ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 01/05/2021

GLOBO EM FOCO – 01/05/21

-TRIBUNAL APROVA POR UNANIMIDADE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR DO RIO

-SC LIBERA EVENTOS E CASAS NOTURNAS COM NOVAS REGRAS ATÉ 17 DE MAIO

-MAIS DE MIL PROFESSORES PARTICIPAM DE EVENTO DE FORMAÇÃO

-COMARCA DE ITAPIRANGA HOMOLOGA ACORDO EM AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

-SIMPLICIO MEURER É O NOVO PRESIDENTE DO SICOOB CREDITAPIRANGA

-SECRETARIA DE TRANSPORTES E OBRAS DE TUNÁPOLIS AMPLIA AÇÕES

-ESCOLA DE ITAPIRANGA DEBATE VIOLÊNCIA NO AMBIENTE FAMILIAR

-MOTOCICLISTA FICA GRAVEMENTE FERIDO EM COLISÃO CONTRA CARRO

-ACIDENTE NA SC-163 DEIXA MULHER GRAVEMENTE FERIDA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 26 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 42 centavos. O euro está valendo seis reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira que irá barrar viajantes oriundos da Índia a partir da próxima terça-feira para conter o avanço da Covid-19 e variantes do coronavírus Sars-Cov-2 em circulação no país asiático. A medida entrará em vigor na terça-feira, dia quatro de maio. Nesta sexta, a Índia registrou o oitavo recorde mundial de casos confirmados de Covid-19 nos últimos nove dias, segundo dados do governo e do "Our World in Data", ligado à Universidade de Oxford. Foram 386 mil 452 infectados e três mil 498 mortes em 24 horas.


O governo da Argentina anunciou nesta sexta-feira novas medidas de restrição para tentar conter a pandemia de coronavírus no país. As novas medidas têm como data de validade inicial o dia 21 de maio. O foco das ações é a região metropolitana de Buenos Aires. O presidente ALBERTO FERNÁNDEZ disse que as medidas foram feitas porque há uma pressão nos hospitais pelo aumento de internações. As aulas presenciais estão suspensas, mas entidades e pais ingressaram com ações judiciais pedindo a reabertura das escolas. Também há um toque de recolher entre oito horas da noite e seis da manhã, mas os governadores podem aumentar esse tempo em que é proibido circular.


A Justiça dos Estados Unidos condenou um homem de 23 anos, a quatro anos de prisão e ao pagamento de uma multa de 12 milhões de dólares por ter participado de um incêndio de uma delegacia na cidade de Mineápolis. O prédio queimou durante os protestos contra o assassinato de GEORGE FLOYD no ano passado. A sentença foi dada na quarta-feira, mas em dezembro do ano passado ele já havia se declarado culpado de uma conspiração para cometer um incêndio criminoso. Outros três homens também reconheceram a autoria e aguardam a sentença.

Instalada na última terça-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid no Senado terá uma semana de “muito trabalho”, segundo o relator RENAN CALHEIROS. A semana terá a tomada de depoimentos, início de pelo menos seis linhas de investigação e análise de um volumoso material solicitado pelos integrantes do colegiado. Somente nos primeiros dias de trabalho, foram aprovados mais de 300 requerimentos. São convocações de testemunhas e pedidos de documentação de vários órgãos do governo federal, de estados e de municípios. A CPI foi criada para investigar ações e omissões do governo JAIR BOLSONARO na pandemia e fiscalizar a aplicação de recursos federais por estados e municípios.


O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, confirmou a chegada ao Brasil, neste fim de semana, de uma remessa de quatro milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, fruto do consórcio internacional Covax Facility. Em 17 de abril, o governo já havia anunciado a chegada das vacinas a partir de maio. Durante coletiva de imprensa conduzida pela Organização Mundial de Saúde, QUEIROGA pediu aos países com doses excedentes da vacina que compartilhem os imunizantes com o Brasil. O ministro também negou atrasos nas imunizações e afirmou ser possível terminar 2021 com toda a população brasileira vacinada.

O Tribunal Especial Misto votou de forma unânime na tarde desta sexta-feira pelo impeachment de WILSON WITZEL, que perde definitivamente o do cargo de governador do Rio de Janeiro. Os dez julgadores, cinco deputados e cinco desembargadores, consideraram WITZEL culpado por crime de responsabilidade na gestão de contratos na área da Saúde durante a pandemia. Eram necessários sete para o impeachment ser confirmado. Eleito vice-governador na chapa de WITZEL, CLÁUDIO CASTRO toma posse oficialmente neste sábado como governador após oito meses como governador interino. O tribunal também decidiu que o ex-juiz-federal ficará inelegível e proibido de exercer cargos públicos por 5 anos. WITZEL foi acusado de fraudes na contratação de duas organizações sociais no setor da saúde.

Santa Catarina registrou uma ampliação de 86 mil e 800 postos formais de trabalho no primeiro trimestre de 2021. O resultado é o maior saldo de empregos para os três primeiros meses do ano em toda a série histórica, iniciada em 2004. Os dados do Caged foram divulgados pelo Ministério da Economia, e analisados pela Gerência de Políticas de Emprego e Ocupação, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. O Estado abriu 20 mil 729 vagas formais de trabalho em março, resultado de 125 mil 425 admissões e 104 mil 696 demissões. Esse é o terceiro melhor desempenho do país em volume de carteiras assinadas, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.


Uma nova portaria publicada pela Secretaria de Estado da Saúde nesta sexta-feira, prorroga a suspensão de cirurgias eletivas até 10 de maio. Continuam proibidos os procedimentos de média e alta complexidade que, direta ou indiretamente, interfiram no tratamento dos pacientes com a Covid-19. A determinação vale para todos os hospitais em Santa Catarina. Até o dia 10 de maio, o cenário será reavaliado. Enquanto não houver o mínimo de segurança, os centros cirúrgicos continuarão fechados para este tipo de procedimento. Já as cirurgias eletivas que não precisam de medicamentos, como os do chamado “kit intubação”, estão permitidas.


O governo de Santa Catarina publicou nesta sexta-feira um novo decreto com algumas flexibilizações de regras de enfrentamento à Covid-19. Foram liberadas atividades que estavam proibidas, como as casas noturnas e os eventos. As autorizações dependem da classificação da região no mapa de risco feito pelo governo do estado. O novo decreto começa a valer a partir deste sábado. As regras ficam em vigor até 17 de maio. No decreto, também foi prorrogada até 30 de junho a suspensão do acesso ao público a competições esportivas públicas ou privadas. Os bares e restaurantes podem abrir até as 11 da noite. O fornecimento de bebidas alcoólicas está liberado nos estabelecimentos, porém,o consumo no estabelecimento é permitido conforme o nível de risco da região.

Mais de 12 mil crianças devem ser imunizadas contra a Influenza no Extremo Oeste. A informação é da enfermeira e coordenadora do setor de imunização, DILA POSSATI. Conforme ela, serão 12 mil, 256 crianças de seis meses a menos de seis anos que serão vacinadas na primeira etapa da campanha que vai até o dia 10 de maio. Além das crianças entre 6 meses e 6 anos, a primeira fase da campanha beneficia as gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. A regional de saúde recebeu 12 mil 740 doses da Influenza. A enfermeira comentou que já foram imunizadas aproximadamente 10 por cento da cobertura vacinal. Em Itapiranga, foram vacinadas em média 682 crianças, sendo 225 crianças até um ano de idade, 361 crianças de dois a cinco anos e 96 crianças até seis anos. Ela comentou que a quantidade de pessoas dos grupos prioritários varia de município para município. DILA destacou ainda que, assim como a vacina contra a Covid, a aplicação da Influenza é importante. A campanha encerra no dia 9 de julho.

Deputado defende ampliação de benefícios para microempreendedores. Conforme o deputado estadual FABIANO DA LUZ, a proposta é que as microempresas e microempreendedores individuais, que pegam até 10 mil reais emprestados do estado, tenham que devolver somente 50 por cento do valor. Já para micro e pequenos empresários que financiarem até 100 mil reais, a proposta é para que paguem 75 por cento do valor. Na avaliação de DA LUZ, esta é uma maneira de o estado colaborar neste momento difícil de pandemia. Para microempreendedores, segundo o deputado, há um desafio ainda maior para conseguir manter as atividades. Quanto ao estado, DA LUZ pontua que ele está com movimento econômico significativo e por isso deve ajudar a manter os empregos e as atividades das microempresas, mostrando assim que é solidário com aqueles que mais precisam.

FABIANO DA LUZ cita, como microempreendedores individuais que precisam ser atendidos, os donos de bares, lojas, restaurantes, entre outros segmentos de menor movimento. Conforme o deputado, o crédito para acessar esses recursos, que seria de até 100 mil reais, já está sendo disponibilizado pelo Badesc e governo do Estado. Agora a proposta do deputado é incluir emenda que garanta desconto na devolução dos recursos destinados ao microempreendedor. FABIANO DA LUZ defende que a emenda seja logo encaminhada à Assembleia Legislativa, para que assim que aprovada possa entrar em vigor e beneficiar todos os micro e pequenos empreendedores. Um fator que atrasa este processo é a indefinição no governo de SC. Na próxima sexta-feira ocorre a votação que vai definir se CARLOS MOISÉS volta ao cargo de governador ou se será afastado em definitivo.

Mais de mil professores da região participam de evento online de Formação Continuada. O cantor, líder da banda Nenhum de Nós, Thedy Corrêa, abriu a programação abordando o tema Música, Educação e Comunicação. Conforme uma das coordenadoras, professora, NATHALIA BERGER WERLANG, participaram desta primeira formação mais de mil profissionais da educação de municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Cita que o evento terá ao todo 38 palestrantes e inúmeras horas de conteúdo online. NATHALIA destaca ainda que a formação continuada de professores oferecida pelo Centro Universitário Uceff de Itapiranga abrange aproximadamente 15 municípios dos dois estados.

Parcerias com as prefeituras viabilizam participação de profissionais da educação. O evento será realizado até 20 de julho no formato online. A professoras MARIA PREIS WELTER, afirma que o curso de formação continuada de professores compensa parcialmente a tradicional Jornada das Licenciaturas que reunia grande público em várias atrações e foi afetada pela pandemia. Salienta que o tema deste ano será "Educação em transformação: abrindo portas para um novo momento". A professoras ressalta que este curso foi pensado para atender a demanda dos municípios da região de abrangência da Uceff. MARIA PREIS WELTER reforça que o curso foi construído a partir de demandas das secretarias municipais de educação, totalizando 40 horas de certificação. A programação também será aberta para a comunidade, sendo que as inscrições podem ser para todos os dias, ou eventos específicos.

A secretaria de Saúde de Itapiranga está disponibilizando, semanalmente, o boletim de vacinação da Covid-19, para que a população possa acompanhar o avanço da imunização contra o coronavírus no Município. No boletim divulgado ontem pela secretaria de Saúde, demonstra que mais de três mil e quatrocentas pessoas já foram imunizadas contra o coronavírus no município. A todo, três mil, 443 pessoas receberam a vacina. O boletim também mostra que duas mil 227 pessoas receberam a primeira dose, representando 13,09 por cento da população. mil 216 também já receberam a segunda dose, o que representa 7,15 por cento da população. O grupo prioritário que já recebeu a vacina são profissionais da saúde e idosos acima de 63 anos.

Comarca de Itapiranga homologa acordo em ação de improbidade administrativa. A acusação ocorreu por favorecimento de estabelecimento empresarial de parentes de ex-presidente da Câmara. A denúncia do Ministério Público foi pautada na tentativa de um ex-vereador e ex-presidente do legislativo de burlar os decretos que estipulavam medidas restritivas adotadas no combate e prevenção da Covid-19 em favorecimento de estabelecimento comercial de sua esposa e sogra. O réu sustentou que não se omitiu da manutenção das atividades legislativas e afirmou que todos os projetos apresentados pelo executivo foram analisados. O juiz RODRIGO PEREIRA ANTUNES da comarca de Itapiranga decretou afastamento do vereador, que posteriormente retornou ao cargo. Por fim, foi homologado o acordo com aplicação de multa e encerrado o processo.

Justiça condena ex-secretário por fraude na compra de um caminhão no Oeste de Santa Catarina. A Justiça determinou a condenação por crime de corrupção ativa do ex-secretáriode Administração, Obras e Serviços Urbanos de Itapiranga. O crime ocorreu em 2014 e envolveu fraude à licitação com o objetivo de obtenção da vantagem ilícita na compra de um caminhão. A sentença foi do juiz de Itapiranga RODRIGO PEREIRA ANTUNES, confirmada em parte pelo Tribunal de Justiça. A pena para o acusado foi de três anos e seis meses, substituída por duas penas restritivas de direitos e prestação de serviços à comunidade. O ex-secretário deverá pagar ainda 17 dias de multa de um trigésimo do salário mínimo vigente à época do fato. Conforme consta no processo, o secretário, pretendia adquirir um caminhão para o setor de urbanismo. Com o fim de obter vantagem indevida, o ex-secretário entrou em contato com o vendedor e solicitou valores para si. O objetivo era direcionar a licitação para que empresa fosse a vencedora. O valor não foi pago, gerando investigação criminal. Não cabe mais recurso na ação penal.

O Sicoob Creditapiranga realizou ontem Assembleia Geral Ordinária com eleição do novo presidente. Em função da pandemia do Coronavírus, o evento ocorreu de forma digital, transmitido diretamente da sede administrativa da cooperativa, em Itapiranga, por meio do aplicativo Sicoob Moob. A programação incluiu prestação de contas do exercício encerrado em 31 de dezembro de 2020, destinação das sobras apuradas, eleição dos componentes do Conselho de Administração, eleição dos componentes do Conselho Fiscal, fixação de honorários e gratificações da Diretoria Executiva. Também estará na pauta a autorização para contrair financiamentos e outros assuntos de interesse do quadro social. Todos os itens abordados tiveram mais de 90 por cento de aprovação.

JOSÉ ADALBERTO MICHELS não concorreu à reeleição após três décadas no comando da cooperativa e deixou o cargo que agora será assumido por SIMPLÍCIO MEURER. Três décadas significam um terço da história da cooperativa com o comando de MICHELS. Ele cita que assumiu o Sicoob Creditapiranga com baixa capacidade financeira e concluiu o mandato com resultado financeiro em todos os anos. MICHELS elevou a cooperativa ao patamar de quase 500 milhões de reais de ativos e com 23 mil e 500 associados. O presidente se emocionou em seu discurso relatando que viveu intensamente a rotina da cooperativa e tem muito a agradecer a equipe que faz o Sicoob Creditapiranga ser cada vez mais forte e atuante.

De acordo com o presidente JOSÉ ADALBERTO MICHELS, financeiramente todos os objetivos foram alcançados e, por isso será entregue aos associados um dos maiores resultados da história. O resultado é de mais de 4 milhões e 600 mil reais, sendo que, após as destinações estatutárias, 3 milhões e 290 mil reais serão distribuídas no capital social dos cooperados de acordo com sua movimentação. Os ativos totais representam 487 milhões e 900 mil reais, um número expressivo, chegando perto da casa de meio bilhão.

SIMPLICIO MEURER é o novo presidente do Sicoob Creditapiranga. Único candidato a presidente da cooperativa de crédito mais antiga de Santa Catarina se diz preparado para o cargo. Ele atuou por 18 anos na cooperativa e teve muitas oportunidades para estudar o cooperativismo e ainda ocupou o cargo de vice presidente por 11 anos e foi diretor operacional. Cita ainda que buscou formação acadêmica, especialização e realizou cursos que possibilitaram atuar na formação de novos diretores. MEURER saiu em janeiro de 2019 e, segundo ele, está retornando a pedido dos associados. Destaca querer dar continuidade nos trabalhos, pois a cooperativa está muito bem em sua área de atuação em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

A Assembleia Geral Ordinária do Sicoob Creditapiranga tradicionalmente reunia até mil e 500 pessoas no Complexo Oktober e desta vez a votação ocorreu por aplicativo. Os associados aprovaram a única chapa que tem como presidente SIMPLICIO MEURER, vice-presidente QUERINO SCHNEIDER, secretário CLÓVIS WUITSCHICK e para o Conselho de Administração foram eleitos CÉLIA FURTADO, CLAUDIR WERLANG, CLEITON THEISEN e VALDIR SCHNEIDER. O mandato da diretoria é válido por quatro anos. A posse dos novos conselheiros deverá ocorrer em até 30 dias.

Suporte a várias secretarias atendendo solicitação de serviços faz parte da rotina de trabalho da equipe de Transportes e Obras de Tunápolis. As atividades vão além da manutenção de estradas, acessos a propriedades e melhorias em pátios. Incluem ainda terraplenagempara obras públicas e para indústrias atendendo demandas de outras secretarias. O Secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN relata satisfação e ter condições de contribuir de forma bastante ampla no município. As últimas semanas foram de várias ações com máquinas para melhorias no ginásio de esportes na comunidade de linha Fátima e no Centro Multiuso na comunidade de Pitangueira.

GASSEN observa que dar suporte em diferentes áreas faz parte da rotina de trabalhos da secretaria e isso demanda também necessidade de investimento para aquisição de novas máquinas. A prefeitura já possui projetos para compras, porém será preciso resolver questões burocráticas. O secretário de Transportes e Obras avalia que ainda existe umademanda bastante grande de serviços em pátios de propriedades agrícolas, principalmente para manobras de caminhões em atividades de leite, suínos e aves. ADRIANO GASSEN chama atenção para o Programa Mais Serviços que inclui subsídio em pagamento de serviços prestados por empresas terceirizadas.

Escola de Itapiranga debate violência no ambiente familiar. O tema surgiu após a professora de língua portuguesa DANIELE FRIEDRICH identificar o problema a partir de um trabalho de produção de texto. A direção da escola incentiva o debate de temas transversais que relacionam escola e família. Após mais de um ano sem palestras presenciais, a Escola São Vicente de Itapiranga reuniu nesta semana os alunos do oitavo ano para debater sobre violência no ambiente familiar. Conforme o Assessor de Direção da Escola São Vicente de Itapiranga, professor DANIEL SKRSYPCSAK, a palestra foi ministrada pelo coordenador do Curso de Direito da UCEFF de Itapiranga, ROGÉRIO SOEHN. Com experiência de atuação na Polícia Civil e professor de nível superior, ele atraiu a atenção dos estudantes.

DANIEL SKRSYPCSAK destaca que a função social da escola é de abordar as problemáticas recorrentes no município para dentro do processo educacional. Ele chama a atenção que muitos dos alunos já vivenciaram ou conhecem alguém que já sofreu esse tipo de abuso. Abordar o assunto de forma responsável pode contribuir para minimizar os efeitos negativos que a violência provoca. Ressalta ainda que não significa acabar com o problema e sim contribuir com uma abordagem educacional. O Assessor de Direção enaltece que a escola é um grande aliado para identificar os tipos de violência. Para ele, o papel do professor e da escola vai além de ensinar e envolve também debates paralelos. No ambiente escolar estão presentes as diversidades, realidade social, econômica e racial, o que permite a junção de escola e família.

O Assessor de Direção da Escola São Vicente de Itapiranga lembra que maio é o mês de conscientização contra o abuso sexual, e a escola possui a obrigação de apoiar projetos interdisciplinares, promover discussões de conscientização dos fatos, formando o aluno crítico. DANIEL SKRSYPCSAK ressalta que em sua tese de doutorado teve a oportunidade de aprofundar temas relacionados a educação e agora consegue contribuir na rotina escolar. Destaca que estas abordagens permitem articular o conhecimento, conteúdo e currículo do aluno através dos temas transversais. A Escola São Vicente incentiva o projeto integrador por turmas e estas ações de conteúdos afins, objetivam ter alcances significativos. O Assessor de Direção avalia que é fundamental os professores estarem atentos para identificarem demandas que surgem em sala de aula.

Motociclista fica gravemente ferido em colisão contra carro. Um grave acidente foi registrado por volta das 23 horas de ontem, na Avenida Paraná, em Dionísio Cerqueira, envolvendo um veículo Corolla emplacado em Dionísio Cerqueira e uma motocicleta CB 300 de São José do Cedro. O Corpo de Bombeiros de Dionísio foi acionado para atender o motociclista com suspeita de fratura exposta em uma das pernas. O SAMU também foi acionado que encaminhou a vítima para atendimento médico. A dinâmica do acidente será investigada. A PM foi acionada e realizou os procedimentos necessários.

Acidente na SC-163 deixa mulher gravemente ferida. O acidente foi registrado pela Guarnição da Policia Rodoviária Estadual por volta das 22 horas e 30 minutos de ontem no município de São Miguel do Oeste. A colisão envolveu o veículo Fox de Descanso, conduzido por uma mulher de 35 anos que saiu ilesa, e uma Motoneta Sundown Web 100, emplacada em São Miguel do Oeste, conduzida por uma mulher de 37 anos, que sofreu ferimentos graves.

Polícia Militar apreende comprimidos de Cytotec na BR-282 em Descanso. Um homem foi preso na noite de ontem, com Cytotec, na BR-282, em Descanso. O flagrante ocorreu por volta das 18 horas e 30 minutos, próximo ao acesso da comunidade de Linha Barra do Veado, após a abordagem de um ônibus. Os ocupantes do veículo teriam viajado para o Paraguai e realizado compras no País vizinho. Um dos passageiros foi flagrado com comprimidos do medicamento utilizado para procedimentos abortivos. O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste para os procedimentos cabíveis. A Polícia e a Receita Federal de Dionísio Cerqueira foram comunicadas sobre o caso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.