ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 01 03 2021

-GOVERNADORES VÃO FAZER APELO POR NOVAS RESTRIÇÕES EM TODO O PAÍS

-APÓS LOCKDOWN, GOVERNO DE SC ADOTA NOVAS MEDIDAS CONTRA A PANDEMIA

-MUNICÍPIO RETOMA VACINAÇÃO PARA IDOSOS ENTRE 83 E 89 ANOS NA PRAÇA

-ESTADO DISCUTE ABERTURA DE LEITOS DE UTI COVID NOS HOSPITAIS CASA VITTA E SÃO MIGUEL

-FILA DE ESPERA POR VAGAS NA UTI É DE 11 PESSOAS NO HOSPITAL REGIONAL

-ACIDENTE COM MOTO DEIXA HOMEM GRAVEMENTE FERIDO NA WALDEMAR RANGRAB

-MOTOCICLISTA DE 19 ANOS MORRE EM COLISÃO CONTRA CAMINHÃO NA BR 282

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 72 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Gana começou nesta segunda-feira a aplicar as doses de vacina contra a Covid-19 fornecidas pela Covax Facility, aliança mundial coordenada pela Organização Mundial da Saúde para distribuir imunizantes a países pobres e em desenvolvimento. O país africano foi o primeiro do mundo a receber doses da Covax, na quarta-feira e o presidente de Gana foi a primeira pessoa a ser vacinada. A Covax é uma coalizão de mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19 e tem acordo com o Instituto Serum para receber um bilhão e cem milhões de doses das vacinas OxfordAstraZeneca e da Novavax.

O governo do Peru anunciou neste domingo a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados com a nova variante do coronavírus. O país andino, que enfrenta a segunda onda da pandemia, também estendeu até 14 de março "a suspensão de voos com duração maior de oito horas", segundo o decreto. Estes voos estão suspensos desde 21 de dezembro. Com 33 milhões de habitantes, o Peru registra um milhão e 300 mil contágios de Covid-19 e mais de 46 mil mortes.

O ex-presidente norte-americano DONALD TRUMP participou neste domingo da Conferência de Ação Política Conservadora em Orlando, Flórida. Foi a primeira aparição pública relevante de TRUMP desde que deixou a Casa Branca, há cerca de seis semanas. O ex-presidente começou seu discurso afirmando que não fundará um novo partido e que segue membro do Partido Republicano para voltar a Casa Branca. TRUMP também criticou a administração de JOE BIDEN, em especial a política sobre imigração. Ele afirmou que BIDEN está soltando criminosos presos nas fronteiras.

O prazo para declaração do imposto de renda de 2021 foi aberto nesta segunda-feira. O contribuinte já pode enviar o documento para a Receita Federal a partir de hoje. Quem já separou os comprovantes ou preencheu o documento assim que a Receita liberou o programa, no dia 24 de fevereiro, tem grande chance de conseguir um lugar nos primeiros lotes de restituição. São esperadas 32 milhões declarações totalizando 19 bilhões e 600 milhões de reais, similar à previsão do ano passado. Quem atrasar a entrega terá de pagar multa de um por cento sobre o imposto devido ao mês. O valor mínimo é de 165 reais e o máximo é de 20 por cento do imposto devido.

O governador do Piauí, WELLINGTON DIAS do PT, presidente do Fórum de Governadores, afirmou na sexta-feira que os governos estaduais vão fazer um apelo ao Ministério da Saúde para que determine medidas restritivas em todo o país a fim de conter a expansão da Covid-19. Segundo WELLINGTON DIAS, os sistemas de saúde de 20 estados e o Distrito Federal estão no limite ou já entraram em colapso. Ao menos 12 estados e o Distrito Federal adotaram, ou anunciaram que vão adotar, novas restrições para conter o crescimento de casos e de mortes por Covid-19. Sete estados anunciaram toque de recolher: Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Termina nesta segunda-feira o prazo para apresentação de emendas ao Orçamento Geral da União de 2021 por deputados, senadores e bancadas estaduais. Pelo cronograma definido pela Comissão Mista de Orçamento, a previsão é de que a votação final do texto, pelo plenário do Congresso Nacional, ocorra em 24 de março. Antes disso, na quarta-feira, o colegiado deve votar o parecer sobre a receita e o relatório preliminar da proposta. Já os relatórios setoriais da despesa serão votados entre os dias 15 e 19. Na comissão, o relatório geral deve ser votado até o dia 23 de março. De acordo com o texto, o valor total das emendas impositivas individuais por parlamentar é de 16 milhões 279 mil reais distribuídos em até? 25 emendas. Pelo menos metade desse valor deve ser destinada a? sau?de.

A prefeitura de Xanxerê, no Oeste catarinense, anunciou dois novos decretos na tarde deste domingo com medidas para o frear a Covid-19. Além da permanência do fechamento de atividades não essenciais, o município convocou médicos que trabalham na rede privada para atuar no sistema público. Os textos foram publicados nesta segunda-feira. A cidade vive um colapso na rede de saúde e tem 23 pessoas no Hospital Regional São Paulo aguardando leitos de Unidade de Tratamento Intensivo. Na última semana, a prefeitura decretou situação de calamidade pública por causa da pandemia. Na cidade, quatro pessoas morreram esperando leitos de UTI, três em um intervalo de seis horas. A última vítima foi um homem de 63 anos, que faleceu na manhã deste domingo.

Santa Catarina teve o terceiro dia consecutivo de alta no índice de ocupação de UTIs por causa do aumento de casos de Covid-19. No balanço divulgado pelo governo do Estado neste domingo, a ocupação de leitos adultos de terapia intensiva era de 95 vírgula nove por cento. O índice é levemente maior do que o registrado no sábado, quando havia 95 por cento de vagas ocupadas. Cinco das sete regiões do Estado apresentam situações críticas, com mais de 95 por cento de leitos ocupados. Desde a semana passada o Estado vive uma situação de colapso na maioria das regiões, com lotação de UTIs e fila de espera por vagas na terapia intensiva. No sábado, 155 pessoas aguardavam vagas em leitos de UTI no estado.

Após uma reunião de mais de duas horas neste domingo, o governador CARLOS MOISÉS determinou novas frentes de atuação para o enfrentamento à pandemia em Santa Catarina. Nesta segunda-feira, será realizado um encontro com representantes de hospitais privados do Estado e do setor produtivo, além de empresários, para a contratualização de leitos na rede particular. O Governo do Estado também irá lançar novamente o chamamento público para a contratação de vagas dos hospitais privados. Já há 600 milhões de reais em caixa para a compra de leitos da rede particular, mas até o momento não houve resposta positiva neste sentido. Também neste domingo, o governo do Estado enviou mais 20 respiradores pulmonares para Chapecó. O objetivo da reunião com as entidades hoje é compartilhar detalhes do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Governo do Estado e chamar os Poderes para colaborar no processo.

O Setor de Combate ao Mosquito da Dengue de Belmonte emitiu, nesta segunda-feira, um alerta à população quanto ao combate do mosquito transmissor da dengue chikungunya e zika nas áreas urbanas e rurais do município. Segundo a secretária da Saúde, SIMONE RADKE, já há pelo menos 15 focos registrados. Ela disse que o descuido da população pode favorecer uma infestação do inseto. SIMONE ressaltou que o monitoramento e a orientação dos moradores é constante a fim de localizar e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue. A cidade ainda não tem registros de casos da doença.

Um programa desenvolvido pelo SEBRAE está estimulando a parceria entre os municípios para erradicar a brucelose e tuberculose na região. De acordo com o gerente regional do Sebrae, UDO TRENNEPOHL, a entidade possui diversas parcerias que preveem o envolvimento econômico e social dos municípios da região, entre elas, o Programa SEBRAE TEC, que busca reunir as Secretarias de Agricultura para diminuir o impacto da brucelose e tuberculose no gado de leite e de corte, entre outras zoonoses no rebanho. O SEBRAE TEC facilita o acesso das tecnologias mais caras às pequenas propriedades agrícolas, que também se enquadram como micro e pequenas empresas. UDO explicou que o programa subsidia 70 por cento do custo da consultoria para as pequenas propriedades e empresas rurais. Os interessados podem procurar o Sebrae ou as secretarias municipais de Agricultura.

O IPTU 2021 de São Miguel do Oeste vence na semana que vem. A data para pagamento da cota única ou da primeira parcela é o dia 10 de março, quarta-feira da próxima semana. Os boletos do imposto podem ser acessados no site oficial do Município. Como acontece desde 2017, os carnês não serão enviados em formato físico aos contribuintes. Para imprimir, basta acessar o endereço eletrônico www.saomiguel.sc.gov.br, clicar no banner IPTU 2021 e inserir os dados requisitados. Quem não tiver acesso a impressora em casa ou no trabalho, pode solicitar o serviço na Prefeitura, Câmara de Vereadores e em escolas da rede municipal. Os pagamentos em parcela única terão desconto de 10 por cento. O IPTU também pode ser parcelado em até seis vezes, porém, sem o desconto.

O prefeito WILSON TREVISAN ampliou o número de integrantes do Comitê de Crise do Coronavírus. Em decreto publicado na sexta-feira, foram nomeados três novos integrantes e o órgão passa a contar com 20 membros a partir de agora. Os novos integrantes do comitê são representantes da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal da Saúde e do Conselho das Entidades Empresariais. Hoje pela manhã, eles já participaram da reunião do comitê de crise do coronavírus. A pauta principal foi a avaliação do decreto com restrições para bares, restaurantes, Igrejas, academias de ginásticas e casas noturnas. O resultado da reunião deve ser divulgado no começo da tarde.

A vacinação contra Covid-19 foi retomada na manhã desta segunda-feira em São Miguel do Oeste. Agora pela manhã foram vacinados idosos com idade entre 86 e 89 anos na praça Walnir Botaro Daniel. Na parte tarde, idosos de 85 anos podem se vacinar a uma hora. As duas horas começa a imunização para quem 84 anos e as três da tarde para as pessoas de 83 anos. De acordo com a secretária de saúde, GENI GIRELLI, são 488 doses para a população de 85 a 89 anos e 153 abaixo desta idade. Para receber a vacina, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação e um documento de identificação, como RG ou CPF. Até agora, o município já recebeu mil 731 doses e todas foram aplicadas em profissionais da saúde e idosos acima dos 90 anos.

O município recebeu quatro milhões 305 mil 490 reais para enfrentar a pandemia do coronavírus. A informação foi divulgada sábado no Peperi Rádio Repórter pela secretária de Saúde, GENI GIRELLI. Ela explicou que a maior parte veio do governo federal e uma pequena parcela teve origem no governo estadual. Desse total, o município gastou dois milhões 210 mil 222 reais. Segundo GENI, São Miguel do Oeste ainda tem cerca de dois milhões e 95 mil reais disponíveis para aplicar em ações de combate ao coronavírus. Ela disse que o dinheiro pode ser usado em várias medidas, inclusive na compra de vacinas para a população quando isso for autorizado pelo governo.

A secretaria Estadual de Saúde notificou o empresário LUIS HENRIQUE CRESTANI sobre o vídeo que ele fez sobre o Hospital de Palma Sola. O governo também pediu que o material fosse retirado do ar, o que ainda não aconteceu. Na quinta-feira, CRESTANI publicou um vídeo nas redes sociais questionando por que o estado não investe na instalação de leitos para os pacientes de Covid na cidade. Ele mostra que o hospital de Palma Sola – que é da família dele - está vazio. CRESTANI disse que o governo deveria mandar os equipamentos e as equipes para o atendimento dos pacientes em Palma Sola e em outros pequenos hospitais da região. Ele citou que o hospital não atende os casos da doença porque o Estado não deixa. O empresário afirmou ainda que é mais fácil fechar o comércio do que tomar atitude e colocar a coisa para funcionar.

Além de notificar o empresário e pedir a retirada do vídeo, a secretaria Estadual de Saúde emitiu uma nota repudiando “a divulgação de conteúdos como o vídeo em questão, repleto de afirmações inverídicas e conteúdo ofensivo e lançadas às redes sociais com o único objetivo de trazer desinformação à sociedade”. O documento cita ainda que “a unidade de Palma Sola durante todo esse tempo se ESQUIVOU de pactuar com o Estado para ativar leitos para atender sua comunidade”. Segundo a secretaria, as afirmações no material divulgado são completamente “descabidas de veracidade”. Somente na sexta-feira, a direção do hospital se comprometeu com abertura imediata de 10 leitos clínicos ou cirúrgicos adulto para internação clínica de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.Segundo o governo, isso já estava definido quando CRESTANI gravou o vídeo.

O deputado estadual do PT, FABIANO DA LUZ também publicou um vídeo criticando a posição do empresário. Ele afirmou que a secretaria estadual de Saúde fez um trabalho intenso durante o ano passado para que os hospitais se organizassem para receber pacientes de Covid. Ele disse que nem todos aceitaram o pedido. Com o agravamento da pandemia, o Estado voltou a cobrar o envolvimento dos hospitais particulares. FABIANO disse que não é hora de oportunismos, mas de ajudar a resolver de fato o problema. Em seguida, o empresário voltou as redes sociais. LUIZ HENRIQUE CRESTANI criticou o deputado e disse que ele deveria ajudar e não “xingar” quem está fazendo isso. O empresário afirmou que os leitos para Covid em Palma Sola são de enfermaria e o governo deveria colocar equipamentos para uma UTI na cidade.

A abertura de leitos de UTI em pequenos hospitais da região é mais difícil do que a instalação dos leitos clínicos que são destinados para casos não graves da doença. De acordo com o diretor do Hospital Regional, RODRIGO LOPES, a abertura de leitos de UTI requer, além dos equipamentos de terapia intensiva, uma estrutura para o funcionamento dos leitos. A UTI requer, por exemplo, uma rede de gases de ar comprido, oxigênio, laboratório 24 horas por dia, tomografia e uma equipe completa de profissionais especializados. LOPES disse que a maioria dos pequenos hospitais não tem essa estrutura para suportar uma Unidade de Terapia Intensiva. No extremo-oeste, pelo menos sete pequenos hospitais tem cerca de cem leitos de enfermaria para os casos de Covid que não precisam de internação em UTIs. O número foi ampliado nas últimas semanas em razão do crescimento de casos da doença.

O secretário adjunto de Saúde, ALEXANDRE FAGUNDES esteve em São Miguel do Oeste e se reuniu com a direção do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, com a secretária municipal de Saúde, GENI GIRELLI e com a gerente regional de Saúde, ANDREIA LOPES. Eles analisaram a situação da pandemia e a lotação do Regional. O grupo voltou a discutir a instalação de mais leitos de UTI no Hospital, mas a possibilidade foi descartada. RODRIGO LOPES disse que não há espaço físico para novos leitos de Terapia Intensiva na unidade. Durante a reunião também foram discutidas as alternativas para atender os casos mais graves de Covid.Uma delas é a abertura de leitos de UTI em hospitais particulares.

A secretaria Estadual de Saúde está discutindo a possibilidade de instalar leitos de UTI Covid nos dois hospitais particulares de São Miguel do Oeste. Diante da falta de vagas para os casos mais graves no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, o governo do estado está em busca de leitos na rede privada. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, “há uma negociação neste sentido”. A secretaria de saúde também informou que os dois hospitais foram vistoriados e, neste momento, o Estado aguarda o envio de uma proposta formal do Hospital São Miguel e do Hospital Casa Vitta para definição. A secretária municipal de Saúde, Geni Girelli disse que o papel do município “foi fazer a consulta aos dois Hospitais e colocá-los em contato em com o Estado”. Ela comentou que espera que se concretize e que sejam abertos os leitos para os pacientes que precisam de atendimento especializado.

O Estado já fez a vistoria no Hospital Casa Vitta no sábado à tarde e o espaço para a instalação de 10 leitos de UTI Covid já foi pré-definido. A informação é do médico ELINTON MENEGON, representante do Grupo Casa Vitta. Ele disse que os leitos podem ser instalados no espaço onde atualmente está o laboratório. MENEGON ressaltou que a abertura de uma UTI Covid no Casa Vitta não é simples, mas o Hospital está analisando a melhor forma de fazer isso. MENEGON apontou que o Casa Vitta tem estrutura para a abertura dos leitos, mas será preciso resolver alguns obstáculos, como a questão financeira e de profissionais. Ele disse que a abertura dos leitos de UTI ainda está em estudo, mas o hospital já encaminhou a proposta para a Secretaria de Saúde. O assunto deve avançar no decorrer da semana. O Casa Vitta também pode abrir cinco leitos de retaguarda para os pacientes da doença.

O Hospital São Miguel também confirmou que está em negociação com o Estado para a abertura de 10 leitos de UTI Covid. De acordo com o médico ROMAR PAGLIARIN, o Hospital está analisando a possibilidade com muito cuidado. Ele ressaltou que a abertura de uma ala de UTI Covid é complexa e o Hospital já está fazendo os levantamentos administrativos, estruturais, financeiros e operacionais para viabilizar a proposta. PAGLIARIN disse que o assunto está em avaliação. Ele citou que essa também é uma questão humanitária e que o Hospital São Miguel não vai fugir da responsabilidade que tem com a comunidade. Ele acredita que a negociação com o Estado deve avançar durante a semana.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou, nas últimas 24 horas, cinco óbitos relacionados ao coronavirus. Os casos são de uma mulher de 51 anos de Cunha Porã, uma idosa de 75 anos de Dionísio Cerqueira, um idoso de 65 anos de Campo Erê, outra idosa de 66 anos de São Lourenço do Oeste e de uma mulher de 52 anos de Coronel Freitas.A ocupação permanece em cem por cento com 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria, são 12 confirmados e taxa de ocupação em 75 por cento. 11 pacientes aguardam transferência para leito de UTI. É o maior número de pacientes na fila de espera por vagas de UTI desde o início da pandemia.

Duas pessoas ficaram feridas em um capotamento de veículo neste final de semana no interior de São José do Cedro. O acidente aconteceu por volta das quatro e 15 da tarde deste domingo na estrada de Linha Pardo. O motorista de um Palio perdeu o controle da direção e capotou o veículo. Quatro pessoas estavam no carro e duas ficaram feridas. Uma mulher ficou presa às ferragens. As vítimas foram socorridas pela equipe do Corpo de Bombeiros e conduzidas ao hospital de São José do Cedro. Outros dois ocupantes do carro não se feriram e dispensaram atendimento.

Dois homens foram presos no início da madrugada deste sábado por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. Os suspeitos foram abordados por policiais civis da DIC na entrada da cidade. Eles estavam em um veículo Fox de cor branca. A dupla estava regressando da cidade de Chapecó. Policiais militares, inclusive do CANIL, e rodoviários federais, apoiaram as diligências. Os suspeitos não obedeceram de imediato a ordem de parada e jogaram a droga para fora do veículo. O entorpecente foi localizada ao lado da rodovia. Os policiais apreenderam duas porções que totalizaram aproximadamente 40 gramas. Os dois homens foram presos em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhados à Delegacia de Polícia.

Um motociclista de 18 anos ficou gravemente ferido na noite deste sábado em um acidente na Waldemar Rangrab. A colisão envolveu uma moto CB 500 e um Kia Ceratto. Com a força do impacto, o homem foi arremessado contra o para-brisas do carro e sofreu diversos ferimentos. O acidente ocorreu por volta das nove horas da noite nas proximidades da antiga garagem da Reunidas no bairro Jardim Peperi.De acordo com o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, o estado de saúde do motociclista é estável e ele aguarda alta hospitalar. Os danos nos veículos foram de grande monta e a dinâmica do acidente não foi divulgada.

Um motociclista morreu na noite desse sábado em uma colisão contra a carroceria de um caminhão na BR-282 em Paraíso. O caminhão envolvido no acidente não foi localizado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 11 e 45 da noite na Linha Castelo Branco, entre São Miguel do Oeste e Paraíso. No local, os socorristas encontraram o condutor da motocicleta com ferimentos graves e já sem vida. A vítima foi identificada como CLEITON DE OLIVEIRA DAPPER, de 19 anos. As Polícias Militar e Rodoviária Federal estiveram no local e o Instituto Geral de Perícias realizou os levantamentos. A Polícia Civil vai investigar as causas e circunstâncias do acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.