-PRESIDENTE CONFIRMA AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO PARA MIL 320 A PARTIR DE HOJE
-GRUPO GESTOR DE GOVERNO DEFINE CORTES DE DESPESAS ATÉ MAIO DE 2024
-ADMINSTRAÇÃO ESTUDA NOVO PROGRAMA DE MOBILIDADE COM ALTERÇÕES NO TRANSITO
-DEPUTADO E PREFEITO COBRAM REPASSE FINANCEIRO DO ESTADO AOS CONSÓRCIOS DE SAÚDE
-MUNICÍPIO FECHA O MÊS DE MARÇO COM A CRIAÇÃO DE 92 EMPREGOS FORMAIS
-MOTORISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA SC 497
-CARONEIRA DE MOTO MORRE EM COLISÃO CONTRA POSTE NO CENTRO DE ITAPIRANGA
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 30 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais. O euro está valendo cinco reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
A Espanha atravessa uma onda de calor e seca que coloca em risco a agricultura do país. França teme que as altas temperaturas atravessem a fronteira, cheguem ao sul do país e piorem a falta de chuvas que atinge a região. A Espanha registrou na quinta-feira um recorde de temperatura absoluto para um mês de abril, com 38 vírgula oito graus em Córdoba, de acordo com dados provisórios publicados na sexta-feira pela agência meteorológica espanhola. As temperaturas são em média 10 a 15 graus superiores ao normal desta época do ano. As altas temperaturas levam a Espanha a tomar medidas excepcionais. Em Madri, as autoridades preveem mudar os horários escolares, em Barcelona, o número de abrigos climáticos para pessoas vulneráveis será aumentado.
Dez pessoas morreram e uma ficou ferida após um ataque armado em Guayaquil, cidade portuária do Equador, na madrugada deste domingo. O crime aconteceu em um escritório no centro da cidade. Guayaquil está em estado de emergência devido ao aumento da violência causada pelo narcotráfico, informou a polícia neste domingo. Há cerca de duas semanas, pelo menos 12 detentos foram mortos em uma prisão equatoriana em meio a um novo confronto entre gangues. O Equador tem registrado diversos motins nas prisões desde 2021, resultando na morte de centenas de detentos, o que o governo atribui a confrontos entre gangues de drogas que lutam por território e controle.
O economista SANTIAGO PEÑA, de 44 anos, do Partido Colorado, foi eleito presidente do Paraguai neste domingo. Ele assumirá o cargo no dia 15 de agosto, e o mandato é de cinco anos. PEÑA totalizou quase 43 por cento dos votos contra 27 e meio por cento de EFRAÍN ALEGRE. PAYO CUBAS fez 23 por cento. As informações são da Justiça Eleitoral do país. O Partido Colorado domina a política paraguaia desde a década de 1950. SANTIAGO PEÑA é um economista com formação nos Estados Unidos e uma passagem pelo Fundo Monetário Internacional. Ele foi ministro da Fazenda do Paraguai durante o governo de HORÁCIO CARTES de 2013 a 2018.
A votação do projeto de lei das Fake News está marcada para esta terça no plenário da Câmara dos Deputados. O texto foi protocolado na Casa pelo relator, o deputado ORLANDO SILVA, na última quinta, após uma série de reuniões. Como teve o requerimento de pedido de urgência aprovado, o PL não vai precisar passar pelas comissões. Pela proposta, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e plataformas de busca deverão agir para sinalizar, retirar ou diminuir o alcance de contas e publicações acusadas de propagar conteúdo criminoso e que configurem ou incitem golpe de Estado, atos de terrorismo, suicídio, crimes contra crianças e adolescentes, discriminação e preconceito, violência contra a mulher e infrações sanitárias. A medida também prevê punições para quem propagar notícias falsas.
A Agência Nacional de Energia Elétrica informou nesta sexta-feira que a conta de luz seguirá com a bandeira verde em maio, ou seja, sem cobrança extra. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da geração de energia. Quando o custo de produção aumenta, a agência pode acionar as bandeiras amarela ou vermelha patamar 1 ou 2 — que representam custo extra ao consumidor. Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico mostram que os reservatórios do país estão com nível alto de armazenamento, entre 84 vírgula 29 e 97 vírgula 81 por cento, dependendo da região. Em nota, a Aneel afirma que é bastante provável que a bandeira verde fique acionada durante todo o ano de 2023.
O presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, anunciou neste domingo, véspera do dia do Trabalho, que o salário mínimo será reajustado, dos atuais mil 302 para mil 320, e que enviará ao Congresso Nacional, nos próximos dias, um projeto de lei que propõe o reajuste anual do salário mínimo acima da inflação. A declaração foi feita durante um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV. Ele também disse que o salário mínimo voltará a ser reajustado todos os anos acima da inflação. LULA também citou a elevação da faixa de isenção do Imposto de Renda, que passará de mil 903 para dois mil 640. O presidente afirmou ainda que, até o final do mandato, pretende elevar a isenção para cinco mil reais.
O Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional a lei estadual de Santa Catarina que fixa o salário dos deputados estaduais em 75 por cento do que recebe um deputado federal, atualmente em R$ 41 mil. A Constituição Federal não permite vinculação que resulte em reajustes automáticos, conforme o STF. A Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina disse por nota que está "analisando o teor da decisão do STF". A determinação do tribunal é de 12 de abril e foi divulgada no final da semana passada. A maioria dos ministros do STF seguiu o entendimento do relator, o recém-aposentado RICARDO LEWANDOWSKI, que teve como base a jurisprudência do tribunal, que veda a vinculação da remuneração dos deputados estaduais à dos deputados federais.
Com o objetivo de implementar as ações do Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina e buscar o equilíbrio das contas públicas, o Grupo Gestor do Governo preparou duas resoluções que tratam do corte de despesas e da gestão da folha do funcionalismo. As medidas envolvem pelo menos 26 dos 38 itens sob análise do Governo do Estado neste momento. A expectativa é de que as ações voltadas ao controle de gastos garanta a economia de dois bilhões e 200 milhões ao ano para os cofres públicos. As resoluções também determinam o corte de despesas com telefone, aluguel de veículos e material de expediente. grupo também deliberou pela suspensão das nomeações de aprovados em concursos públicos realizados pelo Governo do Estado e não haverá aumento, reajuste ou adequação salarial para o funcionalismo nos próximos 12 meses.
O Ministério da Educação começou a pagar nesta semana os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola. As unidades de Santa Catarina vão receber no total 38 milhões e 400 mil reais do FNDE, Fundo Nacional da Educação. A verba é dividida para duas situações: pequena manutenção, nomeada pelo MEC de custeio e novos investimentos, descrita como capital. O dinheiro vai direto para as escolas, que podem ser da rede estadual ou municipal. As unidades municipais vão receber 16 milhões para manutenção e nove milhões para novos investimentos. Já a rede estadual terá mais de 13 milhões de reais. Antes, o repasse era feito em duas parcelas, em abril e setembro. Mas desta vez, o FNDE vai repassar o total de uma só vez com reajuste.
A Paróquia São Miguel Arcanjo completou, neste domingo, 73 anos de história. A informação é do pároco CLETO STÜLP. Ele lembrou que a paróquia foi oficialmente instalada em 30 de abril de 1950. Em entrevista para a Peperi, o padre CLETO fez um recorte histórico deste momento, que é muito importante para a comunidade. Neste domingo, aconteceu uma celebração especial para marcar a data. Ele disse que a celebração foi marcada por aplausos e pelo reconhecimento da comunidade ao trabalho que a paróquia vem fazendo há mais de uma década no município.
A secretaria de saúde de São Miguel do Oeste vai realizar um novo cronograma de coleta de entulhos e materiais diversos nos bairros e no centro da cidade. A campanha não vai recolher lixo orgânico, lâmpadas e sofás. Os containers estarão semanalmente passando em todos os bairros, conforme cronograma organizado pela Secretaria de Saúde, por meio do setor de Controle de Endemias. A iniciativa começa amanhã e vai até o final de agosto. De acordo com o secretário ALFREDO SPIER, a população deverá ficar atenta ao cronograma e efetuar a limpeza de seus terrenos e quintais, a fim de descartar os materiais que não usados e podem acumular agua parada.
A intenção da secretaria de saúde é reforçar os cuidados em locais com possibilidade de formação de focos do mosquito transmissor da dengue, como calhas, bebedouros, lixo e demais recipientes que possam acumular água parada. A afirmação é do secretário de Saúde, ALFREDO SPIER. Ele citou que todos precisam seguir fazendo sua parte para evitar a proliferação do Aedes aegypti. O novo cronograma vai iniciar nesta terça-feira, dia dois de maio, no bairro Progresso. O contêiner ficará ao lado do posto de saúde até o domingo dia sete. Na segunda da semana que vem, a coleta será no bairro São Gotardo com o contêiner ao lado do salão da comunidade.
O governo catarinense precisa participar mais e auxiliar a bancar os custos dos consórcio intermunicipais de saúde. A afirmação é do deputado MARCOS VIEIRA. De acordo com ele, os Consórcios de Saúde atendem 98 por cento dos municípios catarinenses e atuam na realização de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos que são responsabilidade do estado. Em entrevista para o RPN primeira edição, o parlamentar explicou que o governo do Estado não está repassando os valores para estas consultas, e quem está arcando são os municípios. Ele voltou a cobrar um envolvimento do governo do estado para fortalecer o sistema adotado pelos consórcios que conseguem atender muitas demandas da população na área de saúde.
A Assembleia legislativa de Santa Catarina lançou, na última semana, a Frente Parlamentar em Defesa dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, proposta pelo deputado MARCOS VIEIRA. Ele citou que a frente pode desenvolver ações e cobrar com mais efetividade o repasse de recursos para as prefeituras. A estimativa, segundo o deputado, é que a dívida do estado com os consórcios chegue a 125 milhões de reais com custos em atendimentos, que, legalmente, são de responsabilidade do Estado e da União. Recentemente, o estado repassou 30 milhões de reais e ainda faltam mais 10 milhões previstos para este ano. O deputado explicou que o objetivo é fazer com que o estado coloque recursos todos os anos no orçamento para auxiliar os consórcios intermunicipais de saúde.
O prefeito de Itapiranga e presidente do CIS Ameosc, ALEXANDRE RIBAS reforçou o pedido para o estado repasse mais recursos para as entidades. Ele disse que o repasse de 30 milhões feitos neste ano ajuda, mas não resolve o problema e a conta que acaba caindo sobre os cofres das prefeituras. RIBAS comentou que o sistema de consórcios entre as prefeituras, como é o caso do CIS Ameosc, é importante porque garante o acesso a serviços que demorariam demais ou nem seriam prestados se dependesse apenas do estado. Ele disse que é importante que o governo catarinense participe mais para fortalecer e ampliar os serviços dos consórcios de saúde.
A Secretaria de Urbanismo de São Miguel do Oeste, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, vai intensificar as ações em prol de um trânsito mais seguro durante a realização da décima edição da campanha “Maio Amarelo”. Os detalhes da programação foram divulgados no sábado no Peperi Rádio Repórter pelo diretor do Demutran, JEFERSON DIAS. Ele confirmou que o ponto alto da programação será no dia 21, quando será realizada, na Praça Walnir Bottaro Daniel, uma série de atividades alusivas à campanha que, neste ano, traz como tema “No trânsito, escolha a vida”. Nesse dia, haverá uma edição especial do Palco Aberto e o Demutran instalará a Escolinha de Trânsito no local. Além disso, os Bombeiros, juntamente com o Leo Clube, farão uma simulação de acidente e resgate para conscientizar a população.
A campanha Maio Amarelo também tem o objetivo de aumentar a conscientização das pessoas em relação aos cuidados com o transito. A informação é do secretário JEFERSON DIAS. Ele disse que a campanha também vai distribuir banners em pontos estratégicos da cidade e peças que serão divulgadas nas redes sociais da prefeitura. DIAS explicou, durante o Peperi Rádio Reporter de sábado, que o objetivo é chamar atenção para o fato de que o trânsito é feito de escolhas, e tomar decisões conscientes faz toda a diferença para que as ruas sejam um lugar mais seguro para todos. A campanha Maio Amarelo começa nesta semana que vem e terá ações ao longo do mês de maio.
O foco das ações da campanha Maio Amarelo será a conscientização das crianças. De acordo com o diretor do Demutran, JEFERSON DIAS, a intenção é reforçar as informações para os usuários de transito do futuro. A escolinha de transito que será instalada na praça Walnir Botaro Daniel terá um traçado com lombadas eletrônicas, semáforos e um instrutor para orientar as crianças a respeito das regras de transito. DIAS citou que esse é um investimento para um futuro com menos acidente e mais respeito a legislação. Ele reforçou que a campanha acontece todos os anos e é importante para a conscientização das pessoas visando um transito melhor.
A falta de atenção das pessoas ainda é a principal causa de acidentes nas vias urbanas de São Miguel do Oeste. A afirmação é do diretor do Demutran, JEFERSON DIAS. De acordo com ele, tanto motoristas, quanto pedestres, não observam as regras de transito. O problema não está na situação das ruas ou da sinalização. Ele comentou que, felizmente, o traçado urbanístico da cidade é muito bom, mas existem pontos de conflito e de risco maior em alguns cruzamentos. DIAS comentou que o município deve elaborar um novo programa de mobilidade urbana com intervenções radicais para eliminar pontos críticos no transito do município.
São Miguel do Oeste fechou o mês de março com um saldo de 82 empregos criados no município. O número, apesar de positivo, é cerca de 35 por cento menor do que o resultado do mesmo mês do ano passado, quando foram gerados 129 postos de trabalho na cidade. Em 2021, o saldo foi de 124. O setor que mais contribuiu para o resultado do mês de março deste ano foi a indústria que teve 61 contratações a mais do que o total de demissões. A construção ficou em segundo lugar com 13 vagas de saldo. O comercio abriu 10 postos de trabalho e o setor de serviço, apenas um. A agropecuária foi o único segmento com números negativos e demitiu três trabalhadores a mais do que o total de contratados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho.
O saldo de empregos com carteira assinada criados no primeiro trimestre deste em São Miguel do Oeste é de 404 postos de trabalho. O número é praticamente o dobro dos primeiros três meses do ano passado quando foram gerados 225 empregos. Em 2021, o primeiro trimestre teve um resultado maior do que o deste ano com saldo de 434 vagas. Neste ano, o melhor desempenho segue sendo da indústria com 268 vagas abertas. O setor de serviço teve 90 contratações a mais do que o total de demissões. O comércio e a construção civil tiveram o mesmo resultado: 17 postos de trabalho gerados. A agropecuária criou 12 empregos nos primeiros três meses deste ano.
A Polícia Militar realizou, na última sexta-feira, uma Operação Comando de Trânsito na cidade de Descanso. O objetivo da ação foi coibir infrações e crimes de trânsito, bem como diminuir os riscos para acidentes. Ao todo foram lavradas 29 notificações, entre elas, conduzir veículo sem habilitação; conduzir veículo com equipamentos obrigatórios inoperantes ou em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro; conduzir veículo com licenciamento atrasado e permitir ou confiar direção a condutor não habilitado. Dois veículos foram removidos ao pátio de apreensões. Ainda, durante a operação, um motofretista foi autuado por estar realizando o transporte irregular de moto frete. Além disso, ele estava de posse de uma porção de maconha. Além das notificações cabíveis, foi emitido um Termo Circunstanciado em desfavor do condutor por posse ou porte de drogas para uso pessoal.
Um veículo foi encontrado abandonado neste domingo na BR 282, entre São Miguel do Oeste e Paraíso. Segundo populares, um Fiesta com placas de Palmitinho no Rio Grande do Sul, saiu da pista e capotou na rodovia no começo da noite de ontem. Os danos materiais foram de grande monta. Nenhum dos ocupantes do carro foi encontrado. Havia algumas manchas de sangue no local. Motoristas que estava no local na hora do acidente contaram que o condutor do Fiesta, mesmo ferido, se evadiu do local. A PRF – Polícia Rodoviária Federal foi acionada e realizou todos os levantamentos necessários, bem como o controle do trânsito.
Um homem ficou ferido em um acidente de transito na noite de sábado na BR 282 no trecho entre São Miguel do Oeste e Maravilha. O motorista de um Palio, perdeu o controle da direção, colidiu na proteção na cabeceira da ponte sobre o rio das Antas. O acidente foi registrado por volta das dez horas da noite. O carro sofreu estragos de grande monta. O motorista foi atendido pelo Corpo de Bombeiros com lesões leves e levado para o Hospital Regional.
Um motociclista sofreu ferimentos graves em uma colisão na manhã de sábado na SC 480 no município de São Lourenço do Oeste. O acidente envolveu uma caminhonete S10 emplacada em Jupiá e uma moto de São Lourenço do Oeste. O condutor da caminhonete de 54 anos não teve ferimentos. Já, o motociclista de 39 anos, teve fratura exposta na perna esquerda. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital da cidade.
Um acidente deixou uma pessoa gravemente ferida neste domingo na SC 497 em Palmitos. O condutor de um Corolla perdeu o controle da direção, saiu da pista, capotou e colidiu contra um barranco. O homem foi atendido com suspeita de traumatismo craniano. A vítima também sofreu ferimentos leves nas pernas. Ele foi socorrido pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiro e conduzido ao Hospital Regional de Palmitos.
Uma mulher morreu em um grave acidente de motocicleta na madrugada desta segunda-feira no centro de Itapiranga. O condutor de uma moto Strada, um homem de 35 anos, perdeu o controle da direção e colidiu em um poste na Rua do Comércio. Com o impacto, a caroneira morreu na hora. O condutor foi atendido pelos bombeiros e pelo SAMU com ferimentos no braço direito e diversos hematomas pelo corpo. Após os primeiros socorros, ele foi encaminhado ao Hospital de Itapiranga. A mulher ainda não foi identificada. Ela não portava documentos.