ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 01/03/21

Gana começou nesta segunda-feira a aplicar as doses de vacina contra a Covid-19 fornecidas pela Covax Facility, aliança mundial coordenada pela Organização Mundial da Saúde para distribuir imunizantes a países pobres e em desenvolvimento. O país africano foi o primeiro do mundo a receber doses da Covax, na quarta-feira e o presidente de Gana foi a primeira pessoa a ser vacinada. A Covax é uma coalizão de mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19 e tem acordo com o Instituto Serum para receber um bilhão e cem milhões de doses das vacinas OxfordAstraZeneca e da Novavax.

O governo do Peru anunciou neste domingo a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados com a nova variante do coronavírus. O país andino, que enfrenta a segunda onda da pandemia, também estendeu até 14 de março "a suspensão de voos com duração maior de oito horas", segundo o decreto. Estes voos estão suspensos desde 21 de dezembro. Com 33 milhões de habitantes, o Peru registra um milhão e 300 mil contágios de Covid-19 e mais de 46 mil mortes.

O ex-presidente norte-americano DONALD TRUMP participou neste domingo da Conferência de Ação Política Conservadora em Orlando, Flórida. Foi a primeira aparição pública relevante de TRUMP desde que deixou a Casa Branca, há cerca de seis semanas. O ex-presidente começou seu discurso afirmando que não fundará um novo partido e que segue membro do Partido Republicano para voltar a Casa Branca. TRUMP também criticou a administração de JOE BIDEN, em especial a política sobre imigração. Ele afirmou que BIDEN está soltando criminosos presos nas fronteiras.

O prazo para declaração do imposto de renda de 2021 foi aberto nesta segunda-feira. O contribuinte já pode enviar o documento para a Receita Federal a partir de hoje. Quem já separou os comprovantes ou preencheu o documento assim que a Receita liberou o programa, no dia 24 de fevereiro, tem grande chance de conseguir um lugar nos primeiros lotes de restituição. São esperadas 32 milhões declarações totalizando 19 bilhões e 600 milhões de reais, similar à previsão do ano passado. Quem atrasar a entrega terá de pagar multa de um por cento sobre o imposto devido ao mês. O valor mínimo é de 165 reais e o máximo é de 20 por cento do imposto devido.

O governador do Piauí, WELLINGTON DIAS do PT, presidente do Fórum de Governadores, afirmou na sexta-feira que os governos estaduais vão fazer um apelo ao Ministério da Saúde para que determine medidas restritivas em todo o país a fim de conter a expansão da Covid-19. Segundo WELLINGTON DIAS, os sistemas de saúde de 20 estados e o Distrito Federal estão no limite ou já entraram em colapso. Ao menos 12 estados e o Distrito Federal adotaram, ou anunciaram que vão adotar, novas restrições para conter o crescimento de casos e de mortes por Covid-19. Sete estados anunciaram toque de recolher: Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Termina nesta segunda-feira o prazo para apresentação de emendas ao Orçamento Geral da União de 2021 por deputados, senadores e bancadas estaduais. Pelo cronograma definido pela Comissão Mista de Orçamento, a previsão é de que a votação final do texto, pelo plenário do Congresso Nacional, ocorra em 24 de março. Antes disso, na quarta-feira, o colegiado deve votar o parecer sobre a receita e o relatório preliminar da proposta. Já os relatórios setoriais da despesa serão votados entre os dias 15 e 19. Na comissão, o relatório geral deve ser votado até o dia 23 de março. De acordo com o texto, o valor total das emendas impositivas individuais por parlamentar é de 16 milhões 279 mil reais distribuídos em até? 25 emendas. Pelo menos metade desse valor deve ser destinada a? sau?de.

A prefeitura de Xanxerê, no Oeste catarinense, anunciou dois novos decretos na tarde deste domingo com medidas para o frear a Covid-19. Além da permanência do fechamento de atividades não essenciais, o município convocou médicos que trabalham na rede privada para atuar no sistema público. Os textos foram publicados nesta segunda-feira. A cidade vive um colapso na rede de saúde e tem 23 pessoas no Hospital Regional São Paulo aguardando leitos de Unidade de Tratamento Intensivo. Na última semana, a prefeitura decretou situação de calamidade pública por causa da pandemia. Na cidade, quatro pessoas morreram esperando leitos de UTI, três em um intervalo de seis horas. A última vítima foi um homem de 63 anos, que faleceu na manhã deste domingo.

Santa Catarina teve o terceiro dia consecutivo de alta no índice de ocupação de UTIs por causa do aumento de casos de Covid-19. No balanço divulgado pelo governo do Estado neste domingo, a ocupação de leitos adultos de terapia intensiva era de 95 vírgula nove por cento. O índice é levemente maior do que o registrado no sábado, quando havia 95 por cento de vagas ocupadas. Cinco das sete regiões do Estado apresentam situações críticas, com mais de 95 por cento de leitos ocupados. Desde a semana passada o Estado vive uma situação de colapso na maioria das regiões, com lotação de UTIs e fila de espera por vagas na terapia intensiva. No sábado, 155 pessoas aguardavam vagas em leitos de UTI no estado.

Após uma reunião de mais de duas horas neste domingo, o governador CARLOS MOISÉS determinou novas frentes de atuação para o enfrentamento à pandemia em Santa Catarina. Nesta segunda-feira, será realizado um encontro com representantes de hospitais privados do Estado e do setor produtivo, além de empresários, para a contratualização de leitos na rede particular. O Governo do Estado também irá lançar novamente o chamamento público para a contratação de vagas dos hospitais privados. Já há 600 milhões de reais em caixa para a compra de leitos da rede particular, mas até o momento não houve resposta positiva neste sentido. Também neste domingo, o governo do Estado enviou mais 20 respiradores pulmonares para Chapecó. O objetivo da reunião com as entidades hoje é compartilhar detalhes do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Governo do Estado e chamar os Poderes para colaborar no processo.

GLOBO-MANCHETES-SEGUNDA-01.03.21-MÁRCIA

Assume novo secretário de Assistência Social. Ele é VILSON CECHETTI, que garante que toda equipe do setor está empenhada. Os servidores utilizam o espaço do CREA para atender a população. Os veículos da pasta serão readequados de acordo com as necessidades. Uma preocupação do secretário é reprogramar os recursos para fazer as compras indispensáveis. Adianta que a Assistência Social fará ações em conjunto com outras secretarias como é o caso da Agricultura. CECHETTI anuncia para breve um curso de embutidos com o Sindicato Rural de Campo Erê.

Conselhos que compõe a Assistência Social estão sendo reorganizados. ELENICE GUZATTI – Coordenadora de Serviço de Convivência menciona os conselhos que compõe a pasta, como: de Assistência Social, dos Direitos do idoso, da Mulher e do Consea. Conforme ela, reuniões são necessárias agora para dar pareceres a respeito da aprovação das contas de 2020. Isso é necessário para que possa ser programado o orçamento para esse ano, agora. Conforme ELENICE, o Projeto Semear, que atende uma faixa dos 6 aos 17 anos, teve uma capacitação on line, através da Fecam. A equipe inteira do CRAS participou.

Secretaria de Saúde notifica empresário sobre vídeo do Hospital de Palma Sola. Abertura de leitos para pacientes com coronavírus nos pequenos hospitais da região gerou uma polêmica nesta semana no extremo-oeste. Na quinta-feira, o empresário Luiz HENRIQUE CRESTANI publicou um vídeo nas redes sociais questionando por que o estado não investe na instalação de leitos para os pacientes de Covid na cidade. No sábado, o deputado FABIANO DA LUZ publicou um vídeo criticando a posição do empresário. Em seguida, CRESTANI fez uma nova postagem também com uma crítica muito forte ao deputado. Ainda no sábado, a secretaria Estadual de saúde publicou uma nota afirmando que as declarações do empresário são inverídicas.

A polêmica levantada pelo empresário diz respeito aos leitos para pacientes da Covid-19 nos pequenos municípios da região. LUIZ HENRIQUE CRESTANI usou as redes sociais para mostrar que o hospital de Palma Sola, que é da família dele, está vazio. Ele questionou por que o governo do estado não usa a estrutura para instalar os leitos de Covid e desafogar o Regional. CRESTANI disse que o governo deveria mandar os equipamentos e as equipes para o atendimento dos pacientes em Palma Sola e em outros pequenos hospitais da região. Ele citou que o hospital não atende os casos da doença porque o Estado não deixa. O empresário disse que é mais fácil fechar o comércio do que tomar atitude e colocar a coisa para funcionar.

Neste sábado, o deputado FABIANO DA LUZ gravou um vídeo. Ele afirmou que a secretaria estadual de Saúde fez um trabalho intenso durante o ano passado para que os hospitais se organizassem para receber pacientes de Covid. Ele disse que nem todos aceitaram o pedido. Com o agravamento da pandemia, o Estado voltou a cobrar o envolvimento dos hospitais particulares. FABIANO disse que não é hora de oportunismos, mas de ajudar a resolver de fato o problema. Em seguida, o empresário voltou às redes sociais. O portal Peperi procurou Luiz Henrique Crestani que não quis comentar o assunto. A sequência dos vídeos está no final desta matéria.

Secretaria Estadual de Saúde notificou o empresário LUIZ HENRIQUE CRESTANI. O estado solicita que o vídeo seja retirado do ar e emitiu uma nota repudiando “a divulgação de conteúdos como o vídeo em questão, repleto de afirmações inverídicas e conteúdo ofensivo e lançadas às redes sociais com o único objetivo de trazer desinformação à sociedade”. O documento cita ainda que “a unidade de Palma Sola durante todo esse tempo se esquivou de pactuar com o Estado para ativar leitos para atender sua comunidade. As afirmações no material divulgado são completamente descabidas de veracidade”. De acordo com o texto, assinado pelo secretário ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, o Governo do Estado fez diversos pedidos para que a unidade hospitalar auxiliasse no enfrentamento à pandemia.

Somente na sexta-feira, a direção do hospital se comprometeu com abertura imediata de 10 leitos clínicos ou cirúrgicos adulto para internação clínica de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. A nota do estado afirma que “não somente é possível o atendimento de pacientes COVID-19 no hospital Santa Rita de Cássia de Palma Sola, como é obrigação da direção da unidade hospitalar a imediata ativação dos 10 leitos contratualizados, até porque receberá recursos públicos do Estado de Santa Catarina para custeio desses leitos, sob pena de descumprimento contratual e aplicação das penalidades daí decorrentes”.

Abertura de leitos de UTI em pequenos hospitais da região é mais difícil do que a instalação dos leitos clínicos que são destinados para casos não graves da doença. De acordo com o diretor do Hospital Regional, RODRIGO LOPES, a abertura de leitos de UTI requer, além dos equipamentos de terapia intensiva, uma estrutura para o funcionamento dos leitos. A UTI requer, por exemplo, uma rede de gases de ar comprimido, oxigênio, laboratório 24 horas por dia, tomografia e uma equipe completa de profissionais especializados. LOPES disse que a maioria dos pequenos hospitais não tem essa estrutura para suportar uma UTI.

Por conta disso, o Estado habilitou leitos clínicos de Covid para atender os casos não graves da doença. No extremo-oeste, são cerca de cem leitos em pelo menos sete hospitais. São todos leitos de enfermaria para os casos que não precisam de internação em UTIs. O número foi ampliado nas últimas semanas em razão do crescimento de casos da doença. Em Itapiranga, são 26 leitos de enfermaria específicos para os pacientes com coronavírus. No Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira, no São Lucas de Guaraciaba e no Hospital de Iporã do Oeste são mais 30 leitos, 10 em cada unidade. O Hospital de Cunha Porã e o Mondaí têm 20 leitos cada um. Na sexta-feira, o Hospital de Palma Sola, que pertence à família do empresário LUIZ HENRIQUE CRESTANI, confirmou que vai abrir 10 leitos clínicos para os casos de Covid.

Sebrae estimula parceria entre municípios para erradicar brucelose e tuberculose. Conforme o gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Miguel do Oeste, UDO TRENNEPOHL, a entidade possui diversas parcerias que preveem o envolvimento econômico e social dos municípios da região. Entre elas, destaca o Programa SEBRAE TEC, que busca reunir as Secretarias de Agricultura de toda região Extremo Oeste, com o intuito de diminuir o impacto da brucelose e tuberculose no gado de leite e de corte, entre outras zoonoses no rebanho. Segundo TRENNEPOHL, a iniciativa visa ajudar o produtor a ganhar mais por litro de leite e carne vendida.

O SEBRAE TEC facilita o acesso das tecnologias mais caras às pequenas propriedades agrícolas, que também se enquadram como micro e pequenas empresas. Um incentivo que se inclui neste processo é o pagamento de 70 por cento, por parte do Sebrae, da consultoria para as pequenas propriedades e empresas rurais terem acesso de maneira subsidiada a programas de erradicação de brucelose e tuberculose no plantel bovino. UDO TRENNEPOHL enaltece que o produtor paga 30 por cento de contrapartida deste valor, que ainda é financiado em 12 vezes para facilitar o acesso.

O gerente do Sebrae avalia que adesão tem sido positiva, uma vez que o controle da tuberculose e brucelose é necessário para evitar inclusive a interdição de propriedades. TRENNEPOHL convida as Secretarias de Agricultura da região que queiram implementar o projeto para entrarem em contato com o Sebrae, que irá suprir a demanda. De acordo com o gerente, a entidade abrange desde a agricultura familiar à integrada com cooperativas. Ele destaca que o Sebrae tem parceria de 30 anos com cooperativas consolidadas na região. A entidade abrange 88 municípios no Oeste de Santa Catarina, dos quais 34 estão na regional do Extremo Oeste.

Entidade solicita simplificação de impostos estaduais para agricultores. Conforme o coordenador da FETRAF, JANDIR SELZLER, desde o final do ano passado a entidade vinha negociando com a Secretaria da Fazenda para que houvesse uma simplificação do pagamento do ICMS por parte dos agricultores. Além disso, foi solicitado a isenção deste imposto para os produtores da agricultura familiar que realizam entrega de produtos para as escolas. Segundo ele, o terceiro pedido solicitado foi referente a não cobrança de um milhão e meio de reais em débitos de ICMS da merenda escolar. O que de acordo com SELZLER a cobrança era indevida.

Para que haja o perdão dessa dívida é necessário o desenvolvimento de uma lei. Além disso, o coordenador estadual da Fetraf, salientou que muitas cooperativas não conseguem fornecer o programa troca-troca, devido quemuitas não estão associadas ao sistema. Para debater sobre isso, ele conversou com o secretário da agricultura do estado, ALTAIR SILVA, onde solicitou que todas as cooperativas possam fornecer os benefícios do programa. JANDIR destacou que o secretário assumiu o compromisso de buscar a integração de aproximadamente duzentas cooperativas que atualmente não podem fornecer o programa troca-troca.

O estado possui aproximadamente 50 por cento de agricultores tradicionais. Trata-se de atividades produtivascomo agricultura, pesca, beneficiamento artesanal, manejo florestal entre outros. Isto significa que 70 mil famílias dependem destes trabalhos tradicionais. Segundo JANDIR SELZLER, devido a isso, é preciso avaliar programas para auxiliar este ramo. Além disso, o coordenador da FETRAF tratou com o secretário do desenvolvimento econômico e com o presidente do IMA. E de acordo com ele, as agroindústrias familiares como de mel, salame entre outros, possuem um custo elevado no pagamento de taxas. O coordenador salientou ainda que é preciso estudar novas formas para poder atender estas famílias.

Polícia atende 18 denúncias por aglomeração no fim de semana. A Polícia Militar intensificou o trabalho de fiscalização, cumprindo com os decretos estadual e municipal de restrições no combate à Covid-19. Em São Lourenço do Oeste, de sexta-feira até ontem, foram 18 chamados de averiguações de aglomerações de pessoas. As denúncias partiram da comunidade que entraram em contato com o Copom, que deslocou uma guarnição policial militar para averiguar. Conforme a PM, as averiguações aconteceram na cidade e no interior. Os policiais também realizaram operações de trânsito com o objetivo de impedir a circulação de pessoas nos horários de 22 às cinco. Foram apreendidos quatro veículos com alterações em suas documentações.

Policiais autuam estabelecimentos e cidadãos que descumpriam medidas contra a Covid-19. A prefeitura de Quilombo divulgou o trabalho de fiscalização da Polícia Militar diante da Covid-19. Foram realizados dez termos circunstanciados por aglomerações em bares, um para proprietário de bar por venda de bebida alcoólica e permitir aglomeração, um para comerciante que comercializou bebidas alcoólicas e num estabelecimento comercial por não cessar as atividades dentro do horário. Também foram emitidos quatro boletins de ocorrências para pessoas testadas positivamente com a Covid-19, ou que deveriam estar isolamento, mas estavam em bar e nas ruas da cidade. Conforme a prefeitura, a fiscalização é para coibir o cidadão de descumprir os decretos municipal e estadual.

Operação da Polícia Civil termina com dois presos e droga apreendida. A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia de Abelardo Luz, com apoio da DIC-FRON de São Lourenço do Oeste, Polícia Rodoviária Federal, GAECO-SC de São Miguel do Oeste e SAER-FRON, na tarde de ontem, deflagrou uma operação que resultou na prisão de duas pessoas e dois quilos de Crack. As investigações se iniciaram, após a equipe receber informações dando conta de que dois homens estariam realizando o tráfico de drogas do Estado do Paraná para o Estado de Santa Catarina, mais precisamente para a cidade de Abelardo Luz.

Neste final de semana a equipe conseguiu verificar que os dois haviam se deslocado de Abelardo Luz para Foz do Iguaçu, e passou a monitorar os investigados. Na tarde de ontem, foi realizada a abordagem do veículo em que estavam os dois investigados e dentro do pneu estepe do veículo foram localizados dois tabletes de substância semelhante à “CRACK”. Os investigados foram conduzidos para a Delegacia de São José do Cedro onde foi realizado o Auto de Prisão em Flagrante pelos crimes de associação para o tráfico e tráfico interestadual de drogas.

Polícia Militar prende acusado de feminicídio. Uma equipe do 21º BPM abordou no final da tarde de sábado, na Rua São Francisco, bairro Guanabara, um rapaz em atitude suspeita entrando numa residência. No local foram encontrados outros dois homens e durante buscas na casa foram localizados seis cigarros de maconha que pesaram 1,82 gramas e uma bucha de cocaína que pesou 0,77 gramas. Ao identificar os suspeitos foi constatado que contra um deles havia um mandado de prisão por feminicídio. O morador e outro homem foram presos e encaminhados junto com a droga para a 19ª SDP.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.