-DEPOIS DE UMA SEMANA FECHADA, ALESC RETOMA ATIVIDADES HOJE
-BRASIL RECEBE DOIS MILHÕES DE DOSES DE CLOROQUINA DOS ESTADOS UNIDOS
-HOSPITAL ORGANIZA RETOMADA DOS MUTIRÕES DE CIRURGIAS
-CONSAD AJUDA EMPRESAS NA CONQUISTA DO SELO PARA VENDA EM TODO PAÍS
-PREFEITURA RECEBE A PRIMEIRA PARCELA DO PROJETO DA ELETROBRÁS
-SINDI BUSCA PARCERIAS NO COMÉRCIO PARA CONTEMPLAR FUNCIONALISMO
-SJCEDRO RECEBE 270 MIL PARA AQUISIÇÃO DE MICRO-ÔNIBUS
-COMARCA REALIZA PRIMEIRA AUDIÊNCIA 100% VIRTUAL
-HOMEM ACABA PRESO LOGO APÓS VENDER CARRO FURTADO
-COLISÃO ENTRE CAMINHÃO LEITEIRO E CARRO MATA MOTORISTA
O tempo está chuvoso e instável na região. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
O primeiro-ministro da Espanha, PEDRO SÁNCHEZ, anunciou neste domingo uma prorrogação até 21 de junho do estado de alerta contra o coronavírus, que permite restringir a mobilidade da população durante a flexibilização do confinamento. A medida que deve ser ratificada pelo Congresso na quarta-feira. Durante coletiva de imprensa ele celebrou o fato de o país estar "a ponto de chegar a um bom porto" depois de controlar a epidemia. Agora o governo solicitará uma nova prorrogação por mais duas semanas do estado de alerta, um instrumento que considera indispensável para limitar o direito à livre circulação e assim garantir o fim ordenado e gradual do confinamento da população, iniciado em 14 de março.
Os Estados Unidos registraram neste domingo o sexto dia de protestos pela morte do afro-americano GEORGE FLOYD, de 46 anos, morto por policiais brancos da cidade de Minneapolis, capital de Minnesota. Atos pacíficos se alternaram com distúrbios violentos, que contaram com saques e vandalismo. A polícia e a Guarda Nacional entraram em confronto com manifestantes e realizaram prisões, mas também participaram de momentos emocionantes. A cidade de Washington foi palco de manifestações durante todo o domingo e que atravessaram a madrugada desta segunda-feira. Manifestantes atearam fogo em barricadas montadas em ruas próximas à Casa Branca. Os protestos foram reprimidos pela polícia com gás lacrimogênio, gás de pimenta e bombas de efeito moral.
A Venezuela aplicará a partir de hoje novas tarifas na gasolina, que até agora era praticamente gratuita, e autorizou importadores privados de combustível, decisões que coincidem com uma flexibilização da quarentena pela pandemia de coronavírus. O anúncio, feito nesse sábado pelo presidente NICOLÁS MADURO, acontece em um momento de grave escassez de combustível, aprofundada durante a quarentena decretada a partir de 16 de março pela pandemia de Covid-19. O país tem mil 459 casos e 14 mortes. A incorporação de empresários privados à venda de gasolina será combinada com um esquema de subsídios.
Três pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira durante uma operação da Polícia Civil da Bahia contra a empresa que vendeu e não entregou respiradores ao Consórcio do Nordeste. Além das prisões, a operação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A polícia informou que o grupo alvo da ação é especializado em estelionato, através de fraude na venda de equipamentos hospitalares. Conforme apontam as investigações, a empresa recebeu 48 milhões por um conjunto de respiradores, não os entregou e ainda não devolveu o recurso. A polícia detalhou que mais de 100 contas bancárias vinculadas ao grupo foram bloqueadas pela Justiça.
O final de semana foi marcado por atos a favor e contra o presidente JAIR BOLSONARO. Em Brasília e outras capitais, as manifestações ganharam as ruas. Em alguns lugares, como São Paulo e Rio de Janeiro, houve confronto entre os manifestantes e a Polícia Miliar teve que intervir. No Distrito Federal, o presidente BOLSONARO usou um cavalo da PM para acompanhar o ato dos apoiadores. Neste final de semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal comparou a situação do Brasil à Alemanha dos tempos de Hitler. Ele afirmou, em mensagem encaminhada para os colegas do STF, que os seguidores de BOLSONARO “odeiam a democracia” e que defendem a instauração de uma “desprezível e abjeta ditadura” no país.
O ministro das Relações Exteriores, ERNESTO ARAÚJO, divulgou neste domingo, em uma rede social que o Brasil recebeu dois milhões de doses de hidroxicloroquina provenientes dos Estados Unidos. O ministro afirmou que o medicamento foi doado pelos norte-americanos e o Brasil vai colaborar com a pesquisa clínica da hidroxicloroquina e no desenvolvimento de uma vacina. Em nota, o Itamaraty afirmou que a medicamento será usada “como profilático para ajudar a defender enfermeiros, médicos e profissionais de saúde do Brasil contra o vírus”, além do uso no tratamento de brasileiros infectados. Mais cedo, o governo dos Estados Unidos havia anunciado que, em breve, também enviarão mil ventiladores mecânicos para auxiliar no tratamento de brasileiros infectados por Covid-19.
O Governo do Estado realizou uma entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira para detalhar o plano de regionalização do enfrentamento ao coronavírus. A partir de uma ferramenta que mostra os indicadores sobre a evolução da doença, os prefeitos poderão restringir ou flexibilizar atividades nos municípios. Cada área terá a situação definida entre quatro índices, que vão de “baixo” a “gravíssimo”. A classificação será por cores e terá orientações que podem ser seguidas pelos municípios ou regiões. A partir de agora, autoridade sanitária é compartilhada entre município e governo do estado. O governo também liberou o transporte coletivo a partir de oito de junho. Também a partir dessa data serão liberadas atividades presenciais em estágios obrigatórios e aulas práticas em laboratórios de cursos superiores. As aulas presenciais de cursos superiores serão retomadas a partir de seis de julho.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura disse que a recuperação dos blocos que sustentam as pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, em Florianópolis, começam nesta segunda-feira. As estruturas ligam a Ilha de Santa Catarina ao Continente. A ordem de serviço com a empresa Teixeira Duarte, que fará as obras, já foi assinada. A construtora é a mesma que trabalha na restauração da Ponte Hercílio Luz. Em fevereiro, um laudo feito a pedido pelo governo do estado confirmou que, sem o reforço, as duas pontes poderiam ser interditadas. Seis das bases das estruturas estão em situação mais delicada, com o concreto caindo, corrosão, ferros expostos, entre outros problemas.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina retoma hoje as atividades presenciais, com a realização das sessões e reuniões das comissões permanentes, incluindo as oitivas da comissão parlamentar de inquérito que investiga a supostas irregularidades na compra de respiradores artificiais pelo Estado. Os trabalhos na Casa foram suspensos por uma semana em virtude da confirmação de um caso de Covid-19 em um servidor, além de outros quatros casos suspeitos. Por isso, as duas sedes da Alesc foram desinfectadas e permaneceram fechadas semana passada. A CPI dos Respiradores se reunirá amanhã, após a sessão ordinária, e na quinta, às 10 horas. Para a reunião de terça, estão programados os depoimentos dos ex-secretários de Saúde, HELTON ZEFERINO, e da Casa Civil, DOUGLAS BORBA; e da ex-superintendente de gestão administrativa da Secretaria de Saúde, MÁRCIA PAULI.
Hospital de SJCedro recebe investimentos para ampliar atendimentos. Conforme a diretora, MÔNICA CANTON DE TOLEDO, há alguns dias está ocorrendo a pintura da fachada com objetivo não apenas de melhorar o aspecto visual, mas também, possibilitar que sejam feitas novas parcerias com instituto de incrementar as receitas. A pintura já chega a 60 por cento e foi possível devido as campanhas feitas por entidades. Foram arrecadados no primeiro momento cerca de 25 mil reais para as melhorias que também abrangem outros problemas pontuais na estrutura. Citou ainda a venda de quadros que foram doados por voluntários que resultaram na conquista de mais recursos. MONICA destaca que a expectativa está para retomada de consultas, exames e cirurgias. Como já havia algumas procedimentos marcados os pacientes estão sendo chamados. O hospital de SJCedro realiza cirurgias gerais, partos, cirurgias de hérnia e ginecológicas. Os mutirões de otorrino e ortopedia também serão retomados.
Região possui 22 agroindústrias com SISB através do Consad. De acordo com a administradora do consórcio ELIZETE SIMIONI, a atuação abrange 30 municípios do três estado do sul e realiza busca constante pela liberação do selo. Lembra que o certificado permite que a empresa possa vender seus produtos de origem animal para todo Brasil. Ela estima que juntas as mais de 20 agroindústrias tenham um leque de 300 tipos de mercadorias. Já no SIM que trata da inspeção municipal, para vendas no âmbito local, são 80 empresas de todos os portes. Existem algumas em processo final. A administradora percebe um aumento na formalização de empresas familiares que fazem industrialização dos produtos visando agregação de valor. Segundo ela, um problema atualmente está na documentação, pois, os empreendimentos precisam do CNPJ, alvará e outras exigências para saírem da clandestinidade. O segundo passo está no processo de inspeção que exige ajustes e investimentos na planta e processos de produção.
Comissão interna da prevenção a acidentes atua de forma permanente em empresas da região. O técnico em segurança no trabalho em Princesa, MAURO LUNKES lembra que a formação da CIPA ocorreu há muitos anos e além de empresas o grupo atua em entidades e hospitais prevenindo acidentes que venham ocorrer no local de trabalho. A comissão é feita em locais com mais de 20 colaboradores. Ele revela que antigamente havia uso da mão de obra infantil e idosa e praticamente não existia qualificação e treinamento para operação das máquinas. A carga horária também era muito prolongada, gerando aumento nos acidentes. O técnico afirma que a comissão consegue auxiliar em ações ao longo do ano e existe uma semana anual com este foco. A intenção é focar na conscientização dos colaboradores através de cursos e palestras trazendo informações sobre uso dos equipamentos de proteção individual, manuseio de produtos perigos, entre outros.
Estradas rurais recebem atenção antes de chegada do inverno. O secretário da Infraestrutura em Palma Sola, SELITO TRÊS revela que no momento os serviços de manutenção e cascalhamento ocorrem na linha São Vicente. Ele comenta que são cerca de cinco quilômetros de cascalhamento na via. O secretário confirma que existem muitas cobranças dos agricultores que precisa de melhores condições de trafegabilidade. Mas, lembra que o setor demanda de organização através de cronograma que atendem várias vias próximas, evitando deslocamentos e desperdício de combustíveis. TRÊS revela que há outras estradas mapeadas para reparos, algumas devido aos pedidos de produtores e outros que a própria equipe percebeu a necessidade. Ele justifica que o período é bom já que a chuva ajuda a manter o cascalho e outros serviços de compactação. A previsão é que até metade deste mês todas as gerais sejam recuperadas.
Prefeitura de Guarujá do Sul recebe a primeira parcela do projeto da Eletrobrás. O anúncio é do prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele revela que na sexta-feira foi depositada a primeira parcela de 170 mil reais visando a troca de lâmpadas convencionais por Led. O projeto visa a eficiência e economia de energia. Guarujá do Sul foi o único município de Santa Catarina contemplado com a iniciativa. No total serão quase 500 mil reais investidos no setor. O prefeito afirma que serão aproximadamente 800 pontos a serem substituídos em Guarujá do Sul nos próximos meses através dos recursos a fundo perdido. A administração já tinha substituído 130 pontos de iluminação pública convencional para LED com recursos próprios.
Sindi acompanha situação dos servidores após medidas de contenção de gastos anunciadas pelas prefeituras. A presidente da entidade que atua em nove municípios da região, GRAZIELA HALWASS afirma que houve projetos nas câmaras prevendo algumas medidas, conforme o município, que atingem algumas classes, principalmente no quadro da educação. Ela lembra que uma delas previa redução da carga horária e salário dos professores ACTS. Ela citou o caso de SJCedro cuja matéria permitia a prefeitura a reduzir salários e exonerar servidores temporários. No entanto, houve mudanças no texto e não ocorreram demissões. A presidente afirma que graças a mobilização do magistério junto aos vereadores e administração, foi possível reverter a situação. Ela comenta que há municípios que optaram em baixar salário dos comissionados, conforme sugestão do sindicato. Em Princesa houve redução de 50 por cento do salário dos segundo/professores enquanto eles estiveram trabalhando em casa.
Sindicato busca parcerias no comércio para contemplar funcionalismo. A presidente do Sindi GRAZIELA HALWASS destaca que o objetivo é oferecer descontos em lojas, mercados, farmácias. Além disso, estão sendo negociados convênios com profissionais de saúde como médicos, dentistas, psicólogos. Ela revela que a entidade sindical busca também um convênio com a Unimed para planos de saúde. No momento foram enviadas informações sobre o quadro de sócios em cada município para que a empresa repasse as tabelas de valores. Segundo GRAZIELA, simultaneamente é feita a negociação com as prefeituras apesar do momento de crise e incertezas por conta do setor da saúde e econômico. A pauta é elaborada no começo do ano e os reajustes foram pagos nos primeiros meses em quase todos os municípios. Dionísio Cerqueira iria aplicar a reposição em março, mas, diante da situação, houve veto ao projeto por recomendação do Ministério Público.
Câmara de Vereadores de SJCedro retoma sessões presenciais hoje. A presidente do legislativo, ISOLDI WILL esteve no sábado no Enfoque Legislativo e confirmou que hoje, a partir das 18 horas, serão retomados os encontros presenciais seguindo as normas sanitárias vigentes. A presidente o vereador IRONI FEDRIZI, que estão no grupo de risco para o Coronavírus poderão participar de forma virtual. Mas, ele acredita que devido a toda organização e o tamanho do plenário seja possível realizar o encontro presencial sem prejuízos para ninguém. Lembra que nos últimos dias poucos projetos deram entrada, mas, há alguns importantes em debate neste ano. Citou a questão da Lei Orgânica do Municipal que está passando por adequação e modernização. ISOLDI esclarece que não será uma nova lei, mas sim a revisão de pontos incoerentes e antigos. Ela ressalta que existe uma comissão de vereadores e também assessores jurídicos da câmara e prefeitura que dão suporte nos trabalhos. Foi aberto na semana passada também um espaço para sugestões da população.
Município publica novo decreto com medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. O decreto estabelece medidas aplicáveis em repartições públicas ou estabelecimentos privados, com objetivo de evitar a transmissão comunitária do Coronavírus no âmbito do Município de São José do Cedro. O fiscal sanitário, MARCOS BAGNARA, esclarece que o documento levou em consideração, entre outras questões, a necessidade de adoção de medidas para preservar e assegurar a manutenção da saúde e da segurança à população que precisa deixar, mesmo que momentaneamente, o isolamento social. São algumas práticas já adotadas e outras que são novidade. No decreto constam medidas que deverão, dentro do possível, serem adotadas pelas repartições públicas e estabelecimentos privados. Ele citou a restrição do acesso de somente 1 pessoa por núcleo familiar, Adoção de escalas de trabalho diferenciadas, com rodízio de empregados e limitação de entrada em 50% da capacidade de público;fornecimento de produtos preferencialmente por tele entrega.
Aglomerações, eventos e comemorações seguem proibidos em SJCedro. Algumas medidas são semelhantes do governo do estado que deverá flexibilizar hoje, permitindo que os municípios tomem decisões próprias. O fiscal da vigilância sanitária, MARCOS BAGNARA explica que a partir de agora as repartições públicas, lojas, mercados e indústrias poderão realizar a medição da temperatura corporal dos funcionários e clientes.Fica também proibida a aglomeração de pessoas e a prática de atividades físicas em grupo nos espaços públicos abertos, tais como ruas, praças, parques, entre outros. Além disso, ficam proibidas, em todo município, a realização de reuniões, comemorações, jogos, festas,, encontros de família ou amigos e em locais públicos ou privados, inclusive em residências particulares. O despacho recomenda ainda, o uso de máscaras, inclusive ruas. No âmbito da Secretaria da Saúde, o decreto diz que o não cumprimento do isolamento domiciliar, quando determinado, implicará em infração sanitária e aplicação de penalidades.
SJCedro recebe recursos para aquisição de veículo para saúde. Conforme o vice-prefeito, JOSÉ DE CONTO, o valor é proveniente de uma emenda indicada em 2018 pelo deputado Padre PEDRO BALDISSERA. Ele explica que o valor é 270 mil reais e visa compra de um micro-ônibus para transporte de pacientes. O vice-prefeito afirma que os valores vão ajudar na renovação da frota da secretaria que vem recebendo uma grande atenção. Lembra que ano passado já houve compra de vários carros para levar os moradores locais em exames, consultas, internações e outros procedimentos em cidade mais longes. Outros estão sendo usados pelo setor administrativo. Nesta manhã também houve anúncio de recursos para saúde. Desta vez, trata-se de uma emenda de bancada no valor de 172 mil reais já estão depositados nas contas da Saúde de SJCedro. A indicação partiu do deputado federal CARLOS CHIODINI.
Comarca usa a tecnologia para acelerar audiências e acordos. De acordo com a juíza, CAROLINA DENARDIN, em Dionísio Cerqueira ocorreu a primeira audiência de conciliação virtual com utilização do WhatsApp. No dia e hora marcados foi criado grupo nominado com o número do processo. Após abertura realizada pelo conciliador, foi oportunizado às partes um diálogo e construção conjunta de um acordo com interesses de ambos. A sessão permitiu que cinco pessoas que estavam em cidades distintas participassem da audiência sem qualquer risco de contágio pelo COVID-19 ou necessidade de deslocamento. O conciliador JUNIOR FINGER estava em SJCedro, pois atualmente está em home office. A autora reside em Marmeleiro e faz parte do grupo de risco já que tem 78 anos de idade e foi representada por procuradora de Francisco Beltrão. O requerido reside em Dionísio Cerqueira e seu procurador em Barracão. A intenção da comarca é continuar utilizando a tecnologia como aliada para continuar os despachos sem atrasos.
Comarca de São José do Cedro realizou a primeira audiência cem por cento virtual na semana passada. Foi uma audiência de justificação de suposto descumprimento das condições estabelecidas na saída temporária de um apenado do regime semiaberto. O interno estava na Unidade Prisional de SJCedro, o advogado em seu escritório, juiz e promotora em suas residências. De acordo com o juiz RAFAEL RESENDE BRITTO, a audiência da última quinta-feira serviu de preparação para o cumprimento da pauta dos próximos meses. Ele informou que a partir de julho todas acontecerão pelo sistema de videoconferência. Isso inclui audiências de conciliação, instrução e mediação familiar. O magistrado justifica que desta forma será preservada saúde de todos os envolvidos a exemplo das testemunhas, advogados, membro do Ministério Público e da justiça. Todos participam diretamente do local de sua preferência.BRITTO lembra que a comarca atende ainda Princesa e Guarujá do Sul e assim serão evitados deslocamentos desnecessários.
Criança desaparece em meio a milharal mobilizando Bombeiros e PM. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atuaram na tarde deste domingo, nas buscas de uma criança desaparecida em meio a um milharal na comunidade da Linha Cotovelo, interior de Itapiranga. Segundo o pai, a menina o acompanhava na colheita do milho quando simplesmente desapareceu em meio à plantação. As equipes começaram as buscas e em menos de 40 minutos encontraram a criança bastante assustada e molhada devido à chuva. Ela foi entregue aos pais sem ferimentos. Vizinhos também participaram das buscas.
Idoso é assaltado dentro de casa no Bairro Floresta. Por volta das 22 horas deste sábado a PM foi acionada para atender um furto em residência em Dionísio Cerqueira. Segundo informações o autor entrou na casa pela janela do quarto que estava encostada. No local reside apenas um idoso de aproximadamente 70 anos de idade. Ele relatou que estava na sala quando avistou o ladrão já dentro do imóvel. Foram levados um celular Samsung J7, um relógio de pulso e uma carteira com dinheiro e os documentos da vítima. O idoso tentou gritar por socorro, mas, o bandido fugiu correndo. A Polícia Militar realizou buscas nas ruas e bairros próximos, no entanto, não localizou nenhum suspeito. Foi então confeccionado um Boletim de Ocorrência.
Homem acaba preso logo após vender carro furtado. Um Pálio Weekend foi furtado em residência na Linha Água Parada, interior de Maravilha, no sábado. A vítima disse para a Polícia Militar que chegou à casa de manhã, percebeu que a residência estava arrombada e o carro havia sumido. Um inquilino foi indicado como suspeito, já que ele conhecia a rotina do proprietário. De acordo com a PM, com as características foram feitas buscas ao homem. A partir de informações coletadas foi descoberto que logo após o furto do carro o autor foi até SMOeste onde fez a venda. Porém, a pessoa que comprou soube em seguida que o carro era objeto de furto e chamou a polícia. Ele teria dado um Corsa e dois mil reais no negócio. A guarnição foi até o local e reconheceu e recuperou o Pálio. Em Tigrinhos, um policial militar, que estava de folga, reconheceu o suspeito andando pela SC-492. Ele acionou reforço e o homem foi preso. O ladrão confessou que furtou e vendeu o carro e vai responder por furto qualificado.
Colisão deixa motociclista ferido em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 11h30 de sábado, na rua Florianópolis, bairro São Luís. Segundo apurado com o condutor da Courier, ele seguia pela rua Florianópolis, sentido centro, quando o motociclista invadiu sua preferencial, causando a colisão. Ele também contou que tentou segurar mas não foi possível evitar o choque. Com o impacto, o homem que conduzia uma Biz, bateu no para-brisa do carro e sofreu ferimentos pelo corpo. Os bombeiros foram acionados, imobilizaram a vítima e depois a conduziram para o Hospital Regional. A Polícia Militar também foi acionada e fez todos os levantamentos necessários.
Motociclista fica ferido em queda no interior. Um homem, de 59 anos, sofreu uma queda de motocicleta na SC-161, Linha Sede Ouro, interior de Romelândia, neste sábado à noite. O Corpo de Bombeiros Militar de Anchieta atendeu a ocorrência por volta das 19h40. No local, o condutor foi encontrado caído em uma valeta no acostamento da estrada e sem capacete. O homem disse que sentia dores na coluna e cabeça. Conforme os bombeiros, a vítima apresentava ferimentos na cabeça com muito sangramento, além de ferimentos no rosto. Os sinais vitais estavam estáveis. O homem foi conduzido ao hospital de Romelândia.
Homem morre em colisão frontal entre carro e caminhão na SC-163. O acidente ocorreu na madrugada deste domingo, por volta das 0h30 na linha Aparecida em Iporã do Oeste. A colisão frontal envolveu um caminhão leiteiro de Itapiranga e um Agile de Iporã do Oeste. O motorista do caminhão, de 35 anos, não se feriu e não necessitou de atendimento médico. Os bombeiros atenderam o motorista do carro, que estava preso às ferragens e em parada cardiorrespiratória, apresentando ferimento na cabeça. Durante o deslocamento ao hospital os socorristas realizaram manobras de reanimação, que seguiram no hospital pela equipe médica, porém sem sucesso. O motorista do automóvel, VALCIR HILGERT, 51 anos, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.