Secretário da Assistência Social VILSON CECHETTI e a prefeita ROZANE MOREIRA vão receber no dia 15 de junho, CLAUDINEI MARQUES – Secretário do Desenvolvimento Social de Santa Catarina. O prédio está sendo finalizado com pintura. MARQUES vai aproveitar para visitar o Serviço de Convivência na Cohab. A entidade vai atender mais de 150 crianças. No Bairro Vila Feliz, CLAUDINEI vai lançar um programa estadual de construção muito rápida de casas populares. A comunidade deverá receber 12 novas moradias. Famílias que precisam de casa estão se inscrevendo na Assistência Social. A prefeitura está negociando uma área para as novas casas na Cohab.
Aulas práticas são fundamentais para o ensino técnico. De acordo com a diretora do Cedup Campo Erê – CLECI FINARDI, não tirando a importância do contato professor e aluno no ensino regular, mas para os conhecimentos técnicos, a prática é fundamental. Conforme ela, o contato com equipamentos e área, aliando teoria e prática, faz toda a diferença na qualidade das aulas agrícolas, como indica o lema da escola “Aprender Fazer, Fazendo”. Esclarece que as medidas de segurança são rígidas não só por exigência da lei, mas por causa da importância de combater a pandemia e seguir com o ensino presencial.
Apenas dois professores e um aluno positivaram para coronavírus em mais de dois meses do retorno presencial. CLECI explica que, por eles ou pessoas da família terem apresentando sintomas, foram afastados. No caso do estudante, ele e a família testaram positivo, mas contraíram o vírus em casa e o aluno estava assintomático. Caso mais alguém positive, segundo a diretora, a turma e o grupo que divide espaço no alojamento são dispensados e é feita toda a sanitização exigida. Segundo CLECI, apenas três alunos do Cedup optaram pelo ensino remoto. No entanto, mesmo defendendo aulas presenciais, se a situação piorar e for necessário voltar com as aulas totalmente online, será feito, pois a prioridade é a saúde e vida de todos.
Casos de Coronavírus seguem aumentando em Campo Erê. A informação é da enfermeira responsável pelo setor Covid no município - JULIANA ANSILIERO. Segundo ela, a semana iniciou com muitas pessoas buscando atendimento no setor, o que indica que o restante da semana também deve ser intenso. Ontem foram feitos mais de 70 testes, com 24 novos positivados, totalizando 122 casos ativos. Ela explica que o número varia, pois todos os dias pessoas entram para o isolamento e outras saem. Assim que uma pessoa positiva, ela e quem mora junto são colocados em isolamento por 14 dias.
Maioria das pessoas com coronavírus em Campo Erê sente apenas sintomas leves. De acordo com JULIANA ANSILIERO – enfermeira responsável pelo setor Covid, o que os positivados mais relatam é dor de cabeça forte, dor no corpo e alguns não conseguem sentir gosto e cheiro das coisas. Segundo ela, normalmente quem faz o exame e tem resultado positivo, chega falando que está sentindo uma gripe, mas diferente. Campo Erê tem pessoas internadas dentro e também fora do município, principalmente por precisarem de suporte com oxigênio.
Campo Erê está com alto risco de contaminação. Assim como outros municípios vizinhos, o contágio é alto já que o número de positivos também é grande, e quanto mais pessoas com o vírus, maior é a transmissão. A enfermeira responsável pelo setor Covid - JULIANA ANSILIERO, pede que todos levem a sério o isolamento. A saúde pública está fazendo o possível para prestar a assistência necessária a quem está com o vírus, e quanto mais pessoas positivarem, mais difícil fica isso. Informa que a faixa-etária que mais está confirmando são os jovens, por isso pede conscientização principalmente desse público para que consigam reverter a situação.
Prefeito de São Lourenço do Oeste está preocupado com o recente aumento nos casos registrados de coronavírus. Conforme RAFAEL CALEFFI, o comitê de riscos do município já estava alertando que essa nova onda de confirmações iria ocorrer, com base no observado em municípios vizinhos. Algumas cidades do Paraná, que fazem divisa com São Lourenço, estavam registrando um alto número de novas confirmações, e os indicativos já mostravam que o mesmo deveria acontecer em São Lourenço. RAFAEL CALEFFI destaca a diferença que faz usar máscara.
Flexibilização nas exigências relacionadas à Covid tiveram uma grande participação no aumento dos casos. O chefe do executivo de São Lourenço - RAFAEL CALEFFI, fala que em seu município a menor cobrança e o descumprimento das orientações foi o que causou o crescimento dos casos. Lembra uma competição esportiva que foi liberada pelo estado e aconteceu dentro do município. Conforme o prefeito, no campeonato de futebol havia uma pessoa contaminada pelo vírus, que acabou transmitindo para vários dos presentes. CALEFFI reforça a importância de usar máscara e evitar o contato, pois não dá pra saber quem pode estar com o vírus.
Corpo de Bombeiros Militar realiza mais uma edição da campanha do agasalho. Segundo o comandante do quartel de Campo Erê - VANTUIR SCHOENINGER, a ação para ajudar quem mais precisa já está em andamento. No momento pede doações para que possam ajudar mais pessoas. Quem tiver interesse em ajudar pode levar as peças na central de atendimento dos bombeiros, das 13 às 19 horas. O comandante pede que as roupas sejam colocadas dentro de sacolas, e na central é feito todo o processo de higienização para que não tenha nenhum risco de contaminação por coronavírus.
Distribuição de roupas inicia no próximo mês. De acordo com VANTUIR SCHOENINGER, alguns dias após serem sanitizadas, será feito um trabalho de classificação, separando as peças por idade e tamanho, para então decidir quem vai receber a ajuda. Segundo o comandante, conforme a necessidade, famílias carentes de outros municípios atendidos pelo quartel também podem ganhar. A campanha vai começar a distribuir as roupas no dia 15 de junho, e agora o foco é arrecadar peças para ajudar mais pessoas. Pede que quem quiser fazer sua doação deixando as roupas em sacolas do lado de fora da central dos bombeiros, identifique como sendo de doação para a campanha.
Secretaria de Educação investe na Escola de São Donato. De acordo com o prefeito EDIMAR NORONHA DE FREITAS, o interior tem a mesma atenção da cidade. O educandário vai receber pintura, novos brinquedos e ar condicionado nas salas. O prédio é do Estado, mas ali funciona o Núcleo Escolar Municipal Vacun. De outra parte, o prefeito de Saltinho comenta que o município está trabalhando como pode para atender as famílias, transportando água potável. Falta água também para os animais. Por tudo misso, EDIMAR decretou Situação de Emergência para conseguir recursos com o Governo do Estado, para comprar entre outras coisas, caixas de água e trabalhar em proteção de fontes.
Programa de proteção de fontes de água será realizado a curto, médio e longo prazo. O prefeito EDIMAR NORONHA DE FREITAS diz que por isso a Secretaria Municipal de Agricultura será estruturada. A pasta terá a sua disposição uma retro escavadeira e um caminhão. A ideia do Executivo é construir até três proteções de fonte por semana, providência que começará a ser tomada em breve. Apesar das dificuldades apresentadas com a seca e a pandemia, o prefeito está contente com as conquistas da Administração Municipal, em todos os setores.
Arma e munições são apreendidas em Novo Horizonte após denúncia de ameaça e agressão. A Polícia Militar foi chamada na comunidade de linha Platanéia, depois que um homem de 29 anos contou que foi ameaçado e teve sua caminhonete S10 atingida por disparos de arma de fogo no sábado, por volta das 20 horas. A vítima falou que três homens o ameaçaram em sua casa devido a um desentendimento. A esposa da vítima, de 22 anos, contou ter sido agredida e ameaçada de morte, mas conseguiu fugir após as agressões.
Os policiais realizaram buscas num matagal e chegaram a ver um dos possíveis autores dos disparos correndo próximo a uma casa, mas ele não foi capturado. Nas buscas os policiais encontraram um revólver calibre 32 carregado, 17 cartuchos de espingardas calibre 36 e dois coldres, dentro de uma sacola. O homem não foi encontrado, mas a polícia achou mais armas escondidas em um potreiro próximo da sua casa. Em uma sacola havia 18 cartuchos vazios calibre 36, um cheio, uma cartucheira e insumos para a produção de munições. Os objetos foram apreendidos.
Polícia prende envolvidos em furto em Renascença em grande operação. Várias equipes policiais foram mobilizadas após o furto registrado na madrugada de ontem, em um posto de combustíveis em Renascença. Dois dos autores foram presos ainda no estabelecimento, e o dinheiro furtado, cerca de dez mil e 800 reais foi recuperado. Quatro ladrões fugiram num Fiesta e na sequência o carro foi abandonado e eles entraram num matagal. Um deles foi encontrado entre Marmeleiro e Renascença, levando um revólver calibre 32. O bandido apontou a arma para a equipe e acabou baleado e morto.
As buscas continuaram e chegaram a um veículo que dava apoio aos envolvidos que estava num sítio. O motorista abandonou o carro e fugiu a pé. O dono do sítio foi encontrado, usava tornozeleira eletrônica, dava apoio a quadrilha e também acabou detido. Os presos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Civil de Marmeleiro, onde foram autuados pelos crimes cometidos. A polícia apurou que a quadrilha era de Cascavel e agia na região com o mesmo tipo de crime. Atuaram na operação policial, equipes RPA de Marmeleiro, Renascença e Flor da Serra do Sul, ROTAM de Francisco Beltrão, Polícia Ambiental, Polícia Civil do Paraná e de Santa Catarina. As buscas continuam pelos demais foragidos.