ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 01/04/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O governo socialista de Nicolás Maduro rejeitou nesta terça-feira a proposta dos Estados Unidos de que o presidente e o líder opositor JUAN GUAIDÓ se afastem do poder para celebrar novas eleições presidenciais na Venezuela. MADURO disse que o pedido é uma "aberração". O presidente afirmou que a Venezuela é um país livre, soberano, independente e democrático que não aceita, nem aceitará jamais tutela alguma de nenhum governo estrangeiro. Mais cedo, o chefe da diplomacia americana, MIKE POMPEO, pediu para que MADURO e GUAIDÓ se afastassem para organizar um "governo de transição", que convoque eleições presidenciais.

As autoridades espanholas de Saúde informaram nesta quarta-feira que, nas últimas 24 horas, a Espanha registrou 864 mortes por Covid-19. É o segundo dia seguido que o país ibérico tem um pico na contagem de mortos. O número é o mais alto para um dia, desde o início da pandemia de coronavírus. Com ao menos nove mil e 53 mortes, a Espanha é o segundo país no mundo que mais teve vítimas nesta pandemia de coronavírus, ficando atrás apenas da Itália que ultrapassou as 12 mil e 400 mortes.

O presidente DONALD TRUMP avisou nesta terça-feira que os Estados Unidos devem se preparar para um período de duas semanas muito brutal. A projeção da Casa Branca é de que pode haver de 100 mil a 240 mil mortes nos no país por causa da pandemia de Covid-19, mesmo se as regras de distanciamento social forem obedecidas. TRUMP também disse que eles estão estudando proibir viagens entre os Estados Unidos e o Brasil e outros países. Houve três mil 873 mortes pela Covid-19 até esta terça-feira. Somente ontem foram 800 óbitos, o maior número para um único dia.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 10 e 20 desta quarta-feira, cinco mil 827 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, com 203 mortes pela Covid-19. A última morte, confirmada no fim da noite de terça-feira, foi de um homem de 23 anos, no Rio Grande do Norte. Ele é a vítima mais jovem do coronavírus no Brasil até o momento. A maior parte das mortes foi registrada em São Paulo, com 136 vítimas, e no Rio de Janeiro, com 23. Ontem, ministro da Saúde disse sua equipe prepara um protocolo que vai indicar diretrizes para produção das máscaras com TNT e também orientação para o uso do equipamento. Pessoas que não trabalham diretamente na área da saúde ou que não têm os sintomas da Covid-19 devem receber a indicação para o uso de máscaras em algumas situações.

A Câmara e o Senado publicaram um ato no Diário Oficial da União desta quarta-feira que altera a tramitação das medidas provisórias nas duas casas legislativas durante a pandemia do novo coronavírus e reduz o prazo para aprovação dos textos. A mudança ocorre em meio ao período de "deliberação remota", sem a necessidade da presença dos parlamentares no Congresso para votar. Pelo ato desta quarta-feira, as medidas deixam de ter de passar por comissão mista com deputados e senadores e passam a ser instruídas direto pelos plenários. Antes, a aprovação do texto em uma comissão mista de parlamentares era o primeiro passo da análise da MP, anterior ao encaminhamento da proposta para os plenários de Câmara e Senado.

O presidente JAIR BOLSONARO fez nesta terça-feira, em rede nacional de televisão, o quarto pronunciamento sobre a crise do coronavírus. Desta vez, ele não criticou diretamente o isolamento social como forma de conter a pandemia, método defendido pela Organização Mundial de Saúde e pelo próprio Ministério da Saúde. No último dia 24, ele chegou a pedir na TV a “volta à normalidade” e o fim do “confinamento em massa”. BOLSONARO é um dos poucos chefes de Estado no mundo que defende a retomada da atividade econômica em meio à pandemia do coronavírus. O presidente se disse preocupado com a vida e também com a manutenção dos empregos. Afirmou que o remédio não pode ser pior que os efeitos que a pandemia provocará.

Subiu para 235 o número de casos positivados de coronavírus em Santa Catarina. Desses, 22 estão internados em Unidade de Tratamento Intensivo. Também são duas mortes confirmadas pela doença em 20 dias, desde que o primeiro diagnóstico alertou sobre a presença do Covid-19 em território catarinense. O primeiro óbito foi de um homem de 86 anos, de Porto Belo e outro, de um homem de 68 anos, de Joinville. Em relação aos suspeitos da doença o número não é mais divulgado, segundo o Estado, porque a conta deixou de ser feita desde que a transmissão comunitária foi identificada em todas as regiões. Dos 235 casos confirmados, são 118 homens e 117 mulheres.

A secretaria estadual de saúde divulgou um relatório detalhado do perfil das pessoas contaminadas pelo coronavírus em Santa Catarina. A faixa etária de pessoas entre 30 e 39 anos tem o maior número de casos confirmados de Covid-19, com 25 vírgula um por cento do total. Os idosos, público mais vulnerável à Covid-19, representam 25 e meio por cento dos casos até o momento. Dentro desse grupo, os pacientes de 60 a 69 anos respondem por 17 vírgula oito por cento. Jovens entre 20 e 29 representam 14 vírgula quatro por cento dos casos em Santa Catarina. A faixa etária entre 40 e 49 casos responde por 17, enquanto aqueles entre 50 e 59 anos são 16 vírgula um por cento.

Na coletiva de imprensa desta terça-feira, o governador do estado voltou a falar sobre a retomada da economia e reabertura das empresas. CARLOS MOISÉS explicou que o grupo econômico vem discutindo a melhor forma de reabrir os setores não essenciais. O grupo, que é formado por representantes do governo e de entidades empresariais, ganhou ontem o reforço do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho. MOISÉS explicou que ficou estabelecido neste encontro inicial, que a decisão da reabertura do comércio, por exemplo, depende de respostas para as seguintes perguntas: o quê, quando e como volta a funcionar? O objetivo do estado é reabrir aos poucos e com segurança.

O impacto do isolamento social no Fórum. As medidas adotadas para conter o coronavírus. Departamento de Jornalismo da Rádio Atalaia contatou com advogados da região para saber como desempenham seu trabalho em seus escritórios.

Paralisação é extremamente necessária para preservar vida. Com essa frase RUDIMAR BORCIONI, advogado de Campo Erê explica a quarentena instalada pelo governo. Segundo ele, essa defesa pela vida deveria ser sempre a prioridade de qualquer liderança. Pontua que devido aos trabalhos feitos eletronicamente, sua atividade não para totalmente, e aproveita esse período em que os fóruns estão fechados para atualizar os processos em andamento. Em seus 20 anos de advocacia, é a primeira vez que tem intervenção tão grande nos trabalhos.

Isolamento social é essencial para evitar o coronavírus. Assim avalia o advogado de Marmeleiro, EDSON GHETTINO. Ele observa que isso é possível devido aos trabalhos que podem ser feitos por telefone ou internet; ao mesmo tempo considera a paralisação muito negativa para a economia. Ele espera nova decisão do governo sobre a quarentena, e enquanto isso não acontece aproveita para colocar os trabalhos internos em dia e estudar os processos em andamento.

Seguir orientações das lideranças da saúde é a melhor maneira de sair dessa situação. É o que acredita MARCOS MARTHENDAL, advogado em Campo Erê. Ele considera a paralisação uma medida difícil, mas necessária para conter o coronavírus. O fechamento do judiciário deve acumular serviço tanto para os fóruns quanto para os advogados até a situação se normalizar. Para o retorno, ele chama atenção de como vão ficar os prazos para os atos, já que o judiciário cancelou todos.

Opinião de MAURICIO GUETTINO é de que não podemos ser extremistas. Para o advogado de Marmeleiro, todas as medidas tomadas devem ser analisas. Entende que é preciso evitar a contaminação porque o país não tem estrutura para tratar muitos casos ao mesmo tempo, nem enfraquecer muito a economia, que faz mal para quem gera emprego. Ele tem aproveitado a paralisação para se aperfeiçoar via cursos online, além de por em dia os novos processos.

SILOMARA DE ALMEIDA é a favor de todas as medidas para combater o coronavírus. Segundo ela, devido à suspensão dos prazos processuais e cancelamento das atividades do fórum, vai acumular os trabalhos do judiciário. A advogada aproveita a quarentena para colocar em dia os processos que podem ser feitos eletronicamente e ressalta que em seus 12 anos de advocacia nunca viu uma situação que tenha afetado de forma tão intensa o trabalho do judiciário e todo o sistema econômico.

ADILSON RAIMÔNDI considera as medidas tomadas pelo governo corretas. Na opinião do advogado, o presidente está preocupado com a economia do país, embora às vezes “fale demais”. Acredita que nossa região terá somente casos esporádicos do vírus. Ele não acha que a paralisação vai atrasar muito o trabalho da advocacia, porque as audiências estão ocorrendo online, recurso que pode ser uma grande evolução para o judiciário, poupando custos e tempo. Ele é advogado a mais de 40 anos, e conta nunca ter acontecido uma paralisação assim.

Coronavírus é muito perigoso e cuidados são necessários. O advogado de Anchieta, IVANILDO BRASSIANI, reforça a recomendação para as pessoas lavarem bem as mãos, ficarem em casa e evitarem contato, seguindo as orientações de saúde, pois o vírus pode levar a morte. Acrescenta que os trabalhos nos fóruns não estão totalmente parados, já que mantém as atividades que podem ser feitas online pelo juiz de plantão. A paralisação traz prejuízos para as pessoas que já tem processos em andamento.

Francisco Beltrão confirma primeiro caso de coronavírus. A confirmação chegou até os órgãos públicos de saúde do município ontem. Conforme nota da Secretaria de Saúde o primeiro caso positivo de Covid-19 é uma mulher que retornou de viagem de um cruzeiro. Ainda segundo a saúde pública do munícipio, a paciente está bem. O prefeito CLEBER FONTANA, fez reuniões com diversos segmentos da sociedade para discutir novas ações de enfrentamento ao Covid-19.

Após confirmação de um caso de Covid-19, prefeito revoga alteração de decreto e comércio volta a ser fechado. No final da tarde de ontem, o prefeito de Francisco Beltrão CLEBER FONTANA anunciou que a partir de hoje, somente os serviços essenciais funcionarão no município. Com isso o comércio volta a fechar. O prefeito revogou o Decreto Municipal, editado na sexta-feira, e determinou que volte vigorar o Decreto do dia 19 de março. A medida vale até o próximo sábado, quando o panorama volta a ser analisado para que seja definido se o comércio poderá voltar a prestar atendimento ao público.

Antes de anunciar novas medidas prefeito e vice se reúnem com lideranças para tratar do assunto. O encontro reuniu dirigentes religiosos, das forças de segurança, da indústria, comércio, clubes de Rotary, do setor de saúde, dentre outros segmentos. A decisão foi tomada após a confirmação de um caso confirmado em Beltrão do novo coronavírus onde uma mulher que participou de um cruzeiro apresentou resultado positivo da doença.

Caso suspeito de Covid-19 em Campo Erê é descartado. O município teve 11 suspeitas de coronavírus, oito foram descartados, e agora dois que são do município de Campo Erê, estão em isolamento domiciliar. Segundo a enfermeira coordenadora da vigilância em saúde de Campo Erê SAMARA RONCHI, o paciente que aguardava resultado do exame internou no hospital Santo Antônio, mas reside no município de Anchieta. Apesar de não ter nenhum caso confirmado, ainda é preciso seguir as orientações pois municípios aos arredores positivaram casos.

População deve seguir com as ações de prevenções. Todas elas, cita SAMARA, são determinadas através de decreto pelo governo estadual e municipal que são baseadas nas orientações da Organização Mundial de Saúde. Além do cuidado com a higiene das mãos, a enfermeira pede que as roupas sejam trocadas e lavadas toda vez que a pessoa sair de casa, assim como os calçados e objetos que vem da rua. O mesmo deve ser feito com as compras do supermercado e farmácia.

Isolamento social é a melhor maneira de evitar transmissão do coronavírus. Quem reforça essa informação é a enfermeira coordenadora da vigilância em saúde de Campo Erê SAMARA RONCHI. Ela pede novamente, que as pessoas fiquem em casa, saiam apenas para emergências, principalmente os idosos, portadores de doenças crônicas e demais população que se enquadra no grupo de risco.

Secretaria se estrutura para atender recomendações do Ministério da Saúde. A secretária ELIZANDRA DA SILVA comemora o fato de não haver, até aqui, nenhum caso de coronavírus em Campo Erê, mas está ciente de que o setor tem que estar preparado para atender, quando o vírus chegar. De 11 casos suspeitos, que estavam sendo investigados na cidade, nenhum, deu positivo no Laboratório Central de Florianópolis, porém, dois deles seguem em isolamento domiciliar. Ela revela que a maior dificuldade é fazer a população entender que é preciso ficar em casa.

Muitas pessoas ainda vão ao posto de saúde sem precisão. ELIZANDRA também observa que tem idosos circulando na cidade, e não deveriam estar nas ruas. Ela reforça que é preciso manter distanciamento entre as pessoas. Manifesta que o sentimento é de apreensão e cautela, porque ninguém consegue ficar tranquilo num momento como esse. Se a pessoa se mantém em isolamento, com todos os cuidados, não deve se preocupar se aparecer uma gripe, porque certamente não vai passar disso.

Cada unidade de saúde tem uma sala de reserva. De acordo com ELIZANDRA DA SILVA, a precaução é para atender pessoas com sintomas do coronavírus. A partir de hoje todos os profissionais da saúde pública de Campo Erê entram num sistema controlado de trabalho. A secretária explica que o pessoal está dividido em duas equipes, cada uma com carga de 12 horas, direto. Isso foi adotado para evitar que os servidores entrem em contato direto o menos possível com seus familiares. Ao chegar em casa a primeira coisa é trocar a roupa.

Legislativo pede que população acate determinações do governo estadual. A presidente da Câmara de Vereadores de Campo Erê REASILVA RAIMONDI, entende que se a população seguir à risca todas as orientações da saúde que estão alinhadas ao decreto do governo, mais cedo o país vai sair dessa situação. Reforça o que todo mundo já sabe, mas é fundamental para evitar a propagação do vírus, ficar em casa, lavar as mãos frequentemente com bastante água e sabão e não dividir chimarrão com ninguém.

Câmara de Vereadores destina 100 mil reais para aquisição de dois respiradores artificiais. Esse valor, explica a presidente REASILVA RAIMONDI, foi dinheiro que o legislativo economizou só em 2020 de janeiro, fevereiro e março. A presidente da câmara gostaria que esse montante, fosse utilizado para aquisição desses equipamentos, nesse momento que o mundo vive a pandemia do coronavírus.

Decreto de enfrentamento ao coronavírus prevê termo de compromisso e responsabilidade das empresas. O prefeito de Marmeleiro JAIMIR GOMES, publicou um novo documento que traz novas normas e condições para o funcionamento das atividades essenciais e não essenciais em Marmeleiro, durante o combate ao coronavírus. Uma das medidas a serem observadas pelos estabelecimentos é o Termo de Compromisso e Responsabilidade que deve ser assinado pelo responsável e encaminhado por e-mail para a prefeitura.

Empresas que assinarem documento terão nome divulgados nas redes oficiais do município. Conforme o prefeito JAIMIR GOMES, isso funciona como medida educativa. O decreto prevê publicação diária no site oficial do Município e redes sociais oficiais a relação de empresas que assinaram o termo de compromisso para conhecimento e fiscalização por parte da população, sem prejuízo da suspensão das atividades e demais sanções aplicáveis.

Bandidos quebram vidro de mercado e furtam moedas. A tentativa de furto ocorreu na madrugada de ontem em São Bernardino, num mercado da cidade, por volta das duas horas e 50 minutos. Segundo a PM, duas pessoas chegaram numa moto, quebraram o vidro e chegaram a pegar algumas moedas que estavam no caixa. A Polícia Militar foi acionada, e os dois fugiram rumo ignorado. Buscas foram feitas, mas ninguém foi localizado.

Polícia investiga conduta de empresário que desobedeceu medidas do governo. A Polícia Civil de Maravilha instaurou inquérito policial para apurar a conduta de um empresário que agiu em desacordo com as medidas restritivas do Governo do Estado, que buscam evitar a propagação do novo coronavírus. Conforme a Polícia, ontem, uma obra que estava funcionando mesmo com as determinações foi notificada. Posteriormente, o empresário responsável pela obra encaminhou um áudio, no WhatsApp, afirmando ter retomado os trabalhos em todas suas obras e que não acataria a determinação do Poder Público. Tomando conhecimento dos fatos, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a prática dos crimes previstos. As Polícias Militar e Civil estão fiscalizando vários estabelecimentos e denúncias para que as medidas de prevenção do Coronavírus, sejam cumpridas por todos.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.