ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 01-05-2023 Segunda-Feira

-PRESIDENTE CONFIRMA AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO PARA MIL 320 A PARTIR DE HOJE

-GRUPO GESTOR DE GOVERNO DEFINE CORTES DE DESPESAS ATÉ MAIO DE 2024

-SINDICATO DE IPORÃ DO OESTE FARÁ ASSEMBLEIA ORDINÁRIA NESTA SEMANA

-TRANSIÇÃO DE TEMPERATURAS REQUER MAIOR CUIDADO COM GRIPES E RESFRIADOS

-COORDENADORA LAMENTA DISCURSOS POLÍTICOS NA SEGURANÇA DAS ESCOLAS

-JOVENS DE MONDAÍ PARTICIPAM DE CURSO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO COM CARRO

-MULHER MORRE EM GRAVE ACIDENTE DE MOTO EM ITAPIRANGA


O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens na região. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais. O euro está valendo cinco reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.


A Espanha atravessa uma onda de calor e seca que coloca em risco a agricultura do país. França teme que as altas temperaturas atravessem a fronteira, cheguem ao sul do país e piorem a falta de chuvas que atinge a região. A Espanha registrou na quinta-feira um recorde de temperatura absoluto para um mês de abril, com 38 vírgula oito graus em Córdoba, de acordo com dados provisórios publicados na sexta-feira pela agência meteorológica espanhola. As temperaturas são em média 10 a 15 graus superiores ao normal desta época do ano. As altas temperaturas levam a Espanha a tomar medidas excepcionais. Em Madri, as autoridades preveem mudar os horários escolares, em Barcelona, o número de abrigos climáticos para pessoas vulneráveis será aumentado.

Dez pessoas morreram e uma ficou ferida após um ataque armado em Guayaquil, cidade portuária do Equador, na madrugada deste domingo. O crime aconteceu em um escritório no centro da cidade. Guayaquil está em estado de emergência devido ao aumento da violência causada pelo narcotráfico, informou a polícia neste domingo. Há cerca de duas semanas, pelo menos 12 detentos foram mortos em uma prisão equatoriana em meio a um novo confronto entre gangues. O Equador tem registrado diversos motins nas prisões desde 2021, resultando na morte de centenas de detentos, o que o governo atribui a confrontos entre gangues de drogas que lutam por território e controle.

O economista SANTIAGO PEÑA, de 44 anos, do Partido Colorado, foi eleito presidente do Paraguai neste domingo. Ele assumirá o cargo no dia 15 de agosto, e o mandato é de cinco anos. PEÑA totalizou quase 43 por cento dos votos contra 27 e meio por cento de EFRAÍN ALEGRE. PAYO CUBAS fez 23 por cento. As informações são da Justiça Eleitoral do país. O Partido Colorado domina a política paraguaia desde a década de 1950. SANTIAGO PEÑA é um economista com formação nos Estados Unidos e uma passagem pelo Fundo Monetário Internacional. Ele foi ministro da Fazenda do Paraguai durante o governo de HORÁCIO CARTES de 2013 a 2018.

A votação do projeto de lei das Fake News está marcada para esta terça no plenário da Câmara dos Deputados. O texto foi protocolado na Casa pelo relator, o deputado ORLANDO SILVA, na última quinta, após uma série de reuniões. Como teve o requerimento de pedido de urgência aprovado, o PL não vai precisar passar pelas comissões. Pela proposta, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e plataformas de busca deverão agir para sinalizar, retirar ou diminuir o alcance de contas e publicações acusadas de propagar conteúdo criminoso e que configurem ou incitem golpe de Estado, atos de terrorismo, suicídio, crimes contra crianças e adolescentes, discriminação e preconceito, violência contra a mulher e infrações sanitárias. A medida também prevê punições para quem propagar notícias falsas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou nesta sexta-feira que a conta de luz seguirá com a bandeira verde em maio, ou seja, sem cobrança extra. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da geração de energia. Quando o custo de produção aumenta, a agência pode acionar as bandeiras amarela ou vermelha patamar 1 ou 2 — que representam custo extra ao consumidor. Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico mostram que os reservatórios do país estão com nível alto de armazenamento, entre 84 vírgula 29 e 97 vírgula 81 por cento, dependendo da região. Em nota, a Aneel afirma que é bastante provável que a bandeira verde fique acionada durante todo o ano de 2023.

O presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, anunciou neste domingo, véspera do dia do Trabalho, que o salário mínimo será reajustado, dos atuais mil 302 para mil 320, e que enviará ao Congresso Nacional, nos próximos dias, um projeto de lei que propõe o reajuste anual do salário mínimo acima da inflação. A declaração foi feita durante um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV. Ele também disse que o salário mínimo voltará a ser reajustado todos os anos acima da inflação. LULA também citou a elevação da faixa de isenção do Imposto de Renda, que passará de mil 903 para dois mil 640. O presidente afirmou ainda que, até o final do mandato, pretende elevar a isenção para cinco mil reais.

O Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional a lei estadual de Santa Catarina que fixa o salário dos deputados estaduais em 75 por cento do que recebe um deputado federal, atualmente em R$ 41 mil. A Constituição Federal não permite vinculação que resulte em reajustes automáticos, conforme o STF. A Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina disse em nota que está "analisando o teor da decisão do STF". A determinação do tribunal é de 12 de abril e foi divulgada no final da semana passada. A maioria dos ministros do STF seguiu o entendimento do relator, o recém-aposentado RICARDO LEWANDOWSKI, que teve como base a jurisprudência do tribunal, que veda a vinculação da remuneração dos deputados estaduais à dos deputados federais.

Com o objetivo de implementar as ações do Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina e buscar o equilíbrio das contas públicas, o Grupo Gestor do Governo preparou duas resoluções que tratam do corte de despesas e da gestão da folha do funcionalismo. As medidas envolvem pelo menos 26 dos 38 itens sob análise do Governo do Estado neste momento. A expectativa é de que as ações voltadas ao controle de gastos garanta a economia de dois bilhões e 200 milhões ao ano para os cofres públicos. As resoluções também determinam o corte de despesas com telefone, aluguel de veículos e material de expediente. grupo também deliberou pela suspensão das nomeações de aprovados em concursos públicos realizados pelo Governo do Estado e não haverá aumento, reajuste ou adequação salarial para o funcionalismo nos próximos 12 meses.

O Ministério da Educação começou a pagar nesta semana os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola. As unidades de Santa Catarina vão receber no total 38 milhões e 400 mil reais do FNDE, Fundo Nacional da Educação. A verba é dividida para duas situações: pequena manutenção, nomeada pelo MEC de custeio e novos investimentos, descrita como capital. O dinheiro vai direto para as escolas, que podem ser da rede estadual ou municipal. As unidades municipais vão receber 16 milhões para manutenção e nove milhões para novos investimentos. Já a rede estadual terá mais de 13 milhões de reais. Antes, o repasse era feito em duas parcelas, em abril e setembro. Mas desta vez, o FNDE vai repassar o total de uma só vez com reajuste.

Jovens de Mondaí participam de curso de inseminação artificial de bovinos. A atividade foi viabilizada pelas Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Educação e Cultura, por meio de uma parceria com o SENAR e a Cooper Itaipu. O curso contemplou oito jovens do município com capacitação para inseminação artificial. As atividades foram realizadas no Centro de Treinamentos da Cooper Itaipu, em Pinhalzinho. A estrutura é constituída de um auditório para aulas teóricas, salas para aulas práticas, vestiários, almoxarifado, laboratório, piquetes e baias para acomodação das vacas. O curso foi ministrado pelo instrutor médico veterinário, ANTÔNIO GALINA, sendo que na ocasião os participantes tiveram aulas práticas e teóricas, onde foram capacitados para realizar todo o processo de inseminação, com orientações sobre as doenças que podem atingir as vacas.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Mondaí, JULIANO DE OLIVEIRA, enaltece que a capacitação dos produtores teve o objetivo de melhorar a produção leiteira no município. Segundo ele, os produtores foram capacitados para fazer um melhoramento genético, através da inseminação artificial, o que consequentemente vai aumentar a qualidade e a produtividade leiteira, proporcionando uma maior lucratividade aos produtores de leite do município de Mondaí.

A época de transição das temperaturas requer maior preocupação da população para o surgimento de doenças respiratórias. De acordo com o enfermeiro e coordenador da Unidade Básica de Saúde de Iporã do Oeste, PAULO MASSING, a região vive todos os anos a passagem da época quente para o período com temperaturas mais baixas, sendo que por vezes isso ocorre de maneira brusca. MASSING observa que essa mudança pode provocar alterações na imunidade corporal, fazendo com que as pessoas fiquem mais suscetíveis a serem acometidas por gripes, resfriados e outras doenças respiratórias. Esses quadros atingem com maior frequência as pessoas idosas, as crianças ou aquelas que possuem restrições de mobilidade, já que os ambientes fechados são mais propícios para a circulação de diferentes tipos de vírus. O enfermeiro orienta que também é preciso se manter bem agasalhado nos dias frios, com adoção de uma dieta equilibrada.

PAULO MASSING explica que uma boa alimentação e a ingestão adequada de líquidos são fundamentais para manter a imunidade corporal. Além disso, uma boa higienização dos ambientes e o maior cuidado com a higiene pessoal são essenciais para evitar as doenças respiratórias. MASSING também observa que deixar uma janela ou porta aberta é eficaz para melhorar o ar dos ambientes, diminuindo os riscos de propagação das doenças virais. Segundo o coordenador, nessa época do ano é normal haver aumento na procura por atendimentos na Unidade de Saúde, relacionados a problemas respiratórios. Ele avalia que a adoção das medidas básicas de prevenção podem evitar a superlotação do Posto de Saúde. PAULO MASSING lembra que nesta semana, serão atendidos somente casos de urgência e emergência no ESF 1, devido ao período de férias do médico e da enfermeira.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iporã do Oeste vai realizar uma Assembleia Ordinária na próxima sexta-feira, dia cinco de maio, com o objetivo de prestar contas relativas ao exercício de 2022. De acordo com o presidente, DALVO MAYER, a primeira convocação será às 13h30 e além da prestação de contas, também serão discutidos assuntos diversos de interesse da categoria. Ele ressalta a importância de todos os associados participarem da Assembleia que vai acontecer no Salão Vogt, nas proximidades do trevo de Iporã do Oeste.

DALVO MAYER ressalta que será entregue um brinde para os primeiros 50 associados que assinarem a lista de presença na Assembleia da próxima sexta-feira. O presidente destaca que atualmente o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iporã do Oeste conta com aproximadamente 540 agricultores associados em dia com a anuidade. A principal forma de arrecadação de recursos para a manutenção das atividades é através da cobrança da anuidade e também através das taxas relativas aos serviços prestados aos agricultores. DALVO MAYER pontua que atualmente não existe nenhuma contrapartida do Governos para a manutenção das atividades sindicais.

O colegiado de Educação da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina realizou uma reunião na semana passada para discutir a segurança das escolas. A coordenadora do colegiado e Secretária de Educação de Santa Helena, LAÍS TELOEKEN, ressalta que a reunião foi convocada diante de uma situação de desamparo por parte dos governos estadual e federal com as escolas municipais. Ela destaca que a pauta em discussão é uma situação séria, que tem deixado os profissionais, alunos e famílias muito preocupadas. No entanto, não está havendo o apoio esperado para a implantação de medidas concretas e efetivas. Na reunião também foram apresentadas as ações já tomadas por cada município, com comparação dos preços praticados pelas prestadoras de serviços, para que não ocorra disparidade entre os contratos.

LAÍS TELOEKEN enfatiza que a principal dificuldade identificada é a falta de recursos para custear as medidas de segurança, visto que as ações nas escolas não estavam no planejamento orçamentário dos municípios para este ano. A coordenadora do colegiado de Educação da Ameosc destaca que com isso, os municípios estão precisando sacrificar recursos de outras áreas, o que também não é indicado. Outra dificuldade apontada por LAÍS TELOEKEN é a falta de profissionais para trabalhar na segurança dos educandários, inclusive com algumas empresas criando cargos fantasiosos para implantação nos municípios, sem sequer ter pessoal qualificado para atender a demanda. Segundo ela, a grande pressão por parte da sociedade pode levar a tomada de decisões impensadas que não se sustentarão a médio e a longo prazo.

Outra grande decepção apontada pela coordenadora do Colegiado de Educação da Ameosc são os discursos e atitudes meramente políticas e paliativas dos Governos do Estado e Federal. LAÍS TELOEKEN não considera justo que os municípios tenham que tomar atitudes emergenciais, enquanto o Governo do Estado pediu prazo de até 60 dias para implantar medidas, que segundo ela, foram anunciadas somente como forma de acalmar os ânimos após o ataque a creche, em Blumenau. Ela pontua que os pequenos municípios também estão preocupados com a impossibilidade de acessar os recursos anunciados pelo Governo Federal, já que a maioria deles não atendem os pré requisitos do Programa Nacional de Segurança nas Escolas.

O colegiado de Educação da Ameosc não vai determinar ações para serem implantadas nas escolas da região. Conforme a coordenadora, LAÍS TELOEKEN, é preciso respeitar a realidade de cada município e a disponibilidade financeira das Secretarias Municipais de Educação. Por outra lado, ela cita que há um entendimento conjunto de que todos precisam compor um Comitê de Segurança Escolar, formado por pessoas que realmente entendam de educação, segurança e que tenham gabarito para tomar decisões acertadas. A coordenadora enaltece que o “achismo” deve ser deixado de lado neste momento, com maior adoção de medidas baseadas em fundamentações teóricas. LAÍS TELOEKEN ressalta que somente assim serão alcançados os resultados esperados, com melhoria efetiva na segurança das escolas.

Operação Comando de Trânsito é realizada em Descanso. Ação da Polícia Militar ocorreu na última sexta-feira com abordagens de veículos. O objetivo foi coibir infrações e crimes de trânsito, bem como diminuir o risco de acidentes. O foco foi a verificação dos equipamentos obrigatórios e a habilitação dos condutores. Ao todo foram emitidas 29 notificações, dentre elas por conduzir sem habilitação, com equipamentos obrigatórios inoperantes ou não permitidos, com licenciamento atrasado, por entregar a direção para pessoa não habilitada e ainda por realizar transporte de mercadorias em desacordo com o Código de Trânsito. Dois veículos foram removidos ao pátio de apreensões. Ainda durante a operação, um motociclista, além de estar realizando o transporte irregular de mercadorias, estava de posse de uma porção de maconha no bolso da jaqueta. Ele foi notificado e um Termo Circunstanciado foi registrado.

Saída de pista seguida de colisão mobiliza bombeiros na BR-282. A ocorrência foi registrada por volta das 22h de sábado, entre São Miguel do Oeste e Maravilha, nas proximidades da ponte sobre Rio das Antas. O condutor de um Fiat Palio, com placas de Maravilha, seguia no sentido a cidade de Maravilha quando perdeu o controle, saiu da pista e colidiu na proteção lateral da via. Depois, o carro bateu na ponte e sofreu danos materiais consideráveis. Já o motorista foi atendido pelo Corpo de Bombeiros com lesões leves. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e realizou o levantamento do acidente, o controle do trânsito e a remoção do carro.

Veículo capotado é encontrado abandonado na BR-282, entre São Miguel do Oeste e Paraíso. A ocorrência foi registrada no final da tarde deste domingo. Um Ford Fiesta com placas de Palmitinho, Rio Grande do Sul, saiu da pista e capotou na rodovia. O veículo teve danos consideráveis e ninguém foi encontrado no local. Motoristas contaram aos policiais que o condutor do Fiesta, mesmo ferido, conseguiu fugir antes da chegada da guarnição. A Polícia Rodoviária Federal realizou todos os levantamentos necessários e o controle do trânsito que ficou lento no local.

Motociclista sofre ferimentos em colisão no centro de Iporã do Oeste. A ocorrência foi atendida pela guarnição do Corpo de Bombeiros, por volta das 20h45 deste domingo, na Avenida Gustavo Fetter. O acidente de trânsito envolveu um carro de passeio e uma motocicleta. Os socorristas atenderam o condutor da motocicleta, que foi encontrado consciente, orientado, com ferimento no braço direito e escoriações nas pernas. Após avaliação inicial, imobilização e limpeza dos ferimentos, o motociclista foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês para receber atendimento. As outras três pessoas envolvidas no acidente, que eram ocupantes do carro, não sofreram nenhum ferimento e dispensaram atendimento. A Polícia Militar também foi acionada e prestou apoio no local do acidente.

Mulher morre em grave acidente de moto no centro de Itapiranga. A ocorrência foi registrada por volta das 04h30 da madrugada desta segunda-feira, no centro da cidade. O condutor da motocicleta, de 35 anos, perdeu o controle da moto Honda Strada e colidiu em um poste de energia elétrica, na Rua do Comércio. Com o impacto, a caroneira morreu na hora. O condutor foi atendido pelos Bombeiros e pelo SAMU com ferimentos no braço direito e diversos hematomas pelo corpo. Após os primeiros socorros no local, ele foi encaminhado ao Hospital de Itapiranga. A mulher não portava os documentos pessoais. Ela foi identificada pelo Instituto Geral de Perícias como AMANDA DA SILVA RAMBO, de 27 anos. Ela é natural do Rio Grande do Sul e residia em São João do Oeste. A Polícia Militar de Itapiranga também esteve presente na ocorrência e realizou os procedimentos necessários.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.