-STF MANDA PF OUVIR MORO EM ATÉ 5 DIAS SOBRE ACUSAÇÕES CONTRA BOLSONARO
-SECRETÁRIO DE SAÚDE PEDE EXONERAÇÃO EM MEIO A POLÊMICA SOBRE RESPIRADORES
-EDUCAÇÃO NÃO TEM EXPECTATIVA PARA RETOMADA DAS AULAS EM JUNHO
-AGRICULTORES AGUARDAM APROVAÇÃO DE AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA A CATEGORIA
-TUNÁPOLIS COBRA HOMOLOGAÇÃO DO DECRETO DE EMERGÊNCIA PARA MINIMIZAR PERDAS COM ESTIAGEM
-PM E VIGILÂNCIA SANITÁRIA FLAGRAM MUNÍCIPE DESCUMPRINDO DETERMINAÇÃO DE ISOLAMENTO
-POLÍCIA CIVIL INDICIA TRÊS POR FURTOS OCORRIDOS NA MADRUGADA
-FORAGIDO DE ARROMBAMENTOS É PRESO EM CAMPO ERÊ
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
Mais de um milhão de pessoas se recuperaram da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, de acordo com a universidade americana Johns Hopkins. O balanço, que sofre alterações constantemente, refere-se apenas aos casos da doença confirmados oficialmente. Em todo o mundo, mais de três milhões e 200 mil de pessoas contraíram o novo vírus e mais 233 mil morreram por complicações da Covid-19. A principal medida de contenção do avanço doença que ainda é defendida pela Organização Mundial da Saúde e das autoridades em todo o planeta é o distanciamento social. O objetivo é fazer com que o número de infecções não dispare em um curto espaço de tempo.
Um laboratório que fica no norte de Pequim está desenvolvendo uma vacina experimental contra o novo coronavírus. O Sinovac Biotech é um dos quatro laboratórios chineses autorizados a realizar ensaios clínicos. Embora sua vacina ainda não tenha sido testada, o grupo privado diz que está pronto para produzir 100 milhões de doses por ano para combater o vírus, que apareceu na China no final de 2019. Em 2009, esse laboratório se tornou o primeiro no mundo a lançar uma vacina contra a gripe H1N1. A empresa, que emprega mil funcionários, espera obter os primeiros resultados sobre a segurança do produto até o final de junho, nas fases 1 e 2 dos testes. Os testes consistem em verificar se a vacina é perigosa para os seres humanos. Para garantir sua eficácia, um estudo de fase 3 deve ser realizado em portadores do vírus.
Um tribunal de apelação do Peru liberou nesta quinta-feira, sob fiança, a oposicionista KEIKO FUJIMORI, filha do ex-presidente Alberto Fujimori. Ela estava em prisão preventiva há três meses por suposto envolvimento no escândalo de corrupção da Odebrecht, informou o judiciário. Duas vezes candidata à presidência, KEIKO havia solicitado recentemente a liberação de sua prisão preventiva devido ao risco de contrair o novo coronavírus na prisão. Ela cumpria 15 meses de prisão preventiva, desde 29 de janeiro passado, após ser denunciada por lavagem de dinheiro envolvendo os valores que recebeu da Odebrecht para as campanhas à presidência em 2011 e 2016.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, admitiu nesta quinta-feira a possibilidade de orientar o Banco Central a "imprimir dinheiro" diante da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavirus e disse que a possibilidade se conecta com a definição de um limite de endividamento do Brasil. Para Guedes, a impressão de dinheiro causaria uma monetização da dívida sem que exista impacto inflacionário. "Nós estamos atentos a todas as possibilidades", disse o ministro, destacando que o mundo espera que as reformas estruturais prossigam no Brasil. "Numa crise de saúde não falta dinheiro para a saúde, mas não podemos ter irresponsabilidade", completou
O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, apresentou nesta quinta-feira uma nova versão do projeto que estabelece um socorro financeiro a estados e municípios durante a pandemia do novo coronavírus. O texto condiciona a liberação de recursos aos governos locais ao congelamento do salário de servidores públicos até 31 de dezembro de 2021. Entre outras medidas, o projeto diz que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia do Covid-19 também ficam proibidos de criar cargo, emprego ou função que implique aumento de despesa e alterar estrutura de carreira que implique aumento de despesa. De acordo com a nova proposta, a União entregará, na forma de auxílio financeiro, aos Estados, Distrito Federal e Municípios, em quatro parcelas mensais e iguais, 60 bilhões para aplicação em ações de enfrentamento à Covid-19 e seus efeitos financeiros. Se o projeto for aprovado, Santa Catarina receberia 959 milhões 242 mil e 69 reais.
O ministro do Supremo Tribunal Federal CELSO DE MELLO determinou, nesta quinta-feira, que a Polícia Federal ouça o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública SERGIO MORO num prazo de cinco dias. Ele deverá prestar depoimento sobre as acusações de que o presidente JAIR BOLSONARO tentou interferir no trabalho da PF e em inquéritos relacionados a familiares. Na última terça, CELSO DE MELLO tinha determinado que o depoimento fosse colhido em até 60 dias. O inquérito, que foi autorizado pelo STF, vai investigar se as acusações de MORO são verdadeiras. Se não forem, o ex-ministro poderá responder na Justiça por denunciação caluniosa e crimes contra a honra. O pedido de redução do prazo foi enviado ao STF na tarde desta quinta-feira por três parlamentares e aceito pelo ministro CELSO DE MELLO.
O sistema de saúde pública de Santa Catarina terá reforço de mais 10 respiradores para UTIs. A aquisição dos aparelhos foi feita nesta quinta-feira pela Federação das Indústrias do Estado. Os recursos são do Fundo Empresarial para a Reação Articulada em Santa Catarina constituído pela entidade, a Associação Catarinense de Medicina e outros apoiadores para colaborar em ações frente à pandemia. O fornecedor é a empresa Novitech, de São Paulo. O valor pago por unidade é 65 mil 667 e haverá o acréscimo do frete, em torno de mil reais. Esta é uma das ações da Fiesc para ampliar a oferta de respiradores na rede hospitalar pública de Santa Catarina. As medidas vão além e incluíram a ampliação da produção para atender melhor o Estado e o país.Com esse foco, a Fiesc conseguiu apoio da Whirlpool, dona das marcas Consul e Brastemp, para ampliar a produção dos respiradores Novitech em São Paulo.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, anunciou o decreto que prorroga por tempo indeterminado a proibição da circulação do transporte coletivo, das aulas presenciais e dos eventos, inclusive os esportivos. As medidas fazem parte da prevenção à transmissão do novo coronavírus. MOISÉS também afirmou a publicação no Diário Oficial do Estado uma portaria para regular o retorno gradativo das atividades presenciais dos servidores públicos estaduais. A volta desses trabalhadores é a partir de segunda. Segundo o governador, haverá um limite de 50 por cento do número de servidores em cada um dos órgãos. A portaria tratará do assunto de forma genérica e cada órgão fará a regulação da própria atividade.
O secretário de Saúde de Santa Catarina, HELTON ZEFERINO, pediu exoneração do cargo no fim da tarde desta quinta-feira. A saída dele foi confirmada à noite em nota oficial do governo do Estado. ZEFERINO deixa o cargo dois dias após a denúncia de supostas irregularidades na compra de 200 respiradores pelo valor de 33 milhões. O valor foi pago adiantado pelo governo do Estado, que ainda não recebeu os equipamentos. A última previsão é de que os aparelhos cheguem ao Estado até 20 de maio. O nome do novo secretário deve ser divulgado nos próximos dias. Na nota em que confirma o pedido de exoneração feito pelo então secretário, o governo agradece aos serviços do secretário e lembra que foi na gestão dele que houve uma redução da dívida da saúde do Estado, que chegou a 750 milhões, e parcerias com hospitais filantrópicos. O Estado também destaca o trabalho feito até aqui no combate à pandemia do coronavírus.
-EDUCAÇÃO NÃO TEM EXPECTATIVA PARA RETOMADA DAS AULAS EM JUNHO
-AGRICULTORES AGUARDAM APROVAÇÃO DE AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA A CATEGORIA
-TUNÁPOLIS COBRA HOMOLOGAÇÃO DO DECRETO DE EMERGÊNCIA PARA MINIMIZAR PERDAS COM ESTIAGEM
Professor conta rotina de trabalhos com novo sistema de aulas a distância. De acordo com o professor da Escola Padre Vendelino Seidel, VALTUIR DAL BOSCO, esta adaptação ao novo processo de ensino aprendizagem teve que ocorrer de forma rápida, considerando que a paralisação das aulas também ocorreu de um dia para o outro. O professor destaca que desde o dia seis de abril está sendo trabalhado com o sistema online de aulas. Apesar da distância física, DAL BOSCO diz que está havendo uma boa interação com os alunos, o que é fundamental principalmente nestas disciplinas nas quais ele ministra as aulas, que são matemática e física. O professor explica que inicialmente o conteúdo foi repassado por email ou WatsApp, e na sequência iniciou o envio de vídeos com aulas gravadas ou até ao vivo. Ele lembra que esse período não deve ser considerado de férias, pois toda essa adaptação ao novo sistema gera mais demanda do que antes.
Para o repasse de conteúdo, o professor explica que a escola organizou as atividades e horários conforme o número de aulas que o professor possui com cada turma. VALTUIR DAL BOSCO comenta que as atividades são encaminhadas através do aplicativo e é definida uma data para entrega. Geralmente o prazo para concluir cada tarefa é de uma semana. As três ferramentas mais utilizadas são o aplicativo Sala de Aula, o Google Meet e oWatsApp. Para alunos sem acesso a internet é produzido o material impresso, e que deve ser retirado na escola, com o mesmo prazo para conclusão das atividades. VALTUIR diz que os professores ficam disponíveis praticamente o tempo todo para os alunos, para o esclarecimento de dúvidas sobre a realização das atividades.
Diretor cobra comprometimento dos alunos na realização das atividades a distancia. O diretor do colégio estadual Padre Vendelino Seidel, PEDRO GAUER, afirma que as atividades a distância exigem dos alunos dedicação e tempo para serem realizadas. Conforme o diretor, estas atividades contam como dia letivo e são a prova de que mesmo a distância, o trabalho está sendo feito. GAUER reforça que famílias e alunos devem entender de que o período não é de férias, e o estudante tem compromisso com 35 aulas semanais. Ele lembra que o problema não é o aluno realizar as atividades a distância em menos tempo que levaria para fazer as atividades presenciais, mas é necessário que a tarefa seja executada para não comprometer seu ano letivo. GAUER diz que por parte dos professores o sistema de aulas a distancia também está exigindo o dobro de trabalho e empenho. A entrega de material impresso e a da devolução das atividades já realizadas, aos alunos sem internet, passa a ser feito nas segundas-feiras, a partir das 13 e 30 na escola.
Programa Energia Excelente, Produção Eficiente tem adesão de cinco empresas em Tunápolis. Conforme o Secretário da Indústria e Comércio, de Tunápolis, VOLMIR LAWISCH, desde a criação do programa, já foram contemplados cinco empresas com total de investimento de 97 mil e 400 reais, recursos da prefeitura. De acordo com o secretário, o programa tem o objetivo de melhorar a condição energética das empresas estabelecidas no município. Por meio de concorrência pública, nesta semana o programa beneficiou mais uma empresa. Foi contempladas a Madeireira Caaró, estabelecida na Linha Felipe Schmidt no interior de Tunápolis, e que já atua no mercado de desdobramento de madeiras há mais de 48 anos. A cessão de uso de um transformador teve o investimento de 26 mil reais.
Secretária de Educação de São João do Oeste afirma que não há previsão para retomada das aulas presenciais. As aulas presenciais estão suspensas em todo o estado desde o dia 19 de março, em função da pandemia do coronavírus. Conforme a secretária, SILVANE BAUMGARTEM, assim que houve a suspensão das aulas, inicialmente até 30 de abril, o município decretou a antecipação do recesso de julho, compreendendo os dias 19 a 27 de março. Em São João do Oeste, especificamente, este recesso é de apenas sete dias de férias. SILVANE esclarece que com as direções das escolas foi decidido que a partir do dia 30 de março seria adotada a modalidade de atividades não presenciais, atendendo desde o berçário ao quinto ano. Para tanto, foram criados grupos de WatsApp por turma para o repasse das atividades. Este ano a secretária cita que a rede municipal contempla 37 turmas, e destas, 11 são da creche.
Com o novo adiamento das aulas presenciais pelo governador, até dia 31 de maio, SILVANE BAUMGARTEM explica que o município resolveu adotar a apostila física para entrega do material impresso a todos os alunos, considerando que alguns não têm acesso a internet. A secretária de Educação de São João do Oeste destaca que esta apostila abrange todas as disciplinas e conteúdos que seriam trabalhados com os alunos em aulas presenciais. Ela comenta que cada material é preparado com atividades para duas semanas, e após esse período, novas atividades são encaminhadas. A entrega dos materiais é feita as famílias na escola. SILVANE afirma que não há previsão para retorno das aulas presenciais no estado, orientação que depende da Secretaria de Estado da Saúde. Ela diz que os profissionais trabalham com a previsão de retorno a partir de junho, mas cientes de que essa data pode ser novamente adiada.
A secretaria de Educação de São João do Oeste está trabalhando com o setor de tecnologia da informação da prefeitura, na elaboração de um ambiente virtual de aprendizagem. SILVANE BAUMGARTEM explica que é uma ferramenta que ficará a disposição dos professores e dos alunos como suporte para o processo de ensino e aprendizagem. A secretária esclarece que neste portal os professores podem disponibilizar material complementar para o estudo dos alunos em casa. SILVANE diz que também terá continuidade a utilização do material impresso. Ela cita que a secretaria também está elaborando um Plano de Intervenção Emergencial, que passará pela aprovação do Conselho Municipal de Educação. O documento irá conter as diretrizes que norteiam a educação a distância, os métodos de avaliação, o controle de frequência dos alunos e o registro das atividades elaboradas pelos professores. SILVANE cita que após a aprovação do conselho, o plano servirá de embasamento legal para o cumprimento do calendário escolar de 2020.
Agricultores aguardam aprovação de auxílio emergencial para a categoria. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste, CANÍSIO REINEHR, desde o anúncio do auxílio emergencial, no valor de 600 reais, para trabalhadores informais ou autônomos afetados devido à paralisação da pandemia, havia expectativa de que os agricultores de baixa renda também fossem beneficiados. O presidente explica que após reivindicação, houve uma emenda no projeto de lei para também contemplar produtores rurais. A emenda foi aprovada pela câmara dos deputados e senado, e agora o presidente da república tem até dia sete de maio para fazer ou não a sanção. REINEHR diz que se aprovada à emenda, mais quatro milhões e 400 mil pessoas serão beneficiadas, incluindo agricultores e também caminhoneiros, diaristas, garçons, catadores de lixo reciclável e pescadores artesanais.
As entidades ligadas à agricultura familiar reivindicam ainda que o agricultor seja beneficiado com o auxílio, mas sem prejudicar outros benefícios previdenciários futuros. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste diz que na análise do projeto de lei, não havia especificação se o agricultor seria beneficiado ou não pelo auxílio. CANÍSIO REINEHR comenta que a federação e as entidades querem evitar que os agricultores sejam prejudicados futuramente por receberem este auxílio, considerando que hoje todos as informações são cruzadas no sistema quando do encaminhamento de qualquer benefício na previdência social. O presidente lembra que o sindicato aguarda agora pela aprovação ou não da emenda, para orientar os agricultores sobre o encaminhamento do auxílio. Até então, para ter direito o trabalhador deve ter até três salários mínimos ou rendimento de até 28 mil reais por ano.
Tunápolis cobra homologação do decreto de emergência para minimizar perdas com estiagem no município. Conforme o prefeito, RENATO PAULATA, a administração está sendo cobrada pelos agricultores sobre a demora na homologação do decreto de emergência devido à estiagem, para que consigam junto às instituições financeiras a prorrogação de dívidas ou o acesso a créditos emergenciais. O Ministério da Economia publicou uma portaria no dia nove de abril que autoriza as instituições financeiras a fazer a prorrogação dos débitos em função da estiagem, nos municípios que tem o decreto de emergência. PAULATA lembra que o estado de emergência em Tunápolis foi decretado ainda no dia 19 de março. A partir disso, o prefeito explica que os técnicos da Epagri, secretarias de Agricultura e Assistência Social fizeram os relatórios especificando as perdas que a falta de chuva tem causado tanto na cidade como no interior do município.
Na última segunda-feira, o prefeito de Tunápolis explica que o município recebeu um relatório da Defesa Civil pedindo mais documentos e laudos detalhando os problemas que a estiagem tem causado. RENATO PAULATA comenta que na manhã de ontem os técnicos concluíram o envio dos documentos a Defesa Civil, e a expectativa é que a partir destas novas provas o decreto de emergência seja homologado. O prefeito lembra que a Fecam também já tem reivindicado ao governo do estado que os decretos dos municípios sejam homologados, para minimizar os prejuízos no abastecimento de água, as perdas nas lavouras e também custos que as prefeituras estão tendo com o transporte de água.PAULATA diz que as secretarias operacionais não estão conseguindo atender a demanda de pedidos por limpeza e abertura de reservatórios e transporte de água para a estação de tratamento da cidade.
O município de Tunápolis também trabalha na instalação do novo recalque do rio Peperi, para o abastecimento da cidade. RENATO PAULATA não descarta a possibilidade de racionamento de água se não houver uma precipitação significativa de água. Aliado a toda problemática da pandemia e da estiagem, o prefeito de Tunápolis lamenta a confirmação de cortes no repasse de recursos livres pelo governo do Estado. PAULATA enfatiza que o mês de abril deverá fechar com 25% a menos de ICMS, o que para Tunápolis representa cerca de 180 mil reais. Como forma de economizar, PAULATA comenta que o município concedeu férias a servidores, licença premio a quem tinha direito e o pagamento de hora extra somente para serviços de emergência na saúde e nas secretarias operacionais. O município projeta uma perda de dois milhões de reais em recursos livres nos próximos três a quatro meses.
-PM E VIGILÂNCIA SANITÁRIA FLAGRAM MUNÍCIPE DESCUMPRINDO DETERMINAÇÃO DE ISOLAMENTO
-POLÍCIA CIVIL INDICIA TRÊS POR FURTOS OCORRIDOS NA MADRUGADA
-FORAGIDO DE ARROMBAMENTOS É PRESO EM CAMPO ERÊ
Polícia Militar Rodoviária lança Operação Dia do Trabalhador 2020. As ações iniciaram às oito horas na manhã de hoje e se estendem até segunda-feira, dia quatro de maio. A operação tem a finalidade de proporcionar conforto, fluidez e segurança aos usuários das rodovias estaduais catarinenses durante o período prolongado do feriado do Dia do Trabalhador. A PMR ressalta que as restrições de interação social continuam vigorando em Santa Catarina, sendo que o isolamento ainda é a melhor opção para todos, por tanto deslocamentos e viagens devem ser evitadas. A polícia também fará a fiscalização de transporte coletivo de pessoas, cumprindo o que determina o decreto estadual. A operação também objetiva a conscientização dos usuários, no sentido de prevenir acidentes e infrações, e recomenda aos motoristas para que não dirijam após ingerir bebidas alcoólicas, utilizem o cinto de segurança, respeitem os limites de velocidade, e as regras gerais de circulação de trânsito.
Moto emplacada em Mondaí se envolve em acidente na SC 161. O posto 12 da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu acidente um transito, por volta das 17 horas e 30 minutos desta quinta-feira, na SC 161 no município de Flor do Sertão. No local ocorreu uma saída de pista seguida de choque em pedra envolvendo uma motocicleta Honda Bros 150 emplacado em Mondaí. O piloto, um rapaz de 20 anos, teve ferimentos leves e na motocicleta foram registradoS danos de pequena monta.
Caminhoneiro encontrado morto em posto de combustíveis possivelmente morreu de causas naturais. O delegado ERIC ROSADA, responsável pelo caso do caminhoneiro encontrado morto em um posto de combustíveis em São Miguel do Oeste, disse nesta quinta-feira que o Instituto Geral de Perícias e a Polícia Civil entendem que a morte ocorreu por causas naturais. De acordo com o delegado, não foram encontradas marcas nem indícios que houve uma morte violenta. O delegado explica que o que de fato ocasionou a morte de CELSO JOSÉ DE MENDONÇA BARUFFI, de 55 anos, só poderá ser confirmado com exames médicos, mas, para a Polícia Civil o caso é tratado como morte natural.
Colisão entre carro e moto deixa piloto ferido no centro de SMOeste. O acidente ocorreu próximo às 10 horas e 30 minutos da manhã de ontem, na rua Santos Dumont, próximo a Afubra em SMOeste. No local uma Honda CG colidiu na traseira de um Honda Civic de São Miguel do Oeste. O condutor da moto, placa de SMOeste, um rapaz de 23 anos, foi encontrado pelos bombeiros consciente, orientado, deitado em via pública. Ele se queixava de fortes dores na região lombar. Foi avaliado pelos bombeiros e conduzido ao Hospital Regional.
Polícia Civil prende homem em flagrante em Pinhalzinho por descumprir medidas protetivas. O Setor de Investigação e Capturas da delegacia de Pinhalzinho prendeu em flagrante na tarde de ontem um homem de 39 anos pelo descumprimento de medidas protetivas de urgência. Na noite de 17 de abril o investigado efetuou vários disparos de arma de fogo contra o veículo do atual namorado de sua ex-companheira. O fato ocorreu no Bairro Presidente Médici, em Chapecó. A mulher e o namorado procuraram a delegacia de Chapecó, onde foi instaurado inquérito policial para apurar os fatos. Na ocasião, foi ainda encaminhado pedido de medidas protetivas de urgência ao Poder Judiciário, que determinou, dentre outras medidas, que o suspeito não mais fizesse contato com ela por qualquer meio.
Apesar das medidas protetivas, na manhã de ontem o homem tentou ligar para a ex-companheira e, além disso, enviou mensagem de texto, o que fez com que a vítima procurasse novamente a delegacia e denunciasse o descumprimento. A partir daí os policiais civis daquela unidade passaram a realizar diligências para localizar o investigado. Ele foi encontrado em Pinhalzinho, onde trabalha. Os policiais civis de Pinhalzinho conseguiram localizar ele em frente à sua clínica odontológica, no centro do município. Na delegacia ele confessou tanto o descumprimento como também os disparos de arma de fogo realizados em Chapecó. Ele foi autuado em flagrante em razão do crime de descumprimento de medidas protetivas de urgência e encaminhado à Unidade Prisional Avançada de Maravilha.
Polícia prende homem e recupera veículo furtado em Campo Erê. Durante o cerco a um dos envolvidos nas ocorrências registradas em Descanso na madrugada de quinta-feira, equipes da Polícia Militar e Polícia Civil na região de Campo Erê receberam a informação de que um veículo Gol havia sido furtado em São Lourenço do Oeste. A guarnição da PM que atuava em apoio ao cerco no município de Campo Erê avistou o veículo, realizou a abordagem conseguindo recuperar o veículo e prender em flagrante um rapaz de 21 anos. Ele já possuía registros policiais pelo furto. Durante a ação outros dois ocupantes do veículo conseguiram fugir. As operações de cerco contam com policiais militares de diversos municípios da região com apoio de equipe da Polícia Civil.
PM e Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste flagram munícipe descumprindo determinação de isolamento. A Polícia Militar e Vigilância Sanitária iniciaram nesta semana a fiscalização de pessoas que estão em isolamento ou quarentena, para averiguar o cumprimento das determinações previstas nos decretos do Governo do Estado. As medidas são impostas para quem possuir sintomas gripais, teve contato com pessoas suspeitas de estar infectadas, ou mesmo, quem retornou de viagem de regiões que possuem casos confirmados de Covid-19. Na tarde de ontem, durante a fiscalização, uma pessoa não estava cumprindo o isolamento. A PM lavrou Boletim de Ocorrência, com base no código penal. É considerada infração de medida sanitária preventiva infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. A pena é detenção, de um mês a um ano, e multa. A PM lembra que a fiscalização será constante, e em horários alternados.
Polícia Civil de Descanso indicia três por furtos ocorridos na madrugada. Por volta das 20 horas e 30 minutos da noite de quarta-feira um homem furtou a camionete A10, no bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste. A caminhonete foi utilizada por três homens para arrombar um estabelecimento em Descanso. Além dos danos, foram subtraídos dois lava jatos e uma máquina de cortar grama. Neste local, um dos homens fugiu à pé,enquanto outros dois saíram com a caminhonete. Logo após, ainda no centro, o veículo e objetos foram utilizados para novo arrombamento,sendo que em um dos locais foi subtraído aproximadamente 150 reais, porém os danos causados foram de cerca de 20 mil reais aos proprietários. Com informações,a Polícia Militar conseguiu localizar a caminhonete e, após acompanhamento tático, um dos homens foi preso em flagrante pela prática de três crimes de furto qualificados e ameaça aos policias. Um adolescente, apreendido depois, acabou sendo liberado por não ser possível identificar elementos acerca de sua participação nos crimes.
Por volta das seis horas e 30 minutos da manhã de ontem, a aproximadamente 500 metros do local em que a caminhonete foi abordada, o homem que havia fugido entrou em uma residência e furtou um veículo Cruze, fugindo em direção a SMOeste. Durante os procedimentos,em troca de informações com a Polícia Civil de Anchieta, constatou-se o autor estava com o veículo Cruze naquela cidade e havia furtado outra residência. Na sequência o autor foi em direção a Campo Erê, sendo interceptado pela Polícia Militar e acabou abandonando o veículo, fugindo para a mata. Ainda durante a tarde, com informações da Polícia Civil de São Lourenço do Oeste, apurou-se que o criminoso que subtraiu o Cruze é o mesmo que, na madrugada do último domingo furtou uma Ranger e arrombou dois estabelecimentos naquele município. O Inquérito Policial referente a estes fatos já foi remetido ao Poder Judiciário daquela comarca.
Foragido de arrombamentos em Descanso é preso em Campo Erê. Na manhã desta sexta-feira a Polícia Militar prendeu em Campo Erê o homem envolvido nos arrombamentos de estabelecimentos comerciais, de uma residência e outros furtos que o foragido praticou. As buscas pela polícia iniciaram ainda na manhã de ontem, após os arrombamentos em Descanso, e se estenderam durante a madrugada. Ainda pela manhã um homem foi preso e um menor apreendido, e um terceiro envolvido fugiu com um Cruze furtado em uma residência da cidade de Descanso. O veículo foi recuperado na manhã de quinta-feira e após cerco envolvendo a Policia Militar, Polícia Civil e Força Nacional de Segurança Pública o homem foi preso na manhã de hoje por policiais de Campo Erê, na Linha Itatiba. Ele estava escondido em um galpão de milho.