ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 01 04 2021

-TRABALHADOR SABERÁ AMANHÃ SE TEM DIREITO AO AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021

-ESTADO RECEBE LOTE COM MAIS DE 300 MIL DOSES DA VACINA CONTRA COVID

-AMEOSC TEM SALDO DE MAIS DE 500 VAGAS DE EMPREGO EM FEVEIREIRO

-MUNICIPIO VAI ENTREGAR 60 TONELADAS DE SEMENTES PARA AGRICULTORES NESTE ANO

-FILIADOS DO MDB VÃO ESCOLHER CANDIDATO A GOVERNADOR EM ELEIÇÃO INTERNA

-ACIDENTE COM DUAS MOTOS DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NO CENTRO DA CIDADE

-PM PRENDE DUAS PESSOAS EM FLAGRANTE COM 67 BUCHAS DE COCAÍNA NO SÃO LUIZ

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 66 centavos. O euro está valendo seis reais e 65 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, apresentou nesta quarta-feira um novo pacote de estímulos à economia do país de dois trilhões e 300 bilhões, focado em investimentos em infraestrutura. A proposta de BIDEN tem como objetivo colocar o setor corporativo dos Estados Unidos como financiador de projetos que coloquem milhões de norte-americanos para trabalhar em obras, bem como no combate à mudança climática e na promoção de serviços sociais. Essa é a segunda proposta de ajuda em dois meses de mandato de BIDEN. A primeira foi um pacote de alívio de um trilhão e 900 bilhões de dólares.

Grupos de direitos humanos na Venezuela e na Colômbia pediram, nesta quarta-feira, para que a ONU nomeie um enviado para resolver a crise humanitária causada por um confronto entre tropas venezuelanas e grupos armados colombianos. A Colômbia estima que cerca de quatro mil venezuelanos atravessaram a fronteira desde o dia 21 de março. Naquele dia, houve uma ofensiva do exército da Venezuela. Uma parte dos exilados acusou os soldados venezuelanos de prisões arbitrárias, morte de civis, saques e incêndios a residências. O ministro da Defesa da Venezuela, VLADIMIR PADRINO, negou que isso tenha acontecido.

O presidente da Bolívia, LUIS ARCE, anunciou pelo Twitter que as fronteiras com o Brasil serão fechadas por sete dias. A expectativa é que isso aconteça a partir da meia noite desta sexta-feira e que uma espécie de lockdown seja feito nas cidades fronteiriças. O objetivo das medidas bolivianas é prevenir a entrada da variante brasileira P.1 no país. A Bolívia já soma 272 mil 411 casos de Covid-19, com 12 mil 257 mortes. A Argentina também está com as fronteiras fechadas com o Brasil por conta da Covid-19.

O novo ministro da Defesa, WALTER SOUZA BRAGA NETTO, anunciou nesta quarta-feira os novos comandantes das Forças Armadas. O general PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA vai comandar o Exército. A Marinha vai ficar com o almirante de esquadra ALMIR GARNIER SANTOS e o novo comandante da Aeronáutica é o tenente-brigadeiro do ar CARLOS BAPTISTA JUNIOR. Esta foi a primeira vez desde 1985 que os comandantes das três Forças Armadas deixaram o cargo ao mesmo tempo sem ser em período de troca de governo. Durante o anúncio dos novos comandantes, o ministro BRAGA NETTO afirmou que as Forças Armadas se mantêm "fiéis" às missões de defesa da pátria, da garantia dos poderes constitucionais e das liberdades democráticas.

O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, protocolou na noite desta quarta-feira, um pedido para que o Supremo Tribunal Federal proíba os governos estaduais e do Distrito Federal de suspenderem a realização de cultos, missas e outras atividades religiosas durante a pandemia do novo coronavírus. O pedido foi incluído em uma ação do PSD contra o decreto do governador de São Paulo, JOÃO DORIA, que vedou a realização de cultos, missas e outras atividades religiosas de caráter coletivo no estado. O pedido de Aras é no sentido para que a liberação seja estendida para todo o país e que todas as medidas semelhantes às do governo paulista sejam derrubadas.

Os trabalhadores poderão saber só a partir de amanhã se receberão a nova rodada do Auxílio Emergencial. A previsão inicial do governo era que a consulta poderia ser feita a partir desta quinta-feira, mas a liberação das informações foi adiada para sexta. De acordo com o governo, o sistema online para consultas ainda está sendo finalizado. A partir desta sexta-feira a consulta estará disponível pela página do ministério e também pelo site da Dataprev e pela Caixa. De acordo com o ministro JOÃO ROMA, não é necessário fazer nenhum tipo de atualização cadastral ou do aplicativo Caixa TEM.

O Ministério Público de Santa Catarina denunciou 16 pessoas suspeitas de envolvimento com a organização criminosa responsável pelo roubo a banco em Criciúma, no Sul do estado, que ocorreu dia 30 de novembro. Segundo o órgão, pelo menos seis ocupam funções importantes dentro da facção paulista responsável pelo assalto. Do total de 16, 13 estão presos e os demais estão foragidos. A informação sobre a denúncia foi divulgada nesta quarta-feira pelo MP em conjunto com a Polícia Civil, que havia indiciado os 16 suspeitos. Todos tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça. O MP não passou mais detalhes sobre o denúncia.

A fila de espera por vagas em leitos de UTI teve redução de 36 por cento nesta semana com comparação com duas semanas atrás. São 290 pacientes aguardando leitos vagos de terapia intensiva, o menor número em 28 dias. O número de casos ativos é de 26 mil 385, 381 a menos do que no dia anterior. O Estado já registra uma queda de 33 por cento em relação a 13 de março. Ontem, Santa Catarina teve mais 133 mortes por covid-19. Desse total, 15 foram no oeste. Com os novos registros, o Estado agora soma 10 mil 885 mortes acumuladas desde março do ano passado.

Santa Catarina recebeu hoje o maior lote de vacinas contra Covid. Foram encaminhadas ao Estado pelo Ministério da Saúde 18 mil 250 doses da OxfordAstrazeneca e 290 mil 800 da vacina SinovacButantan. Todas são para aplicação da segunda dose. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a maior parte é destinada para a aplicação da segunda dose. No entanto, cerca de 18 mil doses da SinovacButatan serão destinadas à aplicação da primeira dose nos grupos que integram as forças de segurança e salvamento e forças armadas, além de idosos entre 65 e 69 anos.

O Núcleo de Cooperativas da Acismo promoveu, nesta quarta-feira, um encontro online com que envolveu os Núcleos de Cooperativas de Crédito do Estado. De acordo com o coordenador do núcleo, DIOGO KUHN, a ideia é promover a união de forças, troca de boas práticas e experiências entre os núcleos do setor e, assim, fortalecer ainda mais o cooperativismo. Participaram do encontro representantes dos núcleos convidados de Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú e Francisco Beltrão no Paraná. Eles debateram ações que podem ser compartilhadas e aproveitas pelas cooperativas da região, como por exemplo, os projetos sociais, de educação financeira, Natal Solidário e ação para o Dia das Mães.

O Senar vai promover 22 cursos rápidos neste mês em 10 municípios do extremo-oeste. As qualificações, de curta duração, acontecem em parceria com os sindicatos rurais e tem o objetivo de fomentar o conhecimento e aumentar a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 241 capacitações no mês. A relação de cursos do Senar na região com carga horária, local, data e tema está disponível no site da entidade, senar.com.br. As qualificações deste mês vão ocorrer em Campo Ere, Palma Sola, Dionísio Cerqueira, Tunapolis, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, Caibi, Galvão, Novo Horizonte e Saltinho.

Os cursos de qualificação do Senar ensinam técnicas voltadas a gestão das propriedades e atividades para complementação de renda. Entre os temas que serão trabalhados neste mês na região estão o artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. O superintendente do Senar SC, GILMAR ZANLUCHI, afirmou que os cursos são gratuitos e incentivam busca por melhores resultados no campo. Para ele, esse tipo de iniciativa fortalece a agricultura regional.

Termina no dia 15 deste mês o prazo para inscrições no concurso da prefeitura de Paraíso. De acordo com o edital publicado pelo município, o período de contratação dos aprovados terá duração de dois anos a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período. Para participar, as pessoas devem seguir uma série de requisitos, entre eles, estar em dia com as obrigações eleitorais e no caso dos homens, do serviço militar. Outra obrigatoriedade é possuir escolaridade mínima exigida em cada função, além de ser maior de 18 anos. O edital completo pode ser acessado na Ameosc ou no site da entidade. O local das provas ainda não foi definido e deve ser divulgado em breve.

O município de Paraíso havia aberto vagas para ao menos nove cargos, porém, acabou realizando uma correção e eliminando dois deles. A atualização ocorreu no dia 24 de março e a partir daquela data os cargos de professor para a Educação Infantil e Fundamental foram excluídos. Ficaram mantidas as vagas para médico clinico geral, agente administrativo, assistente administrativo, monitor de Educação, auxiliar de serviços gerais, merendeira e motorista categoria D. Ao todo, são seis vagas para contratação imediata e outras sete para cadastro reserva.

Os interessados em participar do Concurso Público de Paraíso terão que pagar uma taxa de inscrição que varia entre 80 e 150 reais dependendo do nível de escolaridade exigida. A data limite para pagamento é o dia 16 deste mês. Os candidatos podem realizar a inscrição de forma online ou presencial. Pela internet o endereço é o www.ameosc.org.br no link Concursos Públicos. Presencialmente, a inscrição pode ser feita na prefeitura de Paraíso em horário de expediente. Todas as vagas têm carga horária de 40 horas semanais e os salários variam entre mil e 57 reais a 18 mil 511 reais. As provas objetivas são para todos os cargos e serão aplicadas no dia oito de maio deste ano no período da manhã. Mais informações podem ser obtidas no site da Ameosc ou na própria prefeitura de Paraíso.

O preço do leite pago ao produtor terá um aumento de dois virgula três por cento. A informação é do presidente do Conseleite, JOSÉ DE ARAÚJO. Ele disse que o reajuste foi definido em reunião com os representantes da indústria e dos produtores. Conseleite e Sindileite se reuniram e acertaram o aumento em razão do encarecimento dosinsumos e outros custos de produção. Além disso, o baixo preço levou muitos produtores a vender o leite para empresas do Paraná. ARAUJO disse que outro assunto do encontro foi a importação de leite. De acordo com ele, a compra do produto de outros países encarece ainda mais o leite nacional.

O Conseleite vai realizar outra reunião no mês de abril para discutir um assunto que é bastante polêmico: a “margem de lucro” para o produtor. Ele disse que apenas as indústrias e mercados possuem um percentual que representa um lucro efetivo sobre o negócio do leite. Segundo ARAUJO, no caso do produtor, a margem que existe não é lucro, mas um percentual suficiente apenas para bancar as despesas com a produção. O presidente comentou que os preços de insumos estão cada vez mais caros e isso reduz a margem de ganhos para quem vive no campo. ARAÚJO disse ainda que todos os preços da cadeia produtiva tem relação com o dólar, o que também inviabiliza a comercialização interna.

Vai começar na semana que vem a entrega das sementes para cobertura e pastagens de inverno para os agricultores inscritos na secretaria de Agricultura de São Miguel. No total, 716 agricultores estão cadastrados no programa. Ao todo, eles vão receber mais de 60 toneladas de sementes de aveia branca e preta, azevém e nabo forrageiro. A entrega da autorização será feita na empresa vencedora da licitação. Os agricultores vão retirar as sementes na Agrifil Agronegócios, localizada na Rua General Osório, 284, no Bairro Estrela. De acordo com o secretário ANTONIO ORSO, o objetivo do programa é subsidiar as sementes para qualificar as pastagens usadas na alimentação dos animais durante o inverno.

O secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO, explicou que a entrega das sementes do programa de pastagens terá mudanças neste ano em razão da pandemia do coronavírus. O município optou por entregar a autorização no mesmo local de entrega das sementes. Isso vai acontecer em três dias da semana que vem por ordem alfabética. Na segunda-feira, serão atendidos os agricultores com o primeiro nome iniciado entre as letras A e E. Na terça, a entrega é para quem tem o nome iniciado com letras entre F e N. Na quarta, de M a Z. ORSO pediu que os agricultores mantenham o distanciamento mínimo de um metro e meio. A fila, se houver, será por ordem de chegada.

A Peperi divulgou nesta quarta-feira que São Miguel do Oeste fechou o mês de fevereiro com um saldo positivo de 172 vagas de emprego com carteira assinada. O número é 15 por cento maior do que o saldo de janeiro. A região da Ameosc também teve um desempenho parecido e ampliou o número de vagas no mercado formal de trabalho. Em janeiro, os 19 municípios da região tiveram saldo de 372 novos empregos. Em fevereiro, a diferença entre admitidos e demitidos na Ameosc foi de 518 vagas positivas. São Miguel do Oeste foi responsável por 35 por cento do total das cerca de 900 vagas de saldo na região.

Dos 19 municípios da Ameosc, apenas um teve mais demissões do que admissões em fevereiro. Santa Helena fechou o segundo mês do ano com um saldo de cinco vagas fechadas na cidade, mas o acumulado do primeiro bimestre é positivo em 15. Belmonte, que em fevereiro teve saldo de apenas uma vaga tem um número negativo no primeiro bimestre: seis vagas de emprego com carteira assinada foram fechadas no município. São Miguel lidera o ranking da Ameosc em fevereiro com 172 vagas. Itapiranga vem em segundo lugar com saldo de 102 vagas e São José do Cedro em terceiro com 45 admissões a mais do que demissões em fevereiro.

O MDB já começou os trabalhos visando a eleição estadual do ano que vem. De acordo com o presidente da sigla, deputado federal CELSO MALDANER, o objetivo do partido é ter candidato próprio ao governo catarinense. Ele disse que o MDB já tem três pré-candidatos para disputar o pleito de 2022. Um deles é o próprio MALDANER. Os outros dois são o senador DARIO BERGER e o prefeito de Jaraguá do Sul, ANTÍDIO LUNELLI. MALDANER disse que um deles vai disputar a eleição no ano que vem. Ele reforçou que o MDB decidiu que terá candidato a governador em 2022. A decisão, de acordo com MALDANER, foi tomada em reunião do diretório estadual realizada recentemente.

Os filiados do MDB vão decidir quem será o candidato a governador pelo partido. Segundo o presidente da sigla, CELSO MALDANER, haverá uma eleição direta no partido com a participação de todos os filiados. Atualmente, o MDB tem 187 mil filiados em Santa Catarina. MALDANER disse que essa é uma decisão inédita e valoriza o quadro de filiados do partido.

O MDB deve decidir, na próxima segunda-feira, a posição do partido em relação ao governo de DANIELA REIHNER. De acordo com o presidente da sigla, CELSO MALDANER, o partido vai analisar o quadro político no estado e definir se vai apoiar, fazer oposição ou adotar uma postura de independência em relação a nova governadora. Ele citou que respeita a posição da bancada do MDB na Alesc que trabalhou pela governabilidade ao se aproximar de CARLOS MOISES. MALDANER disse que em Brasília, o MDB não faz mais parte do Centrão e assumiu uma postura de independência. Ele citou que o partido tem votado a favor de projetos importantes para o país, sem compromisso formal com o governo federal.

O Hospital Regional de São Miguel do Oeste fechou o mês de março com mais um óbito em decorrência de complicações da Covid. O caso é de um idoso de 73 anos de Cunha Porã. Março foi o mês com maior número de óbitos na unidade com 83. Em fevereiro, foram 36. A ocupação no Hospital Regional ainda é de cem por cento com 25 pacientes confirmados na UTI. O setor está lotado há 35 dias. No dia 24 de fevereiro, a UTI tinha dois leitos vagos e desde o dia 25 a ocupação não baixa de cem por cento. Na enfermaria, são 13 internados com Covid. O setor tem três leitos disponíveis. Ontem à tarde, sete pacientes aguardavam transferência para leitos de UTI, seis deles no Pronto Socorro e um na enfermaria.

O município realizou na manhã de hoje a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid para idosos acima de 77 anos que receberam a primeira dose no dia 12 de março. A imunização começou as oito horas da manhã e terminou por volta das 11 horas. 190 idosos foram imunizados nesta manhã. O número ficou dentro do esperado já que a estimativa da secretaria era atender cerca de 200 pessoas. Ontem, foram confirmados 21 novos casos de Covid na cidade. Outras nove pessoas saíram do isolamento e estão recuperadas da doença. 125 moradores ainda estão com o vírus ativo.

Um acidente envolveu duas motos e deixou duas pessoas feridas nesta quarta-feira no centro da acidente. A colisão aconteceu por volta das 10 horas da manhã na rua Itaberaba, proximidades do Fórum. A condutora de uma moto Biz foi atendida pelos bombeiros com dores na coluna e escoriações leves. O condutor da moto Falcon teve apenas escoriações leves. Os dois foram levados ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

A Polícia Militar prendeu duas pessoas suspeitas de tráfico de drogas nesta quarta-feira no bairro São Luiz. Uma guarnição estava em rondas pela rua Florianópolis quando quatro homens saíram correndo de uma casa. Durante a fuga, um dos homens jogou fora um papelote com drogas e foi abordado pelos policiais. Outro suspeito foi encontrado escondido no porão. Dois conseguiram fugir. Dentro da casa, a polícia encontrou duas buchas de maconha e 67 de cocaína, embaladas e prontas para a comercialização. Além disso, foram apreendidos materiais usados no preparo da droga. Segundo a Polícia Militar, o lugar é utilizado para o embalo e comercialização de drogas. Os dois homens presos no local foram levados para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.