ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 01 05 2021

-TRIBUNAL APROVA POR UNANIMIDADE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR DO RIO

-SC LIBERA EVENTOS E CASAS NOTURNAS COM NOVAS REGRAS ATÉ 17 DE MAIO

-DEPOIS DE MAIS DE UM ANO, CINE PEPERI VOLTA A EXIBIR FILMES NO MUNICÍPIO

-28 POR CENTO DA POPULAÇÃO JÁ RECEBEU UMA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID

-MAIS DE 12 MIL CRIANÇAS DEVEM SER IMUNIZADAS CONTRA A GRIPE NO EXTREMO-OESTE

-ACIDENTE CIDADE DA REGIÃO DEIXA DOIS HOMENS PRESOS NAS FERRAGENS

-MULHER SOFRE FRATURA EM COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO NA SC 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 42 centavos. O euro está valendo seis reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira que irá barrar viajantes oriundos da Índia a partir da próxima terça-feira para conter o avanço da Covid-19 e variantes do coronavírus Sars-Cov-2 em circulação no país asiático. A medida entrará em vigor na terça-feira, dia quatro de maio. Nesta sexta, a Índia registrou o oitavo recorde mundial de casos confirmados de Covid-19 nos últimos nove dias, segundo dados do governo e do "Our World in Data", ligado à Universidade de Oxford. Foram 386 mil 452 infectados e três mil 498 mortes em 24 horas.

O governo da Argentina anunciou nesta sexta-feira novas medidas de restrição para tentar conter a pandemia de coronavírus no país. As novas medidas têm como data de validade inicial o dia 21 de maio. O foco das ações é a região metropolitana de Buenos Aires. O presidente ALBERTO FERNÁNDEZ disse que as medidas foram feitas porque há uma pressão nos hospitais pelo aumento de internações. As aulas presenciais estão suspensas, mas entidades e pais ingressaram com ações judiciais pedindo a reabertura das escolas. Também há um toque de recolher entre oito horas da noite e seis da manhã, mas os governadores podem aumentar esse tempo em que é proibido circular.

A Justiça dos Estados Unidos condenou um homem de 23 anos, a quatro anos de prisão e ao pagamento de uma multa de 12 milhões de dólares por ter participado de um incêndio de uma delegacia na cidade de Mineápolis. O prédio queimou durante os protestos contra o assassinato de GEORGE FLOYD no ano passado. A sentença foi dada na quarta-feira, mas em dezembro do ano passado ele já havia se declarado culpado de uma conspiração para cometer um incêndio criminoso. Outros três homens também reconheceram a autoria e aguardam a sentença.

Instalada na última terça-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid no Senado terá uma semana de “muito trabalho”, segundo o relator RENAN CALHEIROS. A semana terá a tomada de depoimentos, início de pelo menos seis linhas de investigação e análise de um volumoso material solicitado pelos integrantes do colegiado. Somente nos primeiros dias de trabalho, foram aprovados mais de 300 requerimentos. São convocações de testemunhas e pedidos de documentação de vários órgãos do governo federal, de estados e de municípios. A CPI foi criada para investigar ações e omissões do governo JAIR BOLSONARO na pandemia e fiscalizar a aplicação de recursos federais por estados e municípios.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, confirmou a chegada ao Brasil, neste fim de semana, de uma remessa de quatro milhões de doses da vacina OxfordAstraZeneca, fruto do consórcio internacional Covax Facility. Em 17 de abril, o governo já havia anunciado a chegada das vacinas a partir de maio. Durante coletiva de imprensa conduzida pela Organização Mundial de Saúde, QUEIROGA pediu aos países com doses excedentes da vacina que compartilhem os imunizantes com o Brasil. O ministro também negou atrasos nas imunizações e afirmou ser possível terminar 2021 com toda a população brasileira vacinada.

O Tribunal Especial Misto votou de forma unânime na tarde desta sexta-feira pelo impeachment de WILSON WITZEL, que perde definitivamente o do cargo de governador do Rio de Janeiro. Os dez julgadores, cinco deputados e cinco desembargadores, consideraram WITZEL culpado por crime de responsabilidade na gestão de contratos na área da Saúde durante a pandemia. Eram necessários sete para o impeachment ser confirmado. Eleito vice-governador na chapa de WITZEL, CLÁUDIO CASTRO toma posse oficialmente neste sábado como governador após oito meses como governador interino. O tribunal também decidiu que o ex-juiz-federal ficará inelegível e proibido de exercer cargos públicos por 5 anos. WITZEL foi acusado de fraudes na contratação de duas organizações sociais no setor da saúde.

Santa Catarina registrou uma ampliação de 86 mil e 800 postos formais de trabalho no primeiro trimestre de 2021. O resultado é o maior saldo de empregos para os três primeiros meses do ano em toda a série histórica, iniciada em 2004. Os dados do Caged foram divulgados pelo Ministério da Economia, e analisados pela Gerência de Políticas de Emprego e Ocupação, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. O Estado abriu 20 mil 729 vagas formais de trabalho em março, resultado de 125 mil 425 admissões e 104 mil 696 demissões. Esse é o terceiro melhor desempenho do país em volume de carteiras assinadas, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

Uma nova portaria publicada pela Secretaria de Estado da Saúde nesta sexta-feira, prorroga a suspensão de cirurgias eletivas até 10 de maio. Continuam proibidos os procedimentos de média e alta complexidade que, direta ou indiretamente, interfiram no tratamento dos pacientes com a Covid-19. A determinação vale para todos os hospitais em Santa Catarina. Até o dia 10 de maio, o cenário será reavaliado. Enquanto não houver o mínimo de segurança, os centros cirúrgicos continuarão fechados para este tipo de procedimento. Já as cirurgias eletivas que não precisam de medicamentos, como os do chamado “kit intubação”, estão permitidas.

O governo de Santa Catarina publicou nesta sexta-feira um novo decreto com algumas flexibilizações de regras de enfrentamento à Covid-19. Foram liberadas atividades que estavam proibidas, como as casas noturnas e os eventos. As autorizações dependem da classificação da região no mapa de risco feito pelo governo do estado. O novo decreto começa a valer a partir deste sábado. As regras ficam em vigor até 17 de maio. No decreto, também foi prorrogada até 30 de junho a suspensão do acesso ao público a competições esportivas públicas ou privadas. Os bares e restaurantes podem abrir até as 11 da noite. O fornecimento de bebidas alcoólicas está liberado nos estabelecimentos, porém,o consumo no estabelecimento é permitido conforme o nível de risco da região.

Depois de mais de um ano, o Cine Peperi reabriu as portas na noite de ontem. Neste final de semana, o cinema terá mais seis sessões. Hoje e amanhã, o Cine Peperivai exibir o filme de animação TOM E JERRY as duas e meia da tarde de sábado e domingo. Nas sessões das quatro e meia, sete e nove e meia da noite, a atração em cartaz é GODZILA VERSUS KONG. De acordo com o diretor da Peperi, ADILSON BALDISSERA, a volta do Cine Peperi ocorre com o cumprimento de todas as normas de saúde com público reduzido, uso de álcool em gel e máscara.

O vice-prefeito NEI BRUGNEROTTO assumiu nesta sexta-feira, a Administração Municipal de Descanso e ficará à frente do executivo até o dia 31 de maio. Neste período, o prefeito SADI BONAMIGO estará em férias. O ato de transmissão do cargo foi realizado na sala de reuniões da Prefeitura Municipal e contou com a presença de alguns secretários municipais. BRUGNEROTTO explicou que dará prioridade principalmente aos trabalhos administrativos, além de acompanhar a revitalização das estadas do interior. O vice está trabalhando juntamente com o secretário de Transportes, ORACILDO COMIN, para a revitalização do interior do município.

Apesar da pandemia causada pela Covid-19, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Miguel do Oeste conseguiu manter as contas em dia em 2020. A informação é do diretor financeiro da entidade, ADEMIR PINTO. Conforme ele, os dados foram divulgados na última terça-feira, oportunidade em que ocorreu a assembleia anual de prestação de contas, onde foram explanados todos os recursos recebidos e os investimentos feitos ao longo do último ano. De acordo com ele, 2020 foi um ano complicado para todos os segmentos e para a APAE não foi diferente, mesmo assim, a entidade conseguiu manter seus compromissos em dia.

Praticamente todos os eventos que a APAE realizava anualmente precisaram ser cancelados ou reformulados em 2020. A lembrança é do diretor financeiro, ADEMIR PINTO. Segundo ele, eventos tradicionais como o risoto do tacho e o jantar italiano precisaram ser substituídos por rifas e noite da pizza, por exemplo. Ele destacou que o apoio da comunidade foi fundamental e com a união de todos uma boa quantidade de recursos foram conquistados ao longo do último ano. ADEMIR salientou que está em andamento uma rifa de um veículo usado e vários outros prêmios. Ele esclareceu que o objetivo é arrecadar mais recursos para o caixa da APAE de São Miguel do Oeste.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Miguel do Oeste manteve as contas em dia também devido as reservas técnicas existentes em caixa. O comentário é do diretor financeiro, ADEMIR PINTO. Ele disse que essa reserva serve para suprir necessidades que possam surgir ao longo do ano, especialmente no começo de cada ano letivo, onde os convênios e recursos demoram para chegar de fato aos cofres da APAE. Ele pontuou que é de extrema importância que as pessoas continuem fazendo suas doações. As contas disponíveis são do Banco do Brasil na conta corrente 71.670 dígito sete e no Sicoob na conta corrente 65.618 dígito seis. Mais informações podem ser obtidas na própria APAE através do telefone 3622-6312.

O Deputado estadual FABIANO DA LUZ está defendendo a ampliação dos benefícios para microempreendedores atendidos com recursos do Badesc. A proposta do parlamentar é que as microempresas e microempreendedores individuais sejam beneficiados com um desconto de 50 por cento nos valores financiados na instituição. Ele citou que as empresas que contratam até 10 mil reais tenham que devolver somente a metade do valor. Já para micro e pequenos empresários que financiarem até 100 mil reais, a proposta é para que paguem 75 por cento do valor. Na avaliação de DA LUZ, esta é uma maneira de o estado colaborar neste momento difícil de pandemia. Ele citou que estado aumentou a arrecadação neste ano e pode ajudar o setor.

O Peperi Debates deste sábado olhou para os impactos da pandemia no trabalho. O programa analisou como esse momento afeta e modifica as relações de trabalho a ponto de provocar uma reflexão sobre algumas questões que estavam mais ou menos sacramentadas antes da pandemia. O debate deste final de semana reuniu o vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST, a vereadora e advogada, MARIA TEREZA CAPRA, o empresário e vereador RAVIER CENTENARO e a presidente do sindicato dos empregados no comércio, EDRIANE SLAVIERO. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

A pandemia do coronavírus provocou um momento muito atípico e com muitas interferências nas relações e nas condições de trabalho. A afirmação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. De acordo com ele, houve um choque muito grande para empresários e trabalhadores, mas à medida que o tempo foi passando, as questões foram se organizando. KIST disse que em muitos setores empresariais, a mudança foi expressiva. A principal alteração foi o fortalecimento do trabalho à distância, inclusive com aumento de produtividade em muitos casos. Ele acredita que o home-office vai se manter, mesmo quando a pandemia terminar. KIST reforçou que não houve precarização nas relações de trabalho, mas uma flexibilização e modernizações necessárias para manter e melhorar a produção.

A pandemia afetou ainda mais a relações trabalhistas no Brasil. A observação é da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. De acordo com ela, a crise sanitária acabou intensificando um processo que já vinha ocorrendo em razão das flexibilizações das relações de trabalho. Ela comentou que as garantias dos trabalhadores foram ainda mais abaladas pela pandemia. MARIA TEREZA comentou que os impactos econômicos e no campo do trabalho são expressivas, mas é preciso entende que o valor máximo que deve ser defendido neste momento é a vida. A vereadora destacou que os empresários e os trabalhadores estão se superando para enfrentar essas dificuldades. Ela também ressaltou que apesar da pandemia não dá para flexibilizar tudo. O problema, segundo a vereadora, é que o governo não promoveu adequadamente o socorro às empresas e aos trabalhadores para evitar a precarização dos trabalhadores.

A crise sanitária provocou mudanças bem significativas no campo do trabalho. O comentário é do vereador e empresário, RAVIER CENTENATO. Ele disse que muitas alterações já iriam ocorrer por conta da tecnologia e da evolução dos setores e a pandemia acelerou esse processo. A principal, segundo RAVIER, foi o trabalho à distância e aflexibilização dos horários e da própria jornada de trabalho. Na visão do vereador, um dos desafios é a recolocação dos trabalhadores afetados pela tecnologia. RAVIER destacou ainda que muitas mudanças aceleradas pela pandemia vieram para ficar no campo do trabalho. Ele ressaltou que é necessário manter a cultura do trabalho na sociedade, ou seja, reduzir o número de pessoas que são sustentadas pelo governo e pelo trabalho dos outros.

Os trabalhadores enfrentam muitas dificuldades por conta da pandemia e o que mais atinge as pessoas são as consequências mentais desse momento. A análise é da presidente do sindicato dos empregados no comércio, EDRIANE SLAVIERO. Ela disse que os trabalhadores sofrem uma pressão muito grande e vão para o trabalho com a angústia de enfrentar o risco do contágio. A sindicalista comentou que as empresas e os trabalhadores precisam conversar mais e encontrar as melhores alternativas para enfrentar esse momento com o cuidado de preservar a saúde, especialmente a mental, de todos. Ela comentou que é preciso ter uma atenção ainda mais com a proteção da saúde física, econômica e familiar. O problema do home-office, segundo EDRIANE, é a dificuldade em separar o trabalho do tempo para o descanso.

Mais de 12 mil crianças devem ser imunizadas contra a Influenza no Extremo Oeste. A informação é da enfermeira e coordenadora do setor de imunização, DILA POSSATI. De acordo com ela, serão 12 mil 256 crianças de seis meses a menos de seis anos que serão vacinadas na primeira etapa da campanha que vai até o dia 10 de maio. Além das crianças entre seis meses e 6 anos, a primeira fase da campanha beneficia as gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Até agora, já foram imunizadas cerca de mil e 200 crianças na região, o que representa cerca 10 por cento da meta dessa faixa etária. A campanha contra a Influenza se encerra vai até o dia nove de julho.

Em São Miguel do Oeste, a campanha de vacinação contra a gripe está ocorrendo de forma descentralizada neste ano. De acordo com a secretária de saúde, GENI GIRELLI, o objetivo é evitar a concentração de um grande número de pessoas no posto de saúde do centro. A vacinação está sendo feita em todos os postos de saúde dos bairros. As agentes comunitárias de saúde estão percorrendo os bairros, conversando com as famílias que tem crianças nessa faixa etária e organizando a vacinação. Para os moradores do centro, a imunização das crianças com idades entre seis meses e menos de seis anos foi feita no sábado passado na praça Walnir Botaro Daniel. Mais de 400 crianças do centro receberam a dose da vacina contra a influenza no último final de semana.

O extremo-oeste permanece em nível gravíssimo de contágio para o coronavírus. De acordo com a Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado, a região continua em bandeira vermelha. Apenas a região da Grande Florianópolis se manteve no patamar grave, ou seja, na cor laranja para a transmissão da Covid-19. Todas as outras 15 regiões, incluindo o extremo-oeste, foram classificadas em nível gravíssimo. Em comparação com a Matriz divulgada no dia 24, as regiões de Laguna, Médio Vale do Itajaí e Oeste obtiveram um aumento no risco para a doença, saindo do nível grave para o gravíssimo. Isso ocorreu principalmente devido ao aumento no número de casos entre as semanas, que é medido pelo índice de transmissibilidade. O novo mapa será divulgado na semana que vem, dia oito de maio.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou, nas últimas 24 horas, mais um óbito relacionado ao coronavírus. O caso é de uma idosa de 70 anos, de Dionísio Cerqueira. Desde o começo da pandemia já foram registrado 248 óbitos por complicações da Covid-19. A ocupação de hoje é de 23 pacientes confirmados na UTI. O setor tem apenas dois leitos disponíveis. Na enfermaria são 12 confirmados e taxa de ocupação de 75 por cento. Em São Miguel do Oeste, 11 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta e outras 20 entraram para a lista de recuperados. 80 moradores ainda estão com o vírus ativo.

O Município de São Miguel do Oeste já recebeu 12 mil e 12 doses de vacina contra a covid-19. Desse total, foram aplicadas 11 mil 759e apenas um frasco foi danificado durante o processo logístico. A secretaria de saúde recebeu sete mil 712 doses da CoronavacButantan e quatro mil e 300 da OxfordAstrazeneca. Já foram vacinados oito mil 732 idosos e três mil e 27 profissionais da saúde. 28 por cento da população total do município já recebeu pelo menos uma dose do imunizante. O percentual dos moradores que receberam duas doses até agora é nove e meio por cento. Qualquer irregularidade pode ser denunciada à Ouvidoria do Município, pelo telefone 3631-2025.

Um grave acidente foi registrado na noite desta sexta-feira em Dionísio Cerqueira. A colisão aconteceu no centro da cidade por volta das 11 horas da noite e envolveu um veículo Corolla emplacado em Dionísio Cerqueira e uma motocicleta CB 300 de São José do Cedro. O motociclista sofreu uma fratura exposta em uma das pernas. O Samu socorreu o motociclista e o levou para o hospital. A dinâmica e as causas do acidente serão apuradas pela Polícia Civil.

Três pessoas ficaram feridas em um acidente no final da noite deste sábado em Dionísio Cerqueira. A colisão aconteceu por volta das 11 e 45 e envolveu uma Parati, com placas de Coronel Vivida, e um Gol, emplacado em Dionísio Cerqueira. O motorista do Gol sofreu ferimentos leves. Os dois ocupantes da Parati ficaram presos às ferragens. o Corpo de Bombeiros foi chamado e os socorristas tiveram que desencarcerar os dois homens do carro. As vítimas foram encaminhadas para atendimento médico.

Uma mulher ficou ferida em um acidente de transito na noite de ontem na SC 163. A colisão aconteceu por volta das dez e meia da noite nas proximidades do aeroporto, saída para Descanso e envolve um carro de passeio e uma moto. A condutora da moto sofreu uma fratura na perna. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e conduzida ao Hospital Regional. As causas do acidente serão apuradas pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.