-COPOM REDUZ TAXA BÁSICA DE JUROS DA ECONOMIA PARA 11,25% AO ANO
-SANTA CATARINA TEM AUMENTO DE 646 POR CENTO NOS CASOS DE DENGUE EM 2024
-PERÍODO PARA A SOLICITAÇÃO DE BÔNUS AGRÍCOLA ESTÁ ABERTO
-CELESC INVESTE MAIS DE 900 MILHÕES EM MELHORIAS NA REDE ELÉTRICA
-REUNIAO COM O SUPERINTENDENTE REGIONAL DE HABITAÇAO SERÁ NA PROXIMA SEMANA
-PROJETO PÉ DE MEIA BENEFICIARÁ OS JOVENS DAS FAMILIAS INSCRITAS NO CADUNICO
-RESULTADO DO LIRAA DEMONSTRA ALTO RISCO PARA CONTAMINAÇAO DA DENGUE
-MUNICÍPIOS CRIAM CONSELHO PARA FORTALECER SISTEMA DE CONTROLE INTERNO EM SC
-CONDUTOR CAUSA ACIDENTE E FOGE SEM PRESTAR SOCORRO A VITIMA
-GAECO CUMPRE 35 MANDADOS DE BUSCA E APREENSAO DURANTE OPERAÇAO MASERATI
O tempo no extremo oeste de Santa Catarina apresenta-se........ A previsão para as próximas horas é de tempo... A temperatura mínima registrada nas últimas horas foi de ...... graus. A máxima para hoje deve ser de ..... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 95 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
A recuperação econômica de Gaza pode levar décadas, segundo relatório da Organização das Nações Unidas. A ONU estima que, em 2023, o produto interno bruto de Gaza contraiu 24 por cento, com uma queda total de 655 milhões de dólares. No final do terceiro trimestre de 2023, o desemprego em Gaza era de 45 virgula por cento. Já em dezembro – dois meses após o início da guerra – o desemprego chegou a 79 por cento. O relatório ainda indica que o impacto da operação militar israelense em andamento é equivalente aos 17 anos de operações militares anteriores combinados. A organização também afirma que não é possível cravar quanto tempo irá durar a recuperação econômica de Gaza, pois isso está ligado diretamente com a data do fim da guerra.
O primeiro-ministro de Israel, BENJAMIN NETANYAHU, pediu nesta quarta-feira o fim da missão da Agência de Assistência e Obras da ONU para os Refugiados da Palestina no Oriente Próximo. É a primeira vez que o primeiro-ministro pede o fim da missão diante das câmeras e acusa especificamente funcionários da agência de serem cúmplices nos ataques do Hamas de 7 de outubro contra Israel. NETANYAHU também abordou as acusações de genocídio apresentadas pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça, dizendo que muitas das alegações foram apresentadas por funcionários da agencia da ONU.
Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos confirmaram que estão se juntando ao bloco Brics depois de terem sido convidados no ano passado. A informação é da ministra das Relações Exteriores da África do Sul, NALEDI PANDOR, nesta quarta-feira. Os cinco países receberam convites, juntamente com a Argentina, em uma cúpula realizada em agosto, em Johanesburgo, para se juntarem ao bloco formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. Os membros dizem que a medida ajudaria a remodelar uma ordem mundial que eles consideram ultrapassada. Desde então, a Argentina recusou o convite para participar.
-COPOM REDUZ TAXA BÁSICA DE JUROS DA ECONOMIA PARA 11,25% AO ANO
A partir desta quinta-feira, o litro da gasolina fica pelo menos 15 centavos mais caro em todo o país. O preço médio deve subir de cinco e 56 para cinco e 71, considerando o valor do último levantamento da ANP. Já o diesel aumentou 12 centavos, chegando à média de cinco reais e 95 centavos por litro. O gás de cozinha também foi afetado: sofreu uma alta de 16 centavos por quilo. Os reajustes foram causadas pelo aumento da alíquota do ICMS, tributo estadual dos combustíveis, que passou de 18 para 20 por cento. O aumento da alíquota foi aprovado por unanimidade em 20 de outubro de 2023 pelo Confaz, Conselho Nacional de Política Fazendária, e publicado no dia 25 do mesmo mês. O órgão é presidido pelo ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, e reúne os secretários de Fazenda ou Economia dos 26 estados e do Distrito Federal.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, reduzir a taxa Selic em meio ponto percentual, de 11 vírgula 75 ao ano para 11 vírgula 25 por cento ao ano. Este foi o quinto corte seguido na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto de 2023. A decisão foi unânime. A taxa permanece no menor nível desde março de 2022. No comunicado divulgado após o encontro, o Comitê voltou a sinalizar que poderá cortar novamente a Selic neste mesmo patamar, ou seja, meio ponto percentual, nos próximos encontros. O Comitê também reforçou a importância de executar as metas fiscais já estabelecidas "para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária" – a mesma sinalização presente nas últimas notas do Copom.
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, RICARDO LEWANDOWSKI assume, nesta quinta-feira, o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Palácio do Planalto. LEWANDOWSKI foi confirmado no cargo pelo presidente LULA em 11 de janeiro. Sua entrada na pasta acontece devido à indicação do então titular, FLÁVIO DINO, para o Supremo Tribunal Federal. Segundo o novo ministro da Justiça, o desafio de sua gestão será a segurança pública. Durante a primeira reunião de transição, LEWANDOWSKI prometeu dar continuidade ao trabalho realizado por DINO. Ele disse que a insegurança, a criminalidade e o crime organizado que afetam o cidadão precisam ser enfrentadas.
-SANTA CATARINA TEM AUMENTO DE 646 POR CENTO NOS CASOS DE DENGUE EM 2024
Santa Catarina criou 62 mil e 600 empregos formais em 2023, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O número foi o sexto maior do país no ano passado, mas ficou abaixo do saldo dos últimos anos no Estado. O maior crescimento do emprego formal no ano passado ocorreu no setor de serviços, com a criação de 46 mil 339 postos. No comércio, foram criados 11 mil 753 postos; na construção, seis mil; e na agropecuária, 821. A indústria teve o único saldo negativo do Estado, com dois mil 250 postos. O resultado catarinense em 2023 ficou abaixo dos últimos dois anos, que foram marcados pela retomada da economia pós-pandemia. Em 2022 foram 90 mil e 700 vagas criadas, e em 2021 foram 168 mil. Em dezembro, Santa Catarina teve um saldo negativo de 38 mil 478 vagas.
Santa Catarina teve um aumento de 646 por cento nos casos de dengue em 2024, segundo aponta o relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Os dados coletados de 31 de dezembro de 2023 a 29 de janeiro de 2024 foram comparados com o período de dezembro de 2022 a 29 de janeiro de 2023. Segundo o boletim da Dive-SC divulgado nesta quarta-feira sobre a dengue, chikungunya e zika, até o dia 29 de janeiro de 2024, foram registrados sete mil 185 focos do mosquito Aedes Aegypti em 182 municípios. Só de dengue foram nove mil 881 notificações e cinco mil 897 casos prováveis. No período de 31 de dezembro de 2023 e 29 de janeiro de 2024, foi confirmado uma morte por dengue em Joinville. Quatro casos permaneciam em investigação nas cidades de Araquari, Florianópolis, Garopaba e São Francisco do Sul.
O empresário LUCIANO HANG e a Havan, rede de lojas de propriedade dele, foram condenados a partir de ação do Ministério Público do Trabalho a pagar 85 milhões a título de danos morais individuais e coletivo por assédio eleitoral por coagir funcionários na véspera das eleições de outubro de 2018. A sentença do juiz CARLOS ALBERTO PEREIRA DE CASTRO, da sétime Vara do Trabalho de Florianópolis do Tribunal Regional do Trabalho, é em primeira instância. Cabe recurso da decisão. Em nota, HANG nega ter cometido irregularidades e classificou a decisão como “descabida e ideológica”. A ação do MPT detalha que na véspera da eleição de 2018, Hang realizou reuniões com os funcionários de suas lojas para questionar os votos deles a respeito do pleito, indicando que "dependendo do resultado presidencial, poderia demitir 15 mil pessoas". Na decisão, o magistrado reforçou que “há uma distância considerável entre apenas declarar seu apoio político a qualquer candidato ou agremiação político-partidária e a forma como se deu a abordagem no presente caso”.
-RESULTADO DO LIRAA DEMONSTRA ALTO RISCO PARA CONTAMINAÇAO DA DENGUE
-REUNIAO COM O SUPERINTENDENTE REGIONAL DE HABITAÇAO SERÁ NA PROXIMA SEMANA
Administração retoma atividades do programa “Anchieta em Movimento”. A informação é da Educadora Física responsável, JANAINA STRAPAZZON. Segundo ela, a ação é organizada pela Secretaria de Saúde do município e as atividades acontecem nas segundas, terças e quartas-feiras. Destaca que as atividades são desenvolvidas para trabalhar o físico e o emocional dos participantes, proporcionando mobilidade e coordenação motora aos envolvidos. Informa que o intuito das atividades é auxiliar no desenvolvimento das atividades do dia-a-dia, bem como auxiliar na questão social do grupo a partir das interações propostas com objetivo de diminuir a ansiedade e prevenir as doenças mentais. JANAINA menciona que as atividades acontecem na área coberta da praça, sendo que nas terças a programação é feita por meio de uma caminhada. Ressalta que atualmente o grupo possui entre 50 e 60 pacientes e todas as atividades duram em torno de 30 a 40 minutos.
Vacina contra Covid-19 é inclusa no Calendário Nacional de Vacinação 2024. A informação é da Secretária de Saúde de Guaraciaba, DAIANE DORIGON. Segundo ela, a recomendação prioriza crianças de seis meses a cinco anos e os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da doença. Informa que a imunização das crianças contra essa doença tem como objetivo reduzir os casos graves de hospitalizações e mortes. DAIANE menciona que a Secretaria de Saúde de Guaraciaba solicita aos pais que optarem por não fazer a imunização em seu filho, que compareçam na sala de vacinas e assinem o termo de responsabilidade, se responsabilizando pelos riscos que a criança pode desenvolver se contrair a doença. Ressalta ainda, que esse pedido se faz devido ao fato de que no momento em que a vacina entrou no calendário de imunização obrigatória, o setor tem a meta de imunizar 90% das crianças e a assinatura do termo facilitará para a equipe contabilizar o número de imunizações realizadas no município e justificar a possível falta de imunização.
Dengue é um problema de saúde pública nos últimos anos. A afirmação é da Secretária de Saúde de Guaraciaba, DAIANE DORIGON. Segundo ela, o município se encontra com alto risco de transmissão da doença. Destaca que durante as visitas domiciliares os agentes de endemias identificaram mais de 40 focos do mosquito aedes aegypti e essa informação preocupa a administração. Informa que o maior número de focos concentra-se na Linha Ouro Verde e na Linha Welter, e que isso se dá pelo descuido que os moradores têm com suas propriedades. DAIANE menciona que a administração pede que a população tenha a atenção redobrada para o descarte dos lixos, tanto os recicláveis quanto os orgânicos, para que o acúmulo de água não aconteça e a proliferação do mosquito diminua. Ressalta que a administração disponibiliza containers para o descarte dos diversos tipos de lixos, mas a proliferação somente irá cessar no momento em que os munícipes colaborarem e fizerem o descarte correto.
Análises do LIRAa resultaram no alto risco de transmissão do Aedes Aegypti em São José do Cedro. A informação é do Agente de Endemias MATEUS ROMERA. Segundo ele, todos os dados coletados pelos agentes durante as visitas realizadas foram enviados para análise da Regional de Saúde de São Miguel do Oeste. Destaca que o resultado já foi divulgado e determinou um alto risco de transmissão do mosquito no município. Informa que foram visitados 267 imóveis no total e durante a coleta de dados foram encontradas larvas de mosquitos em 15 residências, sendo que após analisar as larvas coletadas nessas residências 14 positivaram como sendo larvas do mosquito aedes aegypti, ou seja, do mosquito transmissor da dengue. ROMERA menciona que esse número é alto e muito preocupante, sendo que ficou demonstrado através do levantamento que São José do Cedro possui uma grande fragilidade em relação as possíveis contaminações relacionadas a dengue.
Resultados do LIRAA são baseados no número de focos encontrados nas amostras coletadas para análise. A informação é do Agente de Endemias MATEUS ROMERA. Segundo ele, o resultado do levantamento emitido pela Regional de Saúde de São Miguel do Oeste referente às amostras enviadas para análise se baseia no número encontrado dos focos do mosquito aedes aegypti. Destaca que esse número alto de focos não significa que há grande número de contaminação no município, mas sim a possibilidade de transmissão. Informa que os locais que os agentes mais encontraram focos do mosquito se tratam de dispositivos móveis, ou seja, pneus, vasos de plantas e baldes. ROMERA menciona que em posse desse resultado será convocada uma reunião com os órgãos competentes para que possam apresentar o levantamento e preparar as possíveis estratégias para o combate dos criadouros da dengue.
Inicia hoje o período para solicitar os Bônus Agrícolas de 2024 em Anchieta. A informação é do Secretário da Agricultura, RAFAEL FERREIRA. Segundo ele, para que os incentivos possam ser solicitados, os agricultores deverão ter todas as notas fiscais do Bloco de Produtor Rural de 2023 em dia e elas devem estar preenchidas corretamente. Destaca que os agricultores que já fizeram a migração do bloco para o sistema eletrônico de emissão de notas estão automaticamente autorizados a solicitar os incentivos junto à Prefeitura e não possuem a necessidade de apresentar nenhuma nota fiscal impressa. Informa que dentre os incentivos disponibilizados pela Secretaria estão o Programa de Incentivo Direto, que possui 10 faixas de pagamento e é concedido de acordo com o faturamento do ano anterior e o Programa de Infraestrutura Produtiva, que deve ser encaminhado uma vez por mês para que os valores sejam disponibilizados.
O prazo para requerer o Bônus Agrícola em Anchieta encerra no dia 31 de agosto. A informação é do Secretário da Agricultura, RAFAEL FERREIRA. Segundo ele, os agricultores que tiverem interesse em solicitar o incentivo financeiro disponibilizado pela administração possuem o prazo de seis meses para fazê-lo. Destaca que para ter o pedido deferido é necessário cumprir alguns requisitos impostos, a exemplo das notas fiscais que serão aceitas somente se tiverem sido emitidas por comércios locais e a necessidade de o agricultor não ter dívidas ou pendências com a prefeitura. Informa que nos casos em que o agricultor possui pendências em algum setor da administração, essa devera ser regularizada para posteriormente solicitar o incentivo financeiro.
Empresa SC Pró participa de reunião junto ao SINTRAF de São José do Cedro. A informação é da Advogada da Empresa, GRACIELI CELLI. Segundo ela, a reunião foi realizada para apresentar o programa sobre o Lar Legal Rural do Tribunal de Justiça. Destaca que o programa tem como objetivo diminuir a burocracia para regularizar os imóveis rurais que ainda não possuem matrícula. Informa que dessa forma a empresa possibilita que os pequenos agricultores obtenham estes importantes documentos e possam fazer parte de diversos programas de incentivos financeiros municipais, estaduais e federais. GRACIELLI menciona que a iniciativa das visitas para apresentação do projeto partiu de um Termo de Cooperação assinado com a FETRAF, onde consta que todos os sindicatos ligados a microrregião do extremo oeste poderão participar das etapas de regularização fundiária oferecida pela empresa.
Programa Lar Legal Rural será feito através de processos judiciais. A informação é da Advogada da Empresa SC Pró, GRACIELI CELLI. Segundo ela, o programa foi criado pelo Tribunal de Justiça para resolver a questão da regularização fundiária das milhares propriedades rurais no estado. Destaca que a regularização é feita por meio de ações judiciais fundamentadas pela resolução número 07 de 2023, que autoriza a busca por melhores condições aos pequenos produtores rurais e titula as terras de forma ágil, desburocratizada e segura. Informa que podem participar do programa os agricultores que não possuem a matrícula do seu imóvel rural ou possui somente o contrato de compra e venda da propriedade. GRACIELI menciona que esses agricultores poderão entrar em contato com os seus respectivos sindicatos e solicitar a lista de documentos necessários a serem repassados para a empresa, sendo que após a entrega dos documentos, o jurídico da empresa dará entrada na ação judicial que garantirá a emissão da matrícula do imóvel registrada no nome do produtor solicitante.
Programa Pé de Meia solicita que os jovens estejam inscritos no CadÚnico para serem beneficiados. A informação é do Deputado PEDRO UCZAI. Segundo ele, o programa é destinado para os jovens de família de baixa renda inscritos no CadÚnicoBola Família. Destaca que poderão participar aqueles que estiverem ingressando no ensino médio, aqueles que estiverem já no segundo ou terceiro ano e também os jovens de 19 a 24 anos que desejam voltar a estudar e concluir o ensino médio. Informa que o programa tem dois grandes objetivos que são incentivar os jovens a não abandonar os estudos e diminuir as reprovações. UCZAI menciona que ao total o governo federal investirá sete ponto um bilhão de reais por ano com os jovens. Sendo que somente em SC 30 mil alunos serão beneficiados com a bolsa de estudo, a partir da frequência escolar e das aprovações em cada série. Ressalta que esse investimento se faz importante e necessário para que os jovens não precisem escolher entre estudar ou trabalhar para ajudar a família.
A Agência da CELESC realiza melhoramentos nas linhas de transmissão em São José do Cedro. A informação é do Gerente Regional SANDRO VALMORBIDA. Segundo ele, a empresa tem investido valores consideráveis no sistema de redes elétricas do estado. Destaca que as trocas estão sendo realizadas em diversos pontos de maneira assertiva, para que a demanda de serviços seja sempre crescente. Informa que o objetivo dos investimentos é melhorar a qualidade na prestação de serviços na rede elétrica do estado, fazendo com que a energia distribuída seja de excelência, bem como os atendimentos. VALMORBIDA menciona que a companhia investiu mais de 900 milhões no setor elétrico em 2023 e para esse ano a estimativa é de que os valores irão ultrapassar a marca de um bilhão de reais.
Melhoria na Subestação de São José do Cedro foi concluída em 2023. A informação é do Gerente Regional SANDRO VALMORBIDA. Segundo ele, a melhoria realizada trata da substituição de um transformador para que a qualidade da energia enviada para todos os municípios atendidos melhorasse. Destaca que também foi realizado um investimento em energia solar, com a construção de uma usina com mais de quatro mil e 500 placas solares. Informa que a foram investidos cerca de 10 milhões de reais para que o projeto pudesse ser concluído para disponibilizar uma produção de energia limpa e renovável. VALMORBIDA menciona que dentro das inúmeras obras e manutenções realizadas pela empresa, também estão às reformas das centrais de atendimento presenciais, para melhor receber os consumidores durante a busca por auxilio das equipes.
Próxima etapa do programa de habitação de São José do Cedro é discutida em reunião. A informação é da Secretaria de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ. Segundo ela, a reunião aconteceu na ultima terça-feira com os representantes da Caixa Econômica Federal de maneira online. Destaca que o encontro teve como objetivo deliberar quais são os próximos passos do programa de habitação Minha Casa Minha Vida, que está em fase final do processo de seleção. Informa que foram discutidos detalhes ainda pendentes referentes ao chamamento público das empresas credenciadas que realizarão a construção da edificação, bem como o planejamento dos próximos passos em relação ao processo de seleção das famílias que serão contempladas com o financiamento habitacional. KELLY menciona que a Caixa informou já existir uma pré-seleção dos nomes que foram definidos através dos critérios do Plano de Habitação e que uma nova reunião presencial está marcada para acontecer na próxima terça-feira com os servidores do município e com o Superintendente Regional de Habitação, EDIOMAR GIACHINI, para agilizar os trâmites.
Controladorias instituem Conselho para fortalecer o Sistema de Controle Interno e prevenir a corrupção no estado. A informação é da Controladora Interna de Princesa, SIMONE NIELSSON. Segundo ela, a iniciativa tem como objetivo integrar as 295 controladorias do estado e fortalecer o sistema de controle interno dos municípios. Destaca que o conselho foi denominado como CONACISC - Conselho dos Auditores e Controladores Internos Municipais de Santa Catarina e tem o intuito de promover integração, a capacitação, a cooperação técnica, o compartilhamento de informações e softwares, bem como a representação institucional e a articulação entre seus membros, além de incentivar a adoção de boas práticas de governança e de gestão pública. Informa que o conselho contribuirá para a prevenção da corrupção, da transparência e do desenvolvimento econômico e social em todo o estado. SIMONE menciona que esse controle trará mais segurança, transparência e prevenirá o cometimento de ilícitos e de corrupção dentro das prefeituras.
Administração de São José do Cedro está elaborando projeto para reperfilamento asfáltico de ruas no Bairro Promorar. A informação é do Prefeito JOÃO DE ANDRADE. Segundo ele, o projeto está sendo planejado devido aos vários pedidos dos moradores do local, que é um dos bairros mais antigos do município. Destaca que a administração contratou uma equipe de engenharia para fazer um estudo e verificar quais ruas será necessário realizar a estruturação do escoamento pluvial e das tubulações para posteriormente iniciar as obras. Informa que a princípio o projeto contemplará uma rua que falta a pavimentação com pedras irregulares e o reperfilamento das que já possuem o calçamento feito. ANDRADE menciona que a camada asfáltica deverá ser colocada em seis ruas e que o projeto será executado com recursos do FINISA que ainda estão disponíveis para a administração. Destaca que a expectativa é de poder elaborar outros projetos de asfaltamento para contemplar os demais bairros do município que também necessitam de melhoramento da malha viária.
-CONDUTOR CAUSA ACIDENTE E FOGE SEM PRESTAR SOCORRO A VITIMA
A colisão entre um carro e uma moto deixou uma pessoa ferida. O acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira, por volta das 12 horas e 15 minutos, no Bairro Andreatta em São Miguel do Oeste. A guarnição foi acionada e ao chegar no local receberam informações de que o condutor do veiculo estava se evadindo sem prestar socorro a vitima. Diante da informação, os policiais seguiram o veiculo e realizaram a abordagem. O condutor relatou que estava transitando em frente ao hospital regional e quando foi realizar o retorno, uma motocicleta vinha no mesmo sentido e colidiu na lateral de seu veiculo. Já no hospital, a condutora da motocicleta informou que estava transitando pela Rua São Cristóvão, quando o veículo Fiat Strada que estava na sua frente parou repentinamente sobre a via e fez a conversão, colidindo em sua moto e fugindo do local. A condutora sofreu lesões leves e foi atendida no Hospital Regional. Diante dos fatos, a PM confeccionou o Termo Circunstanciado em desfavor do condutor do veículo por fugir do local do acidente e o comprometeu de comparecer em juízo. Ainda, foi confeccionada uma notificação por ele estar conduzindo o veículo em mau estado de conservação. Depois de realizados os procedimentos, os envolvidos foram liberados.
Gaeco deflagra operação e cumpre mandados na região. O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, deflagrou a operação "Maserati IV" na manhã desta quinta-feira. Conforme os policiais, a operação visa combater organizações criminosas que buscam ampliar a atuação em Santa Catarina. Nesta fase a operação conta com um efetivo de 153 policiais, que em 25 viaturas cumprirão 35 mandados de busca e apreensão em nove cidades de SC e do PR, dentre elas São Miguel do Oeste e Iporã do Oeste. Destaca-se que a operação é resultado de uma investigação que tem como objetivo coibir a prática do crime de organização criminosa, tráfico de drogas, crimes patrimoniais e lavagem de dinheiro. A operação representa um marco na luta contra o crime organizado em Santa Catarina e o trabalho acontece em conjunto entre o Ministério Público e as Polícias Civil, Militar, Penal, Rodoviária Federal, bem como com a Secretaria de Estado da Fazenda e o Corpo de Bombeiros dos dois estados que estão envolvidos.