08.05.2024 às 10:49h - Justiça

Governo aciona PF para punir Fake News sobre catástrofe no Rio Grande do Sul

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Governo aciona PF para punir Fake News sobre catástrofe no Rio Grande do Sul
Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Federal vai investigar a divulgação de Fake News sobre ações dos governos federal, estaduais e municipais nas enchentes do Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, 07, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, encaminhou ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, solicitando a apuração de ilícitos.

No ofício, o ministro listou de nomes de influenciadores digitais, de contas em redes sociais e postagens na internet que vêm disseminando informações falsas sobre o trabalho de resgate de pessoas e sobre a recuperação dos estragos no Estado, pois segundo o ministro, há “narrativas desinformativas e criminosas” que causam impacto no aprofundamento da crise social vivida pela população gaúcha.

Ainda conforme Pimenta, a propagação de notícias falsas pode diminuir a confiança da população nas capacidades de resposta do estado e prejudicar os esforços de evacuação e resgate em momentos críticos.

De acordo com o Ministério da Justiça, a investigação irá apurar ilícitos ou eventuais crimes relacionados à disseminação de desinformação e individualização de condutas e em parceria com a Advocacia-Geral da União, serão acionados órgãos competentes para ações judiciais de responsabilização dos culpados.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.