ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 01/04/2021

GLOBO EM FOCO – 01/04/21

-TRABALHADOR SABERÁ AMANHÃ SE TEM DIREITO AO AUXÍLIO EMERGENCIAL 2021

-ESTADO RECEBE LOTE COM MAIS DE 300 MIL DOSES DA VACINA CONTRA COVID

-ITAPIRANGA REALIZA OPERAÇÃO TAPA BURACOS NO ASFALTO DA CIDADE

-TUNÁPOLIS CONCLUI ROTEIRO DE PATROLAMENTO

-MUNICÍPIO ACABA COM FILAS DE ESPERA NA SAÚDE

-SÃO JOÃO DO OESTE CANCELA EVENTOS CULTURAIS

-COLISÃO ENTRE MOTOS DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS

-QUATRO HOMENS SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 66 centavos. O euro está valendo seis reais e 65 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, apresentou nesta quarta-feira um novo pacote de estímulos à economia do país de dois trilhões e 300 bilhões, focado em investimentos em infraestrutura. A proposta de BIDEN tem como objetivo colocar o setor corporativo dos Estados Unidos como financiador de projetos que coloquem milhões de norte-americanos para trabalhar em obras, bem como no combate à mudança climática e na promoção de serviços sociais. Essa é a segunda proposta de ajuda em dois meses de mandato de BIDEN. A primeira foi um pacote de alívio de um trilhão e 900 bilhões de dólares.

Grupos de direitos humanos na Venezuela e na Colômbia pediram, nesta quarta-feira, para que a ONU nomeie um enviado para resolver a crise humanitária causada por um confronto entre tropas venezuelanas e grupos armados colombianos. A Colômbia estima que cerca de quatro mil venezuelanos atravessaram a fronteira desde o dia 21 de março. Naquele dia, houve uma ofensiva do exército da Venezuela. Uma parte dos exilados acusou os soldados venezuelanos de prisões arbitrárias, morte de civis, saques e incêndios a residências. O ministro da Defesa da Venezuela, VLADIMIR PADRINO, negou que isso tenha acontecido.

O presidente da Bolívia, LUIS ARCE, anunciou pelo Twitter que as fronteiras com o Brasil serão fechadas por sete dias. A expectativa é que isso aconteça a partir da meia noite desta sexta-feira e que uma espécie de lockdown seja feito nas cidades fronteiriças. O objetivo das medidas bolivianas é prevenir a entrada da variante brasileira P.1 no país. A Bolívia já soma 272 mil 411 casos de Covid-19, com 12 mil 257 mortes. A Argentina também está com as fronteiras fechadas com o Brasil por conta da Covid-19.

O novo ministro da Defesa, WALTER SOUZA BRAGA NETTO, anunciou nesta quarta-feira os novos comandantes das Forças Armadas. O general PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA vai comandar o Exército. A Marinha vai ficar com o almirante de esquadra ALMIR GARNIER SANTOS e o novo comandante da Aeronáutica é o tenente-brigadeiro do ar CARLOS BAPTISTA JUNIOR. Esta foi a primeira vez desde 1985 que os comandantes das três Forças Armadas deixaram o cargo ao mesmo tempo sem ser em período de troca de governo. Durante o anúncio dos novos comandantes, o ministro BRAGA NETTO afirmou que as Forças Armadas se mantêm "fiéis" às missões de defesa da pátria, da garantia dos poderes constitucionais e das liberdades democráticas.

O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, protocolou na noite desta quarta-feira, um pedido para que o Supremo Tribunal Federal proíba os governos estaduais e do Distrito Federal de suspenderem a realização de cultos, missas e outras atividades religiosas durante a pandemia do novo coronavírus. O pedido foi incluído em uma ação do PSD contra o decreto do governador de São Paulo, JOÃO DORIA, que vedou a realização de cultos, missas e outras atividades religiosas de caráter coletivo no estado. O pedido de Aras é no sentido para que a liberação seja estendida para todo o país e que todas as medidas semelhantes às do governo paulista sejam derrubadas.

Os trabalhadores poderão saber só a partir de amanhã se receberão a nova rodada do Auxílio Emergencial. A previsão inicial do governo era que a consulta poderia ser feita a partir desta quinta-feira, mas a liberação das consultas foi adiada para sexta. O ministro da Cidadania, JOÃO ROMA, afirmou que o sistema online para consultas ainda está sendo finalizado e que, a partir desta sexta-feira a consulta estará disponível pela página ministério e também pelo site da Dataprev e pela Caixa. De acordo com o ministro, não é necessário fazer nenhum tipo de atualização cadastral ou do aplicativo Caixa TEM.

O Ministério Público de Santa Catarina denunciou 16 pessoas suspeitas de envolvimento com a organização criminosa responsável pelo roubo a banco em Criciúma, no Sul do estado, que ocorreu dia 30 de novembro. Segundo o órgão, pelo menos seis ocupam funções importantes dentro da facção paulista responsável pelo assalto. Do total de 16, 13 estão presos e os demais estão foragidos. A informação sobre a denúncia foi divulgada nesta quarta-feira pelo MP em conjunto com a Polícia Civil, que havia indiciado os 16 suspeitos. Todos tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça. O MP não passou mais detalhes sobre o denúncia.

A fila de espera por vagas em leitos de UTI teve redução de 36 por cento nesta semana com comparação com duas semanas atrás. São 290 pacientes aguardando leitos vagos de terapia intensiva, menor número em 28 dias. O número de casos ativos é de 26 mil 385, 381 a menos do que no dia anterior. O Estado já registra uma queda de 33 por cento em relação a 13 de março. Ontem, Santa Catarina teve mais 133 mortes por covid-19. Desse total, 15 foram no oeste. Com os novos registros, o Estado agora soma 10 mil 885 mortes acumuladas desde março do ano passado.

Santa Catarina recebeu hoje o maior lote de vacinas contra Covid. Foram encaminhadas ao Estado pelo Ministério da Saúde 18 mil 250 doses da Oxford/Astrazeneca e 290 mil 800 da vacina Sinovac/Butantan. Todas são para aplicação da segunda dose. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a maior parte é destinada para a aplicação da segunda dose. No entanto, cerca de 18 mil doses da Sinovac/Butatan serão destinadas à aplicação da primeira dose nos grupos que integram as forças de segurança e salvamento e forças armadas, além de idosos entre 65 e 69 anos.

Itapiranga não terá ponto facultativo nesta quinta-feira. Trabalho é normal nas repartições públicas na véspera de feriados prolongado de Sexta-Feira Santa e Páscoa. Todos os setores prestam atendimento aos munícipes até às 17 horas. Já as prefeituras de São João do Oeste e Tunápolis já encerraram o trabalho da semana na manhã de hoje e retomam atendimento normal somente na segunda-feira. Serviços de emergência funcionam em sistema de plantão. As agências bancárias possuem atendimento normal nesta quinta-feira.

Vigilância sanitária auxilia na organização de fila de pessoas que buscam atendimento em agência bancária. No inicio da manhã de hoje ocorreu formação de longa fila para acesso no Banco do Brasil. Para garantir o distanciamento correto, a agência possui atendimento especial com funcionários orientando os clientes. A equipe da vigilância sanitária também esteve presente com orientações e também aplicação de multas para pessoas que não faziam uso correto da máscara. A fila contornou quarteirões com mais de 150 metros de extensão.

IFSC de SMOeste tem inscrições abertas para dois cursos. O Instituto Federal de Santa Catarina, campus de São Miguel do Oeste, está com inscrições abertas para dois cursos técnicos. A informação é do diretor, DIEGO MARTINS. Conforme ele, as vagas são remanescentes e as aulas vão iniciar ainda no primeiro semestre deste ano. De acordo com ele, o período de inscrições vai até o dia 12 deste mês e ambos os cursos são gratuitos, sem cobrança de taxa de inscrição. Segundo DIEGO, as vagas serão preenchidas por ordem de manifestação de interesse, mediante envio da documentação de matrícula pela internet. Ele afirmou que em São Miguel do Oeste serão 28 vagas ofertadas nos dois cursos disponíveis para o Instituto Federal de Santa Catarina. Destacou ainda que são 20 vagas para o curso Técnico concomitante em Eletromecânica e oito vagas para o Técnico subsequente em Administração. Ambos serão realizados no período da noite.

O diretor do Instituto Federal, DIEGO MARTINS reforçou que o preenchimento das vagas será por ordem de matrícula, desde que a documentação esteja correta e completa. A modalidade concomitante é destinada para aqueles que estão cursando o ensino médio. Já a subsequente é para aqueles que já concluíram o ensino médio. Além dos dois cursos na modalidade técnica, o Instituto Federal de Santa Catarina vai abrir a partir da próxima terça-feira, as inscrições para dois cursos superiores. DIEGO MARTINS disse que serão quatro dias para que os interessados se inscrevam nos cursos de Agronomia e Tecnologia em Alimentos.

A Secretaria de Administração, Obras e Serviços Urbanos de Itapiranga investe em melhorias de ruas na cidade. Trabalho de tapa buracos desta semana iniciou na Rua John Kenedy com extensão do Porto da Barca até a balança da JBS Aves. Também está incluso no projeto da prefeituras obras no asfalto de acesso a JBS suínos e bairro São Cristóvão, em Santa Fé Alta. Segundo o diretor de urbanismo, NELSON ARENHARDT, é preciso uma manutenção constantes para proporcionar boas condições de trânsito. Ele chama atenção parta obras de limpeza na ITG 070 e trabalho de tapa buracos. Visando melhorar o escoamento de água da chuva, uma equipe realiza limpeza das sarjetas e ainda efetua roçada no trecho da cidade até a comunidade de Presidente Becker com vários dias de trabalho.

O diretor de urbanismo, considera que são ações importantes para a segurança das pessoas que utilizam a rodovia municipal que estava há um longo período sem a devida manutenção. De acordo com NELSON ARENHARDT, a equipe de urbanismo também realiza a troca de lixeiras após a aquisição de 600 unidades para serem substituídas e instaladas em novos pontos para contribuir com a coleta seletiva de lixo. Nesta semana está sendo feita a recolha de entulhos nos bairros e centro da cidade. O diretor pede atenção da população para evitar a colocação de entulhos na rua durante o feriado de Páscoa.

Município conclui roteiro de patrolamento e dá atenção para acessos a propriedades. Tunápolis finalizou na última semana o primeiro roteiro de patrolamento de todas as estradas gerais e secundárias do município. O prefeito MARINO FREY destaca que algumas estradas gerais inclusive foram patroladas três vezes. Segundo FREY, havia muita insistência por parte da população por estradas melhores, o que agora é atendido. Ele elogia o secretário responsável pelo setor, que de forma coesa e dinâmica conseguiu organizar a equipe, ainda que muitos estivessem de férias no início do ano. MARINO FREY salienta que as lideranças da nova administração se reuniram já no dia quatro de janeiro para definir a sistemática de trabalho de recuperação das estradas do interior e de acessos. Após a conclusão do primeiro roteiro de patrolamento, observa que a população está aprovando os trabalhos.

De acordo com o prefeito, a próxima etapa de serviços do setor de Obras será mais específica, com patrolamento e compactação das estradas gerais. Os trabalhos serão intensificados nos trechos que ligam a Linha Fátima a Iporã do Oeste, Linha São Pedro a Beato Roque/SJO, e Linha Pitangueira a Conceição/Itapiranga. FREY lembra que o município conta com outra equipe, menor, coordenada pelo RICARDO, que vai trabalhar mais especificamente em pequenos acessos e melhoria de instalações nas propriedades. Esta organização visa atender o munícipe da melhor forma possível. O prefeito reitera que durante a última campanha e na formação do plano de governo foi identificada a necessidade de modernizar a estrutura para atender no interior.

A terceirização de máquinas foi uma das medidas adotadas para agilizar e melhorar a qualidade dos serviços, principalmente os particulares, nas propriedades rurais. O município organizou um subprograma, denominado Mais Serviços, pelo qual foram terceirizados e licitados serviços de limpeza de áreas, enterro de pedras, limpeza de açudes, abertura de cisternas, proteção de fontes e demais serviços específicos no interior. Ainda foram credenciadas várias máquinas de empresas que se habilitaram e estão atuando desde a semana passada. A administração ainda vai subsidiar valor por hora/máquina trabalhada. Os pedidos deverão ser solicitados à Secretaria de Agricultura e serão encaminhados às empresas habilitadas, para cada uma delas prestar os serviços. O agricultor deve fazer a nota e encaminhar à prefeitura, para então receber o valor de subsídio.

Município recebe emenda parlamentar de 100 mil reais. Na manhã desta quarta-feira, o prefeito de Tunápolis recebeu ANDRÉ CALAI, assessor do deputado estadual e secretário da Agricultura ALTAIR SILVA. Ele trouxe a confirmação de emenda de 100 mil reais para aquisição de máquinas e equipamentos para a área agrícola do município. MARINO FREY aproveitou para encaminhar novo pedido, de mais uma emenda, de 200 mil reais, ainda para este ano. Em fevereiro, ele esteve em Brasília com um grupo de prefeitos do PP, e visitou diversos gabinetes de deputados federais e senadores, de vários ministérios, para apresentar os pleitos de Tunápolis e solicitar recursos. FREY pediu valores na ordem de dois milhões de reais naquela visita.

A solicitação do município abrange todas as áreas, desde Saúde, Educação, Transportes e Obras, e Agricultura. O prefeito complementa que já programou viagem para visitar deputados estaduais e reforçar o pedido de emendas ao município. MARINO FREY reitera que 50 por cento dos valores de emendas parlamentares são para a Saúde e que no momento ainda não há certeza de liberação dos recursos, o que só ocorre quando o dinheiro é depositado na conta. A aprovação do orçamento do governo federal na última semana, segundo FREY, deve agilizar a liberação de verbas.

Redução das filas de espera por atendimento é prioridade no trabalho da secretaria da Saúde de São João do Oeste. Em três meses de governo algumas demandas já foram resolvidas como é o caso da psicologia com a contratação de mais dois profissionais para atender a grande demanda. O secretário MAURO BARELLA afirma que nesta semana foi zerada a fila que tinha mais de 100 pessoas aguardando atendimento de um psicólogo. Nas áreas de ginecologia e fisioterapia o município também solucionou o problema causado pela demora no atendimento. O secretário da Saúde de São João do Oeste, chama atenção para especialidades nas áreas de ressonância magnética, com a descentralização em cidades de referência, além de tomografia e ultrassonografia, incluindo prestação de serviço no município.

Segundo MAURO BARELLA, a meta é zerar a fila de espera na ressonância magnética em três meses. Já foram investidos 30 mil reais com recursos próprios em diagnósticos, consultas e exames de média e alta complexidade. Na ortopedia ocorrem encaminhamentos para procedimentos cirúrgicos. O secretário MAURO BARELLA lamenta que no momento, por imposição da pandemia, se restringe o atendimento em outras áreas incluindo as cirurgias eletivas e exigindo paciência da população. O secretário garante que o município está preparado para dar sequência em programas de cirurgias logo após a liberação.

A redução nos casos de contágio pelo novo Coronavírus gera boa expectativa na área da saúde. Municípios da região enfrentam situação mais tranquila nesta semana. Conforme o secretário da Saúde de São João do Oeste, MAURO BARELLA, é preciso aprender a conviver com o vírus, pois o novo normal exige ter maturidade após um ano de pandemia. O secretário considera que o trabalho da equipe de saúde contribuí para um cenário mais tranquilo no município. BARELLA alerta que o cenário positivo do momento não permite descuidos com as regras de prevenção, pois o agravamento também pode ocorrer de forma rápida.

Sem condições de planejamento das atividades São João do Oeste cancela eventos culturais e aguarda melhor situação da pandemia. É o segundo ano seguido que a tradicional Semana Alemã é cancelada em virtude das consequências provocadas pela Covid. A décima segunda edição da Deutsche Woche prevista para o período de 24 a 31 de julho, não irá acontecer neste ano. As indefinições para realização de ensaios e assinatura de contratos motivaram a comissão organizadora e o governo municipal cancelar o evento cultural. O diretor de Cultura de São João do Oeste, ELIAS SCHNEIDER considera que o impacto cultural é muito forte e de forma negativa. A impossibilidade de ensaios e apresentações culturais causam grande preocupação e inviabilizam eventos. Ele cita como exemplo o grupo de danças do município que está há vários meses sem realização de ensaios.

No momento é possível apenas a realização de aulas de música com distanciamento e até de forma individual para respeitar os protocolos de segurança da área da saúde. ELIAS SCHNEIDER destaca que apresentações de danças e eventos são afetados diretamente e prejudicam o potencial que o município possui em atrações culturais. Segundo o diretor de cultura, a perda é significativa em trabalhos em grupos causando inclusive frustrações com o momento sem eventos. A preocupação é com a quebra de uma sequência de ensaios e apresentações que o município possui com diferentes grupos culturais. O diretor de cultura de São João do Oeste que a Semana Alemã impacta em vários setores e impulsionam a economia com vendas no comércio.

ELIAS SCHNEIDER salienta que é preciso buscar formas de manter grupos culturais e lembra que o município teve 18 cadastros com um total de 58 mil reais por meio da Lei Aldir Blank. Neste projeto foram contempladas aproximadamente 500 pessoas. SCHNEIDER ressalta que recursos do governo federal foram destinados para corais e artesões que obtiveram pequenos valores em período que estão impedidos de exercerem suas atividades remuneradas . O diretor de cultura manifesta alento com aulas de canto, violão, violino, teclado, técnica vocal e acordeom respeitando os decretos em vigência. O setor realiza levantamento e pesquisa com as entidades para saber de que forma o município pode contribuir com atividades culturais.

Colisão entre motos deixa duas pessoas feridas em São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros atendeu nesta quarta-feira, vítimas de um acidente de trânsito entre duas motocicletas. A ocorrência foi registrada na rua Itaberaba, em São Miguel do Oeste. Segundo os bombeiros, a condutora de uma Biz e também um homem que conduzia uma Falcon sofreram ferimentos. Ambas as vítimas tiveram escoriações, foram atendidas e levadas ao Hospital Regional. A Polícia Militar foi acionada e fez todos os levantamentos necessários.

Quatro homens são presos por tráfico de drogas. A ocorrência foi registrada às 16 horas e ontem, Bairro São Luís, em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar abordou quatro homens e eles saíram correndo do local, porém foram localizados. A polícia encontrou duas buchas de maconha na casa, além de insumos para o preparo e embalo de entorpecentes, prato, faca, colher com resquícios de droga, isqueiro, plástico e embalagens. Ainda foi encontrada embalagem plástica com 67 buchas de cocaína, prontas para comercialização. Na parte externa do ambiente foram encontrados diversos papelotes, típicos de embalar drogas, já abertos e espalhados pelo chão, o que demonstra que o lugar é utilizado para comercialização de drogas. Os homens foram conduzidos à delegacia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.