-STF MANDA PF OUVIR MORO EM ATÉ 5 DIAS SOBRE ACUSAÇÕES CONTRA BOLSONARO
-SECRETÁRIO DE SAÚDE PEDE EXONERAÇÃO EM MEIO A POLÊMICA SOBRE RESPIRADORES
-EPAGRI DESENVOLVE AÇÕES PARA AGRICULTORES ATINGIDOS PELA ESTIAGEM
-VEREADORES PEDEM PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA ADEQUAÇÃO DE CALÇADAS
-MUNICÍPIO CONFIRMA SEIS NOVOS CASOS DE DENGUE. TOTAL CHEGA A 116
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA CARRO NO CENTO DA CIDADE
-POLÍCIA MILITAR PRENDE TERCEIRO SUSPEITO DE ARROMBAMENTOS NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
Mais de um milhão de pessoas se recuperaram da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, de acordo com a universidade americana Johns Hopkins. O balanço, que sofre alterações constantemente, refere-se apenas aos casos da doença confirmados oficialmente. Em todo o mundo, mais de três milhões e 200 mil de pessoas contraíram o novo vírus e mais 233 mil morreram por complicações da Covid-19. A principal medida de contenção do avanço doença que ainda é defendida pela Organização Mundial da Saúde e das autoridades em todo o planeta é o distanciamento social. O objetivo é fazer com que o número de infecções não dispare em um curto espaço de tempo.
Um laboratório que fica no norte de Pequim está desenvolvendo uma vacina experimental contra o novo coronavírus. O Sinovac Biotech é um dos quatro laboratórios chineses autorizados a realizar ensaios clínicos. Embora sua vacina ainda não tenha sido testada, o grupo privado diz que está pronto para produzir 100 milhões de doses por ano para combater o vírus, que apareceu na China no final de 2019. Em 2009, esse laboratório se tornou o primeiro no mundo a lançar uma vacina contra a gripe H1N1. A empresa, que emprega mil funcionários, espera obter os primeiros resultados sobre a segurança do produto até o final de junho, nas fases 1 e 2 dos testes. Os testes consistem em verificar se a vacina é perigosa para os seres humanos. Para garantir sua eficácia, um estudo de fase 3 deve ser realizado em portadores do vírus.
Um tribunal de apelação do Peru liberou nesta quinta-feira, sob fiança, a oposicionista KEIKO FUJIMORI, filha do ex-presidente Alberto Fujimori. Ela estava em prisão preventiva há três meses por suposto envolvimento no escândalo de corrupção da Odebrecht, informou o judiciário. Duas vezes candidata à presidência, KEIKO havia solicitado recentemente a liberação de sua prisão preventiva devido ao risco de contrair o novo coronavírus na prisão. Ela cumpria 15 meses de prisão preventiva, desde 29 de janeiro passado, após ser denunciada por lavagem de dinheiro envolvendo os valores que recebeu da Odebrecht para as campanhas à presidência em 2011 e 2016.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, admitiu nesta quinta-feira a possibilidade de orientar o Banco Central a "imprimir dinheiro" diante da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavirus e disse que a possibilidade se conecta com a definição de um limite de endividamento do Brasil. Para Guedes, a impressão de dinheiro causaria uma monetização da dívida sem que exista impacto inflacionário. "Nós estamos atentos a todas as possibilidades", disse o ministro, destacando que o mundo espera que as reformas estruturais prossigam no Brasil. "Numa crise de saúde não falta dinheiro para a saúde, mas não podemos ter irresponsabilidade", completou
O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, apresentou nesta quinta-feira uma nova versão do projeto que estabelece um socorro financeiro a estados e municípios durante a pandemia do novo coronavírus. O texto condiciona a liberação de recursos aos governos locais ao congelamento do salário de servidores públicos até 31 de dezembro de 2021. Entre outras medidas, o projeto diz que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia do Covid-19 também ficam proibidos de criar cargo, emprego ou função que implique aumento de despesa e alterar estrutura de carreira que implique aumento de despesa. De acordo com a nova proposta, a União entregará, na forma de auxílio financeiro, aos Estados, Distrito Federal e Municípios, em quatro parcelas mensais e iguais, 60 bilhões para aplicação em ações de enfrentamento à Covid-19 e seus efeitos financeiros. Se o projeto for aprovado, Santa Catarina receberia 959 milhões 242 mil e 69 reais.
O ministro do Supremo Tribunal Federal CELSO DE MELLO determinou, nesta quinta-feira, que a Polícia Federal ouça o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública SERGIO MORO num prazo de cinco dias. Ele deverá prestar depoimento sobre as acusações de que o presidente JAIR BOLSONARO tentou interferir no trabalho da PF e em inquéritos relacionados a familiares. Na última terça, CELSO DE MELLO tinha determinado que o depoimento fosse colhido em até 60 dias. O inquérito, que foi autorizado pelo STF, vai investigar se as acusações de MORO são verdadeiras. Se não forem, o ex-ministro poderá responder na Justiça por denunciação caluniosa e crimes contra a honra. O pedido de redução do prazo foi enviado ao STF na tarde desta quinta-feira por três parlamentares e aceito pelo ministro CELSO DE MELLO.
O sistema de saúde pública de Santa Catarina terá reforço de mais 10 respiradores para UTIs. A aquisição dos aparelhos foi feita nesta quinta-feira pela Federação das Indústrias do Estado. Os recursos são do Fundo Empresarial para a Reação Articulada em Santa Catarina constituído pela entidade, a Associação Catarinense de Medicina e outros apoiadores para colaborar em ações frente à pandemia. O fornecedor é a empresa Novitech, de São Paulo. O valor pago por unidade é 65 mil 667 e haverá o acréscimo do frete, em torno de mil reais. Esta é uma das ações da Fiesc para ampliar a oferta de respiradores na rede hospitalar pública de Santa Catarina. As medidas vão além e incluíram a ampliação da produção para atender melhor o Estado e o país.Com esse foco, a Fiesc conseguiu apoio da Whirlpool, dona das marcas Consul e Brastemp, para ampliar a produção dos respiradores Novitech em São Paulo.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, anunciou o decreto que prorroga por tempo indeterminado a proibição da circulação do transporte coletivo, das aulas presenciais e dos eventos, inclusive os esportivos. As medidas fazem parte da prevenção à transmissão do novo coronavírus. MOISÉS também afirmou a publicação no Diário Oficial do Estado uma portaria para regular o retorno gradativo das atividades presenciais dos servidores públicos estaduais. A volta desses trabalhadores é a partir de segunda. Segundo o governador, haverá um limite de 50 por cento do número de servidores em cada um dos órgãos. A portaria tratará do assunto de forma genérica e cada órgão fará a regulação da própria atividade.
O secretário de Saúde de Santa Catarina, HELTON ZEFERINO, pediu exoneração do cargo no fim da tarde desta quinta-feira. A saída dele foi confirmada à noite em nota oficial do governo do Estado. ZEFERINO deixa o cargo dois dias após a denúncia de supostas irregularidades na compra de 200 respiradores pelo valor de 33 milhões. O valor foi pago adiantado pelo governo do Estado, que ainda não recebeu os equipamentos. A última previsão é de que os aparelhos cheguem ao Estado até 20 de maio. O nome do novo secretário deve ser divulgado nos próximos dias. Na nota em que confirma o pedido de exoneração feito pelo então secretário, o governo agradece aos serviços do secretário e lembra que foi na gestão dele que houve uma redução da dívida da saúde do Estado, que chegou a 750 milhões, e parcerias com hospitais filantrópicos. O Estado também destaca o trabalho feito até aqui no combate à pandemia do coronavírus.
O Peperi Debates deste sábado vai falar sobre a liberação das Igrejas e Templos para a realização de missas e cultos com a presença do público. Em razão da repercussão positiva do assunto e da entrevista feita recentemente com DAVI CAVALLI, membro da Igreja Católica do bairro São Gotardo, a Peperi vai aprofundar a análise deste tema neste sábado. A Peperi convidou para o programa de amanhã, além de CAVALLI, o pastor da Igreja Evangélica Atos Cinco, ALEXANDRE MIRANDA. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o padre da paróquia São Miguel Arcanjo, CLAIR LOVERA. Ele vai falar sobre os 70 anos da paróquia, as atividades e ações para marcar essa data. Outro assunto é como a pandemia do coronavírus afetou as atividades da Igreja, inclusive em relação a programação dos 70 anos. O Peperi Rádio Repórter, ao vivo, começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o padre CLAIR LOVERA inicia as 11 horas da manhã.
A Epagri vem desenvolvendo nas últimas semanas ao menos duas políticas públicas de enfrentamento ao Covid-19 e principalmente a estiagem que atinge fortemente a região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do gerente regional da empresa em São Miguel do Oeste, SIDINEI SIMON. De acordo com ele, a situação vivida pela falta de chuva é extremamente complicada e por isso a Epagri está trabalhando de forma intensa no auxílio aos mais atingidos.
Uma das ações desenvolvidas pela Epagri nesse momento é auxiliar os agricultores na elaboração de laudos do programa Proagro. A afirmação é do gerente regional da empresa, SIDINEI SIMON. Conforme ele, essa ação está sendo realizada quando os agricultores conseguem comprovar que houveram perdas nas lavouras financiadas. Segundo ele, outra linha de frente que a empresa também vem desenvolvendo é quanto ao apoio aos empreendimentos de agregação de valores com duas medidas lançadas pela secretaria de Agricultura do Estado. Entre elas, o gerente destaca a dificuldade encontrada pelas famílias perante a estiagem e também pela dificuldade de comercializar os produtos em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Os empreendimentos rurais voltados a agricultura familiar que estiverem legalizados vão receber uma espécie de ajuda financeira para que os mesmos não encerrem suas atividades. O comentário é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele disse que são duas linhas, sendo uma que permite a liberação de recursos via BRDE onde a maior parte dos juros será bancada pelo governo. Já o outro benefício permite que o Estado aporte recursos financeiros para o apoio aos empreendimentos. Questionado sobre o tamanho do estrago causado pela estiagem na região, SIMON declarou que a Epagri tem conhecimento dos prejuízos e por isso vem realizando um levantamento frequente da real situação dos municípios.
A grande maioria dos municípios da Ameosc já decretaram situação de Emergência devido a estiagem. A declaração é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele lembrou que muitos já estão realizando o transporte de água tanto para consumo animal quanto para consumo humano. SIMON revelou que no período de um ano, a região registrou 580 milímetros de chuva a menos. Ele lamentou ainda o fato de não haver uma previsão de um volume considerado de chuvas para os próximos três meses.
Os atendimentos presenciais realizados pelos extensionistas da Epagri estão sendo realizados, porém com todos os cuidados necessários. A declaração é do gerente regional da empresa, SIDINEI SIMON. Ele lembrou que os agricultores que precisarem de auxilio devem ligar nos escritórios locais e solicitar a visita. O gerente ressaltou ainda que além das políticas públicas voltadas a estiagem e também ao Covid-19, a Epagri também possui os programas tradicionais, como o troca-troca de calcário e em breve o troca-troca de sementes de milho.
A secretaria de Saúde de Palma Sola confirmou, nesta quinta-feira, que o paciente que teve os exames confirmados para Covid-19 está curado. De acordo com nota divulgada pelo município, o prazo de 14 dias desde o início de sinais e sintomas do caso terminou na terça-feira. Conforme a portaria 454 do Ministério da Saúde e avaliação médica, se depois desse período o paciente não apresenta mais sintomas, ele é considerado curado e acaba o período de monitoramento dele e também dos familiares. O município também confirmou que todos receberam reforço nas orientações referente ao uso de máscaras, etiqueta da tosse, lavagens de mãos e cuidados em geral, orientações que devem ser seguidas por toda a população.
Os vereadores GILBERTO BERTÉ e SILVIA KUHN apresentaram nesta quinta-feira uma moção de apelo solicitando a ampliação do prazo concedido aos moradores para adequações do passeio público à lei da acessibilidade. Um termo de ajustamento de conduta assinado entre o município e o Ministério Público fixou as datas limites para o cumprimento da exigência. O acordo já recebeu mais de um aditivo e o prazo já sofreu pelo menos três alterações. O pedido de uma nova mudança na data para adequação dos passeios públicos aprovado pelos vereadores na sessão virtual de ontem à noite se dá em razão da situação de emergência gerada pela pandemia da Covid-19. A moção foi subscrita pelos demais vereadores e será entregue ao prefeito WILSON TREVISAN, ao promotor de Justiça MAYCON HAMMES e ao procurador da República EDSON RESTANHO.
Os vereadores que apresentaram o pedido de uma nova prorrogação dos prazos para adequação das calçadas ao passeio entendem que várias razões que sustentam a propostas. GILBERTO BERTÉ e SILVIA KUHN entendem que a pandemia provocou impactos na economia, como o fechamento de empresas e demissões. Além disso, o município está em situação de emergência por causa da estiagem e da dengue. Os vereadores afirmaram que, neste momento, os moradores não estão em condições de cumprirem com o acordo estabelecido uma vez que a preocupação agora deve ser em garantir a subsistência e sobrevivência. No centro da cidade, a data limite para adequação dos passeios públicos é 30 de junho de 2020. Já nos bairros, o prazo encerra em 31 de dezembro do ano que vem.
A câmara de vereadores aprovou em segunda votação, na noite de ontem, o projeto de lei que dispõe sobre a criação do "Programa Vale Merenda". O programa consiste em um auxílio mensal de 100 reais por aluno, concedido às famílias de estudantes matriculados na rede municipal de ensino e que estejam regularmente cadastradas no Cadastro Único da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, vinculada ao Ministério da Cidadania do Governo Federal. O auxílio é destinado à necessidade nutricional de cada alunos e vai valer durante o período de suspensão temporária e emergencial das aulas em razão da pandemia do coronavírus. Assim que as aulas presencias nas escolas forem retomadas, o benefício será interrompido. Os valores serão creditados em um cartão magnético e somente poderão ser utilizados para aquisição de alimentos.
A Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste, confirmou nesta quinta-feira, seis novos casos de dengue na cidade. Com isso, o número total de pessoas que contraíram a doença é de 116. Conforme o enfermeiro da Vigilância Sanitária, MARCOS BORTOLANZA, o crescimento de casos é preocupante. Do total, 112 são autóctones, ou seja, foram contraído dentro do município. Dois são moradores que saíram da cidade e voltaram para a casa com a doença. Dois registros tem o local provável de infecção indeterminado. São Miguel do Oeste tem mais de 350 focos do mosquito. Até agora, não houve nenhum caso confirmado de zika ou febre chikungunya.
O Estrela ainda é o bairro com o maior número de pessoas atingida pela dengue, mas agora em proporção menor. A localidade chegou a ter mais de 80 por cento dos casos da doença. O boletim divulgado ontem aponta que o bairro tem 77 moradores contaminados, o que representa 66 por cento do total de registro. Em seguida vem o São Jorge com 16 casos. O São Luiztem cinco. Salete , São Sebastião e Centro tem três casos. Os bairros Agostini, Sagrado Coração de Jesus, Progresso e Jardim Peperi também tem registros da doença. De acordo com o coordenador do setor da dengue, CÉLIO SILVA, oito casos estão em investigação aguardando o resultado do exame de laboratório.
A população precisa auxiliar mais no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. A afirmação é do coordenador do setor da dengue, CÉLIO SILVA. Ele disse que as equipes da dengue estão trabalhando arduamente nas residências e comércios do município a fim de identificar possíveis locais de proliferação do mosquito. Ele ressaltou que esse trabalho só vai ter um resultado ideal se houver o envolvimento das pessoas no cuidado, limpeza e organização dos quintais das casas. Na visão de SILVA, a saúde de todos está em risco e por isso é fundamental que todos participem e ajudem a eliminar os locais com água parada, espaços que servem de criadouro para novos focos do mosquito.
A Polícia Militar Rodoviária começou nesta quinta-feira mais uma edição da Operação Dia do Trabalhador. A ação especial de fiscalização das SCs da região vai até às oito horas da manhã segunda-feira. A operação tem a finalidade de proporcionar conforto, fluidez e segurança aos usuários das rodovias estaduais durante o período prolongado do feriado do Dia do Trabalhador. O objetivo é garantir a ordem pública, evitar os acidentes e evitar as infrações mais comuns nas rodovias, como excesso de velocidade e ultrapassagem em local proibido. Na região, a PRE vai intensificar as fiscalização nos pontos de maior incidência de acidentes e fluxo de veículos.
Um motociclista ficou ferido ao sofrer um acidente de transito nesta quinta-feira no centro de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das dez e meia da manhã na rua Santos Dumont, proximidades da Estação Rodoviária e envolveu uma moto Honda CG e um Civic, ambos do município. A moto bateu na traseira do carro. O condutor da motocicleta, um homem de 23 anos, foi atendido com fortes dores na região lombar. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital Regional para procedimentos Médicos.
Um homem foi preso nesta quinta-feira depois de furtar um veículo em São Lourenço do Oeste. A Polícia Militar de Campo Ere recebeu a informação do furto de um Gol na cidade vizinha e localizou o carro passando pelo município. A guarnição abordou o veículo e prendeu em flagrante um homem de 21 anos. Durante a ação, outros dois ocupantes do veículo conseguiram fugir. O rapaz detido foi conduzido para a delegacia de polícia de Campo Ere.
A Polícia Militar prendeu na manhã de hoje o terceiro homem suspeito de envolvimento na série de arrombamentos registrados na madrugada de ontem em Descanso. O homem que participou do crimes em Descanso furtou um Cruze e fugiu passando pelos municípios de Guaraciaba e Anchieta. Ele abandou o carro em Campo Erê e tentou escapar para uma matagal. Desde ontem, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Força Nacional de Segurança Pública cercaram o local. Ele foi localizado e preso na manhã de hoje por policiais de Campo Erê na Linha Itatiba. O homem estava escondido em um galpão de milho.
Com a prisão desta manhã em Campo Ere, a Polícia Militar conseguiu localizar e prender os três suspeitos de envolvimento em série de furtos cometidos entre quarta e quinta-feira em São Miguel do Oeste e Descanso. Na quarta-feira, o trio furtou uma camionete A10, branca, no bairro Santa Rita. Na madrugada de ontem, os três homens arrombaram a porta de um estabelecimento comercial do município de Descanso. Neste local, um dos homens acabou fugindo à pé e os outros dois saíram com a camionete para arrombar outra empresa e tentar cometer mais um furto em um terceiro estabelecimento. A Polícia Militar conseguiu localizar a camionete e, após acompanhamento tático, um dos homens foi capturado e outro fugiu. O suspeito que deixou o trio logo depois do primeiro arrombamento também foi preso. O homem que escapou furtou um Cruze e seguiu para a região de Campo Ere onde foi detido na manhã de hoje.
O homem que furtou um Cruze e foi preso na manhã de hoje é o mesmo que furtou uma camionete Ranger e arrombou dois estabelecimentos comerciais em São Lourenço do Oeste no começo do mês. A informação é da polícia civil. Os crimes foram cometidos no domingo, dia cinco de abril. O Inquérito Policial referente a estes fatos já foi remetido ao Poder Judiciário daquela comarca. Em relação aos outros dois suspeitos detidos em Descanso, um deles foi preso em flagrante pela prática de três crimes de furto qualificados e ameaça aos policias. O segundo, um adolescente, foi liberado por não ser possível identificar elementos sobre a participação nos crimes. Os dois adultos presos também foram flagrados por imagens de sistemas de videomonitoramento das empresas e tiveram as prisões preventivas decretadas pela justiça.