ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 01/03/2022

-BRASIL VAI CONCEDER VISTO HUMANITÁRIO AOS REFUGIADOS UCRANIANOS

-TCE VAI FISCALIZAR OBRAS FEDERAIS PAGAS COM DINHEIRO DE SC

-CEDRENSE COBRA SOLUÇÃO COLETIVA SOBRE COBRANÇA NA FATURA DE ÁGUA

-PREFEITURA PRETENDE INVESTIR SETE MILHÕES DE REAIS NO PRIMEIRO SEMESTRE

-DIREÇÃO DO HOSPITAL AVALIA ADESÃO A POLÍTICA HOSPITALAR DO ESTADO

-CHEGADA DE MARÇO ANIMA CONSELEITE COM AUMENTO NO CONSUMO

-SAÚDE FAZ PROGRAMAÇÃO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID NESTE SÁBADO

-AUXÍLIO PARA ALUNOS QUE ESTUDAM FORA DA CIDADE ESTÁ SENDO AVALIADO

-MULHER SOFRE FERIMENTO EM COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO NO CENTRO

-CONDUTOR PERDE CONTROLE DO CARRO, SAI DA PISTA E FICA FERIDO

O tempo é de céu encoberto. A previsão para as próximas horas é de céu nublado com possibilidade de chuva à tarde e à noite. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e 80 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

A primeira tentativa de conversa entre Rússia e Ucrânia desde a invasão russa terminou sem avanço nesta segunda-feira em Belarus. Uma nova rodada de negociação deve ocorrer, o que não impede que as tropas de VLADIMIR PUTIN continuem sua ofensiva, apesar do pedido do presidente ucraniano, VOLODMIR ZELENSKI, de um cessar-fogo imediato. Autoridades ucranianas disseram que pelo menos 11 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas na cidade de Kharkiv, a segunda maior do país. O ataque incluiu bombardeios e combates de rua. ONGs denunciaram que houve uso de bombas de fragmentação na cidade.

O prédio da prefeitura de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, foi atingido por um míssil O comando de operações da Ucrânia confirmou que o edifício foi o alvo do ataque. Segundo o jornal inglês "The Guardian", o ataque foi uma tentativa de matar o governador de Kharkiv e sua equipe. Moradores da cidade afirmaram que houve ataques na segunda-feira à noite e nesta terça-feira pela manhã. O chefe da administração regional, disse que a Rússia usou mísseis disparados de um veículo militar e os disparou de aviões. Ele afirmou que esses ataques são genocídio do povo ucraniano, um crime de guerra contra a população civil.

Os Estados Unidos informaram, nesta segunda-feira, que monitoram com atenção a movimentação de um conboio militar da Rússia, nos arredores de Kiev. Conforme imagens de satélite, a fila de veículos da tropa invasora chega a 66 quilômetros enquanto segue para a capital da Ucrânia. De acordo com a rede CNN, oficiais de inteligência manifestam preocupação pela dimensão do comboio e pela escalada de violência, com mortes de civis. O cenário ocorre mesmo após um primeiro dia de conversas por um suposto cessar-fogo entre russos e ucraniano, na Bielorrússia.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta segunda-feira que o Brasil concederá vistos humanitários para receber ucranianos que deixarem o país em razão da guerra motivada pela invasão do país pela Rússia. Segundo ele, nesta terça-feira, será publicada uma portaria conjunta dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores que permitirá acolher ucranianos em fuga da guerra. Segundo informações da Organização das Nações Unidas, 422 mil pessoas deixaram a Ucrânia desde o início da invasão russa, há cinco dias. Na entrevista à rádio, BOLSONARO não informou o número de ucranianos que admitirá receber.

O Brasil registrou 19 mil 516 casos de Covid-19 e 199 óbitos decorrentes da doença nas últimas 24 horas. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde nesta segunda-feira. Os números mostram a tendência de baixa tanto em casos quanto em mortes. A média móvel de óbitos por Covid-19 caiu pelo oitavo dia seguido, chegando a 676, menor número desde 4 de fevereiro. As médias móveis levam em conta a média dos últimos sete dias e ajudam a corrigir eventuais distorções causadas por subnotificações. Com a atualização dos números, o Brasil totaliza 28 milhões 787 mil 620 casos de Covid-19 e 649 mil 333 mortes desde o início da pandemia.

As chuvas e os deslizamentos registrados em Petrópolis em 15 de fevereiro resultaram em ao menos 231 mortes, de acordo com a Defesa Civil Nacional. As buscas por cinco desaparecidos seguem em andamento, embora os trabalhos tenham sido encerrados no Morro da Oficina. A situação supera a então mais trágica da história do município da serra fluminense, de 1988, quando foram registrados 171 mortos, segundo dados da Defesa Civil da cidade. Entre os mortos da tragédia mais recente, mais de 40 eram menores de idade. Segundo o balanço, 876 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Pelo menos 24 pessoas foram resgatadas com vida, além de cerca de 300 animais domésticos.

A primeira da série de quatro fragatas da Marinha do Brasil que serão produzidas em Santa Catrina começará a ser construída em setembro, em Itajaí. O estaleiro Brasil Sul, que foi comprado por uma empresa alemã, detentora do projeto escolhido pelo governo brasileiro, está em fase de mobilização. O navio de guerra levará três anos para ficar pronto, a previsão de entrega é para setembro de 2025. A segunda fragata da flotilha começa a ser construída em 2026, e a última iniciará montagem em 2028. O contrato de trabalho é de 10 anos, com investimento de nove bilhões de reais. As embarcações terão alto poder de fogo, sensores e radares de última geração.

O governo do Estado irá publicar um decreto nos próximos dias para regulamentar a lei aprovada e sancionada há dois anos e que prevê o parcelamento do IPVA e multas em até 12 vezes. Hoje, o serviço é prestado por despachantes, com a cobrança de juros, mas não é feito diretamente no Detran. A ideia é credenciar instituições financeiras para que estas façam o financiamento ao motorista que desejar quitar seu imposto em 12 parcelas. O Estado vai seguir aceitando somente o pagamento de três parcelas sem juros. Os prazos e datas variam de acordo com o final da placa do veículo.

A aplicação dos 465 milhões de reais que o Governo de Santa Catarina doou para o DNIT utilizar em obras nas rodovias BR-470, BR-163, BR-280 e BR-285, será fiscalizada pelo Tribunal de Contas. O pedido de acompanhamento partiu do conselheiro LUIZ EDUARDO CHEREM, que ressaltou a importância do acompanhamento, orientação, fiscalização e apoio técnico da Corte de Contas na execução das obras. O presidente do TCE, conselheiro ADIRCÉLIO DE MORAES FERREIRA JÚNIOR, determinou, na última sexta-feira, 25, à Diretoria Geral de Controle Externo apresente o planejamento das ações de fiscalização referentes ao Acordo de Cooperação Técnica firmado no dia 15 de setembro do ano passado, entre o Ministério da Infraestrutura e Governo de Santa Catarina. O TCE possui um laboratório de análises rodoviárias que pode ser utilizado nessa ação fiscalizatória.

A produção leiteira no extremo-oeste tem estimativa de melhora no consumo e preços entre este mês de março e de junho. Este seria um dos melhores períodos para produção durante o ano. A declaração é do presidente do Conseleite VALTER BRANDALISE. Apesar desta boa expectativa, ele destacou que esta melhora dependerá de como o consumidor vai estar economicamente pelos próximos meses. O presidente relatou ainda que partes dos consumidores estão com as finanças prejudicadas, o que poderá afetar a estimativa de consumo. Contudo, ele acredita que este ano a situação do setor deve normalizar no que diz ao período de seca, consequentemente melhorando os preços aos produtores. Ele informou que o consumo mais acentuado foi registrado entre dezembro e janeiro chegando no geral entre sete e oito por cento de baixa se comparado ao mesmo período no ano anterior. Em fevereiro deste ano houve uma queda de cinco por cento, menor percentual se comparado a fevereiro de 2021 que registrou queda de sete por cento.

O preço por litro de leite pago ao produtor em Santa Catarina se manteve estável entre dezembro e fevereiro. Já algumas empresas pagaram valores maiores neste período. Conforme o presidente do Conseleite VALTER BRANDALISE, o preço pago por litro de leite padrão em fevereiro subiu seis centavos indo a um real e 70. Para ele, isso mostra que o volume de leite produzido está na mesma quantidade que é consumida, desta maneira proporcionando um preço melhor ao produtor. Contudo, o presidente lembrou que nestes períodos citados a produção leiteira teve queda em litros produzidos em Santa Catarina. Sendo isso, provocado pelo atual momento vivido com a seca e altas temperaturas, principalmente no extremo-oeste. Mas enfatizou sobre o período de entressafra que deve melhorar os preços e consumo.

O auxílio aos estudantes moradores de São José do Cedro está sendo avaliado pela administração e secretaria de Educação. Na última semana o pedido sobre o auxílio foi realizado pela bancada de oposição do legislativo devido a políticas de incentivos aos alunos que buscam se profissionalizar fora do município. Conforme a secretária de Educação SANDRA KUNZLER, o número de alunos que se deslocam para outra cidade é bastante expressivo não sendo apenas para universidades, mas também para cursos técnicos profissionalizantes para várias cidades. A secretária afirmou ainda que o município conta com uma lei que consta isso, porém a administração segue estudando junto com outros municípios que possuem este benefício. A ideia é melhorar o atendimento ao estudante. SANDRA destacou que este é um dos anseios da prefeitura em ajudar os estudantes. Ela destacou que a elaboração do projeto está recebendo as melhorias finais antes de ser lançado nos próximos meses. São José do Cedro possui orçamento para possibilitar este apoio aos estudantes, segundo a secretária.

A secretaria de Educação não deu mais detalhes sobre qual seria a contrapartida do aluno beneficiado, nem mesmo quanto cada aluno poderia receber de auxílio. Durante os últimos anos, cada contemplado deveria prestar serviços comunitários para administração como forma de compensar o benefício dado pelo município.

São José do Cedro registrou nesta segunda-feira 43 pacientes recuperados do Covid-19. Ontem também foram registrados 29 casos novos, somando um total de 37 casos ativos no município e 120 pessoas monitoradas em isolamento domiciliar com sintomas gripais. São José do Cedro continua com um paciente na UTI. Guarujá do Sul são 34 infectados e 88 monitorados.

A Associação Hospitalar Cedro realizou cerca de dois mil e 200 atendimentos durante os dois primeiros meses deste ano. A maioria se refere a sintomas gripais voltados a Covid-19 e sintomas de contaminação por Dengue. Conforme a administradora MÔNICA DE TOLEDO, apenas em janeiro foram mil e 200 atendimentos na unidade. Consequentemente, em fevereiro foram realizados mil atendimentos. Ela comentou que estes números elevados se devem ao período de férias onde famílias saíram da cidade ou receberam visitantes de fora e acabaram apresentando algum sintoma. A administradora destacou também que o hospital não recebeu nenhum repasse financeiro neste início de ano por parte da prefeitura, sendo o último feito em dezembro com as sobras de valores da Câmara de Vereadores. Recentemente a unidade recebeu a confirmação de 100 mil reais indicados pelo PT de Princesa. MÔNICA afirmou ainda que o hospital tem enfrentado a falta de medicamentos como dipirona e omeprazol injetável de uso diário, como também o alto custo destes itens principalmente com a pandemia.

O Estado de Santa Catarina está desenvolvendo uma política que seja viável a realização de cirurgias eletivas principalmente em hospitais filantrópicos. A administradora da unidade hospitalar em São José do Cedro MÔNICA DE TOLEDO, comentou que a direção está avaliando a participação na adesão ou não deste programa do Estado. Ela explicou que os valores e recursos disponíveis para as cirurgias são atrativos. No entanto, para a realidade do hospital da cidade, segundo ela, não deve ser viável a adesão. A administradora destacou ainda que o objetivo é avaliar a viabilidade e não da lucratividade sobre as cirurgias eletivas. O governo informou ainda em janeiro que custeará o teto máximo da Política Hospitalar Catarinense pelos próximos 90 dias para todas as unidades hospitalares filantrópicas que fazem atendimentos ao Sus. O Estado está investindo cerca de 70 milhões de reais nos três primeiros meses. Para todo este ano, o governo catarinense pretende investir 620 milhões.

A secretaria de Saúde de São José do Cedro vai realizar neste mês de março uma programação de vacinação contra a Covid-19 na cidade e no interior. A programação inicia no próximo sábado pelo interior. A coordenadora dos ESFs SÔNIA FERNANDES, informou que as crianças entre cinco e 11 anos de idade das comunidades de Mariflor e Padre Réus será disponibilizado a vacina contra a Covid nas unidades. No Distrito de Mariflor as vacinas serão disponibilizadas entre às oito e dez horas da manhã e no Padre Réus entre às dez e 30 e 14 horas. Na Linha São Vendelino também será disponibilizada vacina contra o coronavírus para crianças entre cinco e 11 anos. A vacinação foi marcada para ocorrer no dia dez entre 13 e 30 e 15 horas no posto de saúde da comunidade. Até ontem, cerca de 48 por cento das mil e 89 crianças receberam a dose. Ela destacou ainda a repescagem para adultos marcada para ocorrer no dia oito de março entre às 17 e 21 horas na sala de vacinas do posto de saúde central. Esta data é para as pessoas que receberam as doses da operação fronteira e estão com a terceira injeção atrasada.

11 mil 503 pessoas estão com a vacinação contra a Covid-19 primária completa em São José do Cedro. Segundo o site do governo estadual, o município conta com 13 mil 904 habitantes. Conforme a coordenadora dos ESFs SÔNIA FERNANDES, desde o início da vacinação foram aplicadas 29 mil 152 doses entre primeira, segunda e dose reforço. Ela informou que dentro desta quantidade, 12 mil 138 são referentes a primeira injeção, segunda dose dez mil 990. Para contemplar adultos com o esquema vacinal incompleto ou que não se vacinaram até o momento, a saúde vai realizar mais uma operação de vacinação no centro dos idosos no dia próximo 19. No interior, a equipe volta aos distritos para vacinação contra a Covid-19. Outra grande preocupação da saúde é com a aplicação da terceira dose em pessoas entre 18 e 50 anos de idade.

Ontem a noite foi realizada a quarta e última sessão ordinária do mês de fevereiro na Câmara de Vereadores de São José do Cedro. Apenas um novo projeto deu entrada na sessão de ontem que visa obter autorização legislativa específica com vistas ao pagamento de despesas do exercício anterior, relativamente ao fornecimento de Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O Projeto foi encaminhado pelo presidente ENIO CAROSSI para análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara cedrense. Na noite de ontem também foi aprovado, segunda votação, quatro projetos de lei que tramitavam no legislativo. Outros seis projetos foram aprovados em primeira votação e, entre eles, a liberação de 35 mil reais para realizar o baile da Senhorita Cedrense que deve ocorrer no dia 14 de maio no Clube Cedrense. Sete mensagens seguem em tramitação. Durante o pequeno expediente o presidente, propôs o envio de Moção de Pesar aos familiares de JACIR SALVON, pelo seu falecimento no último final de semana.

O vereador JULIO RUBIN, reforçou o pedido já idealizado na sessão quanto à limpeza do campo de areia nas proximidades da creche do loteamento São Domingos. Ele citou ainda o serviço de tratamento de esgoto no município, requerendo informações do executivo quanto ao andamento do trabalho em São José do Cedro. A vereadora TÂNIA DOS SANTOS lembrou da retirada do paredão de pedras na Rua Nereu Ramos, para ocorrer posterior asfaltamento. Ela afirmou ainda que um funcionário do Semae estará presente na sessão de segunda-feira, dia sete, para relatar sobre os problemas enfrentados pela empresa. NESTOR BEAL realizou requerimento para que no cemitério São José e Almas seja realizada limpeza e possível supressão de um pé de jamelão, que causa grande sujeira e mau cheiro. Já o vereador CLÁUDIO WARTHA solicitou a limpeza do cemitério do Distrito de Padre Réus e pediu o acompanhamento periódico para manter o local limpo. ISIDERIO DALLO citou quanto a possíveis substâncias encontradas no Lajeado Condor.

A vereadora MÁRCIA DEMOSSI solicitou que a Vigilância Sanitária de São José do Cedro seja comunicada para tratar do assunto da poluição do Lajeado Condor. Ela relatou ainda que no São Domingos, nas Ruas Professora Iria Battaglin e Arnildo Schnorr, sejam realizadas revisões na iluminação pública e pediu que fosse encaminhado ofício à Celesc. O vereador FERNADO WILL solicitou que seja oficiada a Polícia Militar Ambiental expondo os fatos apresentados nas redes sociais, com vídeos e imagens, quanto à poluição do Lajeado Condor, ocorrido no último final de semana. Ele também pediu melhorias no acesso de uma propriedade na Comunidade de Santo Antônio. O vereador citou ainda melhorias na estrada na Linha Santo Isidoro, na divisa com Guaraciaba. Indicou a colocação de um quebra-molas na Rua Fiorelo Anzolin, o pedido já foi idealizado na sessão anterior. WILL solicitou também que seja feita a abertura de um bebedouro na Linha Novo Sarandi. A próxima sessão ocorre na segunda-feira às 18 horas.

Morador de São José do Cedro esteve presente na sessão da Câmara de Vereadores na noite de ontem e fez o uso da tribuna para relatar e pedir a solução do problema quanto à fatura de água entregue pela Semae. Em entrevista para a Rádio Cedro JOÃO ANZOLIN, relatou que se sente lesionado e não haja justo o valor da fatura de água cobrada pela autarquia. Durante algumas entrevistas, a administração destacou que os cedrenses que se sentirem lesionados com a cobrança da fatura de água poderiam buscar o escritório para solucionar o problema. Por isso, ele comentou que foi até o Semae, teve o atendimento por parte dos funcionários, mas cobrou uma solução efetiva que resolvesse este fato a todos os moradores. O morador afirmou que seu problema ainda não foi resolvido. ANZOLIN afirmou que a média de consumo nos últimos meses, a qual foi relatada que seria cobrada, não está ocorrendo na leitura feita de sua residência. Em certos casos a fatura chegou a 700 reais aos moradores que ganha, um salário mínimo.

Em certos casos os moradores de São José do Cedro tiveram o abatimento no valor no momento em que buscou o Semae. Já outros tiveram o hidrômetro substituído pela empresa. A afirmação foi dada pelo cedrense JOÃO ANZOLIN, em entrevista à Cedro FM. Para ele, este tipo de solução adotado pelo Semae não é o mais correto sendo que deveria ter uma solução coletiva do problema. O morador lembrou ainda que em algumas entrevistas a administração afirmava que haveria problemas de vazamento. Contudo, ele questionou esta afirmação tendo em vista que haveria possibilidade de vários problemas similares serem registrados entre janeiro e fevereiro. Para ANZOLIN, a administração deveria acionar alguém que possua conhecimento no assunto para resolver estes problemas. Ele pede para que a administração encontre uma solução coletiva para todos os moradores que estão enfrentando este problema. O morador aguarda a solução efetiva do problema no Semae. Na tribuna na noite de ontem, ele sugeriu a criação de uma comissão visando solucionar o fato. A Rádio Cedro entrou em contato com a administração e a mesma não quis se manifestar sobre o caso.

A obra de revitalização da rodovia estadual entre São José do Cedro e Princesa tem gerado expectativa na administração de Princesa com o projeto arquitetônico praticamente finalizado. O prefeito de Princesa EDILSON VOLKWEIS, comentou que a empresa responsável pelo projeto acabou atrasando a entrega e, por isso, solicitou um aditivo de tempo não informado. O prazo até então era 31 de janeiro. Dentro do projeto de recuperação, o chefe do executivo comentou que ambos os municípios solicitaram a inclusão de algumas melhorias como, por exemplo, a ciclovia ao longo da via e trevo de acesso aos loteamentos Santa Rita em São José do Cedro, sentido à Princesa. O prefeito destacou ainda sobre a travessia urbana de Princesa que faz parte da rodovia estadual. Apesar destes pedidos, ele afirmou que a prioridade seria a revitalização da rodovia com a implantação das terceira faixa em pontos necessários. VOLKWEIS afirmou ainda que o pedido de readequação é uma solicitação que vem desde a primeiro mandato como chefe do executivo de Princesa.

Para a cidade e interior de Princesa, a prefeitura também busca licitar obras e melhorias. O prefeito EDILSON VOLKWEIS, destacou que para este primeiro semestre serão licitados mais de sete milhões de reais em investimentos. Contudo, é uma corrida contra o tempo para buscar a liberação destes valores antes do período eleitoral devido às indicações de vereadores. O prefeito afirmou ainda que a incerteza da liberação de recursos depois dos resultados das eleições tem sido outra preocupação da administração. Para o prefeito, estes investimentos são de extrema importância para o executivo. EDILSON lembrou também a construção da praça municipal que está paralisada devido ao atraso na entrega do projeto elétrico. O mesmo já foi entregue e a prefeitura fez o lançamento do processo licitatório. Já a execução do paisagismo da praça deve ficar para depois do inverno. VOLKWEIS afirmou ainda que a projeção é inaugurar a praça antes do final deste ano.

Um veículo saiu da pista e capotou no interior de Anchieta e deixou um homem ferido. O fato ocorreu ontem, por volta das seis horas e 35 minutos. os Bombeiros de Anchieta foram acionados para atender uma ocorrência de acidente de trânsito na linha Prateleira. Chegando no local foi confirmada a ocorrência, se tratava de uma saída de pista com capotamento, envolvendo um veículo de passeio, com placas de São Miguel do Oeste. No carro haviam dois ocupantes, sendo atendido apenas um homem de 47 anos, consciente e orientado. O motorista relatou ter perdido o controle do veiculo em uma curva, e queixava-se de dores na região lombar, apresentava ferimentos nos membros inferiores. Após avaliação e realização dos procedimentos vítima foi conduzida para oposto de saúde de Anchieta.

Motociclista sofre ferimentos em acidente no Centro. Na tarde de ontem, por volta das 14 horas e 30 minutos, foi registrado uma colisão lateral entre carro e moto, na Avenida Salgado Filho próximo à Praça Lauté Weber. A condutora da moto sofreu ferimentos e foi encaminhada ao hospital com uma possível fratura na mão direita. Já a motorista do carro, um gol, com placas de São José do Cedro, saiu ilesa do acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.