-DEPOIS DE UMA SEMANA FECHADA, ALESC RETOMA ATIVIDADES HOJE
-BRASIL RECEBE DOIS MILHÕES DE DOSES DE CLOROQUINA DOS ESTADOS UNIDOS
-COOPERATIVAS DE CRÉDITO ESTÃO AUTORIZADAS A PRORROGAR AS DÍVIDAS RURAIS
-PANDEMIA SUSPENDE SESSÕES DOS GRUPOS DE COMBATE AO TABAGISMO
-HOSPITAL REGIONAL RECEBE RESPIRADORES PARA AMPLIAR LEITOS DE UTI
-POLÍCIA MILITAR FLAGRA DUAS FESTAS PARTICULARES NO MUNICÍPIO
-HOMEM MORRE EM COLISÃO FRONTAL CONTRA CAMINHÃO LEITEIRO NA SC-163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
O primeiro-ministro da Espanha, PEDRO SÁNCHEZ, anunciou neste domingo uma prorrogação até 21 de junho do estado de alerta contra o coronavírus, que permite restringir a mobilidade da população durante a flexibilização do confinamento. A medida que deve ser ratificada pelo Congresso na quarta-feira. Durante coletiva de imprensa ele celebrou o fato de o país estar "a ponto de chegar a um bom porto" depois de controlar a epidemia. Agora o governo solicitará uma nova prorrogação por mais duas semanas do estado de alerta, um instrumento que considera indispensável para limitar o direito à livre circulação e assim garantir o fim ordenado e gradual do confinamento da população, iniciado em 14 de março.
Os Estados Unidos registraram neste domingo o sexto dia de protestos pela morte do afro-americano GEORGE FLOYD, de 46 anos, morto por policiais brancos da cidade de Minneapolis, capital de Minnesota. Atos pacíficos se alternaram com distúrbios violentos, que contaram com saques e vandalismo. A polícia e a Guarda Nacional entraram em confronto com manifestantes e realizaram prisões, mas também participaram de momentos emocionantes. A cidade de Washington foi palco de manifestações durante todo o domingo e que atravessaram a madrugada desta segunda-feira. Manifestantes atearam fogo em barricadas montadas em ruas próximas à Casa Branca. Os protestos foram reprimidos pela polícia com gás lacrimogênio, gás de pimenta e bombas de efeito moral.
A Venezuela aplicará a partir de hoje novas tarifas na gasolina, que até agora era praticamente gratuita, e autorizou importadores privados de combustível, decisões que coincidem com uma flexibilização da quarentena pela pandemia de coronavírus. O anúncio, feito nesse sábado pelo presidente NICOLÁS MADURO, acontece em um momento de grave escassez de combustível, aprofundada durante a quarentena decretada a partir de 16 de março pela pandemia de Covid-19. O país tem mil 459 casos e 14 mortes. A incorporação de empresários privados à venda de gasolina será combinada com um esquema de subsídios.
Três pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira durante uma operação da Polícia Civil da Bahia contra a empresa que vendeu e não entregou respiradores ao Consórcio do Nordeste. Além das prisões, a operação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A polícia informou que o grupo alvo da ação é especializado em estelionato, através de fraude na venda de equipamentos hospitalares. Conforme apontam as investigações, a empresa recebeu 48 milhões por um conjunto de respiradores, não os entregou e ainda não devolveu o recurso. A polícia detalhou que mais de 100 contas bancárias vinculadas ao grupo foram bloqueadas pela Justiça.
O final de semana foi marcado por atos a favor e contra o presidente JAIR BOLSONARO. Em Brasília e outras capitais, as manifestações ganharam as ruas. Em alguns lugares, como São Paulo e Rio de Janeiro, houve confronto entre os manifestantes e a Polícia Miliar teve que intervir. No Distrito Federal, o presidente BOLSONARO usou um cavalo da PM para acompanhar o ato dos apoiadores. Neste final de semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal comparou a situação do Brasil à Alemanha dos tempos de Hitler. Ele afirmou, em mensagem encaminhada para os colegas do STF, que os seguidores de BOLSONARO “odeiam a democracia” e que defendem a instauração de uma “desprezível e abjeta ditadura” no país.
O ministro das Relações Exteriores, ERNESTO ARAÚJO, divulgou neste domingo, em uma rede social que o Brasil recebeu dois milhões de doses de hidroxicloroquina provenientes dos Estados Unidos. O ministro afirmou que o medicamento foi doado pelos norte-americanos e o Brasil vai colaborar com a pesquisa clínica da hidroxicloroquina e no desenvolvimento de uma vacina. Em nota, o Itamaraty afirmou que a medicamento será usada “como profilático para ajudar a defender enfermeiros, médicos e profissionais de saúde do Brasil contra o vírus”, além do uso no tratamento de brasileiros infectados. Mais cedo, o governo dos Estados Unidos havia anunciado que, em breve, também enviarão mil ventiladores mecânicos para auxiliar no tratamento de brasileiros infectados por Covid-19.
O Governo do Estado realizou uma entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira para detalhar o plano de regionalização do enfrentamento ao coronavírus. A partir de uma ferramenta que mostra os indicadores sobre a evolução da doença, os prefeitos poderão restringir ou flexibilizar atividades nos municípios. Cada área terá a situação definida entre quatro índices, que vão de “baixo” a “gravíssimo”. A classificação será por cores e terá orientações que podem ser seguidas pelos municípios ou regiões. A partir de agora, autoridade sanitária é compartilhada entre município e governo do estado. O governo também liberou o transporte coletivo a partir de oito de junho. Também a partir dessa data serão liberadas atividades presenciais em estágios obrigatórios e aulas práticas em laboratórios de cursos superiores. As aulas presenciais de cursos superiores serão retomadas a partir de seis de julho.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura disse que a recuperação dos blocos que sustentam as pontes Pedro Ivo e Colombro Salles, em Florianópolis, começam nesta segunda-feira. As estruturas ligam a Ilha de Santa Catarina ao Continente. A ordem de serviço com a empresa Teixeira Duarte, que fará as obras, já foi assinada. A construtora é a mesma que trabalha na restauração da Ponte Hercílio Luz. Em fevereiro, um laudo feito a pedido pelo governo do estado confirmou que, sem o reforço, as duas pontes poderiam ser interditadas. Seis das bases das estruturas estão em situação mais delicada, com o concreto caindo, corrosão, ferros expostos, entre outros problemas.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina retoma hoje as atividades presenciais, com a realização das sessões e reuniões das comissões permanentes, incluindo as oitivas da comissão parlamentar de inquérito que investiga a supostas irregularidades na compra de respiradores artificiais pelo Estado. Os trabalhos na Casa foram suspensos por uma semana em virtude da confirmação de um caso de Covid-19 em um servidor, além de outros quatros casos suspeitos. Por isso, as duas sedes da Alesc foram desinfectadas e permaneceram fechadas semana passada. A CPI dos Respiradores se reunirá amanhã, após a sessão ordinária, e na quinta, às 10 horas. Para a reunião de terça, estão programados os depoimentos dos ex-secretários de Saúde, HELTON ZEFERINO, e da Casa Civil, DOUGLAS BORBA; e da ex-superintendente de gestão administrativa da Secretaria de Saúde, MÁRCIA PAULI.
A bancada de deputados estaduais do oeste realizou, na semana passada, mais uma reunião on line ampliada. O encontro virtual contou com a participação dos deputados e com empresários da região. Um dos pontos da pauta foi a preocupação do setor produtivo com a possibilidade de fechamento do comércio e de agroindústrias. Os empresários alertaram para os graves prejuízos econômicos que uma medida como essa poderá causar. O coordenador da bancada, deputado MAURICIO ESKUDLARK defendeu que eventuais paralisações de setores econômicos sejam definidas localmente, com maior autonomia de decisão dos prefeitos. Na última semana, o governador anunciou que a partir de hoje, as região poderão adotar medidas locais de acordo com o avanço da doença.
Os deputados do oeste também cobraram agilidade e flexibilização por parte do Badesc para a concessão de crédito aos empresários. A deputada MARLENE FENGLER esteve no RPN primeira edição de sábado e destacou que o Badesc tem dificultado a obtenção de crédito. A deputada conversou sobre o assunto com o diretor presidente do banco de fomento, EDUARDO DE MACHADO e ele alegou o problema é a falta de dinheiro para atender à demanda. De acordo com MARLENE, o Badesc tinha 50 milhões disponíveis, mas os pedidos chegaram a 400 milhões. A parlamentar citou que a agência trabalha para conseguir recursos com o BNDES e organismos internacionais para conseguir pelo menos mais 200 milhões para as empresas. Ela disse que é preciso avançar nessa questão porque a demanda é muito grande.
As cooperativas de crédito também estão autorizadas a encaminhar a prorrogação das dívidas agrícolas. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, JOEL DE MOURA. Ele participou do programa Boa Tarde Peperi e disse que, além do Banco do Brasil, os agricultores também podem fazer a prorrogação na cooperativa de crédito. No caso dos produtores de leite, o agricultor deve ir até o local onde fez o empréstimo de investimento e formalizar o pedido de prorrogação. Aqueles que não colocaram o leite como atividade principal vão precisar de um laudo técnico para postergar a parcela do investimento que vence neste ano. JOEL destacou que o custeio também pode ser prorrogado, mas a recomendação do sindicato é que os produtores paguem o valor e, se precisarem, façam um novo contrato com a agencia.
Os agricultores que optarem pela prorrogação da dívida do investimento precisam analisar bem essa possibilidade porque isso pode dificultar a acesso a nova linhas de crédito até o final do contrato. O comentário é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, JOEL DE MOURA. Ele explicou que com a prorrogação, a parcela que vence neste ano será postergada para um ano depois da data final do contrato. Se o vencimento final era 2025, a prestação deste ano ficará para 2026. JOEL explicou que se precisar de mais recursos no futuro, o agricultor terá que comprovar a capacidade de financiamento e isso depende do banco ou da cooperativa. Por isso, a prorrogação das dívidas do investimento deve ser bem analisada pelo agricultor. Ele reforçou que as cooperativas de crédito estão autorizada e fazer a prorrogação aqui no município.
O Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste vai retomar nesta semana as cirurgias na área de oftalmologia. De acordo com o diretor do Hospital, RENATO CELANTE, as cirurgias que estavam marcadas para o dia 25 de março serão realizadas na próxima quinta-feira, dia quatro de junho. Para retomar os procedimentos, o hospital precisa respeitar algumas normas, como atender no máximo entre 40 e 60 pacientes por dia. O período de tempo em que as cirurgias serão realizadas será aumentado de uma semana para cerca de duas semanas. O diretor do hospital disse que para março estavam agendados mil 500 procedimentos, mas serão realizados em torno de 860 na próxima semana. O restante das cirurgias será realizado em outra data. Os pacientes que serão atendidos são de 36 municípios da região.
O município de São Miguel do Oeste vai encaminhar 65 pessoas para as cirurgias na área de oftalmologia que serão realizadas no Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste. O informação foi confirmada na manhã de hoje pela secretária de Saúde, GENI GIRELLI. Os procedimentos cirúrgicos eletivos foram suspensos em março em razão da pandemia do coronavírus e serão retomados nesta semana. GENI disse que os pacientes de São Miguel do Oeste serão atendidos quatro, seis, oito, nove e dez de junho. Os moradores estavam na fila de espera pelas cirurgias desde outubro. Eles farão o procedimento para resolver problemas de visão como a catarata.
A pandemia de coronavírus afetou o andamento do programa de combate ao tabagismo desenvolvido pela secretaria municipal de saúde. Com a proibição de atividades em grupo, a secretaria teve que cancelar os encontros com os grupos de fumantes. De acordo com a psicóloga da secretaria de Saúde, BARBARA DA SILVA, os encontros das pessoas que querem deixar de fumar com os profissionais da equipe multiprofissional foram suspensos. As sessões em grupo eram semanais ou quinzenais. A secretaria manteve apenas a entrega dos medicamentos para os fumantes. BARBARA explicou que o programa oferece acompanhamento médico, psicológico e nutricional, além de tratamento medicamentoso para os casos mais graves. As pessoas com interesse em deixar de fumar podem obter outras informações na secretaria municipal de saúde.
O programa de combate ao tabagismo sempre teve uma grande procura. A informação é da psicóloga da secretaria de Saúde, BARBARA DA SILVA. Ela disse que em alguns períodos a secretaria montou mais de um grupo com cerca de 15 participantes. BARBARA citou que a suspensão dos encontros grupais por conta da pandemia do coronavírus interfere no tratamento, já que os fumantes trocam experiências, recebem orientações dos profissionais e podem conseguir um resultado melhor. BARBARA disse que muitas pessoas já conseguiram deixar o vicio depois que participaram do programa. A psicóloga comentou que o município aguarda as definições do Ministério da Saúde para retomar as ações integrais do programa.
Deixar de fumar é uma questão muito difícil e que exige muito esforço das pessoas. A observação é da psicóloga da secretaria de Saúde, BARBARA DA SILVA. Ela explicou que existe um sofrimento psíquico e uma ansiedade por trás do ato de fumar e isso torna a superação do vício uma tarefa ainda mais complicada. BARBARA citou que as pessoas preferem anestesiar a realidade com o tabaco do que conviver com ela e enfrentar a real causa dos problemas. Ela disse que as pessoas que conseguem largar o cigarro o fazem porque tem uma razão e um propósito maior. Ontem, foi comemorado o dia mundial sem tabaco e a data deve servir de reflexão para os malefícios do cigarro e a importância de buscar ajuda para superar esse problema.
Apenas um caso de coronavírus foi confirmado em São Miguel do Oeste neste final de semana. Uma mulher de 45 anos diagnosticada com a doença. Ela apresentou sintomas respiratórios e fez o teste rápido que confirmou Covid-19. O município tem 61 casos confirmados. Sete pacientes já se recuperaram. 54 pessoas que testaram positivo permanecem em isolamento domiciliar. 519 pessoas que fizeram o teste tiveram a doença descartada. O município segue sem nenhum caso de internação hospitalar por Covid-19.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste recebeu, neste final de semana, dez respiradores para a ampliação dos leitos de UTI. Os equipamentos, adquiridos pelo governo do estado, chegaram na manhã de sábado. Os aparelhos chegaram por volta das 11 horas no aeroporto Helio Wassum e foram levados para a unidade de saúde que fica no bairro São Gotardo. Os equipamentos fazem parte dos 100 respiradores que o Governo do Estado adquiriu junto à WEG S.A, empresa de Jaraguá do Sul. As fotos e vídeos da entrega estão disponíveis no portal da Peperi. O hospital Regional conta com nove leitos de UTI para Covid-19 e outros nove leitos para outras patologias. Com os 10 novos respiradores, serão 28 leitos disponíveis no total.
Os 10 novos leitos de UTI com os respiradores cedidos pelo estado serão instalados em uma unidade de enfermaria já utilizada exclusivamente para pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19. A informação é do diretor geral do Hospital, JEFERSON GOMES. Ele explicou que o hospital está organizando o local com os demais equipamentos como monitores, camas e bombas de infusão. Também será necessário formar uma nova escala de equipe assistencial e de apoio. Além dos leitos de UTI, o Hospital conta com 27 leitos de enfermaria para pacientes com a Covid-19. Neste sábado, a unidade hospitalar estava com um paciente suspeito internado em enfermaria.
Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo neste final de semana em Anchieta. O fato ocorreu na Linha Gaúcha, interior do município e foi atendido pela guarnição local com apoio do Pelotão de Patrulhamento Tático de São Miguel do Oeste. Os policias estavam abordando veículos durante a operação Hórus e acabaram encontrando uma arma de fogo em um dos carros. A PM apreendeu um revólver calibre 32 carregado com seis munições, além de três munições acondicionadas no coldre da arma. O condutor do carro foi preso em flagrante. O veículo foi notificado e recolhido ao pátio conveniado, pois apresentava débitos de licenciamento desde 2016.
A Polícia Militar atendeu uma série de ocorrências de aglomeração de pessoas e desrespeito às normas de prevenção ao coronavírus previstas em decreto estadual neste final de semana. Em Iporã do Oeste, a PM flagrou um grupo de 10 pessoas em uma propriedade rural por volta das 11 horas da noite de sexta-feira. Além disso, eles estavam perturbando os vizinhos por meio de algazarra. Todos foram identificados e vão responde a um termo circunstanciado. Em Descanso, a guarnição da Polícia Militar atendeu outra ocorrência de aglomeração e perturbação do sossego nas proximidades de um posto de combustível. No local, seis homens estavam consumindo bebida alcoólica e o proprietário de um caminhão se recusou a oferecer documentação e a baixar o som do veículo. Ele ainda ameaçou e empurrou o Policial Militar. O homem foi algemado e levado para a delegacia.
Em São Miguel do Oeste, a Polícia Militar flagrou duas festas particulares neste final semana. O primeiro caso foi por volta das duas horas da madrugada de sábado na rua Florianópolis. A PM foi verificar uma denúncia de perturbação do trabalho ou sossego alheio e encontrou dez pessoas, todas sem máscaras, em uma residência. Elas hesitaram em acatar as ordensdos policiais e assinaram um Termo circunstanciado para prestar explicações ao juiz da comarca. Na madrugada de ontem, por volta das seis horas, a Polícia Militar localizou mais uma festa particular no interior do município. No local, foram encontradas 20 pessoas sem o uso de máscara, com som alto e sem respeitar o distanciamento mínimo. Como o responsável pela festa tinha 17 anos, a PM acionou o
o Conselho Tutelar para acompanhar a ocorrência. Três das 20 pessoas eram menores de idade e haviam consumido bebidas alcóolica. Todos vão responder criminalmente por infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.
Um adolescente de 15 anos foi apreendido pela Polícia Militar depois de tentar arrombar uma residência neste final de semana. O crime aconteceu por volta das três horas da madrugada de ontem na rua Santo Molin, centro da cidade. Um morador acionou a Polícia Militar e relatou que uma pessoa, que estaria vestida com uma calça preta e camisa branca, teria tentado invadir uma residência. A PM fez buscar e acabou localizando um adolescente com as característica repassadas ao telefone 190. O menor de 15 anos vai responder a um procedimento de apuração de ato infracional por tentativa de furto em residência.
A Polícia Militar recuperou um veículo que havia sido furtado neste final de semana em Maravilha. Um homem furtou um Pálio Weekend naquele município e o vendeu em São Miguel do Oeste. O homem que comprou o carro furtado explicou que deu um veículo Corsa no negócio e mais dois mil reais em dinheiro. Quando percebeu que o carro que havia comprado era furado, ele acionou a Polícia Militar. O veículo foi recolhido do local e registrado boletim de ocorrência. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Um acidente deixou uma pessoa ferida neste sábado no bairro São Luiz. A colisão aconteceu por volta das 11 e meia na rua Florianópolis e envolveu uma Courier e uma motocicleta. Com o impacto, o homem que conduzia a Biz bateu no para-brisa do carro e sofreu ferimentos generalizados. Os bombeiros foram acionados, prestaram os primeiros socorros e levaram a vítima para o Hospital Regional. A Polícia Militar também foi acionada e fez todos os levantamento necessários. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.
Um homem morreu em um acidente de trânsito neste final de semana na SC 163. A colisão aconteceu por volta da meia noite e trinta de ontem na Linha Aparecida emIporã do Oeste e envolveu um caminhão leiteiro de Itapiranga e um veículo Ágile de Iporã do Oeste. O motorista do carro ficou preso às ferragens e teve uma parada cardiorrespiratória. O homem também sofreu um ferimento grave na cabeça. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital. VALCIR HILGERT, de 51 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. O motorista foi sepultado ontem à tarde em Iporã do Oeste.