-MINISTRO ONYX DIZ QUE NÃO CONSIDERA DEIXAR O GOVERNO
-MOISÉS SANCIONA LEI QUE AGILIZA LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA MUNICÍPIOS EM EMERGÊNCIA
-DESCANSO REGISTRA 22 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS EM JANEIRO
-EPAGRI DE MONDAÍ ORIENTA AGRICULTORES A ANTECIPAR COLETAS PARA AS ANÁLISES DE SOLO
-VISA E SETOR DE TRIBUTOS ORIENTAM QUANTO A ATUAÇÃO DE EMPRESA DE DEDETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO
-CAMARAS DE VEREADORES DA REGIÃO RETOMAM SESSÕES NA PRÓXIMA SEMANA
-POLÍCIA CIVIL PRENDE TIO POR IMPORTUNAÇÃO SEXUAL CONTRA SOBRINHA
-HOMEM QUASE ATROPELA POLICIAIS, É PRESO DUAS VEZES E TEM DOIS CARROS RETIDOS POR EMBRIAGUEZ
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
O primeiro-ministro da Austrália, SOCOTT MORRISON, anunciou que a partir deste sábado os estrangeiros que saírem da China estão proibidos de entrar no país. A medida foi anunciada diante do avanço do novo coronavírus, que já matou mais de 250 chineses e infectou 11 mil e 800 pessoas. A Austrália também deixou mais rígida a orientação para que seus cidadãos não viagem para a China. De acordo com o governo, australianos e residentes que estejam voltando para casa estão liberados, mas vão ficar em isolamento por 14 dias. Duas companhias aéreas australianas também suspenderam voos para a China.
O Chile "está passando por uma grave crise de direitos humanos", de acordo com um relatório preliminar divulgado nesta sexta-feira pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. O país vive desde outubro protestos marcados pela violência, que deixou 31 mortos desde outubro. Após pedir um minuto de silêncio pelos mortos nos protestos, ESMERALDA AROSEMENA, presidente da CIDH, fez a apresentação do documento em Santiago. O relatório final, com os números consolidados, deve sair nos próximos meses. A polícia chilena tem sido alvo de questionamentos por organismos humanitários pelo uso abusivo força para conter as manifestações no país e que deixou duras sequelas. A ONU chegou a apontar violações de direitos humanos no Chile.
O governo da Argentina estuda formas para descriminalizar e regulamentar o consumo e comércio de maconha no país, de acordo com o Ministério da Segurança do país. Os técnicos da pasta analisam os casos de outros países dizem que se avalia o caso uruguaio e também uma proposta de lei que tramita no Congresso do Chile. Não há, a essa altura, previsão de quando um projeto de lei será enviado ao Congresso argentino. O debate pode começar neste ano, de acordo com um texto publicado no dia 23 de janeiro pelo “La Nación”.
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados começa o ano legislativo, cuja abertura está prevista para esta segunda-feira, com 12 processos disciplinares em tramitação. O ritmo no colegiado poderá se intensificar já nas duas primeiras semanas de fevereiro, quando vence o prazo para dez relatores apresentarem parecer preliminar, que poderá ser pelo prosseguimento ou arquivamento das representações. Deputados e senadores voltam do recesso parlamentar na segunda, mas as próximas reuniões do Conselho de Ética ainda não foram marcadas oficialmente. Entre os processos que devem concentrar as atenções dos integrantes do colegiado já na semana que vem está o que envolve o deputado EDUARDO BOLSONARO, alvo de representação depois de, em entrevista, sugerir a possibilidade de um novo Ato Institucional 5, instrumento usado na época da ditadura.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que o governo ainda estuda estratégias para buscar os brasileiros que vivem na China e têm intenção de retornar ao Brasil. Segundo o presidente, é preciso resolver entraves diplomáticos, jurídicos e orçamentários para que isso ocorra. Ele se reuniu com ministros nesta sexta-feira no Palácio da Alvorada, em Brasília, para discutir estratégias de enfrentamento ao coronavírus e a situação de brasileiros que estão confinados em áreas de risco na China. Além do custo da operação, o presidente Jair Bolsonaro disse que há lacunas na legislação brasileira que podem dificultar o processo. Segundo ele, como o Brasil não tem normas vigentes sobre quarentena, seria preciso criar parâmetros nesse sentido.
O ministro-chefe da Casa Civil, ONYX LORENZONI, disse que a hipótese de deixar a pasta é uma "onda" que se formou na imprensa. Segundo o site G1, ele reafirmou que não cogita sair do governo, apesar da instabilidade política que o envolve depois do esvaziamento do ministério por determinação de JAIR BOLSONARO.O presidente mandou demitir auxiliares de ONYX e transferiu o Programa de Parceria de Investimentos, subordinado ao ministro da Casa Civil para o Ministério da Economia, de PAULO GUEDES. O chefe da Casa Civil disse que conversou rapidamente com BOLSONARO pela manhã e que ficaram de ter um encontro neste sábado no Palácio da Alvorada para "acertar os ponteiros".
Santa Catarina está com 68 por cento dos locais analisados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina como próprios para banho. A situação piorou em relação à semana passada, quando eram 71 por cento. A queda maior foi em Florianópolis, que agora tem 60 dos 87 locais analisados recomendados aos banhistas. No restante do litoral, são 97 dos 144 pontos, uma leve piora. Na capital, a Beira-mar Norte voltou a ter pontos impróprios. A Praia de Ingleses está com mais dois locais que devem ser evitados pelos banhistas. Na Grande Florianópolis, Governador Celso Ramos está com mais três pontos a serem evitados. Em São José, a Praia de Guararema voltou a estar imprópria.
O desembargador RICARDO ROESLER tomou posse nesta sexta-feira, em Florianópolis, como presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para o biênio 2020/2022. O magistrado afirma que quer reestruturar os juizados especiais, criar novas unidades para acelerar o julgamento das ações de execução fiscal e desenvolver um laboratório de inovação do Judiciário, entre outras medidas. Natural de São Bento do Sul, no Norte catarinense, ROESLERfoi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina em 2017 e até o começo deste ano atuava na terceira Câmara de Direito Público do TJ. Durante a cerimônia de posse, o presidente do Tribunal disse também que tem a intenção de elaborar iniciativas para melhorar as condições de trabalho e de saúde dos servidores.
O governador CARLOS MOISÉS sancionou uma lei nesta semana que vai agilizar a liberação de recursos por meio de emendas parlamentares para os municípios que decretarem estado de emergência ou calamidade pública em Santa Catarina. A legislação estabelece que o Governo do Estado deve priorizar a execução orçamentária das emendas parlamentares, já publicadas no Diário Oficial, aos municípios. Isso deve ocorrer no prazo máximo de 30 dias, a contar da comunicação do estado. Conforme o projeto de lei, de autoria do deputado LUIZ FERNANDO VAMPIRO, vários municípios atingidospor fortes chuvas ou outros desastres naturais permanecem por muito tempo em estado de emergência ou calamidade pública por falta de recursos financeiros.
-DESCANSO REGISTRA 22 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS EM JANEIRO
-EPAGRI DE MONDAÍ ORIENTA AGRICULTORES A ANTECIPAR COLETAS PARA AS ANÁLISES DE SOLO
-VISA E SETOR DE TRIBUTOS ORIENTAM QUANTO A ATUAÇÃO DE EMPRESA DE DEDETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO
-CAMARAS DE VEREADORES DA REGIÃO RETOMAM SESSÕES NA PRÓXIMA SEMANA
Fisioterapeuta repassa dicas para evitar excesso de peso na mochila escolar. De acordo com o fisioterapeuta de São João do Oeste, CAIANO FORNASARI, os cuidados com a mochila escolar dizem respeito não somente ao modelo, mas também ao peso que será carregado pela criança. O fisioterapeuta destaca que como a pessoa está em fase de desenvolvimento até por volta dos 21 anos, o excesso de peso pode ocasionar desvios posturais. Ele orienta que o indicado em relação ao peso da mochila, é que a criança não carregue mais que 10% do seu peso total. Sobre o modelo da mochila, CAIANO cita que o mais indicado é aquele de rodinhas que evita o peso do material na coluna vertebral. Ele afirma que os cuidados devem ser também quanto a postura da criança, que deve manter a coluna ereta, e o abdômen para dentro para que ocorra melhor distribuição do peso.
Cidasc altera equipe de profissionais para atuação do Extremo Oeste de Santa Catarina. A partir do dia 10 de fevereiro três novos veterinários serão contratados, totalizando sete profissionais no trabalho a campo na regional de São Miguel do Oeste. Também serão feitos remanejamentos de profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catariana. Conforme o gestor Regional de Defesa Agropecuária da Cidasc de São Miguel do Oeste, ODY GONÇALVES, Descanso, Mondaí, São José do Cedro e Itapiranga terão novos veterinários. O gestor informa que atualmente são apenas quatro veterinários em uma defasagem que se arrasta por vários anos. GONÇALVES projeta que o atendimento será mais rápido e eficiente em virtude de praticamente dobrar o número de profissionais no atendimento a campo.
Atendimento nas questões de sanidade animal terá maior agilidade no Extremo Oeste. O gestor Regional de Defesa Agropecuária da Cidasc, considera que a equipe terá condições de atender a demanda com o reforço de três veterinários. ODY GONÇALVES explica que o veterinário DIOGO GADOTTI, vai trocar Itapiranga por Descanso em virtude de residir em São Miguel do Oeste e facilitar o deslocamento ao trabalho. Outro profissional vai assumir o comando no município de Itapiranga que abrange ainda Tunápolis e São João do Oeste. A Cidasc ainda continua sem auxiliar administrativo em tempo integral, em Itapiranga desde a aposentadoria da responsável por este serviço, que deixou o cargo no ano passado. ODY GONÇALVES observa que o atual veterinário atende cinco municípios e com os novos profissionais a área ficará menor, possibilitando atender a demanda de trabalho e com mais agilidade.
Itapiranga possui a maior demanda de certificação de propriedade livre de Brucelose e Tuberculose em Santa Catarina. O gestor Regional de Defesa Agropecuária da Cidasc informa que o município desenvolve vários programas para a certificação e recebe atenção especial devido à grande demanda. Cita ainda a importância da barreira sanitária no porto da barca na cidade. É uma barreira interestadual com o controle da Cidasc no ingresso de produtos de origem animal e vegetal que possam causar danos a agropecuária de Santa Catarina. ODY GONÇALVES também chama atenção para a demanda que existe em virtude das granjas de suínos com produtores certificados, além do projeto pioneiro no mundo com a compartimentação em toda a cadeia de produção de aves da JBS.
O abastecimento de água em São João do Oeste volta ao nível de alerta. Equipe da prefeitura iniciou ontem o transporte de água para a Estação de Tratamento na comunidade de Beato Roque. As chuvas que ocorreram nesta semana não foram suficientes para aumentar o nível dos reservatórios que o município possui para abastecer comunidades próximo a SC 163. Segundo o diretor de água e esgoto de São João do Oeste, JAIR RODRIGUES, nesta sexta-feira máquinas da prefeitura foram destinadas para o transporte de água de açudes particulares para preservar o volume dos reservatóriosnaturais do município. Ele diz que é uma medida preventiva, devido à falta de previsão de maior volume de chuva para os próximos dias. Segundo RODRIGUES, é preciso ter uma boa reserva de água em virtude do grande demanda na Estação de Tratamento.
Sistema com captação de água no Rio Uruguai está em operação em São João do Oeste. Água que tem origem na comunidade de Sede Capela, interior de Itapiranga, é transportada para o tratamento na comunidade de Jaboticaba e canalizada até Beato Roque. O diretor de água e esgoto de São João do Oeste, JAIR RODRIGUES lembra que a comunidade possui alto consumo, principalmente por parte do laticínios e o município investe para garantir o abastecimento. RODRIGUES informa que o sistema estáoperando quase 24 horas com a capacidade de 20 metros cúbicos por hora. Em Beato Roque o consumo diário de água atinge 300 mil litros. Outras comunidades de grande consumo são Cristo Rei, Jaboticaba e Fortaleza que utilizam água de reservatórios naturais e da captação no Rio Uruguai.
Descanso registra 22 acidentes com animais peçonhentos em janeiro. Destes acidentes, 12 foram picadas de aranhas. A responsável pela vigilância epidemiológica, EDILENE LORENSKI, ressalta que o setor já recebeu várias ligações de pessoas informando acidentes com animais peçonhentos, principalmente com serpentes encontradas próximo a residências. Ela comenta que a principal orientação para evitar acidentes com estes animais é manter os terrenos limpos, o que facilita a visualização da serpente. EDILENE diz que devido ao calor e o uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras os animais acabam se aproximando das casas e de locais mais aconchegantes para eles.
Os horários mais comuns para encontrar as serpentes é pela manhã e antes da noite, o que também exige cuidado, por exemplo, nas caminhadas e em trabalhos manuais ao ar livre. Como as serpentes se alimentam de roedores, EDILENE LORENSKI orienta que os ambientes sejam mantidos limpos destes animais. Em relação a aranhas e escorpiões, o principal cuidado é ao vestir roupas e calçados onde os animais costumam se esconder. Em caso de acidente, a responsável pela vigilância epidemiológica de Descanso orienta que o local atingido seja lavado com água e sabão, e não utilizar álcool ou algum outro produto, além de procurar atendimento médico. Sempre que possível também identificar o animal, para facilitar o uso do soro. Para a captura segura dos animais, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros.
Epagri de Mondaí orienta agricultores a antecipar coletas para as análises de solo. Segundo o extensionista, ADAIR MAGNAGUAGNO, a partir de fevereiro os laboratórios que fazem as análises de solo retomam os trabalhos do ano, e por isso, a orientação é que os agricultores já façam e enviem as coletas para evitar que o trabalho se acumule nos meses seguintes, quando a demanda aumenta e o retorno dos resultados acaba demorando mais. O extensionista enfatiza que outra vantagem de fazer a coleta agora é que muitas lavouras ainda não foram plantadas e o acesso é facilitado. MAGNAGUAGNO lembra que o laudo da análise tem validade de dois anos para os programas Terra Boa e troca a troca de calcário. Dessa forma, análises do ano passado ainda podem ser aproveitadas para os encaminhamentos de 2020. Em 2019, a média de preços por análise no laboratório da Epagri era de 30 reais, com resultado em cerca de uma semana.
Para fazer a coleta, o extensionista da Epagri orienta que o solo seja coletado em vários pontos da lavoura e em áreas de cultivo diferentes. ADAIR MAGNAGUAGNO enfatiza que a coleta da superfície do solo é recomendada para as culturas anuais, com a retirada do solo de uma superfície de no máximo 10 ou 20 centímetros. O extensionista comenta que esta é a orientação para as culturas com plantio direto, mas na região, como o solo é revirado com freqüência a coleta é feita de uma profundidade máxima de 20 centímetros, em ao menos 10 pontos de cada área que for uniforme. Áreas com diferentes tipos de solo ou declividade a orientação é fazer mais de uma coleta. MAGNAGUAGNO lembra que a amostra não deve conter materiais como restos de adubos ou sais minerais que interfiram no resultado. A Epagri disponibiliza as embalagens com as medicas corretas para as coletas.
Legislativo de Santa Helena retoma sessões ordinárias do ano nesta segunda-feira. Segundo o presidente do legislativo, SADI COLETTO, durante o recesso ocorreram duas sessões extraordinárias. Esteve em pauta a abertura de crédito adicional para a administração. COLETTO comenta que as sessões ordinárias serão retomadas na segunda-feira, as 18 e 30. Ele lembra que na quinta e última sessão de fevereiro será eleita a nova mesa diretora. O presidente do legislativo lembra que em função de ser ano eleitoral, tanto o executivo como os vereadores tem prazos e exigências a cumprir. COLETTO destaca que a partir de junho, pelo prazo de 90 dias, não serão realizados encaminhamentos. Ele avalia que será um ano de muitos projetos no município, devido a confirmação de várias emendas, além de um financiamento de um milhão e 500 mil para investimentos, compra de máquinas, investimento em lâmpadas LED, reformas de ginásios e asfaltamento.
O legislativo de Descanso retoma os trabalhos com duas sessões na próxima semana. O presidente da câmara de vereadores, MARCIO BORTOLOTTO, destaca que em janeiro duas sessões extraordinárias foram realizadas para votar os projetos do reajuste salarial dos servidores públicos municipais e sobre a destinação de recursos do superávit da prefeitura de 2019. Segundo o presidente, as sessões ordinárias para o ano serão retomadas na quinta e mais uma na sexta-feira, para cumprir as cinco sessões do mês. O início das sessões, exclusivamente nestes dois dias, será às 18 horas. Na pauta estará à formação das comissões permanentes e demais assuntos da casa. Ele comenta que no recesso o presidente também aproveita para definir os cargos de confiança, sendo o assessor jurídico, a secretária executiva e a assessora de imprensa. BORTOLOTTO comenta que também são resolvidas questões burocráticas para o bom andamento dos trabalhos.
Em Iporã do Oeste os vereadores retomam as sessões ainda sem nenhuma votação de projeto em vista.Segundo o presidente da câmara de vereadores, ADRIANO KLEIN, a primeira sessão do ano será nesta segunda-feira, a partir das 19 horas. Ele lembra que durante o recesso não houve sessões extraordinárias, somente trabalhos internos pela secretaria executiva. KLEIN comenta que até sexta-feira não havia dado entrada nenhum projeto para votação nesta segunda-feira, mas o executivo tem prazo até o começo da sessão para fazê-lo. A equipe de funcionários é composta por assessor jurídico, contadora, secretária executiva, diretora parlamentar e assessoria jurídica. Em Mondaí e Tunápolis, as sessões também serão retomadas na segunda-feira. Em São João do Oeste o encontro dos vereadores será na terça-feira, e em Belmonte, a data de retomada das sessões ainda será definida.
Vigilância Sanitária e Setor de Tributos orientam quanto à atuação de empresa de dedetização em Iporã do Oeste. Ainda durante a semana, e novamente neste sábado, a Vigilância Sanitária e o Setor de Tributos de Iporã do Oeste entraram em contato com a reportagem da Rádio Oeste para repassar orientações quanto à atuação de uma empresa de outro estado no município, com a realização de serviços de dedetização. O alerta se deve principalmente em função da empresa estar alegando que teria autorização do município para fazer o serviço, o que não procede. O Setor de Tributos esclarece que a prefeitura não está indicando nenhuma empresa para a realização do serviço. Fica a critério de cada empresário ou munícipe contratar ou não a empresa.
Para poder atuar no município, qualquer empresa de dedetização precisa de uma autorização específica da Vigilância Sanitária, no que diz respeito, por exemplo, a exigências quanto ao transporte e acondicionamento dos produtos, além de apresentar alvará sanitário do seu município de origem. Já o Setor de Tributos irá conferir se a empresa está regularizada e se irá emitir nota fiscal do serviço que vai prestar. Estes procedimentos necessários nos dois setores municipais não foram realizados pela empresa que está fazendo o serviço em Iporã do Oeste. Outro alerta dos dois setores é em função do preço que a empresa está cobrando para o serviço. Enquanto o valor normal de uma dedetização é de cerca de 150 a 200 reais, esta empresa chegou a cobrar de 600 a mais de dois mil reais pelo trabalho. Para mais informações ou denúncias, a orientação é acionar o plantão do Setor de Tributos, pelo número (49) 991588947.
-POLÍCIA CIVIL PRENDE TIO POR IMPORTUNAÇÃO SEXUAL CONTRA SOBRINHA
-HOMEM QUASE ATROPELA POLICIAIS, É PRESO DUAS VEZES E TEM DOIS CARROS RETIDOS POR EMBRIAGUEZ
Polícia Militar Rodoviária registra duas colisões traseiras nas rodovias da região. O primeiro acidente ocorreu por volta das 11 horas de ontem na SC 496 em Santa Helena. A colisão traseira envolveu uma caminhonete Saveiro emplacada em Belo Horizonte, MG, conduzida por um homem de 44 anos, e uma moto Factor YBR 125 de Santo Helena, conduzida por um homem de 31 anos. Ninguém se feriu. O segundo acidente ocorreu por volta das 17 horas e 30 minutos na SC 305em São Lourenço do Oeste. Esta colisão traseira envolveu em Onix de Campo Erê conduzido por uma mulher de 26 anos e um Siena de São Bernardino conduzido por um homem de 46 anos.
Homem é agredido em posto de combustível e sofre três perfurações no abdômen. Por volta das seis horas da manhã deste sábado o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para atender uma vítima de agressão física, na Rua Coronel Bertaso, Centro, Campo Erê. Um homem de 24 anos estava caído no pátio de um posto de combustível. Ele estava consciente, com três perfurações na região do tórax. Após contenção de hemorragias o paciente foi conduzido ao Hospital Santo Antônio. A Polícia Militar também estava presente no local.
Briga deixa homem ferido em São Miguel do Oeste. O desentendimento aconteceu na madrugada deste sábado, por volta das cinco horas, no cruzamento da rua Almirante Barroso com a 15 de Novembro, centro de São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela reportagem da Peperi, dois homens tiveram um desentendimento e acabaram brigando. Os envolvidos estavam bastante alterados devido ao consumo de bebida alcoólica. Com a briga, um deles teve uma pancada forte na cabeça com sangramento e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. O outro agressor foi detido pela Polícia Militar.
Polícia Civil prende tio por importunação sexual contra sobrinha. A Polícia Civil de Anchieta prendeu na tarde desta quinta-feira um homem pela prática do crime de importunação sexual contra sua sobrinha, uma adolescente. A investigação foi realizada pela equipe policial da DPCAMI, tendo iniciado a partir de informações dando conta de que o criminoso perseguia a jovem, acompanhando com quem andava, as roupas que vestia, demonstrando ciúmes da vítima e em algumas ocasiões tentou tocá-la e vê-la nua. A Polícia Civil, a partir das provas produzidas durante a investigação, representou pela prisão preventiva do investigado, que será indiciado por crime de importunação sexual, que prevê pena de até cinco anos de reclusão. O preso foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada.
Homem quase atropela policiais, é preso duas vezes e tem dois carros retidos por embriaguez. Nesta madrugada, na BR 282 em Xanxerê, segunda rodovia mais perigosa de Santa Catarina, aconteceu algo definido como bizarro pelos policiais rodoviários federais. Por volta de uma hora da madrugada várias pessoas denunciaram o motorista de uma SUV utilitário branca que transitava pela BR 282, entre Chapecó e Xanxerê, de forma perigosa e em velocidade excessiva. Os policiais aguardaram o veículo na frente da Unidade Operacional da PRF de Xanxerê e determinaram sua parada. O motorista quase atropelou os policiais, mas parou e desceu do veículo em visível estado de embriaguez. Realizado o teste de alcoolemia, o resultado foi de 0,66 mg de álcool por litro de ar.
O veículo foi retido no pátio e o motorista de 60 anos, de Xanxerê, foi multado e conduzido a Polícia Civil de Xanxerê. Os policiais deram seus depoimentos e retornaram para a sede da PRF de Xanxerê. O delegado tomou o depoimento do motorista e o liberou após o pagamento de um salário mínimo de fiança. Por volta das quatro horas, três horas após ter sido preso, o mesmo motorista chegou dirigindo outro veículo de sua propriedade na sede da PRF de Xanxerê para questionar os policiais acerca de sua prisão horas antes. Os policiais notaram que o motorista ainda apresentava sinais de embriaguez e realizaram um novo teste de alcoolemia. O resultado foi 0,48 mg de álcool por litro de ar. Os PRFs retiveram o automóvel, lavraram uma nova multa e conduziram novamente o motorista para a Polícia Civil. Os policiais gastaram em torno de cinco horas com um motorista embriagado que ainda colocou a vida de várias pessoas em risco.