27.04.2024 às 11:05h - atualizado em 27.04.2024 às 11:59h - São Miguel do Oeste

Peperi Debates discute porque o Brasil é um país de poucos leitores

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Peperi Debates discute porque o Brasil é um país de poucos leitores
Foto: Ricardo Orso/ Portal Peperi

O Peperi Debates deste sábado, 27, discutiu porque o Brasil é um país de poucos leitores. O programa fez uma reflexão sobre os caminhos para formar novos leitores e como as novas tecnologias impactam no ato de ler. O debate reuniu a presidente da Associação dos escritores de São Miguel do Oeste, Terezinha Bagatini, a presidente do Conselho Municipal de Cultura de São Miguel do Oeste, Maria Inez Frozza Dos Santos, a Diretora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Clea Basseto e a professora e Assistente Técnico Pedagógico da Adolfo Silveira de Paraíso, Dilse Brancher Garlet.

A vinculação da leitura à uma cobrança e até a um castigo ou ato difícil é um fator que inibe a formação de novos leitores. A afirmação é da presidente da Associação dos escritores de São Miguel do Oeste, Terezinha Bagatini. Ela disse que, muitas vezes, as pessoas não entendem a leitura como algo prazeroso, mas sim como uma atividade penosa. Na visão de Terezinha, é preciso estimular o conceito de que ler é um prazer e que não precisa, necessariamente estar vinculada a um objetivo instrumental. Ela destacou que aumentar a leitura significa quebrar uma questão cultural que as pessoas tem de não investir na compra de livros por exemplo. Terezinha comentou que existem diversos e caminhos e projetos para novas formas de leituras. Ela citou que a tecnologia pode ajudar, mas não vai substituir o livro digital.

Na escola, a leitura ocorre em um nível maior entre as crianças, mas o gosto por ler vai diminuindo com a chegada da adolescência. O comentário é da professora e Assistente Técnico Pedagógico da escola Adolfo Silveira de Paraíso, Dilse Brancher Garlet. Ela destacou que os adolescentes acabam acessando as tecnologias e vem perdendo o gosto pela leitura. O desafio, de acordo com ela, é explicar, estimular e incentivar a leitura nessa faixa etária. Outro ponto citado pela professora é que faltam referencias em casa e até na própria escola para os estudantes. Na visão de Dilse, as tecnologias digitais afastam as pessoas das leituras mais profundas porque isso exige interpretação, análise crítica e isso leva tempo. Ela disse ainda que a leitura é indispensável e faz toda a diferença para a formação das pessoas.

O gosto pela leitura é nato e vem com a pessoa desde as idades menores. A observação é da presidente do Conselho Municipal de Cultura de São Miguel do Oeste, Maria Inez Frozza. Ela destacou que é importante manter a orientação para a leitura entre os adolescentes, começando em casa. Para Maria Inez ainda é necessário manter a obrigação da leitura nas escolas porque, sem isso, o número de leitores seria ainda menor. Ela disse que a tecnologia pode ser uma aliada na formação de novos leitores. Maria Inez citou que é preciso usar o potencial da internet e da rede social para estimular a leitura. Ela reforçou que quem lê mais, escreve e pensa melhor.

A leitura deve ser estimulada e incentivada e não apenas nas escolas. O gosto por ler começa em casa, na primeira infância. A afirmação é da Diretora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Clea Basseto. Ela disse que a formação de novos leitores também passa pela formação dos professores. Segundo Clea, os pais devem estimular a leitura, mas o professor tem um papel importante como mediador para que a leitura seja de qualidade e contribua para a formação crítica do leitor. Ela destacou também que é possível aliar a tecnologia no processo de formação de novos leitores, mas é preciso limitar o acesso as telas para dar espaço para a leitura. Clea destacou que a escola pode e deve estimular o acesso a diversos gêneros e textos para que a criança crie e gosto e as próprias preferencias para a leitura constante.

Acompanha o debate deste sábado na Peperi aqui.

Foto(s): Foto: Ricardo Orso/ Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.