ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 01-02-2024 Quinta-feira

-COPOM REDUZ TAXA BÁSICA DE JUROS DA ECONOMIA PARA 11,25% AO ANO

-SANTA CATARINA TEM AUMENTO DE 646 POR CENTO NOS CASOS DE DENGUE EM 2024

-DIA INTERNACIONAL DA MULHER TERÁ EVENTO ALUSIVO EM IPORÃ DO OESTE

-MEI'S DEVEM TER ATENÇÃO COM O PRAZO DA DECLARAÇÃO DE FATURAMENTO

-PREFEITO DE SJO ENTREGA CARGO NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ARIS

-COM NOVIDADE, BELMONTE LANÇA SEGUNDA EDIÇÃO DO PROGRAMA FORTALECER

-MOTORISTA CAUSA ACIDENTE E FOGE SEM PRESTAR SOCORRO À VÍTIMA

-GAECO CUMPRE MANDADOS EM IPORÃ DO OESTE E OUTRAS OITO CIDADES


O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus e a máxima hoje pode chegar a 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 30 graus. Umidade relativa do ar 63 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 95 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


A recuperação econômica de Gaza pode levar décadas, segundo relatório da Organização das Nações Unidas. A ONU estima que, em 2023, o produto interno bruto de Gaza contraiu 24 por cento, com uma queda total de 655 milhões de dólares. No final do terceiro trimestre de 2023, o desemprego em Gaza era de 45 virgula por cento. Já em dezembro – dois meses após o início da guerra – o desemprego chegou a 79 por cento. O relatório ainda indica que o impacto da operação militar israelense em andamento é equivalente aos 17 anos de operações militares anteriores combinados. A organização também afirma que não é possível cravar quanto tempo irá durar a recuperação econômica de Gaza, pois isso está ligado diretamente com a data do fim da guerra.

O primeiro-ministro de Israel, BENJAMIN NETANYAHU, pediu nesta quarta-feira o fim da missão da Agência de Assistência e Obras da ONU para os Refugiados da Palestina no Oriente Próximo. É a primeira vez que o primeiro-ministro pede o fim da missão diante das câmeras e acusa especificamente funcionários da agência de serem cúmplices nos ataques do Hamas de 7 de outubro contra Israel. NETANYAHU também abordou as acusações de genocídio apresentadas pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça, dizendo que muitas das alegações foram apresentadas por funcionários da agencia da ONU.

Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos confirmaram que estão se juntando ao bloco Brics depois de terem sido convidados no ano passado. A informação é da ministra das Relações Exteriores da África do Sul, NALEDI PANDOR, nesta quarta-feira. Os cinco países receberam convites, juntamente com a Argentina, em uma cúpula realizada em agosto, em Johanesburgo, para se juntarem ao bloco formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. Os membros dizem que a medida ajudaria a remodelar uma ordem mundial que eles consideram ultrapassada. Desde então, a Argentina recusou o convite para participar.

A partir desta quinta-feira, o litro da gasolina fica pelo menos 15 centavos mais caro em todo o país. O preço médio deve subir de cinco e 56 para cinco e 71, considerando o valor do último levantamento da ANP. Já o diesel aumentou 12 centavos, chegando à média de cinco reais e 95 centavos por litro. O gás de cozinha também foi afetado: sofreu uma alta de 16 centavos por quilo. Os reajustes foram causadas pelo aumento da alíquota do ICMS, tributo estadual dos combustíveis, que passou de 18 para 20 por cento. O aumento da alíquota foi aprovado por unanimidade em 20 de outubro de 2023 pelo Confaz, Conselho Nacional de Política Fazendária, e publicado no dia 25 do mesmo mês. O órgão é presidido pelo ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, e reúne os secretários de Fazenda ou Economia dos 26 estados e do Distrito Federal.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, reduzir a taxa Selic em meio ponto percentual, de 11 vírgula 75 ao ano para 11 vírgula 25 por cento ao ano. Este foi o quinto corte seguido na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto de 2023. A decisão foi unânime. A taxa permanece no menor nível desde março de 2022. No comunicado divulgado após o encontro, o Comitê voltou a sinalizar que poderá cortar novamente a Selic neste mesmo patamar, ou seja, meio ponto percentual, nos próximos encontros. O Comitê também reforçou a importância de executar as metas fiscais já estabelecidas "para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária" – a mesma sinalização presente nas últimas notas do Copom.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, RICARDO LEWANDOWSKI assume, nesta quinta-feira, o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Palácio do Planalto. LEWANDOWSKI foi confirmado no cargo pelo presidente LULA em 11 de janeiro. Sua entrada na pasta acontece devido à indicação do então titular, FLÁVIO DINO, para o Supremo Tribunal Federal. Segundo o novo ministro da Justiça, o desafio de sua gestão será a segurança pública. Durante a primeira reunião de transição, LEWANDOWSKI prometeu dar continuidade ao trabalho realizado por DINO. Ele disse que a insegurança, a criminalidade e o crime organizado que afetam o cidadão precisam ser enfrentadas.

Santa Catarina criou 62 mil e 600 empregos formais em 2023, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O número foi o sexto maior do país no ano passado, mas ficou abaixo do saldo dos últimos anos no Estado. O maior crescimento do emprego formal no ano passado ocorreu no setor de serviços, com a criação de 46 mil 339 postos. No comércio, foram criados 11 mil 753 postos; na construção, seis mil; e na agropecuária, 821. A indústria teve o único saldo negativo do Estado, com dois mil 250 postos. O resultado catarinense em 2023 ficou abaixo dos últimos dois anos, que foram marcados pela retomada da economia pós-pandemia. Em 2022 foram 90 mil e 700 vagas criadas, e em 2021 foram 168 mil. Em dezembro, Santa Catarina teve um saldo negativo de 38 mil 478 vagas.

Santa Catarina teve um aumento de 646 por cento nos casos de dengue em 2024, segundo aponta o relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Os dados coletados de 31 de dezembro de 2023 a 29 de janeiro de 2024 foram comparados com o período de dezembro de 2022 a 29 de janeiro de 2023. Segundo o boletim da Dive-SC divulgado nesta quarta-feira sobre a dengue, chikungunya e zika, até o dia 29 de janeiro de 2024, foram registrados sete mil 185 focos do mosquito Aedes Aegypti em 182 municípios. Só de dengue foram nove mil 881 notificações e cinco mil 897 casos prováveis. No período de 31 de dezembro de 2023 e 29 de janeiro de 2024, foi confirmado uma morte por dengue em Joinville. Quatro casos permaneciam em investigação nas cidades de Araquari, Florianópolis, Garopaba e São Francisco do Sul.

O empresário LUCIANO HANG e a Havan, rede de lojas de propriedade dele, foram condenados a partir de ação do Ministério Público do Trabalho a pagar 85 milhões a título de danos morais individuais e coletivo por assédio eleitoral por coagir funcionários na véspera das eleições de outubro de 2018. A sentença do juiz CARLOS ALBERTO PEREIRA DE CASTRO, da sétima Vara do Trabalho de Florianópolis do Tribunal Regional do Trabalho, é em primeira instância. Cabe recurso da decisão. Em nota, HANG nega ter cometido irregularidades e classificou a decisão como “descabida e ideológica”. A ação do MPT detalha que na véspera da eleição de 2018, HANG realizou reuniões com os funcionários de suas lojas para questionar os votos deles a respeito do pleito, indicando que "dependendo do resultado presidencial, poderia demitir 15 mil pessoas". Na decisão, o magistrado reforçou que “há uma distância considerável entre apenas declarar seu apoio político a qualquer candidato ou agremiação político-partidária e a forma como se deu a abordagem no presente caso”.

O presidente da Federação dos trabalhadores na agricultura de Santa Catarina, VALTER DRESCH, tomou posse na manhã de ontem para mais um mandato à frente da entidade. Ele foi reeleito em dezembro do ano passado com mais de 94 por cento dos votos dos sindicatos ligados a Fetaesc. Na eleição da Fetaesc, tem direito a voto os representes dos sindicatos. Na eleição de dezembro, apenas uma chapa foi inscrita. DRESCH está na federação há 28 anos e vai para o quarto mandato consecutivo na presidência da entidade. A cerimônia de posse foi realizada na sede da Fetaesc, em São José, na Grande Florianópolis, com a presença dos sindicatos dos trabalhadores rurais, inclusive do Extremo-Oeste.

A nova diretoria da Fetaesc reúne agricultores com experiência na federação e novas lideranças do movimento sindical. A informação é do presidente da entidade, VALTER DRESCH. De acordo com ele, a composição da nova diretoria tem representantes de diversas regiões e respeita a norma de conter 50 por cento homens e 50 por cento mulheres, além de 20 por cento de jovens. Ele destacou que as metas e objetivos da nova diretoria foram alinhados na primeira reunião de trabalho, que deve ocorreu logo depois da posse. DRESCH destacou que um dos objetivos é retomar as mobilizações e aproximar a Federação dos sindicatos e dos agricultores catarinenses.

A Secretaria de Administração de Belmonte anunciou, nesta semana, o lançamento da segunda edição do programa “Fortalecer”, Lei de Incentivo sancionada para apoiar às micro e pequenas empresas do município. A iniciativa prevê subsídio de juros em instituições financeiras e cooperativas de crédito cadastradas, em financiamentos para indústrias, comércios e prestadores de serviços. A primeira edição foi em junho de 2021, afim de minimizar os efeitos econômicos negativos ocasionados pela pandemia da COVID-19. As inscrições abriram nesta quarta-feira, na Secretaria de Administração, e nesta edição, o limite do percentual mensal de juro é um vírgula 59 por cento sobre os tetos. Os valores para a Indústria e Comercio são de até 14 mil reais, prestador de Serviço até nove mil e microempreendedor Individual até seis mil reais.

Os valores da segunda edição do programa Fortalecer de Belmonte devem ser utilizados para investimentos em aquisição de máquinas, construções e equipamentos, ou, ainda, para Capital de Giro. Em contrapartida, as empresas que contratarem os empréstimos com juros subsidiados pelo município, devem obedecer a uma série de regras. Entre outras questões, as empresas precisam manter as atividades da empresa e garantir o movimento econômico do empreendimento por, no mínimo, dois anos a contar da liberação do financiamento. Os empresários também precisam manter durante o período do empréstimo, o mesmo número, ou mais, de empregados registrados no momento da concessão do benefício e manter em dia os pagamentos do financiamento.

A Administração Municipal de Belmonte também lançou, nesta semana, a primeira edição do programa de incentivo econômico “Fortalecer Rural", que visa fomentar a criação de sistemas de captação de águas pluviais, perfuração de mini poços artesianos, bem como a aquisição de mudas nativas para proteção de nascentes e manutenção das fontes existentes no município. Os recursos podem ser concedidos para uso individual de propriedade ou coletivo, entre propriedades vizinhas. Para se inscrever, o produtor deve procurar a Secretaria de Agricultura. Essa Lei de Incentivo subsidiará juros em operações de crédito junto às instituições financeiras e cooperativas de crédito credenciadas no Município. Será concedido o limite do percentual mensal de um vírgula 36 por cento. O limite máximo de concessão do incentivo é um total de até 500 mil reais anuais, sendo o teto máximo de financiamento por agricultor, de até 15 mil reais.

A Administração de Descanso, em parceria com a Polícia Militar e Conselho de Trânsito, realizou na última semana, algumas ações emergenciais para diminuir o excesso de acidentes que estão sendo registrados no centro da cidade. A informação é do secretário de Obras e Serviços Urbanos, JUCIMIR FRIGO. De acordo com ele, a ação visa amenizar o problema na esquina da Rua Santo Antônio com a Avenida Santa Helena. Conforme ele, umas das principais causas dos últimos acidentes está sendo a falta de visibilidade no local, haja visto, os veículos que ficam estacionados na avenida. Segundo FRIGO, dessa forma, na última semana foi realizada a retirada de plantas ornamentais no trajeto, bem como a pintura de uma faixa amarela, proibindo o estacionamento.

Uma reunião marcada para essa semana vai analisar outras medidas que visem facilitar a visibilidade, além de acabar com o número de acidentes no centro de Descanso. De acordo com o secretário de Obras e Serviços Urbanos, JUCIMIR FRIGO, a Avenida Santa Helena é uma rodovia estadual e por conta disso, o trecho é de responsabilidade do governo do Estado, impedindo dessa forma, que ações maiores possam ser realizadas sem autorização prévia do governo catarinense. FRIGO disse que desde que as ações foram realizadas, uma equipe está monitorando o espaço para verificar se as medidas surtiram efeitos e serão capazes de acabar com os acidentes, ou, se intervenções maiores serão necessárias. O secretário pede ainda que os condutores tenham atenção redobrada ao trafegar pelo local, em razão do grande fluxo de veículos.

GENÉSIO ANTON entrega cargo no Conselho de Administração da ARIS, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento. Ele está em Florianópolis para diversas audiências e reivindicações de recursos para o município de São João do Oeste. O prefeito também participou da Assembleia da FECAM, evento que marcou a troca de diretoria em órgãos estaduais, incluindo a ARIS. O prefeito de São João do Oeste, informou que sua missão no Conselho Estadual foi de levar informações relevantes sobre o uso intensivo de água nas propriedades agrícolas e gargalos que precisam ser resolvidos. ANTON manifestou preocupação com a falta de informações mais precisas sobre o consumo de água. Mencionou que os governos estadual e federal possuem dados desatualizados sobre a realidade do meio rural.

O aumento da produção gera aumento no consumo de água. Segundo o prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, nos últimos 12 anos ocorreu aumento de 40 por cento no consumo de água nas propriedades agrícolas. Ele chamou atenção que os governos sempre tiveram preocupação com a água para o consumo humano e na região oeste, o maior volume está nas agroindústrias e propriedades agrícolas, especialmente em granjas de aves e suínos e ainda na pecuária leiteira. ANTON defendeu estudos mais detalhados e projetos assertivos sobre a preservação das fontes de água e a correta gestão dos recursos naturais para evitar complicações no futuro.

Avenida Santa Cruz vai deixar de fazer parte da SC 496. O Prefeito de São João do Oeste procura agilizar os trâmites em Florianópolis. Conforme GENÉSIO ANTON, os processos prosseguem de maneira bastante lenta no governo estadual e por isso, é preciso viajar para a capital para cuidar pessoalmente de alguns assuntos. O município protocolou pedido para a parte do perímetro urbano até a praça central da cidade deixar de fazer parte da SC. ANTON afirma que desta forma, será possível legalizar construções e imóveis existentes. O local passará para a legislação municipal e não estadual como vigora atualmente. O Prefeito esteve na Casa Civil e no Deinfra. Ele confia ter a municipalização de parte da rodovia que está no perímetro urbano em breve.

O Núcleo da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste vai realizar mais uma edição da Festa Maravilha no mês que vem. De acordo com a integrante da diretoria e diretora de eventos e capacitações do Núcleo, EDILENE KESSLER, o evento tem o objetivo de celebrar o dia Internacional da Mulher e será realizado no dia 08 de março, na Iporã Piscina Clube. Haverá palestra com uma psicóloga, música ao vivo e coquetel especial para as mulheres empresárias.

EDILENE KESSLER destaca que os ingressos limitados para a segunda edição da Festa Maravilha já estão vendidos e incluem o acesso ao evento, palestra e coquetel, sendo que na noite apenas será comercializada a bebida. A integrante da diretoria e diretora de eventos e capacitações do Núcleo da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste lembra que as interessadas em participar do evento podem buscar mais informações com as nucleadas ou nas redes sociais da entidade.

Os Microempreendedores Individuais possuem muitas vantagens, dentre elas, um regime de tributação especial menor do que as demais empresas. A principal exigência que eles devem cumprir é o pagamento mensal da guia DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional, que atualmente gira em torno de 70 reais. Com essa contribuição, os Microempreendedores Individuais possuem direito à seguridade social, como aposentadoria e auxílio doença. No entanto, os MEI’s também devem se atentar para realizar a declaração de faturamento anual dentro do prazo, que já está aberto e termina no dia 31 de maio. Essa declaração deve ser feita para provar que o Microempreendedor Individual se enquadra no faturamento máximo permitido de 81 mil reais por ano.

Caso a emissão de notas fiscais ultrapasse o valor de 81 mil reais anuais, ocorre uma série de transtornos como multa acentuada e exclusão do regime especial. A Secretária de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo e responsável pela Sala do Empreendedor de Iporã do Oeste, MARGLEI TREVISAN, enaltece a importância dos Microempreendedores Individuais contratarem um escritório de contabilidade para realizar a parte burocrática e assim, evitar transtornos, apesar disso não ser obrigatório. MARGLEI TREVISAN explica que se desejar, o próprio MEI pode fazer o pagamento da DAS, bem como a declaração anual de faturamento e a emissão das Notas Fiscais, por meio de um aplicativo do Governo Federal. Em caso de dúvidas, MARGLEI lembra que a Sala do Empreendedor presta todo o suporte necessário. Atualmente, cerca de 60 por cento dos CNPJs ativos em Iporã do Oeste são de Microempreendedores Individuais.

Motorista causa acidente e foge sem prestar socorro em São Miguel do Oeste. Foi no início da tarde de ontem, na Rua São Cristóvão, no Bairro Andreatta. A Polícia Militar foi acionada para registrar um acidente de trânsito envolvendo carro e moto com pessoa ferida, sendo que segundo informações, o condutor do veículo estava se evadindo do local do acidente. A guarnição realizou a abordagem do veículo no centro da cidade. O condutor relatou aos policiais que estava transitando em frente ao hospital regional e uma motocicleta que vinha no mesmo sentido colidiu na lateral. No hospital, os policiais conversaram com a condutora da motocicleta. Ela relatou que o motorista do veículo Fiat Strada não sinalizou e quando foi ultrapassar outro veículo, colidiu em sua moto e fugiu.

A condutora da motocicleta apresentava lesões leves decorrentes do acidente. A Polícia Militar registrou o Termo Circunstanciado contra o condutor do veículo Fiat Strada por sair do local do acidente para fugir da responsabilidade e deixar de prestar socorro à vítima. O homem se comprometeu a comparecer em juízo. O motorista também foi multado por conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, pois os pneus dianteiros apresentavam desgaste superior ao indicado.

A Polícia Militar de Pinhalzinho foi acionada na madrugada desta quinta-feira para atender um possível homicídio, na perimetral, ao lado da BR-282, no sentido a Nova Erechim. Conforme a Polícia Militar, um guarda que trabalha nas proximidades se deparou com um homem caído no chão, apresentando coloração roxa e sinais de violência. O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou o óbito. A Polícia informou que ele era o vigia de uma empresa. Diante dos fatos, foi acionado o plantão da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias. A área foi isolada e preservada para análise e investigação.

O GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, deflagrou a quarta fase da operação "Maserati" na manhã de hoje. A operação visa combater uma organização criminosa que busca ampliar a atuação em Santa Catarina. Nesta fase da operação, um efetivo de 153 policiais, em 25 viaturas, cumpre 35 mandados de busca e apreensão em nove cidades: Chapecó, Xaxim, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, Concórdia, Joaçaba e Luiz Alves, em Santa Catarina, além de Clevelândia e Foz do Iguaçu, no Paraná. A operação é resultado de uma investigação que visa coibir a prática do crime de integrar organização criminosa voltada para a prática de tráfico de drogas, crimes patrimoniais e lavagem de dinheiro.

A operação Maserati representa um marco na luta contra o crime organizado em Santa Catarina. O trabalho conjunto é do Ministério Público com as Polícias Civil, Militar, Penal e Rodoviária Federal, juntamente com a Secretaria de Estado da Fazenda e com o Corpo de Bombeiros Militar, aliados ao comprometimento na investigação. A análise dos dados criminais revela, inclusive, o decréscimo no número de crimes nos meses que se seguem à deflagração das operações de combate ao crime organizado. Prestam apoio à operação, o GAECO e as forças policiais do Estado do Paraná. O balanço deve ser divulgado após a conclusão das diligências.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.