-DEPOIS DE UMA SEMANA FECHADA, ALESC RETOMA ATIVIDADES HOJE
-BRASIL RECEBE DOIS MILHÕES DE DOSES DE CLOROQUINA DOS ESTADOS UNIDOS
-INSTITUTO SANTÉ ASSUME HOJE HOSPITAL DE ITAPIRANGA
-AGROINDÚSTRIAS TEM EXIGÊNCIAS FLEXIBILIZADAS
-ESCOLA PORTO NOVO TEM DESAFIO NO ENSINO A DISTÂNCIA EM TEMPO INTEGRAL
-SINDICATO COMPLETA 53 ANOS COM NOVOS DESAFIOS PARA AGRICULTURA
-CRIANÇA DE QUATRO ANOS DESAPARECE EM MILHARAL E MOBILIZA BOMBEIROS E PM
-HOMEM MORRE EM COLISÃO FRONTAL ENTRE CARRO E CAMINHÃO NA SC 163
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
O primeiro-ministro da Espanha, PEDRO SÁNCHEZ, anunciou neste domingo uma prorrogação até 21 de junho do estado de alerta contra o coronavírus, que permite restringir a mobilidade da população durante a flexibilização do confinamento. A medida que deve ser ratificada pelo Congresso na quarta-feira. Durante coletiva de imprensa ele celebrou o fato de o país estar "a ponto de chegar a um bom porto" depois de controlar a epidemia. Agora o governo solicitará uma nova prorrogação por mais duas semanas do estado de alerta, um instrumento que considera indispensável para limitar o direito à livre circulação e assim garantir o fim ordenado e gradual do confinamento da população, iniciado em 14 de março.
Os Estados Unidos registraram neste domingo o sexto dia de protestos pela morte do afro-americano GEORGE FLOYD, de 46 anos, morto por policiais brancos da cidade de Minneapolis, capital de Minnesota. Atos pacíficos se alternaram com distúrbios violentos, que contaram com saques e vandalismo. A polícia e a Guarda Nacional entraram em confronto com manifestantes e realizaram prisões, mas também participaram de momentos emocionantes. A cidade de Washington foi palco de manifestações durante todo o domingo e que atravessaram a madrugada desta segunda-feira. Manifestantes atearam fogo em barricadas montadas em ruas próximas à Casa Branca. Os protestos foram reprimidos pela polícia com gás lacrimogênio, gás de pimenta e bombas de efeito moral.
A Venezuela aplicará a partir de hoje novas tarifas na gasolina, que até agora era praticamente gratuita, e autorizou importadores privados de combustível, decisões que coincidem com uma flexibilização da quarentena pela pandemia de coronavírus. O anúncio, feito nesse sábado pelo presidente NICOLÁS MADURO, acontece em um momento de grave escassez de combustível, aprofundada durante a quarentena decretada a partir de 16 de março pela pandemia de Covid-19. O país tem mil 459 casos e 14 mortes. A incorporação de empresários privados à venda de gasolina será combinada com um esquema de subsídios.
Três pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira durante uma operação da Polícia Civil da Bahia contra a empresa que vendeu e não entregou respiradores ao Consórcio do Nordeste. Além das prisões, a operação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A polícia informou que o grupo alvo da ação é especializado em estelionato, através de fraude na venda de equipamentos hospitalares. Conforme apontam as investigações, a empresa recebeu 48 milhões por um conjunto de respiradores, não os entregou e ainda não devolveu o recurso. A polícia detalhou que mais de 100 contas bancárias vinculadas ao grupo foram bloqueadas pela Justiça.
O final de semana foi marcado por atos a favor e contra o presidente JAIR BOLSONARO. Em Brasília e outras capitais, as manifestações ganharam as ruas. Em alguns lugares, como São Paulo e Rio de Janeiro, houve confronto entre os manifestantes e a Polícia Miliar teve que intervir. No Distrito Federal, o presidente BOLSONARO usou um cavalo da PM para acompanhar o ato dos apoiadores. Neste final de semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal comparou a situação do Brasil à Alemanha dos tempos de Hitler. Ele afirmou, em mensagem encaminhada para os colegas do STF, que os seguidores de BOLSONARO “odeiam a democracia” e que defendem a instauração de uma “desprezível e abjeta ditadura” no país.
O ministro das Relações Exteriores, ERNESTO ARAÚJO, divulgou neste domingo, em uma rede social que o Brasil recebeu dois milhões de doses de hidroxicloroquina provenientes dos Estados Unidos. O ministro afirmou que o medicamento foi doado pelos norte-americanos e o Brasil vai colaborar com a pesquisa clínica da hidroxicloroquina e no desenvolvimento de uma vacina. Em nota, o Itamaraty afirmou que a medicamento será usada “como profilático para ajudar a defender enfermeiros, médicos e profissionais de saúde do Brasil contra o vírus”, além do uso no tratamento de brasileiros infectados. Mais cedo, o governo dos Estados Unidos havia anunciado que, em breve, também enviarão mil ventiladores mecânicos para auxiliar no tratamento de brasileiros infectados por Covid-19.
O Governo do Estado realizou uma entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira para detalhar o plano de regionalização do enfrentamento ao coronavírus. A partir de uma ferramenta que mostra os indicadores sobre a evolução da doença, os prefeitos poderão restringir ou flexibilizar atividades nos municípios. Cada área terá a situação definida entre quatro índices, que vão de “baixo” a “gravíssimo”. A classificação será por cores e terá orientações que podem ser seguidas pelos municípios ou regiões. A partir de agora, autoridade sanitária é compartilhada entre município e governo do estado. O governo também liberou o transporte coletivo a partir de oito de junho. Também a partir dessa data serão liberadas atividades presenciais em estágios obrigatórios e aulas práticas em laboratórios de cursos superiores. As aulas presenciais de cursos superiores serão retomadas a partir de seis de julho.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura disse que a recuperação dos blocos que sustentam as pontes Pedro Ivo e Colombro Salles, em Florianópolis, começam nesta segunda-feira. As estruturas ligam a Ilha de Santa Catarina ao Continente. A ordem de serviço com a empresa Teixeira Duarte, que fará as obras, já foi assinada. A construtora é a mesma que trabalha na restauração da Ponte Hercílio Luz. Em fevereiro, um laudo feito a pedido pelo governo do estado confirmou que, sem o reforço, as duas pontes poderiam ser interditadas. Seis das bases das estruturas estão em situação mais delicada, com o concreto caindo, corrosão, ferros expostos, entre outros problemas.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina retoma hoje as atividades presenciais, com a realização das sessões e reuniões das comissões permanentes, incluindo as oitivas da comissão parlamentar de inquérito que investiga a supostas irregularidades na compra de respiradores artificiais pelo Estado. Os trabalhos na Casa foram suspensos por uma semana em virtude da confirmação de um caso de Covid-19 em um servidor, além de outros quatros casos suspeitos. Por isso, as duas sedes da Alesc foram desinfectadas e permaneceram fechadas semana passada. A CPI dos Respiradores se reunirá amanhã, após a sessão ordinária, e na quinta, às 10 horas. Para a reunião de terça, estão programados os depoimentos dos ex-secretários de Saúde, HELTON ZEFERINO, e da Casa Civil, DOUGLAS BORBA; e da ex-superintendente de gestão administrativa da Secretaria de Saúde, MÁRCIA PAULI.
Instituto Santé assume hoje administração do hospital de Itapiranga. O evento com assinatura de contrato de locação do Hospital Sagrada Família ocorre às 14 horas desta segunda-feira. O presidente do Instituto Santé, TÉRCIO KASTEN, estará presente para anunciar investimentos, especialidade e os desafios do Instituto para ampliar o atendimento. Por 70 anos o hospital foi gerenciado pelas Irmãs da Divina Providência e na sequência passou para a iniciativa privada. Após 11 a direção muda novamente. O Instituto Santé administra vários hospitais em Santa Catarina, incluindo o regional de São Miguel do Oeste.
Sindi acompanha situação dos servidores após medidas de contenção de gastos anunciadas pelas prefeituras. A presidente da entidade que atua em nove municípios da região, GRAZIELA HALWASS afirma que houve projetos nas câmaras prevendo algumas medidas, conforme o município, que atingem algumas classes, principalmente no quadro da educação. Ela lembra que uma delas previa redução da carga horária e salário dos professores ACTS. Ela citou o caso de SJCedro cuja matéria permitia a prefeitura a reduzir salários e exonerar servidores temporários. No entanto, houve mudanças no texto e não ocorreram demissões. A presidente afirma que graças a mobilização do magistério junto aos vereadores e administração, foi possível reverter a situação. Ela comenta que há municípios que optaram em baixar salário dos comissionados, conforme sugestão do sindicato. Em Princesa houve redução de 50 por cento do salário dos segundos professores enquanto eles estiveram trabalhando em casa.
Sindicato busca parcerias no comércio para contemplar funcionalismo. A presidente do Sindi GRAZIELA HALWASS destaca que o objetivo é oferecer descontos em lojas, mercados, farmácias. Além disso, estão sendo negociados convênios com profissionais de saúde como médicos, dentistas, psicólogos. Ela revela que a entidade sindical busca também um convênio com a Unimed para planos de saúde. No momento foram enviadas informações sobre o quadro de sócios em cada município para que a empresa repasse as tabelas de valores. Segundo GRAZIELA, simultaneamente é feita a negociação com as prefeituras apesar do momento de crise e incertezas por conta do setor da saúde e econômico. A pauta é elaborada no começo do ano e os reajustes foram pagos nos primeiros meses em quase todos os municípios. Dionísio Cerqueira iria aplicar a reposição em março, mas, diante da situação, houve veto ao projeto por recomendação do Ministério Público.
Secretaria de Saúde de Tunápolis retoma atendimentos na pediatria e ginecologia. O secretário, AQUILES BAMBERG, explica que a retomada destes atendimentos se faz necessária em função das demandas de recém nascidos com algum problema mais sério, e consultas agendadas ainda antes da pandemia. BAMBERG destaca que as consultas de pediatria serão realizadas no hospital, mediante agendamento. Ele comenta que nesta semana será lançado o credenciamento para retomar atendimentos de ginecologista, atendendo inicialmente a lista de espera que já havia com a suspensão das consultas. Da mesma forme, a ginecologista fará os atendimentos em uma sala do hospital. O secretário de Saúde lembra que a unidade mantém o atendimento de pacientes com sintomas gripais de manhã, e a tarde os demais casos.
São João do Oeste desenvolve ferramenta permanente para facilitar processo de ensino e aprendizagem a distancia. Conforme a secretária de Educação, SILVANE BAUMGARTEM, além do material impresso que está sendo entregue as famílias, também foi desenvolvida uma plataforma de ambiente virtual de aprendizagem para o contato direto com as famílias e alunos. A secretária destaca que inicialmente a ferramenta está sendo oferecida para alunos do quarto e quinto ano. No momento, SILVANE cita que os professores estão recebendo uma capacitação para melhorar a interação com as famílias, e uma professora já está desenvolvendo este trabalho. Por meio da plataforma, a secretária diz que o professor tem a possibilidade de realizar vídeo aulas para a socialização dos conteúdos ao vivo. Nesta ferramenta também podem ser postados vídeos, conteúdos e avaliações.
SILVANE BAUMGARTEM diz que a avaliação sobre a forma como as aulas a distância estão sendo conduzidas tem sido positiva em São João do Oeste. A secretária de Educação diz que mesmo com a retomada das aulas presenciais, quando isso ocorrer, a plataforma de ambiente virtual de aprendizagem será uma ferramenta permanente de suporte ao processo de ensino aprendizagem. Gradativamente, SILVANE diz que a plataforma será expandida para as outras turmas, abrangendo também os alunos menores. Ela avalia que como o virtual está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, essa ferramenta também pode ser aproveitada para aprimorar essa nova forma de ensino e aprendizagem. Aproveitando o período sem aulas, a secretária cita que estão sendo realizadas melhorias no Centro de Educação Infantil Jesus Menino, e no Centro Educacional São João do Oeste. Também foram adquiridos novos parques infantis para estas duas escolas.
Em função de prejuízos com a pandemia, agroindústrias tem exigências flexibilizadas. O veterinário responsável pela inspeção municipal, EDUARDO DOTTO, destaca que a pandemia e a paralisação de várias atividades refletiram principalmente nas pequenas indústrias, como embutidos, laticínios e de ovos. Ele explica que isso ocorreu principalmente pela retração no consumo, porque o consumidor passou a optar somente por produtos essenciais como forma de reduzir os custos. O veterinário destaca que o serviço de inspeção continua sendo feito com a fiscalização e orientação dos proprietários, além da coleta dos produtos para as análises laboratoriais. DOTTO enfatiza que para aquelas agroindústrias em que havia sido solicitada a troca de algum equipamento ou itens não essenciais no momento e que não coloquem em risco a sanidade dos produtos, estas exigências estão sendo prorrogadas como forma de auxílio.
Para o veterinário, responsável pela inspeção municipal em Tunápolis, a questão burocrática acaba barrando muitos projetos. EDUARDO DOTTO cita que na produção de alimentos de origem animal, para produzir, por exemplo, pescados, queijo artesanal ou salame, além de uma estrutura física mínima, o estabelecimento precisa de um responsável técnico que assina e responde pelos produtos. Para obter a inspeção que possibilita a venda local, estadual ou nacional, DOTTO afirma que esse profissional se torna indispensável, o que para pequenas agroindústrias acaba sendo inviável. Para compensar o custo, o volume de produção precisa ser grande. O responsável pela inspeção municipal sugere que se houvesse um servidor, como zootecnista ou agrônomo, disponibilizado pela prefeitura mais empreendimentos poderiam ser concretizados. Sem tanta saída, outro problema é o aumento nos estoques das agroindústrias e também do custo de produção.
Escola de tempo integral enfrenta desafio em período de pandemia para ensino a distância. Profissionais da educação e alunos precisam de ajustes na rotina. O diretor da escola Porto Novo de Itapiranga, PAULO LUDWIG lembra que o projeto iniciou em seis de abril por determinação da Secretaria de Estado da Educação. Ele considera que o desafio da escola é diferenciado por ser em tempo integral com 23 disciplinas que exige amplo planejamento e formas de atender e demanda. O diretor observa que foi preciso mudar todo o processo de educação para viabilizar o repasse dos conteúdos a distância. LUDWIG relata dificuldade maior em algumas séries e temas abordados sendo necessário maior empenho dos professores para adaptações das técnicas pedagógicas para superar as adversidades.
Envolvimento das famílias é fundamental no ensino a distância. Segundo o diretor o aproveitamento não é o mesmo do ensino presencial, porém a dedicação de pais, alunos e professores compensa a ausência do contato presencial nas escolas. PAULO LUDWIG diz que a participação dos pais tem sido importante neste processo. Ele admite dificuldades em decorrência do trabalho durante o dia e ainda ter dedicação aos estudos dos filhos a noite. De modo geral os pais estão colaborando. Em algumas situações é preciso interferência da direção da escola ou dos professores. Alunos do primeiro ao quinto ano possuem maior dependência. Nas séries finais do ensino fundamental os estudantes assumem mais a responsabilidade. PAULO LUDWIG relata problema com atraso na entrega dos trabalhos e nestes casos é necessário a interferência do pais para evitar distrações dos filhos. agenda para garantir a sequência das atividades exigidas pela grade escolar.
Sindicato completa 53 anos com novos desafios em políticas públicas para agricultura. Prestação de serviços segue como destaque aos agricultores. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga completou 53 anos de atividades na semana passada e projeta suas ações diante de novos cenários. Com atuação em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste, o sindicato tem histórico de conquistas para a categoria produtora de alimentos. Conforme o presidente, NESTOR HAMMERSCHMITT, a área de atuação é referência mundial na produção de frango e suínos e já se destaca pela certificação de propriedades, principalmente de gado na atividade de leite. Ele cita que a profissionalização na atividade agrícola vem gerando maior investimento no setor. O sindicalista demonstra preocupação com a alta considerada no custo de produção que reduz a margem de lucro causando aflição no setor agrícola.
NESTOR HAMMERCHMITT diz que o movimento sindical ainda tem relevante importância aos agricultores. O presidente justifica a atuação sindical por ser responsável no enquadramento de linhas do Pronaf e Pronamp, além de realizar contratos e oferecer serviços na linha previdenciária com garantia de benefícios. O presidente relata uma série de benefícios que o sindicato oferece aos agricultores e também chama atenção que até o dia três de julho aceita pedidos de semente de milho das variedades Catarina, Fortuna e Colorado com embalagens e dois quilos e de 10 quilos. São variedades desenvolvidas pela Epagri e que proporcionam alto rendimento em sementes que não são transgênicas. HAMMERSCHMITT informa que também estão disponíveis variedade de mudas de árvores frutíferas.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais lamenta a lentidão em confirmar benefícios aos agricultores. NESTOR HAMMERSCHMITTT diz que que muito se falou em compensação em virtude das perdas provocadas pela estiagem, porém até o momento nenhum valor foi liberado. O presidente cita ainda que os agricultores da região Extremo Oeste de Santa Catarina que foram afetados pela pandemia da Covid-19 ainda enfrentam dificuldades em negociação das dívidas. Ele lembra que até o momento somente poderão renegociar suas dívidas com o Banco do Brasil. O sindicato aguarda liberação para os agricultores negociais suas dívidas com as cooperativas de crédito. De acordo com HAMMERSCHMITT o pedido mais simplificado ocorre exclusivamente para a área leiteira.
Casal é detido portando pistola na fronteira. Na tarde de sábado em ação da Operação Hórus, Policiais Militares realizavam patrulhamento na cidade de Barracão, quando abordaram um Astra com um condutor e uma passageira. Com a passageira, uma mulher de 19 anos foi encontrada uma pistola calibre. 380 carregada com oito munições intactas. Por não conterem documentação de posse/porte da arma de fogo, o casal, arma e munições foram encaminhados aos procedimentos cabíveis.
Criança de quatro anos desaparece em meio a milharal e mobiliza Bombeiros e PM. Foi por volta das 17 horas de ontem, na comunidade da Linha Cotovelo, interior de Itapiranga. O Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar buscas de uma criança desaparecida em meio a um milharal. Segundo o pai, a menina o acompanhava em caminhada para conferir a lavoura de milho quando simplesmente desapareceu em meio à plantação. A guarnição da Polícia Militar também atuou na ocorrência que ainda teve a participação de familiares e vizinhos. As equipes realizaram as buscas em uma área de aproximadamente 10 hectares e próximo das 18 horas encontraram a criança. Ela bastante assustada e molhada devido à chuva. A menina foi entregue aos pais sem ferimentos.
Idoso é assaltado dentro de casa no Bairro Floresta. Por volta das 22 horas deste sábado a PM foi acionada para atender um furto em residência em Dionísio Cerqueira. Segundo informações o autor entrou na casa pela janela do quarto que estava encostada. No local reside apenas um idoso de aproximadamente 70 anos de idade. Ele relatou que estava na sala quando avistou o ladrão já dentro do imóvel. Foram levados um celular Samsung J7, um relógio de pulso e uma carteira com dinheiro e os documentos da vítima. O idoso tentou gritar por socorro, mas, o bandido fugiu correndo. A Polícia Militar realizou buscas nas ruas e bairros próximos, no entanto, não localizou nenhum suspeito. Foi então confeccionado um Boletim de Ocorrência.
Homem é preso logo após vender carro furtado. Um Pálio Weekend foi furtado em residência na Linha Água Parada, interior de Maravilha, no sábado. A vítima disse para a Polícia Militar que chegou à casa de manhã, percebeu que a residência estava arrombada e o carro havia sumido. Um inquilino foi indicado como suspeito, já que ele conhecia a rotina do proprietário. De acordo com a PM, com as características foram feitas buscas ao homem. A partir de informações coletadas foi descoberto que logo após o furto do carro o autor foi até SMOeste onde fez a venda. Porém, a pessoa que comprou soube em seguida que o carro era objeto de furto e chamou a polícia. Ele teria dado um Corsa e dois mil reais no negócio. Em Tigrinhos, um policial militar, que estava de folga, reconheceu o suspeito andando pela SC-492. Ele acionou reforço e o homem foi preso. O ladrão confessou que furtou e vendeu o carro e vai responder por furto qualificado.
Colisão deixa motociclista ferido em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 11h30 deste sábado, 30, na rua Florianópolis, bairro São Luís. Segundo apurado com o condutor da Courier, ele seguia pela rua Florianópolis, sentido centro, quando o motociclista invadiu sua preferencial, causando a colisão. Ele também contou que tentou segurar mas não foi possível evitar o choque. Com o impacto, o homem que conduzia uma Biz, bateu no para-brisa do carro e sofreu ferimentos pelo corpo. Os bombeiros foram acionados, imobilizaram a vítima e depois a conduziram para o Hospital Regional. A Polícia Militar também foi acionada e fez todos os levantamentos necessários.
Motociclista fica ferido em queda no interior. Um homem, de 59 anos, sofreu uma queda de motocicleta na SC-161, Linha Sede Ouro, interior de Romelândia, neste sábado à noite. O Corpo de Bombeiros Militar de Anchieta atendeu a ocorrência por volta das 19h40. No local, o condutor foi encontrado caído em uma valeta no acostamento da estrada e sem capacete. O homem disse que sentia dores na coluna e cabeça. Conforme os bombeiros, a vítima apresentava ferimentos na cabeça com muito sangramento, além de ferimentos no rosto. Os sinais vitais estavam estáveis. O homem foi conduzido ao hospital de Romelândia.
Homem morre em colisão frontal entre carro e caminhão na SC 163. O acidente ocorreu na madrugada deste domingo, por volta da meia noite e meia, na SC 163, na linha Aparecida, Iporã do Oeste. Conforme a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, a colisão frontal envolveu um caminhão leiteiro de Itapiranga e um veículo Agile de Iporã do Oeste. O caminhão trafegava no sentido a Iporã do Oeste, e o carro fazia o sentido contrário. O motorista do caminhão, de 35 anos, não se feriu e não necessitou de atendimento médico. Os bombeiros de Iporã do Oeste atenderam o motorista do carro, que estava preso as ferragens e em parada cardiorrespiratória, apresentando ferimento contuso no crânio. Durante o deslocamento ao hospital os socorristas realizaram manobras de reanimação, o que teve continuidade na chegada ao hospital pela equipe médica, porém sem sucesso. O motorista do Agile, VALCIR HILGERT, 51 anos, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.