ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sábado - 27 04 2024

-PRÉVIA DA INFLAÇÃO OFICIAL RECUA PARA ZERO VIRGULA 21 POR CENTO EM ABRIL

-HOSPITAL REGIONAL DO OESTE DE CHAPECÓ EMITE ALERTA DE SUPERLOTAÇÃO

-FIESC LANÇA NOVA PLATAFORMA DIGITAL PARA A INDUSTRIA NO MUNICÍPIO

-SECRETÁRIA REFORÇA AÇÕES DE COMBATE A DENGUE COM APOIO DA PM E EXÉRCITO

-MUNICÍPIO NÃO TEM DATA PARA ATIVAR AMBULANCIA DE SUPORTE BÁSICO DO SAMU

-POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO E PRESO HOMEM ACUSADO DE FURTO NA REGIÃO

-PEDESTRE E MOTOCICLISTA SOFREM FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE NA WILLY BARTH

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 11 centavos. O euro está valendo cinco reais e 46 centavos. O peso está cotado em 0,0059 centavos.

O Hamas disse neste sábado que vai estudar uma contraproposta de Israel para um cessar-fogo nos combates na Faixa de Gaza, com a libertação de reféns. De acordo com um comunicado, o grupo informou que recebeu a resposta oficial da ocupação sionista à posição que havia sido enviada aos mediadores egípcios e cataris em 13 de abril. A última contraproposta de Israel, cujo conteúdo não vazou, foi enviada depois que uma delegação egípcia foi até o país na sexta-feira. O objetivo do grupo é reiniciar as negociações para uma trégua e libertação de reféns.

Agências de inteligência dos Estados Unidos acreditam que o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, provavelmente não ordenou a morte do seu opositor, ALEXEI NAVALNY, em um campo de prisioneiros no Ártico, em fevereiro. A informação está no The Wall Street Journal deste sábado. NAVALNY, que tinha 47 anos, era o mais feroz crítico de PUTIN na Rússia. O Kremlin negou qualquer envolvimento estatal no caso. No mês passado, PUTIN chamou a morte de NAVALNY de “triste” e afirmou que estava pronto para entregar o político preso ao Ocidente em uma troca de prisioneiros, desde que NAVALNY nunca regressasse à Rússia.

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos Estados Unidos, quando estava algemado sob custódia da polícia dentro de um bar. Nos minutos que antecedem a morte, FRANK TYSON, de 53 anos, diz várias vezes que não conseguia respirar enquanto um policial apoia o joelho sobre o pescoço dele. O caso aconteceu no último dia 18, mas só veio a público na última quinta-feira, quando foram divulgadas as imagens da câmera corporal de um dos policiais envolvidos na ação. Um caso semelhante que motivou uma nova onda de protestos ocorreu com GEORGE FLOYD, em Minneapolis, que morreu enquanto estava imobilizado pelo policial DEREK CHAUVIN.

Com a suspensão da desoneração da folha de pagamento, determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, CRISTIANO ZANIN, na última quinta-feira, os 17 setores que mais empregam no país correm risco de demitir 1 milhão de trabalhadores. A projeção é da União Geral dos Trabalhadores que previa corte de 10 por cento dos nove milhões e 700 mil funcionários desses segmentos, dos quais fazem parte as indústrias têxtil e de calçados.A medida, que seria válida até 2027, substitui a contribuição previdenciária patronal de 20 por cento, incidente sobre a folha de salários por alíquotas de um a quatro e meio por cento sobre a receita bruta. Nesta semana, o governo federal judicializou a questão, ao levá-la ao STF. Até sexta-feira, o placar estava em 4 a 0 pela suspensão da desoneração. O ministro LUIZ FUX pediu vista e a votação está parada.

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou nesta sexta-feira que no mês de maio a bandeira tarifária permanecerá verde. Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz. De acordo com a agência, devido às condições favoráveis de geração de energia, a bandeira tarifária deve permanecer verde até o final do ano. Há 25 meses o país tem adotado a bandeira verde, após o fim da escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022. Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, IPCA-15, que mede a prévia da inflação oficial no mês, ficou em zero vírgula 21 por cento em abril deste ano, portanto abaixo das taxas do mês anterior de zero vírgula 36 e de abril do ano passado que foi de zero virgula 57. O dado foi divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE. Com o resultado, o IPCA-15 acumula taxa de um virgula 67 por cento no ano. Em 12 meses, o indicador registra inflação de ter vírgula 77 por cento. A queda da taxa de inflação foi puxada principalmente pelos transportes, que tiveram deflação de zero vírgula 49 por cento no geral com para a passagem aérea que teve queda de 12 por cento.

Santa Catarina confirmou nesta sexta-feira os três primeiros casos da febre do Oropouche, uma doença parecida com a dengue e que tem como transmissor principal o mosquito maruim. É a primeira vez que o vírus é identificado no Estado e, por isso, uma investigação será feita. Os três episódios ocorreram em Botuverá, no Vale do Itajaí. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, os moradores, que têm entre 18 e 40 anos, apresentaram sintomas de dengue na primeira quinzena deste mês e procuraram atendimento médico. Como o exame mostrou não se tratar da doença, amostras de sangue foram encaminhadas a um laboratório particular, que confirmou na quinta-feira a febre do Oropouche.

Novas cidades de Santa Catarina serão contempladas e vão poder iniciar a campanha de vacinação contra a dengue para o público-alvo: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O Ministério da Saúde confirmou que 47 mil 463 novas doses serão enviadas para 14 municípios do Médio Vale do Itajaí. A região contempla cidades afetadas pelo Rio Itajaí-Açu, que corta o estado na região central e deságua no Litoral Norte. Municípios entre os mais populosos de Santa Catarina estão no Médio Vale, como Blumenau e Brusque. A previsão é que as doses cheguem na próxima semana e o cronograma de aplicação ficará a cargo da Secretaria de Saúde de cada município, desde que atendam ao público-alvo.

O Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, comunicou que está passando por um momento de superlotação. De acordo com a nota publicada pela unidade, o momento é crítico, e todas as áreas estão sendo afetadas. A superlotação é resultado da alta demanda na região, o que tem impactado os serviços prestados pela unidade hospitalar. A nota ainda pede que moradores de outras cidades avaliem antes de se dirigirem ao hospital, a não ser que o caso seja realmente grave e já tenha sido discutido com um médico. Em nota, a secretaria estadual da Saúde informou que foram abertos no Hospital Regional do Oeste, cinco leitos de UTI pediátrica nos últimos dias, ampliando os atendimentos e que quando não há vagas em um hospital o paciente é direcionado para outra unidade pública do estado.

A Secretaria de Educação de Belmonte, em parceria com a Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de Descanso, realizou, nesta sexta-feira, uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista. O evento ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores e foi voltado aos professores, auxiliares e estagiárias. O tema foi o papel do professor frente à inclusão escolar de crianças com autismo na rede regular de ensino, uma vez que ele é visto como mediador no processo inclusivo. De acordo coma secretária de Educação, DAIANA VILLA BASSO, um dos maiores desafios da atualidade é proporcionar uma educação para todos, sem distinções, além de assegurar um trabalho educativo organizado e adaptado para atender às Necessidades Educacionais Especiais dos alunos.

Os professores da rede pública estadual realizaram, nesta sexta-feira, uma concentração em frente à sede da coordenadoria regional de educação. Essa foi a principal atividade no quarto dia de greve. De acordo com o sindicato dos trabalhadores em educação, a adesão a mobilização é de cerca de 40 por cento na região extremo-oeste. Os professores, entre outros pontos, pedem um reajuste salarial, a descompactação da tabela com valores diferentes de acordo com a qualificação e a realização do concurso público para o magistério. Durante a semana, o Sinte organizou atividades da greve em escolas das regionais de Dionísio Cerqueira, Guaraciaba e Itapiranga. De acordo com a coordenadora GICELE DOS SANTOS, a adesão dos professores está aumentando a cada dia.

O Peperi Debates deste sábado discutiu porque o Brasil é um país de poucos leitores. O programa fez uma reflexão sobre os caminhos para formar novos leitores e como as novas tecnologias impactam no ato de ler. O debate reuniu a presidente da Associação dos escritores de São Miguel do Oeste, TEREZINHA BAGATINI, a presidente do Conselho Municipal de Cultura de São Miguel do Oeste, MARIA INEZ FROZZA DOS SANTOS, a Diretora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, CLEA BASSETO e a professora e Assistente Técnico Pedagógico da Adolfo Silveira de Paraíso, DILSE BRANCHER GARLET. As fotos e o áudio do debate deste sábado estão no portal da Peperi na internet.

A vinculação da leitura à uma cobrança e até a um castigo ou ato difícil é um fator que inibe a formação de novos leitores. A afirmação é da presidente da Associação dos escritores de São Miguel do Oeste, TEREZINHA BAGATINI. Ela disse que, muitas vezes, as pessoas não entendem a leitura como algo prazeroso, mas sim como uma atividade penosa. Na visão de TEREZINHA, é preciso estimular o conceito de que ler é um prazer e que não precisa, necessariamente estar vinculada a um objetivo instrumental. Ela destacou que aumentar a leitura significa quebrar uma questão cultural que as pessoas tem de não investir na compra de livros por exemplo. TEREZINHA comentou que existem diversos e caminhos e projetos para novas formas de leituras. Ela citou que a tecnologia pode ajudar, mas não vai substituir o livro digital.

Na escola, a leitura ocorre em um nível maior entre as crianças, mas o gosto por ler vai diminuindo com a chegada da adolescência. O comentário é da professora e Assistente Técnico Pedagógico da escola Adolfo Silveira de Paraíso, DILSE BRANCHER GARLET. Ela destacou que os adolescentes acabam acessando as tecnologias e vem perdendo o gosto pela leitura. O desafio, de acordo com ela, é explicar, estimular e incentivar a leitura nessa faixa etária. Outro ponto citado pela professora é que faltam referencias em casa e até na própria escola para os estudantes. Na visão de DILSE, as tecnologias digitais afastam as pessoas das leituras mais profundas porque isso exige interpretação, análise crítica e isso leva tempo. Ela disse ainda que a leitura é indispensável e faz toda a diferença para a formação das pessoas.

O gosto pela leitura é nato e vem com a pessoa desde as idades menores. A observação é da presidente do Conselho Municipal de Cultura de São Miguel do Oeste, MARIA INEZ FROZZA. Ela destacou que é importante manter a orientação para a leitura entre os adolescentes, começando em casa. Para MARIA INEZ ainda é necessário manter a obrigação da leitura nas escolas porque, sem isso, o número de leitores seria ainda menor. Ela disse que a tecnologia pode ser uma aliada na formação de novos leitores. MARIA INEZ citou que é preciso usar o potencial da internet e da rede social para estimular a leitura. Ela reforçou que quem lê mais, escreve e pensa melhor.

A leitura deve ser estimulada e incentivada e não apenas nas escolas. O gosto por ler começa em casa, na primeira infância. A afirmação é da Diretora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, CLEA BASSETO. Ela disse que a formação de novos leitores também passa pela formação dos professores. Segundo CLEA, os pais devem estimular a leitura, mas o professor tem um papel importante como mediador para que a leitura seja de qualidade e contribua para a formação crítica do leitor. Ela destacou também que é possível aliar a tecnologia no processo de formação de novos leitores, mas é preciso limitar o acesso as telas para dar espaço para a leitura. CLEA destacou que a escola pode e deve estimular o acesso a diversos gêneros e textos para que a criança crie e gosto e as própria preferencias para a leitura constante.

A décima quinta edição da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Tunápolis, a Efacitus 2024, foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais, como prefeitos, vereadores e deputados. A solenidade foi marcada por pronunciamentos e homenagens já que a feira deste ano marca os 30 anos da Efacitus, e os 35 anos de emancipação político-administrativo. Neste ano, a feira tem cerca de 150 estandes com espaços no ginásio de esportes, rua coberta, centro esportivo e Avenida Cerro Largo. O evento segue até domingo com uma série de atrações e shows. O principal deles será hoje a noite com a dupla FERNANDO E SOROCABA.

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina realizou nesta semana o evento "Academia FIESC Café" em São Miguel. O encontro reuniu industriários locais para o lançamento do portal academiadenegocios.fiesc.com.br, uma plataforma inovadora que visa fortalecer o vínculo com os profissionais do setor industrial. O site oferece uma série de recursos e ferramentas para capacitação e aprimoramento profissional. Um dos destaques do evento foi a palestra "Despertar para a Neoindustrialização", ministrada por ALEX MARSON. Durante a palestra, ele abordou questões relacionadas ao momento atual da indústria global, destacando a necessidade de adaptação e inovação frente aos desafios da atualidade. MARSON ressaltou a importância do Brasil nesse contexto, enfatizando as oportunidades para o desenvolvimento industrial do país.

O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL para a região, JARDEL CARMINATTI, destacou a importância da Academia FIESC para a qualificação e capacitação dos empresários industriais. De acordo com ele, a Academia FIESC tem como objetivo qualificar, capacitar e melhorar a gestão das empresas por meio de treinamentos para executivos. JARDEL ressaltou que a além das atividades já realizadas pelo SESI e SENAI na região, a Academia FIESC representa uma nova oportunidade para as empresas acessarem programas voltados aos executivos. Durante o evento, também foram apresentados o portfólio de produtos da Academia FIESC de Negócios, incluindo o Programa Integrado de Reinvenção da Indústria.

Foi realizado nessa sexta-feira, em São Miguel do Oeste, o maior evento relacionado ao empreendedorismo na Reigão. O Summit Empresarial da CDL teve palestrantes reconhecidos nacionalmente e reuniu cerca de 800 pessoas no auditório do Centro Cultural da Unoesc. De acordo com o diretor de Capacitação Empresarial da CDL, IVANDRO SPENGLER, os ingressos foram esgotados com três dias de antecedência e a confirmação de público de várias cidades do Extremo-oeste, além de participantes do Rio Grande do Sul e do Paraná. Foram aproximadamente 10 horas de imersão no mundo dos negócios, compartilhando experiências com projetos que deram certo. A edição desse ano contou com palestras de FELIPE TITO, CLÓVIS DE BARROS FILHO, GABRIELA COVER, CLOVIS TRAMONTINA e OTAVIANO COSTA, além de ter MARCELO MARROM como facilitador do evento e show de encerramento com DUCA LEINDECKER.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste está intensificado as ações de combate à dengue. Com o auxílio do décimo quarto RCMec e da Regional de Saúde, no decorrer desta semana, a equipe de combate a endemias do Município realizou aplicações de fumacê em diferentes pontos da cidade. Ontem, a equipe da Secretaria de Saúde, em parceria com a Polícia Militar, realizou ações de conscientização na região central da cidade. PMs e agentes de saúde entregaram panfletos informativos para a população e no comércio. Além disso, também foram realizadas palestras sobre o assunto em escolas, a fim de que os alunos disseminem as informações em casa e ampliem as ações para eliminar o mosquito que transmite a doença.

Nas ações desenvolvidas pelas equipes da saúde ocorre a convocação para que todos façam um grande mutirão neste fim de semana, limpando terrenos, eliminando toda água parada, vedando recipientes e descartando o lixo corretamente. A afirmação é da secretária de saúde, CAMILA BERNARDI. Neste sábado, o município também fez a aplicação de fumacê no centro e diversos bairros, além de palestra para grupos de idosos. No início desta semana, o prefeito WILSON TREVISAN decretou Situação de Emergência em decorrência da epidemia. Somente neste ano, 725 casos da doença foram confirmados no município, e o número de focos do mosquito Aedes aegypti já ultrapassa os 400. Além do aumento de focos e de pessoas infectadas, a gravidade da doença e agressividade dos sintomas também tem aumentado.

A ambulância de suporte básico repassada pela secretaria estadual de Saúde para São Miguel do Oeste ainda não está sendo usada pelo município. O veículo foi entregue no começo do mês em ato realizado pela secretaria CARMEM ZANOTTO no aeroporto Helio Wassun. Desde então, a ambulância está estacionada no SAMU aguardando a contratação de profissionais que farão o serviço de atendimento médico de urgência e emergência em casos de menor complexidade. Diferentemente da UTI Móvel que suporte avançado que está sob responsabilidade do SAMU, a ambulância de suporte básico será administrada pelo município.

A administração de São Miguel do Oeste vai terceirizar a gestão da ambulância de suporte básica repassada pelo governo do estado. A informação é do vice-prefeito EDENILSON ZANARDI. De acordo com ele, o município está resolvendo a questão burocrática para definir uma entidade ou empresa que vai ficar responsável pelo funcionamento da USB. A Unidade de Suporte Básico é composta por um condutor socorrista e um Técnico em Enfermagem. ZANARDI disse que não há uma previsão de data para colocar a ambulância em funcionamento.

Um morador de São Miguel do Oeste confundiu um artefato de plástico com um míssil e acionou a Polícia Militar na tarde desta sexta-feira. Ele se deparou com o objeto caído no meio a uma plantação nas proximidades do Parque de Exposições Rineu Gransotto. O homem ligou para o 190 e uma guarnição foi até o local. Ao chegar no ponto indicado pelo morador, os policiais descobriram que o suposto míssil era, na verdade, uma garrafa de Coca-Cola decorada. Após uma inspeção mais detalhada, constatou-se que o objeto era parte de um projeto escolar, e não representava nenhum perigo real.

A Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira de São Lourenço do Oeste prendeu, nesta sexta-feira, um homem acusado de furto qualificado. O mandado judicial de prisão foi cumprido na tarde de ontem contra um homem de 28 anos. Após receber informações de que o homem estava na área rural de Lajeado Raul, os policiais civis conseguiram localizá-lo e abordá-lo. Ele não resistiu à prisão e foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê.

Um homem sofreu ferimentos graves em um acidente no final da tarde desta sexta-feira em São Miguel do Oeste. Um pedestre foi atropelado por uma motocicleta por volta das seis horas na avenida Willy Barth. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem que foi atropelado sofreu ferimentos nos braços e pernas e traumatismo craniano. O condutor da moto teve lesões nos braços e pernas, além de um ferimento na cabeça com hemorragia intensa. Os dois foram receberam os primeiros socorros no local e foram encaminhados ao Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.