-BOLSONARO MUDA O TOM EM CADEIA DE RÁDIO E TV E EVITA CRÍTICAS AO ISOLAMENTO SOCIAL
-COM 235 CASOS DE CORONAVÍRUS, ESTADO VOLTA A DISCUTIR RETOMADA DAS ATIVIDADES
-SAÚDE DE IPORÃ DO OESTE MANTÉM ATENDIMENTO PSICOLÓGICO PARA CASOS EMERGENCIAIS
-DELEGADO ALERTA PARA AUMENTO DAS FAKE NEWS E GOLPES PELAS REDES SOCIAIS DURANTE A QUARENTENA
-ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TUNÁPOLIS REPASSA ORIENTAÇÕES VIA TELEFONE PARA IDOSOS
-SAÚDE DE TUNÁPOLIS REORGANIZA EQUIPES COM DIVISÃO DE ATENDIMENTOS DE MENOR E MAIOR RISCO
-POLÍCIA CIVIL INVESTIGA EMPRESÁRIO QUE RETOMOU OBRAS DESCUMPRINDO DECRETO
-IPORÃ-OESTINO RELATA TENTATIVA DE GOLPE E ALERTA POPULAÇÃO SOBRE CLONAGEM DE ANÚNCIOS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
O governo socialista de Nicolás Maduro rejeitou nesta terça-feira a proposta dos Estados Unidos de que o presidente e o líder opositor JUAN GUAIDÓ se afastem do poder para celebrar novas eleições presidenciais na Venezuela. MADURO disse que o pedido é uma "aberração". O presidente afirmou que a Venezuela é um país livre, soberano, independente e democrático que não aceita, nem aceitará jamais tutela alguma de nenhum governo estrangeiro. Mais cedo, o chefe da diplomacia americana, MIKE POMPEO, pediu para que MADURO e GUAIDÓ se afastassem para organizar um "governo de transição", que convoque eleições presidenciais.
As autoridades espanholas de Saúde informaram nesta quarta-feira que, nas últimas 24 horas, a Espanha registrou 864 mortes por Covid-19. É o segundo dia seguido que o país ibérico tem um pico na contagem de mortos. O número é o mais alto para um dia, desde o início da pandemia de coronavírus. Com ao menos nove mil e 53 mortes, a Espanha é o segundo país no mundo que mais teve vítimas nesta pandemia de coronavírus, ficando atrás apenas da Itália que ultrapassou as 12 mil e 400 mortes.
O presidente DONALD TRUMP avisou nesta terça-feira que os Estados Unidos devem se preparar para um período de duas semanas muito brutal. A projeção da Casa Branca é de que pode haver de 100 mil a 240 mil mortes nos no país por causa da pandemia de Covid-19, mesmo se as regras de distanciamento social forem obedecidas. TRUMP também disse que eles estão estudando proibir viagens entre os Estados Unidos e o Brasil e outros países. Houve três mil 873 mortes pela Covid-19 até esta terça-feira. Somente ontem foram 800 óbitos, o maior número para um único dia.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 10 e 20 desta quarta-feira, cinco mil 827 casos confirmados do novo coronavírusno Brasil, com 203 mortes pela Covid-19.A última morte, confirmada no fim da noite de terça-feira, foi de um homem de 23 anos, no Rio Grande do Norte. Ele é a vítima mais jovem do coronavírus no Brasil até o momento. A maior parte das mortes foi registrada em São Paulo, com 136 vítimas, e no Rio de Janeiro, com 23. Ontem, ministro da Saúde disse sua equipe prepara um protocolo que vai indicar diretrizes para produção das máscaras com TNT e também orientação para o uso do equipamento. Pessoas que não trabalham diretamente na área da saúde ou que não têm os sintomas da Covid-19 devem receber a indicação para o uso de máscaras em algumas situações.
A Câmara e o Senado publicaram um ato no Diário Oficial da União desta quarta-feira que altera a tramitação das medidas provisórias nas duas casas legislativas durante a pandemia do novo coronavírus e reduz o prazo para aprovação dos textos. A mudança ocorre em meio ao período de "deliberação remota", sem a necessidade da presença dos parlamentares no Congresso para votar. Pelo ato desta quarta-feira, as medidas deixam de ter de passar por comissão mista com deputados e senadores e passam a ser instruídas direto pelos plenários. Antes, a aprovação do texto em uma comissão mista de parlamentares era o primeiro passo da análise da MP, anterior ao encaminhamento da proposta para os plenários de Câmara e Senado.
O presidente JAIR BOLSONARO fez nesta terça-feira, em rede nacional de televisão, o quarto pronunciamento sobre a crise do coronavírus. Desta vez, ele não criticou diretamente o isolamento social como forma de conter a pandemia, método defendido pela Organização Mundial de Saúde e pelo próprio Ministério da Saúde. No último dia 24, ele chegou a pedir na TV a “volta à normalidade” e o fim do “confinamento em massa”. BOLSONARO é um dos poucos chefes de Estado no mundo que defende a retomada da atividade econômica em meio à pandemia do coronavírus. O presidente se disse preocupado com a vida e também com a manutenção dos empregos. Afirmou que o remédio não pode ser pior que os efeitos que a pandemia provocará.
Subiu para 235 o número de casos positivados de coronavírus em Santa Catarina. Desses, 22 estão internados em Unidade de Tratamento Intensivo. Também são duas mortes confirmadas pela doença em 20 dias, desde que o primeiro diagnóstico alertou sobre a presença do Covid-19 em território catarinense. O primeiro óbito foi de um homem de 86 anos, de Porto Belo e outro, de um homem de 68 anos, de Joinville. Em relação aos suspeitos da doença o número não é mais divulgado, segundo o Estado, porque a conta deixou de ser feita desde que a transmissão comunitária foi identificada em todas as regiões. Dos 235 casos confirmados, são 118 homens e 117 mulheres.
A secretaria estadual de saúde divulgou um relatório detalhado do perfil das pessoas contaminadas pelo coronavírus em Santa Catarina. A faixa etária de pessoas entre 30 e 39 anos tem o maior número de casos confirmados de Covid-19, com 25 vírgula um por cento do total. Os idosos, público mais vulnerável à Covid-19, representam 25 e meio por cento dos casos até o momento. Dentro desse grupo, os pacientes de 60 a 69 anos respondem por 17 vírgula oito por cento. Jovens entre 20 e 29 representam 14 vírgula quatro por cento dos casos em Santa Catarina. A faixa etária entre 40 e 49 casos responde por 17, enquanto aqueles entre 50 e 59 anos são 16 vírgula um por cento.
Na coletiva de imprensa desta terça-feira, o governador do estado voltou a falar sobre a retomada da economia e reabertura das empresas. CARLOS MOISÉS explicou que o grupo econômico vem discutindo a melhor forma de reabrir os setores não essenciais. O grupo, que é formado por representantes do governo e de entidades empresariais, ganhou ontem o reforço do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho. MOISÉS explicou que ficou estabelecido neste encontro inicial, que a decisão da reabertura do comércio, por exemplo, depende de respostas para as seguintes perguntas: o quê, quando e como volta a funcionar?/ O objetivo do estado é reabrir aos poucos e com segurança.
-SAÚDE DE IPORÃ DO OESTE MANTÉM ATENDIMENTO PSICOLÓGICO PARA CASOS EMERGENCIAIS
-DELEGADO ALERTA PARA AUMENTO DAS FAKE NEWS E GOLPES PELAS REDES SOCIAIS DURANTE A QUARENTENA
-ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TUNÁPOLIS REPASSA ORIENTAÇÕES VIA TELEFONE PARA IDOSOS
-SAÚDE DE TUNÁPOLIS REORGANIZA EQUIPES COM DIVISÃO DE ATENDIMENTOS DE MENOR E MAIOR RISCO
Secretaria de Saúde de Mondaí fará hoje roteiro de vacinação contra gripe no interior. Conforme a enfermeira, CAREN RODRIGUES, duas equipes estarão atendendo somente idosos, com 60 anos ou mais, seguindo um cronograma de vacinação pelas comunidades. Ela explica que a vacinação inicia às 14 horas na escola de linha Taipa Baixa, seguindo para o clube de linha Bonito e a escola de linha Ervas. A outra equipe inicia a vacinação às 14 horas no pavilhão de linha Alta Tempestade, seguindo para o clube de linha Alto Mondaizinho, o clube de linha Mondaizinho, o clube de linha Pirapocu e o clube de linha Barra Escondida. CAREN lembra que todos devem apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde. A campanha de vacinação iniciou dia 23 de março. A enfermeira diz que a vacinação está sendo levada para o interior para evitar a aglomeração de pessoas na unidade de saúde.
Iporã-oestino recorda 56 anos do golpe de 1964 e a instauração do regime militar. ELIO GRAFF, morador de Iporã do Oeste hoje com 75 anos, viveu este marco histórico que neste dia 31 de março completou 56 anos. O aposentado tinha 18 anos na época, e nasceu no ano em que estava terminando a segunda guerra mundial. ELIO conta que há 56 anos o golpe militar depôs o presidente JOÃO GOULART, dando origem à ditadura civil-militar que se estendeu por mais de 20 anos. A revolução foi coordenada por LEONEL BRIZOLA, cunhado do então presidente GOULART. O aposentado recorda que o fato dos militares assumirem o país gerou apreensão entre a população, e muitas pessoas que integravam o grupo dos 11, que era contra a sociedade de bem, acabaram sendo presas. O fato gerou muitas intrigas. Ele avalia que foi uma época de crescimento do país, devido à forma como a economia passou a ser conduzida pelos militares. Naquele ano, em 1964, ELIO também se alistou para servir ao exército.
Associação de Hortifrutigranjeiros de Iporã do Oeste irá retomar comercialização nesta quarta-feira. Com a pandemia, o atendimento da feira, nas quartas-feiras à tarde e sábados de manhã, havia sido suspenso. Conforme o presidente da associação, JOSÉ LIBRELOTTO, a retomada do atendimento ocorre em função de que a produção está sendo perdida pelos produtores por não haver a venda e também pelos prejuízos causados pela estiagem. Ele explica que hoje o atendimento será das 17 ás 18 horas e 30 minutos, e no sábado das oito ás 11 horas, na sede da feira em frente à gráfica. Atualmente são produzidas e comercializadas verduras, frutas e panificados. LIBRELOTTO lembra que a orientação é que as pessoas evitem aglomerações, mantenham distancia umas entre as outras e aguardam do lado de fora em caso de fila ou grande movimento. Ele reforça que será mantido o preço dos produtos, já praticado anteriormente.
Descanso e Belmonte trabalham na finalização da instalação do centro de triagem no hospital. Conforme o secretário de Administração, PAULO LAUXEN, o Comitê Municipal da Crise reúne representantes da administração, saúde, Polícia Militar e direção do hospital. Entre as definições do comitê, LAUXEN cita a instalação do centro de triagem e a compra de material para atendimento a população. O centro será instalado na associação hospitalar. O secretário lembra que o atendimento será tanto da população de Descanso, como de Belmonte, a qual também é de abrangência do hospital de Descanso. Ele explica que no centro será feito o atendimento inicial, e conforme a necessidade será feito o encaminhamento do paciente. Situações mais graves serão encaminhadas ao hospital regional. LAUXEN ressalta que o centro de triagem ficará pronto esta semana, e o início do funcionamento será definido pelos profissionais da saúde.
Fundação Médica Hospitalar de Descanso recebe auxilio do poder judiciário para compra de materiais. O hospital de Descanso receberá 26 mil e 500 reais e a unidade de saúde será beneficiada com 20 mil. O auxílio será para a compra de um respirador pulmonar, um monitor multiparametro, máscaras, luvas, aventais, tocas, propés e demais materiais para enfrentamento ao coronavírus. Conforme a diretoria do hospital, os materiais serão utilizados para proteção de pacientes e profissionais de saúde no intuito de evitar a transmissão. Já o respirador e monitor serão utilizados para tratar pacientes em estado grave. Em meio à pandemia, o Tribunal de Justiça e a Corregedoria Geral da Justiça restringiram a entrada de público externo nos fóruns catarinenses, além de suspender audiências em casos sem urgência até 31 de março. Segundo o Juiz da Comarca de Descanso, FELIPE NOBREGA SILVA, uma nova determinação do TJ foi suspender os atendimentos e as audiências que estavam marcadas até 30 de abril. / O atendimento ao público é em regime de plantão pelo telefone 3631-8462 ou o e-mail [email protected].
Mondaí possui mais de 70 focos do mosquito da dengue. Apesar da atenção estar voltada agora para o coronavírus, o mosquito Aedes Aegypti continua se proliferando. A Administração de Mondaí faz um alerta a população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e o zíca vírus. Conforme os dados da vigilância epidemiológica, são 19 focos no Bairro Antas; cinco no Bela Vista; três no Bairro Capivara; nove no centro; 15 no Bairro Floresta; três no Bairro Uruguai; um em Laju; dez no Bairro Ipanema; dois no Bairro Jardim Cristiane e seis no Morada do Sol. No total são 73 focos do mosquito espalhados pelo município. A população deve contribuir com medidas como manter o quintal limpo; evitar acúmulos de lixos e entulhos; manter os sacos de lixo bem fechados, evitando que recipientes se espalhem pelas ruas e possam acumular água; manter a caixa de água limpa com a tampa bem fechada, manter as calhas limpas e atentar para a bromélia que acumula água.
São João do Oeste reduz equipe para atendimento de produtores rurais. Conforme o secretário de Transportes e Obras, LEANDRO BOHNENBERGER, o município ainda mantém um caminhão puxando água para a Estação de Tratamento. Serviço terceirizado complementa a demanda que chega atingir 600 mil litros por dia. O secretário salienta que ocorreu uma grande procura por abertura de fontes. A dificuldade para encontrar água contribuiu para o decreto de situação de emergência e com isso o município está prestando o serviço gratuitamente. BOHNENBERGER afirma que muitas vezes ocorre o deslocamento desnecessário, pois o serviço de abertura de fontes acaba não resultando em água nas propriedades.
Município atingiu pico de até 20 pedidos diários por abertura de fontes de água. O secretário de Transportes e Obras salienta que o município chegou a ter cinco máquinas na prestação deste serviço, além de empresas terceirizadas em busca de atender a demanda de até 20 solicitações por dia. Segundo LEANDRO BOHNENBERGER, a maioria dos agricultores já foi atendida e atualmente a equipe foi reduzida, pois caiu o número de solicitações. Conforme o secretário, também foi constatada redução nos pedidos para enterro de animais. BOHNENBERGER avalia que a temperatura constante reduz problemas de saúde dos animais. Ele considera que é uma notícia positiva diante das dificuldades causadas pela estiagem.
Epagri orienta produtores rurais para cuidados com a qualidade da água na estiagem. O extensionista rural da Epagri de Itapiranga, MARCELO ROHDEN relata perdas significativas na safrinha e também na produção de leite. Salienta que a previsão de chuva para amanhã e sexta-feira pode trazer alívio para as pastagens e outras plantas, porém insuficiente para recuperar fontes de água que necessitam de volume bem maior de chuva. O agrônomo aponta que além da pastagem que proporciona uma alimentação de baixa qualidade, outra preocupação é com a água. A recomendação é para uso de filtro que tem vários métodos com eficiência e baixo custo. Ainda será necessário o tratamento com cloro antes de disponibilizar para os animais. MARCELO ROHDEN cita que cuidados com a alimentação e água de boa qualidade são indispensáveis na produção de leite. Também chama atenção para investimentos que estão sendo feitos para o armazenamento de água.
Falta de chuva exige o máximo de orientação técnica para evitar perdas na produção de leite. Desafio é na busca de equilíbrio nutricional devido a menor oferta e qualidade de pastagem. O extensionista da Epagri lembra que a vaca que está produzindo leite é o animal mais exigente. MARCELO ROHDEN observa que além do volume, a alimentação de baixa qualidade também reduz a qualidade do leite gerando questionamento por parte dos laticínios. MARCELO ROHDEN lembra que os produtores rurais possuem auxilio dos técnicos do município, dos laticínios, cooperativas e da Epagri para a orientação correta. Meta é cuidar da alimentação reduzindo queda de produção e garantindo a saúde do animal. Problemas na estiagem podem causar consequência para o futuro afetando a reprodução e prejudicar o rebanho por até um ano e meio.
Setor de assistência social de Iporã do Oeste disponibiliza número de telefone para prestar auxílio a pessoas da terceira idade. A diretora de assistência social, MICHELI SEHN BASSI, esclarece que para atender os idosos no esclarecimento de dúvidas e repasses de orientações o setor está disponibilizando o número de telefone WatsApp 9 88 17 09 53. Ela explica que através deste contato as pessoas que tiverem a necessidade também podem solicitar auxílio para as compras de mercado ou medicamentos, para evitar que saiam de casa. MICHELI enfatiza que a orientação é que os idosos fiquem em casa, já que tem se percebido que muitas pessoas da terceira idade têm sido vistas nas ruas ou estabelecimentos comerciais. A diretora de assistência social lembra que nesta quarta-feira está ocorrendo uma nova etapa de vacinação para idosos a partir dos 60 anos, no Centro Público de Convivência.
Setor de assistência social de Tunápolis repassa orientações via telefone para pessoas da terceira idade. A coordenadora do CRAS de Tunápolis e assistente social, CLEONICE YESS, enfatiza que como todos os trabalhos em grupo estão suspensos, o setor de assistência social disponibilizou um número de telefone de plantão para o atendimento a casos emergenciais, principalmente do grupo de risco. CLEONICE explica que atualmente Tunápolis possui 159 idosos com mais de 80 anos, e destes, os profissionais do CRAS fizeram contato com 127 idosos. Ela comenta que muitos ainda são casados, e as orientações contemplam os dois idosos. A assistente social enfatiza que neste contato feito por telefone com as pessoas da terceira idade na última semana, foram esclarecidas dúvidas sobre o coronavírus e a prevenção ao vírus. Ela cita que todos os idosos já tinham conhecimento e informações sobre a pandemia.
CLEONICE YESS diz que a conversa foi também no sentido de entender como os idosos estavam se sentindo diante desta situação, e o retorno dos idosos foi que eles estão todos isolados, mas acreditam que a situação será passageira. Dos 159 idosos com mais de 80 anos, somente nove idosos informaram estarem sozinhos em casa, mas disseram que já recebem auxilio de familiares ou vizinhos para compras na farmácia, no mercado ou outras questões em que e necessário sair de casa. A coordenadora do CRAS de Tunápolis enfatiza que a maioria dos idosos também informou que já fez ou tem interesse em fazer a vacina contra a gripe, considerando que não os doses são fornecidas aos poucos. CLEONICE ressalta que também foi informado aos idosos que a assistência social está disponível para qualquer atendimento. Ainda no setor da assistência social, CLEONICE lembra que o saque do Bolsa Família já está disponível, mesmo antes do prazo de pagamento.
Saúde de Iporã do Oeste mantém atendimento psicológico para casos emergenciais. Conforme o psicólogo da secretaria de Saúde, MOACIR PIRES, os atendimentos de emergência estão sendo mantidos, e os demais, como os trabalhos em grupo, estão suspensos para evitar a proliferação do vírus. O psicólogo ressalta que os atendimentos são daqueles pacientes com problemas crônicos, e considerados mais graves, como transtornos de ansiedade, pânico e esquizofrenia, que necessitam de acompanhamento frequente. PIRES cita que as orientações estão sendo repassadas por telefone aos 51 pacientes que integram o grupo de saúde mental. Outros 21 pacientes continuam sendo atendidos por vídeo-chamada. Segundo o psicólogo, a rotina nos traz uma segurança, mas o isolamento e a falta de trabalho ou ocupação alteram o cotidiano de todos, e consequentemente as emoções e sentimentos.
O principal sentimento que a pandemia traz, conforme o psicólogo da secretaria de Saúde de Iporã do Oeste, é o medo e a angústia, porque o vírus, e todas as conseqüências que traz, é algo que não pode ser visto. MOACIR PIRES diz que também há insegurança quanto ao futuro, de como será o dia de amanhã. De acordo com o psicólogo, a orientação é que as pessoas aproveitem este momento de recolhimento, que é a opção no momento, para fazer coisas que antes a falta de tempo não permitia. Cita como exemplo dormir até mais tarde, curtir pessoas próximas ou ligar para familiares e amigos distantes, assistir conteúdos educativos e que tragam positivismo, praticar a contação de histórias com a família, ler, praticar exercícios e realizar jogos em casa, recuperando inclusive atividades dos nossos antepassados. PIRES lembra que é importante as pessoas se manterem informadas, mas como a mídia está oferecendo muito conteúdo, é necessário manter um equilíbrio e filtrar tudo o que é repassado.
Delegado alerta para compartilhamento de fake news e golpes pelas redes sociais durante período de quarentena. De acordo com o delegado da comarca de Descanso, CLEVERSON MULLER, a Polícia Civil tem percebido o aumento de notícias falsas em redes sociais e aplicativos, no momento relacionadas principalmente a pandemia do coronavírus. O delegado afirma que o compartilhamento destas informações, as chamas fake news, tem ocorrido sem que a pessoa se certifique da veracidade do fato. MULLER ressalta que isso tem trazido um prejuízo psicológico as pessoas e gerado maior pânico em um momento em que a situação já está difícil. Ele cita que são dados falsos sobre o surgimento de vacinas, aumento nos casos de mortes, tipos sanguíneos mais vulneráveis ao vírus, golpes entre outros. O delegado lembra que a internet tem sido uma ferramenta importante no desempenho das funções, mas orienta que as pessoas tenham a consciência em fazer bom uso da rede.
Antes de compartilhar qualquer informação, o delegado da comarca de Descanso reforça que a pessoa deve conferir a procedência da notícia, se é de site confiável e na dúvida não repassar os dados. CLEVERSON MULLER comenta que muitas vezes também ocorre à pressa na divulgação de alguma informação sem que ela tenha sido verificada antes, já que hoje as redes sociais permitem que qualquer pessoa manifeste sua opinião. Para o delegado, todos que fazem uso da internet, principalmente os formadores de opinião na sociedade, devem se preocupar em divulgar somente dados verídicos para não prejudicar a sua credibilidade e acabar afetando várias pessoas com o que na verdade é falso. O que também tem aumentado o índice de compartilhamento das fake news, segundo MULLER, é o fato das pessoas estarem mais em casa devido à quarentena e do uso mais acentuado da internet.
Saúde de Tunápolis reorganiza equipes com divisão de atendimentos de menor e maior risco. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, AQUILES BAMBERG, ainda no primeiro decreto do governador, definindo restrições e a questão do isolamento social, foi reduzida a equipe do setor da saúde. O secretário explica que o momento exige atenção maior ao coronavírus, mas para contemplar também outros munícipes que exigem cuidado maior, como hipertensos, diabéticos, cardíacos e gestantes, foram adotadas novas medidas. BAMBERG ressalta que a partir de agora a área dois irá se dedicar exclusivamente ao atendimento de pacientes com sintomas de gripe, como tosse, resfriado e coriza. Demais pacientes com problemas diversos serão atendidos pela área um. O secretário de Saúde ressalta que o foco será o atendimento as emergências e os demais casos serão agendados. Com as novas medidas, todos os funcionários foram chamados para o retorno ao trabalho.
As mudanças serão feitas também na estrutura da unidade de saúde. O secretário de Saúde de Tunápolis explica que serão instaladas portas de vidro para restringir o acesso às áreas de menor e maior risco. AQUILES BAMBERG comenta que já foi feita a divisão das equipes, conforme o atendimento que cada uma delas fará. Ele cita que também foram adquiridos equipamentos para higienizar os uniformes. Na chegada dos funcionários a unidade de saúde eles trocam de roupa e usam o uniforme, que no termino do expediente é higienizado. O secretário de Saúde enfatiza que novos uniformes estão sendo confeccionados para atender a demanda. BAMBERG avalia que a grande mídia está polemizando muito a situação da pandemia, e aconselha que as pessoas mantenham a calma diante de tudo o que está sendo divulgado. O secretário defende que o comércio retome as atividades, com maior atenção ao grupo de risco, considerando que o pico do vírus está previsto para final de abril e maio.
-POLÍCIA CIVIL INVESTIGA EMPRESÁRIO QUE RETOMOU OBRAS DESCUMPRINDO DECRETO
-IPORÃ-OESTINO RELATA TENTATIVA DE GOLPE E ALERTA POPULAÇÃO SOBRE CLONAGEM DE ANÚNCIOS
Bombeiros de Cunha Porã combatem incêndio em área de vegetação. O Corpo de Bombeiros de Cunha Porã foi acionado próximo as 20 horas da noite desta terça-feira para combater um incêndio na Linha Central, interior de Cunha Porã. Os bombeiros utilizaram quatro mil e 500 litros de água, além de batedores e bombas costais para realizar o controle das chamas em uma área de vegetação. O combate durou aproximadamente uma hora e 40 minutos e não houve feridos.
Colisão frontal deixa homem ferido em São José do Cedro. Os bombeiros de São José do Cedro foram chamados por volta das 13 horas e 30 minutos desta terça-feira para atender uma ocorrência na Linha Santa Rita, no acesso para Princesa. No local, nas proximidades do silo da Cooperalfa, ocorreu uma colisão frontal de uma Courier e uma motocicleta CG 150, as duas com placas de SJCedro. Os bombeiros atenderam o motociclista, de 23 anos, que apresentava escoriações nas pernas, fratura na mão esquerda e possível fratura de costelas. Após atendimento dos bombeiros o rapaz foi levado ao hospital do município para avaliação.
Polícia Civil investiga empresário que retomou obras descumprindo decreto estadual. A Polícia Civil de Maravilha instaurou Inquérito Policial a fim de apurar a conduta de empresário que agiu em desacordo com as medidas restritivas do Governo do Estado, as quais objetivam evitar a propagação do coronavírus. Conforme a polícia, nesta segunda-feira uma obra que estava funcionando em desacordo com as determinações vigentes foi notificada pela Polícia Militar. Posteriormente, o empresário responsável pela obra encaminhou um áudio pelo aplicativo WhatsApp, onde afirma ter retomado os trabalhos em todas suas obras e que não acataria a determinação do Poder Público. A Polícia Civil instaurou inquérito policial a fim de apurar a prática dos crimes previstos no Código Penal de infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.
Iporã-oestino relata tentativa de golpe em site de venda e compra e alerta população sobre clonagem de anúncios. A reportagem da Rádio Oeste foi procurada na manhã desta quarta-feira por um munícipe, que por desconfiar do anúncio, conseguiu evitar que caísse no golpe. Conforme o relato desta pessoa, um anúncio de uma moto em um site de compra e venda de carros e motos lhe chamou atenção. Foi feito contato com o vendedor, que se identificou como sendo do município de Quilombo. O valor verdadeiro solicitado pela moto era de 19 mil e 900 reais, mas no anúncio falso baixou para 14 mil reais, e ainda reduziu para 12 mil durante a negociação. O Iporã-oestino, desconfiando do valor pedido pela moto, que era muito abaixo do praticado no mercado, solicitou informações a um conhecido seu que trabalha no ramo de motocicletas, e acabou descobrindo que esta moto na verdade era de um cliente seu, morador de Iporã do Oeste.
O suposto dono da moto pressionava a venda, dizendo que já havia outros interessados. Foi passado inclusive uma conta bancária para depósito, e a exigência era que fosse pago um valor antecipado para que depois disso ocorresse a entrega do veículo. A conta é verdadeira, mas fornecida por pessoas que servem de laranja para aplicar o golpe. O interessado na compra então fez contato com o verdadeiro dono da moto e com a polícia, descobrindo que o suposto vendedor que se passava pelo proprietário do veículo havia clonado o anúncio no site de compra e venda de veículos. A Polícia Civil repassou orientações quanto aos procedimentos a serem adotados, e o alerta de que as pessoas sempre desconfiem quando são praticados preços muito abaixo do mercado, além de desconfiar quando a venda está sendo feita por pessoas de outros estados, como era o caso desta moto, em que o sotaque do suposto vendedor era de outra região.